24 Em Informações básicas sobre o Peru/ Peru/ Vida em Lima

Informações básicas sobre o Peru

Praça de armas de Cusco. Céu azul com poucas nuvens e duas bandeiras - a de Cusco e a do Peru - flamejantes com o vento, além de pessoas esperando para assistir a um desfile.

20131207-000128.jpg

Gente!
Estou muito feliz em anunciar uma seção nova aqui do blog, a de Informações básicas sobre o Peru. Recebemos muitas perguntas sobre coisas simples mas que nunca havíamos registrado por aqui, então vimos que isso era uma necessidade e nos organizamos pra escrever todos os detalhezinhos que a gente só pensa a respeito quando planeja a viagem ou depois quando já está aqui.

Lá falamos sobre o clima aqui em diferentes períodos do ano, sobre o trânsito, informações de voos, dinheiro… enfim, diversas coisas que podem gerar dúvida antes ou durante a sua viagem! Com o tempo vamos alimentando e adaptando essa seção com todo material novo que for surgindo. Esperamos que vocês gostem e que essas informações sejam de grande ajuda na organização de novas viagens ao Peru!

Pra conferir é só clicar aqui.

Talvez você também goste

24 Comentário

  • Reply
    Antônio Soares
    13/10/2014 at 08:30

    Olá Manu, Parabéns pelo Blog. Compartilho plenamente de sua opinião sobre viagens e seus benefícios para a formação de nossas crianças. Tenho uma pergunta a fazer (são várias, mas vamos por parte), pois, estaremos (eu, minha esposa e meu filho de 8 anos) indo para Lima no começo de dezembro. Gostaria de saber se é obrigatório o certificado Internacional de Vacinação para viagens restritas a Lima?

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/10/2014 at 18:10

      Oi Antonio,

      Que bom que gostou da minha ultima filosofada! rs
      Quanto a vacina, não é obrigatória não e nunca me pediram (mesmo quando falavam que era obrigatória), mas sinceramente eu tomaria. Eu vacinei todos aqui em casa, até a de 3 anos, porque é uma dose simples, gratuita e tira esta preocupação por 10 anos.

      abraços,
      Manu

      • Reply
        Antônio Lázaro
        15/10/2014 at 17:03

        Obrigado Manu. Vou abusar novamente: quanto um casal mais uma criança de 8 anos deve gastar em média por dia com alimentação? Comendo em restaurantes medianos? Abraços.
        Lázaro

        • Reply
          Manu Tessinari
          22/10/2014 at 10:37

          Oi Antonio!

          Isto é muito dificil de dizer, porque não sei como será sua rotina, se você almoça e janta, um dia será mais caro, outro só será um lanche… Consideramos talvez uma média de 50 soles por dia por pessoa. Seriam 150 soles a família por dia. Como te disse, estou te dando um número porque pediu, mas é um calculo complicado… rs

          Abraços,
          Manu

  • Reply
    Briel
    25/09/2014 at 13:19

    Oi eu queria fazer uma pergunta meio estranha e não sei se já fizeram antes pq eu não vi nada aqui no blog, a pergunta é a seguinte, como os peruanos lidam com a homossexual ? A muitos casos de homofobia por ai ? vc já viu alguém casal LGBT andando de mãos dadas pelas ruas ? Eu sei que é meio estranha mas ta ai, Adorei o blog e ele só me deixo com mais vontade de conhecer esse lugar lindo que é o peru. XoXo

    • Reply
      Manu Tessinari
      25/09/2014 at 20:42

      Oi Briel,

      Nada estranha, viu? A gente deveria já ter escrito sobre o assunto aqui no blog. vou preparar um post! A sociedade aqui é bem tradicional sim e, apesar de ver homossexuais na rua, não vejo qualquer sinal de afetividade como abraços, beijos ou mãos dadas. Pelo que eu sei, há bastante preconceito, porém velado ( tipo filho de casal homossexual não ser aceito em colégio tradicional) . De qualquer forma, nada disso atinge quem está aqui a passeio. O homossexual não será mal tratado, ofendido, nem nada assim. Existe também uma cena noturna homossexual na cidade. Festas famosas no centro, no hotel Bolívar e bares. O bairro Barranco também é um bairro menos tradicional.
      Abraços,
      Manu

  • Reply
    stehzero
    07/08/2014 at 20:15

    Estou adorando ler o blog! Me dá muita vontade de viver em Lima! Atualmente, vivo em Caracas e apesar de amar loucamente a Venezuela, estou invejando a qualidade de vida aí de Lima! Um abraço!

