/>
17 Em Compra/ Gastronomia/ Lima/ Peru

Ajíes Pirú: lojinha de temperos e condimentos peruanos.

Ajies Pirú
Ajies Pirú

Ajies Pirú.

Já entrando em clima da Mistura 2014, a maior feira gastronômica da América do Sul, hoje quero falar de um cantinho em Miraflores que é o paraíso para os apaixonados por cozinha. Atrás da Igreja da Virgem Milagrosa, na região da Praça Kennedy, em uma pequena rua que passa muitas vezes despercebida, há um quiosque do Ajíes Pirú, que vende produtos orgânicos e naturais peruanos.
Apesar do pequeno espaço, o Pedro (depois vim a saber que era o gerente) me recebeu cheio de simpatia e disposto a me explicar detalhadamente o que a loja oferecia, com direito a pequenas degustações que me fizeram perder a compostura. Comprei muito!

Ajies Pirú

O quiosque “escondido” atrás da Igreja da Virgem Milagrosa.

Ajies Pirú

O Pedro, gerente da loja, uma simpatia que me fez comprar ainda mais… 🙂

A loja tem geléias, pimentas, produtos para tempero, vinagres, azeites, picolés entre outras coisas. São, em geral, condimentos e petiscos. Experimentei a Geléia de Rocoto (pimenta local muito forte) e outra de Maracujá com Ají amarillo (uma pimenta mais branda). Uma delícia! Acabei levando.

Ajies Pirú

Todos os produtos são orgânicos e feitos de forma artesanal.

Ajies Pirú

Sucos de frutas regionais.

A Bia comprou um molho pronto para Lomo Saltado e super aprovou. Eu comprei o Aceite de Sacha Inchi, que, para quem não conhece, é uma das maiores fontes de ômega 3 existente. Comprei um tira-gosto de Sacha Inchi também, mas nem eu, nem a brasileirada aqui de casa, curtiu.

Outros produtos legais para quem quer se aventurar na comida peruana, são uns temperos prontos em pó para ceviche e também das famosas pimentas daqui como Ají Limo e Ají Amarillo.
As embalagens são uma graça, a marca também. Achei uma ótima para presentear, sabiam? Porque tem sempre um povo que curte pimenta, comidinhas, coisas típicas.

Ajies Pirú

Temperos peruanos prontos pra levar pra casa. Hum…

Ajies Pirú

Chocolate peruano.

O Ajies Peru vende ainda trufas de chocolante com picante de ají e chocolates 100% naturais da Amazônia. Falando em doce, a loja revende uns picolés orgânicos com frutas nativas, da empresa Ecoachual. Você imaginou comer um picolé de Coca com graviola? Ou de Quinua multicolor? Quem sabe de Chia (famoso grão peruano) com maracujá? Então, eu e a Bia comemos e são muito bons! Pena que isto, só a gente que mora aqui pode levar pra casa…

Ajies Pirú

picolé de Coca e de Cacao. Deliciosos!

Ajíes Pirú
Ca. Ernesto Diez Canseco133 – Miraflores
Segunda a Sexta – 10h às 20h
Domingo – 11h às 19h

Talvez você também goste

17 Comentário

  • Reply
    Ursula Dohme
    26/08/2015 at 20:56

    Oi Samara acredito que voce possa encontrar maiz na Feira Kantuta também conhecida como feira dos bolivianos , tem todos tipos possíveis de maiz, essa feira fica no bairro do Pari, espero ter ajudado abracos Ulla

  • Reply
    victor ugo formiga de assis
    14/08/2015 at 08:22

    Onde posso adquirir a semente de pimenta aji peruana. Moro em Florianópolis.

    • Reply
      Bia Kuntz
      04/09/2015 at 16:13

      Aí no Brasil, Victor?!
      Não vou saber te responder essa pergunta não. Imagino que talvez no Mercado Municipal de São Paulo tenha, mas não tenho certeza.
      Sei que em São Paulo existem alguns restaurantes peruanos, por isso imagino que talvez lá seja mais fácil de encontrar. Mas é ‘achismo’ da minha parte.
      E olha, você tem de saber qual é o ají que você quer também, porque existem alguns tipos: Ají Limo, Ají Panca, Ají Mirasol, Rocoto e Ají Amarillo. São todos peruanos e todos parentes, mas com diferentes usos, intensidades e tipos de picantes.
      Desculpa não poder te ajudar mais.
      Abraço,
      Bia.

