/>
29 Em Acomodação/ Lima/ Peru

Onde ficar em Lima: guia de bairros

Delimitações dos melhores bairros para se ficar em Lima.
Delimitações dos melhores bairros para se ficar em Lima.

Delimitações dos melhores bairros para se ficar em Lima.

Eu estava devendo escrever sobre onde ficar em Lima, mas queria fazer algo diferente do que somente indicar hotéis. A idéia deste post é explicar sobre os bairros, o perfil de cada um, o que você vai encontrar e o que não vai. Acho que é o básico para quem quer entender a cidade e assim escolher o melhor local e, posteriormente, o melhor hotel para sua viagem.
Lima é uma cidade enorme! São mais de 9 milhões de habitantes apesar de não enxergar esta gente toda, porque a cidade não é vertical como São Paulo ou Rio de Janeiro (ou qualquer metrópole brasileira). A cidade é bem espalhada. Aqui vou falar dos bairros mais turísticos: Miraflores, San Isidro, Barranco e centro, onde se encontra a maior parte dos hotéis da capital.

MIRAFLORES

Malecón em Miraflores.

Malecón em Miraflores.

mapa de miraflores

Miraflores, bairro mais conhecido da cidade e onde se encontra a maior oferta hoteleira.

É o bairro mais famoso da cidade, eternizado nos livros de Mario Vargas Llosa. Sempre que vou falar do bairro, lembro de um texto do Riq Freire, onde ele fala que Copacabana representa tudo que a cidade tem. Miraflores seria nossa Copacabana. Tem rico, pobre, jovem, idoso, famílias centenárias e turistas, quitinetes e apartamentos enormes.
É o bairro que possui o maior número de oferta hoteleira, que vai de albergues a hotéis de luxo e tem uma posição bem central para quem está a passeio (literalmente central, já que fica entre San Isidro, Barranco e Centro). Para se locomover aos outros bairros demora de 15 a 30 min fora do horário de rush, claro. Um plus para quem está no bairro é poder utilizar o sistema de transporte Metropolitano, que funciona como o ônibus em Curitiba, e te leva facilmente ao Barranco e ao Centro da Cidade.
Em Miraflores, os principais pontos turísticos são: o Malecón, Plaza del Amor, Shopping Larcomar, Plaza Kennedy, os mercados de artesanato e a Huaca Pucllana.

Região 1
Onde se concentra o maior número de hotéis da cidade. Em algumas ruas, é um ao lado do outro. Ficar nas proximidades da Av. Larco é uma boa opção, porque é uma rua onde você encontra tudo que necessita, mas é uma avenida extremamente barulhenta. Verifique sempre se o hotel tem vidros antirruídos.

Região 2
É uma região de casas baixas e comércio do dia a dia, não sendo uma região muito boa para turistas. Acho que não corresponde ao clima da cidade. Não tem hotéis grandes nesta região, somente algumas casas transformadas em albergues. Eu evitaria.

Região 3
A parte mais residencial de Miraflores, dificilmente encontrará um hotel na região. Conheço poucos e são usados mais para trabalho que para turismo.

SAN ISIDRO

Bairro de San Isidro

A modernidade de San Isidro junto à Huaca Hullamarca, templo pré-inca.

Mapa de San Isidro.

San Isidro, bairro de negócios, com forte presença de embaixadas e residências de alto padrão.

É conhecido por ser o bairro dos negócios. Todas as grandes empresas e a maioria das empresas estrangeiras estão no bairro. Ela possui também um lado muito residencial de luxo. Devido ao grande número de embaixadas, é um bairro extremamente seguro (o mais patrulhado da capital) e com muitos estrangeiros. Em alguns pontos, se mistura a Miraflores, bairro ao lado. Bom acesso ao Barranco pela Via Expressa e é o bairro mais próximo do Centro e do Aeroporto. Não é possível usar o Metropolitano, mas é bem atendido por vans e ônibus.
Tem como principais pontos turísticos: o Malecón, os restaurantes estrelados, a Huaca Huallamarca, o Bosque El Olivar e a Iglesia Nuestra Señora del Pilar.