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/08/2014 at 12:02

      Fico feliz que curta o blog! A gente faz com muito carinho!!!! Quanto a viver aqui, é bom sim, mas isto também é muito o olhar que você quer ter sobre o lugar. Conheço pessoas que odeiam… ahahahahahaha Venha conhecer, passear e quem sabe, né?

      abraços,
      Manu

  • Reply
    André
    01/08/2014 at 11:55

    olá Manu …!!!

    primeiramente parabéns pelo seu Blog.

    minha esposa e peruana conheci ela aqui mesmo no brasil, e ela esta muito louca para voltar ao peru, mais tenho um certo receio, tenho medo de não conseguir trabalho de imediato, você pode me informa algo a respeito de trabalho, como funciona para estrangeiros, principalmente eu que não domino tão bem assim o espanhol.

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/08/2014 at 14:29

      Oi Andre, tudo bem?

      Eu não saberia te dizer muito sobre trabalho aqui no Peru, já que viemos transferidos e trabalhamos em uma empresa brasileira, então o processo todo foi bem tranquilo. Te aconselharia a entrar no grupo do Facebook chamado Brasileiros no Peru e tirar suas dúvidas lá. Tem um monte de gente com as mesmas dúvidas e os mesmos receios.

      abraços e boa sorte!

      Manu

  • Reply
    Milena
    22/04/2014 at 06:46

    Estava procurando coisas sobre o peru e achei por acacso o blog,achei muito legal e me ajudou muito! Fiz algumas perguntas ha 5 dias ,mas n recebi respostas,queria muito tirar minhas duvidas!!:)

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/05/2014 at 12:35

      Oi Milena, tudo bem?

      Obrigada pelos elogios e eu tento, na correria da minha vida, manter o blog atualizado, mas nem sempre é possível. Quanto sua pergunta, não recebi. Procurei aqui e nada. Foi em que post?

      Tento responder hoje.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Tatiane Dias
    01/04/2014 at 10:16

    Oi, Manu! Obrigada por se dispor a me ajuda. A ideia de roteiro é essa. A minha maior dúvida é se vale a pena dormir em Ica e em Nazca ou deveria escolher um dos dois.

    16-Aug RJ-Lima (chegada em Lima as 22:45)
    17-Aug Lima
    18-Aug Lima
    19-Aug Lima
    20-Aug Lima – Ica
    21-Aug Ica – Passeio Marítimo para as Ilhas Ballestas + Terra à Reserva Nacional de Paraca + turnê em Ica e Campinas + buggies tubulares excursão no deserto de Huacachina (Agência: Angel Desert Tour
    22-Aug Ica – Nazca (dormir em Nazca para fazer o voo com Sandboard e ver as piramides)
    23-Aug Nazca – (voo pela manha) – Arequipa (a noite)
    24-Aug Arequipa
    25-Aug Arequipa – Vale del Colca
    26-Aug Arequipa – Vale del Colca
    27-Aug Arequipa- noite ida pra Puno
    28-Aug Puno – Passeio pela manha nas Islas Uros, Ilha Taquile e Amanti
    29-Aug Visita guiada em Amanti – volta a Puno
    30-Aug Puno – (Pucara, La Raya, Raqchi, and Andahuaylillas) to Cuzco Inka Express
    31-Aug Cusco – City Tour (Sacsayhuaman, Quenqo, Puca Pucara, Tambomachay, Catedral y Koricancha)
    1-Sep Vale Sagrado – Tipón / Pikillacta / Andahuaylillas / Puca Pucara
    2-Sep Vale Sagrado – Moray y Salineras de Maras
    3-Sep Vale Sagrado – Pikillacta / Andahuaylillas, Tipón
    4-Sep Cusco – Aguas Calientes
    5-Sep Machu Picchu – Huayna Picchu- Cusco
    6-Sep Cusco passeios livres
    7-Sep Volta

    Obrigada mesmo! Você acha que posso comprar as passagens de ônibus pela internet? Eu queria levar o menos de $$ em espécie possível já que são algumas cidades.