  • Reply
    Samara
    08/07/2015 at 12:34

    Olá, preciso de uma dica de onde posso encomendar maiz tipo chulpe… aquele milho seco, tostado que é servido em todo o Peru como aperitivo. Comprei em alguns mercadinhos quando estive lá, mas agora gostaria de encomendar para receber aqui, no Brasil, e perdi os contatos. Alguém me ajuda??

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/07/2015 at 14:00

      Oi Samara,

      Não sei onde pode encontrar aquilo no Brasil, infelizmente, mas fica aqui seu comentário porque, se alguém souber, pode te ajudar.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Maria Ines. Calil
    14/03/2015 at 13:31

    Manu gostaria de comprar geleia de sauco mas nao tenho um site para fazer isto.Moro em Sao Paulo e gostaria que voce me orientasse.

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/06/2015 at 22:45

      Oi Maria Ines, tudo bem?

      Eu realmente nao sei como você pode comprar isto, infelizmente… Os serviços de correio daqui para o Brasil são bem ruins e as compras por internet praticamente inexistentes, você não conseguiria comprar aqui pra entregar ai… Eu sabendo de algum novo serviço te aviso.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Marcio
    08/02/2015 at 08:41

    Ola, será que sabe onde consigo comprar batatas peruanas?

    • Reply
      Bia Kuntz
      12/02/2015 at 21:55

      Oi Marcelo,
      Aqui em Lima você irá encontrar batatas em qualquer mercado. Obviamente que nos mercados municipais – Surquillo, San Isidro, Magdalena, Mercado Central – você irá achar maior variedade.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Samara
    15/12/2014 at 10:04

    Oi Manu, em primeiro lugar, adorei conhecer teu blog! Pena que só agora!!
    Estou vivendo a dois meses em Lima a trabalho, depois volto pra minha base no Mexico e queria ver contigo se existe alguma loja de produtos brasileiros em Lima. (Sabe né, quero garantir a farofa no Natal, hehe) Beijos!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/01/2015 at 14:24

      Samara,

      Desculpa chegar tão tarde para sua ceia de Natal! Espero que não tenha faltado farofa por minha culpa… Estou no Brasil e estava totalmente off. De qualquer forma, teria muito pouco pra te ajudar. Não encontro farofa em Lima e a que tenho em casa foi levada do Brasil. Falta realmente uma lojinha brasileira na cidade, mas quem pode te ajudar é a Hada Feliz (procura a pagina no FB). Ela é a pessoa indicada para te trazer um pouquinho de Brasil pra mesa…

      Abraços e um ótimo 2015!
      Manu

  • Reply
    Bernardo Fernandes
    12/09/2014 at 09:15

    Manu, parabéns pelo blog! Vou a Lima pela segunda vez amanhã e encontrei coisas que não conhecia aqui no blog! Só quem mora na cidade poderia sugerir! Valeu e parabéns!

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/09/2014 at 17:05

      Que bom Bernardo!

      Nossa intenção é esta mesmo, contar um pouco do que só quem está aqui conhece. Obrigada por curtir o blog!

      abraços e aproveite sua volta a cidade!
      Manu Tessinari

  • Reply
    Roberto
    02/09/2014 at 19:23

    Cara Manu Tessinari:
    Minha esposa e eu adoramos mais esta dica!
    Como forma de agradecimento por tantas dicas úteis, te convidamos para um café em setembro, durante nossa estadia em Lima.
    Muita Paz, Luz e Sucesso para você e todos os seus.
    Roberto

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/09/2014 at 15:23

      Oi Roberto!

      Dependendo do dia, a gente marca um café sim, com prazer… Minha vida aqui é um pouco louca, mas ficarei feliz em conhecê-los.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    isah1510isah1510
    02/09/2014 at 09:29

    Adorei a dica. vou passar lá com certeza. manda mais dicas desse estilo. Obrigada

    • Reply
      Bia Kuntz
      08/09/2014 at 10:33

      Que bom que gostou, Isah.
      Abraço.

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!