Região 1
Região residencial com comercio local. Entre casas privadas estão muitas embaixadas, principalmente nas proximidades da Huaca Hullamarca. Há poucos hotéis espalhados pela região, alguns hotéis boutiques ou hotéis menores. Próximo ao Centro Comercial Camino Real há a maior concentração de hotéis de negócios da cidade: Novotel, Sofitel, Swiss Hotel e Atton.

Região 2
Região residencial com forte comercio local, é uma região muito movimentada de carros. Não possui muitos hotéis, apesar de contar com hotéis de rede como o Sofitel. Acho que não possui o clima do bairro, nem é a parte mais bonita dele. Eu evitaria.

Região 3
É a região dos negócios. A “região da Paulista” peruana. É onde a economia do país acontece. Muito trafego, muito barulho, muito comercio, muito movimento e poucos hotéis interessantes. Com exceção do hotel Westin (que apesar de ser super luxuoso, não gosto da sua localização), eu evitaria a região.

BARRANCO

Bairro do Barranco, Lima

A principal rua de Barranco com a Iglesia da Medalla Milagrosa ao fundo.

Mapa de Barranco

Barranco, bairro criativo e bôemio da cidade. Ponto de encontro de mochileiros, descolados e artistas.

É o bairro boêmio e criativo da cidade. Por muito tempo, o Barranco era o bairro na noite limeña. Dezenas de bares, a maioria com música ao vivo, lotam até hoje o bairro. Nos últimos anos, porém, a cena diurna do bairro também se transformou. Galerias de artes, grafiteiros, lojas de design e decoração se instalaram na região, trazendo um movimento interessante, mas o bairro não perdeu sua essência naturalista, encontrando também no bairro cafés e lojas orgânicas, além de centros de medicina alternativa. Parece contraditório, mas tudo co-existe no Barranco em total harmonia, tornando-se, para mim, o bairro mais charmoso da cidade.
Seus principais pontos turísticos são: a Bajada de Baños, a praça principal, o MATE, a Ponte dos Suspiros e proximidades.

Região 1
A região sempre abrigou os jovens mochileiros que chegam e vão para Cusco atrás de experiências exóticas, então é uma região com grande concentração de albergues da juventude, concentrados principalmente ao longo da Av. Miguel Grau. Nos últimos dois anos, chegaram na região os hotéis boutiques, que, apesar de poucos, são os mais luxuosos e charmosos da cidade. No bairro ainda não há hotéis de grande porte.

Região 2
Região residencial do Barranco, a renovação do bairro ainda não chegou lá, tendo lugares feios e até perigosos. Evite (a não ser para ir ao restaurante Amoramar, um oásis na região).

CENTRO DE LIMA

Centro de Lima

Centro histórico de Lima, o maior da América Latina, em extensão.

Mapa do Centro.

Centro de Lima, com toda a riqueza histórica e local do legislativo do país, boas opções hoteleiras.

O centro de Lima é uma região de transito intenso durante todo o dia e grande circulação de pessoas. A região é o centro histórico da capital e também o centro do comercio popular, recebendo milhares de pessoas diariamente. Não é uma região muito segura como o centro de qualquer grande cidade brasileira, mas, tomando as devidas precauções, pode-se caminhar tranquilamente durante o dia.
A região conta com pensões e alguns grandes hotéis de rede.
Os principais pontos turísticos da região são: o centro histórico, o parque de exposição e o Museu de Arte de Lima, o Bairro Chino, o Mercado Central e o Polvos Azules.