    Obrigadão.

    • Reply
      Manu Tessinari
      14/04/2014 at 17:43

      Tatiane,

      Mil desculpas pela demora, acabou que estou cheia de coisa e queria calma para estudar seu roteiro. Primeiro, espero de coração que você seja uma mega esportista, porque seu roteiro tem de tudo! Fiquei impressionada. Bom, o que eu achei de tudo:

      Eu ficaria baseada em Paracas, que é mais perto das atrações como Ilhas Ballestas, Reserva Nacional e Nazca. Dormir em Nazca vai depender do seu horário de saída dos voo para das Linhas. Se não, eu dormiria em Ica mesmo.

      Atrações locais

      Tour pela Reserva Nacional de Paracas 2.0 km
      Candelabro dos Andes 7.0 km
      Vôe sobre as Linhas de Nazca 11.0 km
      Tour pelas Ilhas Balestas 19.0 km
      Paracas – Ica 75km

      A parte toda “nivel mar” tá otima, vc não vai sofrer, mas pode ser corrido. Quando pensar em Arequipa, Vale do Colca e Puno, lembre do mal de atitude. Você tem sempre que considerar que nestes lugares você tem que chegar, dar um tempo, descansar (dormir) para se aclimatizar e daí partir para os passeios. Se vai explorar o Vale del Colca mais de um dia, eu consideraria dormir lá.

      Dia 30 eu não entendi. Vc vai passear por todos estes lugares e ainda vai pegar o trem para Cusco? Não sei se dá tempo, não pesquisei.

      Eu não faria nada no dia 31. Exploraria a cidade sozinha, sem tours, para dar uma descansada no roteiro. Lembre que está no alto e que você estará vindo de um roteiro “pesado”.

      Sim, pode comprar pela net. Tem um post no blog; ônibus no Peru

      Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa me escreve de novo.

      beijos
      Manu

      • Reply
        Tatiane Dias
        15/04/2014 at 09:14

        Obrigada, Manu.

        Já dei uma mudada nesse roteiro desde que te mandei. Ainda só não decidi se fazemos base em Ica ou dormimos em Paracas e Nazca. Nós gostamos de aventura, mas gostamos de chegar e ter um bom lugar pra descansar. E não gostamos da ideia de ficar trocando de hotel quase todo dia, carregando malas.

        Tô repensando o vale del colca 2 dias. Eu acho que eu conseguiria, mas não sei se o trekking de 2 dias é bom pro marido.

        No dia 30 é um ônibus turistico que faz paradas por todos esses lugares, como é domingo, não tem o trem Puno – cuzco. Achei que poderia ser uma opção.

        Acho que ainda deve mexer um pouco antes de ir, mas a base, acho, que está montada.

        Muito obrigada mesmo! Agora vou procurar bons lugares pra comer, usando seu blog como referencia. 😉

        • Reply
          Manu Tessinari
          08/05/2014 at 12:36

          Oi Tatiana, como está o roteiro? consegui fechar?

          beijos
          Manu

  • Reply
    Marlon Borba
    24/03/2014 at 19:42

    Olá Manu, primeiramente meus parabéns pelo seu blog!!!

    No dia 02/05 eu e minha namorada estaremos voltando de cuzco, temos conexão em lima chegando as 14:40 e embarcando as 23:00 para o Brasil… ou seja, aproximadamente 8 horas em lima!
    Você acha que vale a pena sair do aeroporto para fazer alguns passeios, pensei talvez no centro histórico, assistir ao pôr-do-sol no pacifico…
    Me recomenda algo?

    Muito obrigado.
    abraços.

