/>
1 Em Gastronomia/ Peru

Começa hoje o Mistura 2015

Setembro chegou! Além de significar que agosto se foi – descobri esses dias que tem gente que não gosta de agosto… oi?!? -, setembro traz com ele as flores, a primavera e a esperança do sol voltar aqui pra Lima (registrei isso lá no instagram @cupofthingsblog outro dia). Contudo, se você mora ou acompanha os acontecimentos aqui do Peru, sabe que setembro significa principalmente uma coisa: Feira Mistura 2015.

Sim, a gastronomia peruana celebrando suas melhores atuações, tradições, novidades, revoluções… enfim, espaço para tudo e todos os gostos. Quem nos acompanha aqui no Cup sabe que somos fãs desse evento e batemos cartão anualmente. O tema deste ano é a Gastronomia Artesanal, a partir daí, os organizadores desenvolveram a idéia de estruturar a feira como se fosse uma pequena cidade, onde cada ‘rua’ trará um tema específico – Los de las brasas, Los sangucheros, Los tradicionales, Los regionales, Bares y Tabernas, etc. O Gran Mercado segue com inúmeros produtores e fornecedores de diversas partes do país, e com sua cozinha preparada para receber os mais renomeados chefs peruanos, tal como no ano passado.

IMG_0032

No site do evento é possível encontrar informações a respeito de todos os restaurantes participantes, com uma breve história de cada local e fotografias dos pratos que serão vendidos durante o evento. A Costa Verde será novamente a casa do Mistura, um lugar ótimo por ser bastante espaçoso, mas cujo acesso gera controvérsias. Pensando nisso, a organização disponibilizou dentro do site um mapa dinâmico sobre como chegar partindo de vários pontos da cidade e usando diversos meios de transporte. No site também se encontra a programação do QARAY (evento para estudantes e profissionais da gastronomia), os indicados aos diversos prêmios dessa edição 2015 e a agenda completa do evento, que inclui palestras, shows e premiações.

elcantaro

Entretanto, o que (por enquanto) arrebatou meu coração nesta edição do Mistura, foi a campanha ‘Mistura Somos Todos’ #somostodos.
*[Infelizmente, assim como diversos lugares do mundo, Lima não é uma cidade livre de preconceitos. Muito pelo contrário. E o principal alvo dos preconceitos aqui são os próprios peruanos, principalmente os oriundos de cidades do interior do país, ou seja, muitos agricultores, produtores, etc. A sociedade está alerta e já diagnosticou esse problema há algum tempo, tanto que no último ano surgiram diversas campanhas de empoderamento da população e para a população – como o Wong que é a maior rede de supermercados daqui, que desde janeiro recita o mantra ‘Somos amables. Seámoslo sempre’.]*

Vários lugares para sentar  e comer tranquilamente

O Mistura sendo uma das principais vitrines nacionais, resolveu deixar bem claro sua posição e lançou essa campanha linda que coloca todo mundo na mesma caixa – ninguém importa mais ou menos que o outro, lição básica ignorada pelo preconceito. Ao ‘sermos todos Mistura’, mais uma vez se dá o devido valor e reconhecimento a cada pessoa envolvida nessa cadeia gigante que é a gastronomia Peruana, e isso traz força, solidez e transparência a uma área primordial que alimenta física e economicamente essa nação. Recomendo demais que assistam ao vídeo da campanha aqui, tenho certeza que irão se emocionar tanto quanto eu. To doida pra chegar lá, tirar várias fotos lindas das pessoas, dos preparos, dos alimentos, e postar com a #somostodos. 🙂

euebia

O Mistura começa hoje, 04 de setembro, e vai até o outro domingo, 13 de setembro.
Os ingressos podem ser comprados em qualquer ponto de venda da Teleticket (dentro dos mercados Wong e Metro, ou pelo site) e custam S/. 16,00 – para segunda, terça ou quarta – e S/. 25,00 – para quinta a domingo.
Se você ainda tem dúvidas básicas sobre a estrutura da feira, se é seguro, como funciona, ou simplesmente quer ler a respeito de como esse evento é importante e maravilhoso, leia nosso post Visitando o Mistura, ele vai ajudar bastante a esclarecer qualquer dúvida.
Se quiser, leia também sobre o Mistura 2014, Mistura 2013 e Mistura 2012.

Só te digo uma coisa: venha, prove e se surpreenda. Você vai adorar. (e ainda corre o risco de nos encontrarmos! 😉 )

Talvez você também goste

1 Comentário

  • Reply
    Flavia
    09/09/2015 at 18:49

    Oi Bia, estou pensando em ir a esta feira no domingo à tarde, mas estou tendo dificuldades com o site, já que ele dá diferentes opções de boletos, mas não explica a diferença entre eles.. Você saberia me explicar? Qual seria a diferença entre um General 06 Adulto para um General 07 Adulto? (Eu sei que Ripley é para quem tem o cartão e o niño para criança, a numeração é que não ficou clara). Obrigada!

  • Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!