Com este pequeno guia dos bairros, vai ficar muito mais fácil escolher o local que mais se adapta ao seu estilo. O importante agora é ficar de olho nas promoções aéreas que estão acontecendo e vir conferir pessoalmente se o que digo é verdade… 😉

Talvez você também goste

29 Comentário

  • Reply
    Roger Fischmann
    29/09/2015 at 05:08

    Manu, estou planejando escapar na ultima semana de 2015 para Peru, saindo de Salvador onde moro no dia 23/Dez e voltando para casa 02/jan, vou junto com minha esposa e filho de 12 anos, estou fechando um pacote turístico pelo país, mas estou em dúvida para o Réveillon em Lima, alguma dica especial?

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/10/2015 at 16:53

      Oi Roger, tudo bem?

      Busque no blog a palavra “Reveillon”. Tem post sobre o assunto, mas o melhor mesmo são os comentários. Muita gente deu sua opinião e acho que pode ser de grande ajuda.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    SILVIA FRUNGILO
    26/09/2015 at 15:16

    Adorei o seu blog, parabéns, mto bem escrito. Vou pra Cusco e Lima em outubro e estou aproveitando suas dicas. obrigada Sílvia

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/10/2015 at 16:52

      É um prazer enorme fazer o blog e um elogio é nosso melhor presente.

      Curta bem sua viagem e depois conta pra gente como foi.

      abs,
      Manu

  • Reply
    Maria Luiza savazzi
    30/05/2015 at 13:23

    Manu ,seu blog e muito bom,se você precisar de alguma dica da Costa Rica ,Argentina, Brasil tenho todas, porque morrei nestes lugares e sou muito curiosa.A minha pergunta e sobre os restaurantes falam muito de Astride e Gaston gostaria de saber o que você acha e se tem alguma dica sobre restaurantes bons(bom para mim não tem que ser obrigatoriamente caro).Obrigada e parabéns pelo seu blog.

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:42

      Oi Maria Luiza,

      No blog falamos de um monte de restaurantes, não necessariamente caros. Tem uma categoria Gastronomia, lá você vai encontrar tudo pra montar seu roteiro gastronômico!

      abraços e obrigada pelo carinho,
      Manu

  • Reply
    Debora
    13/05/2015 at 22:07

    Oi, manu! Parabéns pelo blog, está me ajudando muito! Estarei em lima na próxima semana e ficarei poucos dias. Sou gaúcha, de Porto alegre. Sabe me indicar algum bar legal e uma festa? Pensei em procurar algo no Barranco, mas não sei sobre a segurança à noite, por isso gostaria de ter um lugar certo para ir, tenho 27 anos…e algum restaurante q tu aches bom 🙂

  • Reply
    Luciene
    07/02/2015 at 18:47

    Olá Manu, boa noite!

    Como você respondeu prontamente minha dúvida sobre transporte entre as cidades peruanas, decidi explora sua boa vontade… 😉

    Quero saber “tudo” sobre a Av. Benavides, Surco: é segura? Bem servida de táxis? È distante dos pontos turísticos?

    Obrigada novamente!

    PS: Concordo com o que você disse em outro post: um blogueiro é como um amigo, a gente confia na dica. rsrsrsrs

    • Reply
      Manu Tessinari
      19/02/2015 at 01:26

      Oi Luciene, tudo bem?

      Se você vem a turismo, não fique neste lugar. É longe de tudo, numa rua mega barulhenta e em lugar feio. Não tem nada pra fazer lá a não ser que venha a trabalho ou tenha algum conhecido na redondeza. Melhor ficar em algo mais simples em Miraflores, do que neste hostel. Esta é MINHA opinião. Procure hostel The House Project ou o Flying Dog Hostel. São 2 albergues que amigas minhas mulheres já ficaram, sozinhas, e atendeu bem.