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/04/2014 at 11:51

      Oi Marlon,

      Acho que vale a pena sair sim, mesmo que seja pra dar uma volta pela cidade. Você tem a opção de ir ao centro (que é um caminho) ou ir para o litoral, ver a parte moderna da cidade. Tudo vai depender o que você curte, o que você tem interesse de conhecer. Eu fiz isto com uma amiga que passou algumas horas pela cidade. Passeei com ela pela Costa Verde, passei pelo malecon, plaza del amor, miraflores e barranco. tudo de carro. Depois voltamos para San Isidro onde almoçamos no La Mar, uma das mais famosas cevicherias da cidade. Tem post no blog. De lá aeroporto. Foi bem tranquilo. O ideal seria você chegar um taxi pra passar estas horas com vc. O por do sol é um espetáculo, mas vai depender de quando venha e de como está o dia…

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Diego Ernan
    23/03/2014 at 09:46

    Olá, Manu!!!!
    Muito show seu blog!!! Já li bastante, ainda não tudo, mas uns 80% já devorei…hehehe
    Estou indo ao Peru (modo ALONE ativado), terei 8 dias e meio sem contar com o dia da volta, que geralmente não dá pra contar.

    Quero ir a muitos lugares, mas como são poucos dias, estou precisando da sua ajuda para saber se dará tempo de fazer tanta coisa q estou planejando:
    LIMA
    PARACAS
    ILHAS BALLESTAS OU ILHAS PALOMINOS?
    HUACACHINA
    LINHAS DE NAZCA
    CUSCO
    MACCHU PICCHU

    Penso em me deslocar de ônibus entre as cidades dentro do Peru e voltar de Cusco para Lima de avião (Star Peru ou Peruvian?), ainda teria vontade de ir ao Vale do Colca, mas sei que nesses poucos dias fica inviável. Precisarei cortar algo acima? Como você dividiria essa viagem (dias/locais)?

    Mais uma vez, parabéns por toda a sua contribuição aos brasileiros que querem conhecer o Peru!

    Abraço,
    Diego Ernan.

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/04/2014 at 11:01

      Oi Diego,

      Que bom que o blog está te ajudando!

      Bom, separa uns dias para Lima. Paracas, Ilhas Ballestas, Huacachina e Nasca ficam tudo para o mesmo lado, na mesma região. Vc pode fazer excursões de dia inteiro saindo de Lima ou você pode ir de ônibus até Paracas, montar sua base lá e de lá ir conhecendo os 4 lugares. Ai você tem que fazer Lima-cusco de avião e lá fazer o bate-volta a MP. Veja meu post.
      8 dias é bem pouco. Se você considerar que serão no mínimo 3 dias para Cusco/MP, sobrariam 4 dias. Se fizer 2 dias para Lima, seriam 2 dias para 4 destinos. Difícil. Veja umas excursões de dia inteiro saindo de Lima no site http://www.teleticket.com.pe

      Pense bem como vc quer fazer esta viagem para ver o que será prioridade e o que poderá ser dispensado.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Anajá Schmitz
    19/02/2014 at 13:24

    Olá,
    adorei seu blog, cheio de maravilhosas informações, estou montando nossa viagem. E destes dicas preciosas.
    Tenha uma ótima semana.

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/02/2014 at 17:11

      Obrigada Anaja!

      Ficamos muito felizes de você estar aproveitando o blog!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Pricila Ceranto
    16/02/2014 at 16:02

    Ola Meninas!!! Estou encantada com tantas dicas legais!! Vou para o Peru em Abril e ficarei por ai 10 dias… Minha duvida e qtos dias devo ficar em Lima, Cusco e Machu Picchu… e outra duvida e ….compro meu voo de Lima para Cusco quando chegar ai ou devo comprar aqui no Brasil?

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/02/2014 at 16:53

      Oi Pricila, tudo bem?

      Que bom que curte o blog! Quanto a sua dúvida de tempo, é muito arriscado eu te dar uma opinião, não te conhecendo, nem conhecendo seus gostos, sua companhia, etc. O ideal seria você ler sobre Cusco e MP e ver o que realmente te interessa lá. Conhecer tudo ou só MP, por exemplo. E o gostaria de conhecer em Lima. Vc pode curtir mais cidade grande ou quer mais uma experiência cultural. A princípio, vc poderia fazer 5 dias lá e 5 dias em Lima. Assim conseguiria fazer os principais passeios de Cusco/MP e daria para conhecer Lima com calma, curtindo a cidade.
      Quanto à passagem aérea, é uma rota turística que lota o ano todo. Difícil ter promoção para estrangeiros e tal. Eu compraria o mais rápido possível.

      Abraços e aproveite o blog para planejar tudo.

      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    %d blogueiros gostam disto: