/>
0 Em Cultura/ Lima

5 programas com Crianças nas férias de inverno.

cultura em lima

Julho é sinônimo de férias escolares. Aqui no Peru, aí no Brasil, hemisfério norte, qualquer lugar. E, assim como o inverno limenho é movimentado para os adultos, as férias de inverno em Lima são divertidas para moradores e visitantes infantis.
Para quem visita a capital peruana com filhos, há várias formas de entretê-los passando também cultura sem que fique chato para os adultos. Para quem mora aqui e/ou sabe a língua, as opções são ainda maiores.
Aqui, a minha seleção para as férias de inverno em Lima:

1) La Tarumba

La Tarumba é uma companhia de circo e teatro, criada em 1984, no momento de desenvolvimento do teatro no America Latina. Hoje é a mais conhecida e reconhecida companhia de circo peruana e todos os anos lançam um novo espetáculo.
Nos espetáculos, há sempre uma mistura de emoções e de diversas artes, com muito humor e beleza. La Tarumba também mergulha na memória do país. É um excelente programa para conhecer mais da cultura local e sair dos programas comuns.
Este ano, La Tarumba apresenta “Bandurria”, um show que celebra as origens peruanas, convidando a todos a uma viagem pelas diferentes regiões do país através da arte circense. Imperdível.

De quarta a domingo até 10/09.
Chorrillos.
Ingressos em Teleticket.

2) Teatro infantil

Salvador

A obra conta a história de Salvador, um arquiteto que foi chamado para unir dois povos separados por um rio. A pressão de fazer um trabalho perfeito o leva às lembranças da infância e ao reencontro com velhos amigos, que não se encaixam nas convenções sociais.
Com um figurino lindo e alegre, toda a parte musical feita ao vivo no palco e sem diálogo, a obra é muito divertida e tocante.
Eu indico para crianças maiores de 7 anos. Minha filha de 5 anos gostou muito, mas tive que explicar a peça em vários momentos.

Sábados e domingos até 23/07.
Teatro da Universidade Del Pacífico.
Ingressos em Teleticket.

Corali, la niña del mar

Através de perguntas como “de onde venho?”, “qual o propósito da minha vida?”, Corali vai fazer uma linda viagem junto com uma estrela do mar, que a ajudará a decifrar essas respostas percorrendo quatro portos.
A obra infantil tem como tema felicidade e a importância de buscar bons valores para a sociedade.

Sábados e domingos até 20/08.
Auditório AFP Integra MALI
Ingressos pelo Atrapalo ou na bilheteria.

teatro em Lima

3) Canto infantil

Concerto TINKUY

Será uma única apresentação, sob a coordenação da Direção de Linguas Indiginas do Ministério da Cultura, com o propósito de difundir melodias tradicionais nas 47 linguas faladas atualmente em território peruano.
O Coro Nacional Infantil do Peru interpretará canções em Yanesha, Ashaninka, Nomatsiguenga, Shipibo, Aymara e Quechua, além de introduzir, pela primeira vez, língua vernácula do período do Vice Reinado, como um hino quéchua do século XVII. Cultura e história no seu grau mais puro.

Quinta, dia 20/07.
Auditório do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru.
Para crianças maiores de 5 anos.
Ingresso Livre.

Teatro em Lima

4) Feira Internacional do Livro

Mais importante e grande feira de livros do país, a FIL Lima existe desde 1995 e este ano o país de honra é o México, que trará ao país editores, livrarias e escritores, além de promover lindas exposições como “Pintacuentos. Ilustración mexicana contemporânea para niños.”.
A feira, além da exposição de milhares de livros, oferecerá uma enorme variedade de programas culturais como apresentações musicais e artísticas, workshop, cinema, contadores de histórias e teatro.
A programação infantil é excelente e você pode conferir detalhadamente aqui.

De 21/07 a 06/08
Parque Los Próceres, Jesus Maria
Ingressos pelo Atrapalo

cultura em lima

5) Dominguearte MALI

Todos os domingo de julho, de 10:30 a 14:30, o Museu de Arte de Lima oferece visitas guiadas e classes criativas para crianças de todas as idades.
As classes são sempre ligadas às exposições do momento, por isto agora estão trabalhando com aquarela para iluminar imagens, parte da amostra “Como la pintura. Arte, retrato y fotografia comercial”.
Devida a exposição temporária sobre Nazca, há aulas de “Trompetas Nasca”, em que as crianças aprenderão a fazer suas próprias trompetes, um dos instrumentos musicais da cultura nazca pré-hispânica. Outra classe interessante é “Soy el ser mítico Nasca”, onde as crianças farão elementos para se transformarem em um ser Antropomorfo da cultura nazca.
As visitas guiadas e as classes são gratuitas para quem paga o ingresso de visita ao museu. Uma excelente oportunidade de aprender sobre a cultura peruana se divertindo.

Domingos de Julho (podendo ser estendido para agosto)
Museu de Arte de Lima – MALI

museu em Lima

Lembrando também que os principais parques da capital oferecem sempre algo divertido, você pode conferir a programação acompanhando nossa página do FB ou a página dos parques. Já escrevi um texto também sobre Lima com Crianças.

Outro programa legal que já citamos aqui no blog são os dois zoológicos de Lima: o Parque de las Leyendas e o Zoologico de Huachipa.

Pra terminar nossa programação de férias, não esqueçam que há museus em Lima bem divertidos para as crianças. O Museu Larco tem um tour guiado especialmente para os pequenos. No Museu de Historia Natural de Lima, as crianças podem conhecer espécies de animais peruanos de hoje e do passado. O Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru tem uma área bem interativa e as crianças costumam curtir muito (estou devendo um texto sobre ele…). O Museu de Arte Contemporânea costuma ter cursos de artes e fica em um lindo parque.

Sei que está frio, mas se agasalha e vai curtir a cidade. Sempre vai ter um chocolate quente ou um chazinho perto de você. Além disso, ninguém vai ser doido de deixar criança (nos) enlouquecendo em casa/hotel nas férias, né? 😉

Talvez você também goste

Sem Comentários

Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!