      Abraços,
      Manu

      • Reply
        Luciene
        21/02/2015 at 10:46

        Ok! Entendido vou ficar em Miraflores mesmo. Obrigada

  • Reply
    Msrgatete
    20/11/2014 at 05:37

    Olá,
    Adorei suas dicas…
    Optei em ficar em San Isidro 04 dias.
    Você sabe me informar quantos minutos e de Miraflores e se vou gastar muito com táxi?
    Brigaduuu

    Meg

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/11/2014 at 18:20

      Oi Meg, tudo bem?

      Meg, San Isidro e Miraflores são um do lado do outro. Dependendo de onde você ficar e onde você quer ir em Miraflores (que é enorme, por sinal). De modo geral, para o que interessa aos turistas, você não vai legar mais de 10 min. A turma que fica aqui em casa (em San Isidro) vai andando pra Huaca Pucllana, para os mercados artesanais e para a Praça Kennedy (centro de Miraflores). É uma caminhada de 20 min ou 30 min no máximo. É bem tranquilo, não se preocupe com a distância. Quanto a taxi, coloque uma média de 10 soles a corrida, mas to colocando até uma média alta porque normalmente é 7 ou 8 soles.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Marzano
    06/11/2014 at 05:26

    Oi Manu,
    Estou devorando seu blog.
    Vou pra lima um dia depois do natal, depois cusco e volto pra lima.
    Fico em Miraflores e depois em San Isidro.
    Essa avenida Larco que comentou ser no setor 1 de miraflores eu não encontrei.
    Esta correto?
    So encontrei uma Av Larco bem afastada, no bairro Villa El Salvador.

    Obrigado

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/11/2014 at 17:58

      Oi Marzano,

      Que bom que está curtindo o blog! A Av. Larco é bem famosa, é exatamente em frente ao shopping Larcomar (daí o nome). Ela começa no Larcomar e termina no Ovalo de Miraflores. Sempre que procurar uma rua de Lima no Google Maps, coloque o nome da rua e o bairro, porque aqui, como são distritos independentes, vários bairros costumam ter nomes de ruas iguais.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Rosana
    25/10/2014 at 22:04

    Oi Manu, mto legal seu blog. Adoro as dicas. Parabéns.
    Estou com passagens compradas para Lima no período de 2 a 10 dezembro, mas com dificuldade de conseguir hotel. Todos os recomendados por vc estão sem disponibilidade ou são muito caros.
    Primeira vez em Lima eu e meu marido
    Consegui reservar no Loft en Olivar de San Isidro, Calle Lizardo Alzamora este, 115 San Isidro
    Vc saberia me dizer se a localização é boa? Estou super insegura.
    Bj e muito obrigada
    Rosana

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/10/2014 at 18:15

      Oi Rosana,

      Pode vir tranquila. Conheço pessoalmente o local e até aluguei também para meu cunhado e a esposa. Os donos são muito cuidadosos e a localização é ótima (será minha vizinha por uma semana!).

      abraços,
      Manu

      • Reply
        Rosana
        04/11/2014 at 15:42

        Manu, muito obrigada viu.
        Bjs

  • Reply
    Hotéis em San Isidro, Lima - Cup of Things
    08/10/2014 at 11:47

    […] San Isidro pode ser residencial e comercial ao mesmo tempo, eu expliquei detalhadamente sobre os principais bairros turísticos na cidade. Confere […]

  • Reply
    Olga
    19/09/2014 at 21:49

    Olá Manu,

    Estamos indo a Lima pela primeira vez agora dia 07/10, gostaria de algumas informações sobre o serviço de taxis, deslocamento para outros pontos… estamos escolhendo entre o Hotel Casa Andina Selecta e o Casa Andina Miraflores qual destes tem a melhor localização? é verdade que os taxis não tem taxímetro como no Brasil?
    Muito obrigada,
    Abraços.

    • Reply
      Bia Kuntz
      21/09/2014 at 23:49

      Olá Olga,
      Sim, é verdade, os táxis não tem taxímetro. O preço tem de ser negociado antes com o taxista.
      Temos um post aqui no blog que fala sobre os táxis. Dá uma olhada lá http://cupofthings.com/infos-basicas/
      A respeito dos hotéis, a rede Casa Andina possui três hotéis na cidade, todos em Miraflores: Casa Andina Private Collection Miraflores, Casa Andina Select Miraflores e o Casa Andina Classic Miraflores San Antonio. Os três são bem localizados e fáceis pra se locomover, mas eu, particularmente, acho a localização do Casa Andina Private Collection Miraflores, a melhor – na Av. La Paz, 463 -, numa zona tranquila do bairro, e ao mesmo tempo o mais próximo (dá pra ir a pé) do Malecón e do shopping Larcomar.
      Abraço,
      Bia

  • Reply
    planejandoaviagem
    18/09/2014 at 18:10

    Olá Manu, excelente post!
    Queria uma dica sua, ficarei 4 dias em Lima (de qui à dom) e pretendo dedicar um dia (ou meio…rs) a cada bairro. No entanto estou um pouco em dúvida em relação a ordem de visitação. Pensei em começar pelo Centro, seguido por San Isidro, que imagino que tenham mais vida nos dias de semana, e no final de semana dedicar o sábado a Miraflores e o domingo ao Barranco. O que você acho disso? Faz algum sentido? Obrigada

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/09/2014 at 18:19

      Oi “Planejando a Viagem”(desculpa, vc não colocou seu nome. 🙂

      Faz sentido sim, mas não precisa ser radical. Não sei se San Isidro você gastaria um dia, a não ser que queira curtir com calma, vendo os casarões do bairro e fazendo picnic no El Olivar. Miraflores e San Isidro se misturam, são bem perto. Eu iria para o Barranco em dia de semana ou no sábado, que tem mais vida, mais coisa aberta, apesar de adorar ir aos domingos. Pesquise um pouco os programas que você quer fazer, o que você quer conhecer e daí você traça os bairros/o roteiro, acho mais fácil.

      abraços,
      Manu Tessinari

      • Reply
        planejandoaviagem
        26/09/2014 at 09:03

        Olá Manu, obrigada. Realmente não imagino um dia inteiro em San Isidro e o fato de serem tão próximos me dá uma ideia melhor de planejamento, Sabe como é, a gente vê no mapa mas as vezes na prática não é igual. Já pesquisei em geral o que gostaria de fazer porem estava com receio de perder algo local. Como por exemplo: uma feira em um local específico em um domingo. Obrigada pelas informações. Abraços. Michele

  • Reply
    anderson diniz
    12/09/2014 at 07:27

    Ola manu bom dia, ótimo seu blog, peguei todas as dicas nele, facilitou e muito minha viagem, obrigado. E tenho uma pergunta, vc sabe me informar se aqui em lima tem algum bairro estilo o brás em sp, que vende roupa em atacado, p revender, p lojistas? Roupas de marcas locais?

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/09/2014 at 17:07

      Oi Anderson,

      Sobre roupas para revender, não sabemos dizer nada, já que não é nosso ramo de trabalho. Nos posts cito Polvos Azules e Gamarra, mas não saberia te dizer certinho o que e como fazer. Dê uma lida nos guias de compras e nos comentários e talvez você encontre um caminho.

      Abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Roberto
    01/09/2014 at 08:39

    Cara Manu Tessinari:
    Muito bom e útil este post!
    Reforçou minha escolha por Miraflores(Calle Schell) para me hospedar em Lima.
    Muita Paz, Luz e Sucesso para você e todos os seus.
    Roberto

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/09/2014 at 13:24

      Roberto, a Calle Shell é ótima, bem central!

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Eva
    30/08/2014 at 19:26

    Parabéns !! Adoro seu blog!!! Tem me ajudado muito.. Agora estou visitando muito este país. Muito bom!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/09/2014 at 13:19

      Que bom Eva!

      Disfrútalo!

      Manu Tessinari

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!