/>
9 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

Boteco em Lima: conheça o Canta Rana

Canta Rana, boteco em Lima, no Peru.

Comecei a frequentar botecos obviamente na faculdade – existe outro período pra isso!? Estudei no interior de São Paulo e logo nas primeiras semanas de aula fui apresentada a um bar que ficava há duas quadras da minha casa, o Bar da Rosa. Os donos do bar eram um casal de senhores super simpáticos que literalmente cuidavam da gente – acho que como a maioria dos seus frequentadores eram estudantes eles meio que se sentiam responsáveis, então quando viam que alguém bebia demais eles paravam de vender cerveja, faziam a pessoa comer um doce, era um verdadeiro boteco “de família”.

O boteco pra mim é aquele lugar tranquilo onde você pode conversar com os amigos, não precisa se arrumar toda pra ir, paga pouco e se diverte muito. De quebra ainda têm os donos dos botecos que sempre são figuraças à parte. Acho a cultura do boteco algo muito nosso, comida boa e barata e cerveja gelada, nada mais democrático do que isso, não!? Então vocês imaginam qual não foi a minha alegria ao descobrir por aqui o Canta Rana!

Fachada - nesse dia chegamos cedo, então não tinha muita espera. Mas normalmente a calçada fica lotada

Fachada – nesse dia chegamos cedo, então não tinha muita espera. Mas normalmente a calçada fica lotada

Teto enfeitado com bandeiras de vários países e também de times de fotebol

Teto enfeitado com bandeiras de vários países e também de times de futebol

Localizado no bairro de Barranco ele faz um sucesso tremendo entre os turistas, mesmo competindo com a alta gastronomia peruana. O lugar tem um estilo todo próprio – nas paredes fotos com diversos frequentadores, inclusive alguns famosos, recortes de jornais e revistas, notícias, bandeiras, faixas e fotos de jogadores e times de futebol, no melhor estilo “tudo aqui, ao mesmo tempo, agora”.

Nas paredes têm de tudo, fotos, recortes de jornal, faixas de times de futebol...

Nas paredes têm de tudo, fotos, recortes de jornal, faixas de times de futebol…

Todas as vezes que fui, eram finais de semana, assim que não sei dizer como é o movimento de segunda à sexta, mas aos finais de semana enche. O lugar é pequeno, e portanto tenho duas ressalvas, a primeira é: chegue cedo se não quiser esperar. Se não se incomodar, peça um pisco sour e fique esperando na porta junto com seus amigos. O clima é relaxado então se renda à ele e aproveite a sua tarde sem se irritar. A segunda ressalva é pras mulheres: a cozinha é lá dentro, portanto tem que desapegar do cabelo e roupa cheirosos pois seguramente você irá sair cheirando fritura. Paciência, é parte do charme low profile.

A área onde fica o bar e a cozinha

A área onde fica o bar e a cozinha

Bom, depois de colocar os dois únicos ‘poréns’, vamos às maravilhas. Como todo bom boteco que se preza o serviço é simples, com mesas e bancos de madeira, garçons super atarefados (já que está sempre lotado), porém atenciosos, e um cardápio com uma variedade imensa. Além de ser o único lugar onde encontramos uma cerveja trincando de gelada (comentamos um pouco sobre esse problema da bebida quente aqui). O povo vai pra lá principalmente pra comer, e eles têm inúmeros pratos peruanos à escolher. Como já comentei aqui, o cebiche de pescado é dos meus pratos favoritos e o de lá não deixa a desejar. Mas eles têm diversos chicharrones e um arroz com marisco que também vale à pena provar. Vale ressaltar que achei tudo super limpo, sem estresse nenhum desse tipo.

Cebiche de pescado (desculpa a foto, mas eu estava com muita fome e só lembrei de fotografar depois que já tinha garfado uma porção!), chicharrón de pescado e molho tártaro e o cardápio do Canta Rana.

Cebiche de pescado (desculpa a foto, mas eu estava com muita fome e só lembrei de fotografar depois que já tinha garfado uma porção!), chicharrón de pescado e molho tártaro e o cardápio do Canta Rana.

Bom gente, resumindo, o principal motivo que fez eu me encantar por lá foi mesmo o ambiente. Sem frescuras, sem estrelismos – nem dos frequentadores (porque também tem disso nos lugares, né?!) e muito menos do estabelecimento -, tudo bem relaxado pra gente se sentir à vontade mesmo, passar uma tarde gostosa com boa comida, bebida gelada e se divertindo o quanto puder com os amigos!

Canta Rana
Ca. Genova, 101 – Barranco
Tel: 247-7274
Não faz reserva.

Talvez você também goste

9 Comentário

  • Reply
    Restaurantes baratos em Lima - Cup of Things
    07/08/2015 at 09:01

    […] Locais Se você procura um boteco barato com boa comida e cerveja gelada, vá ao Canta Rana, sem a menor dúvida o melhor lugar deste estilo na cidade. A não ser que você tome muitos […]

  • Reply
    Laura Achancaray
    28/08/2014 at 08:05

    Estou encantada com todas as dicas sobre o dia a dia em Lima. Em fevereiro terei o prazer de conhecer o País, terra do meu marido. E aqui ele fala com tanto orgulho do Peru!
    Fiz diversas pesquisas sobre Lima, Cuzco (cidade que meu marido quer passar o Carnaval). Mas somente este blog falou a minha língua! A maioria texto informal e mostra o País muito arcaico.
    Não vejo a hora de viajar!!!
    Ah… não terminei ainda de “fuçar”, mas me digam: eu sou louca por doces. Os doces peruanos??? Minha sogra trouxe um torron (acho que é assim) e achei suuuuuuper doce, enjoativo. Tem doçarias bacanas pra visitar?
    Bjos da nova fã
    Laura Achancaray

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/08/2014 at 11:11

      Oi Laura,

      Muito bom ler comentários como o seu. Obrigada.
      Quanto aos doces, estou devendo um post só sobre eles mesmo… Vou colocar aqui na lista, mas já adianto que tem doces deliciosos e boas doceiras e mesmo nos restaurantes, você encontra muita coisa boa.
      Dicas rapidas de docerias:
      Charlotte
      Doce Capricco
      La Crocante
      La Folie
      Sofá Café (tem post no blog!) – é um café mas os doces são divinos

      Estas são as que mais gosto. Não pode deixar de experimentar as tejas. Vc compra em qq supermercado, são como bombons recheados.

      abraços,
      Manu

      • Reply
        Laura Achancaray
        28/08/2014 at 20:55

        Valeu, Manu!!! Mais lugares pra conhecer! Ah… eu compartilhei um de seus posts e deixei público o meu desejo de conhecer o bar. Daí, minha cunhadinha – que só conheço por Skype, prometeu me levar! Oba!!! E uma amiga que morou alguns meses em Lima disse que ficou com vontade de voltar, depois de ver o blog.

        • Reply
          Manu Tessinari
          29/08/2014 at 16:01

          Que bom, Laura!!! Obrigada pelas indicações. Este é nosso presente…

          abraços,
          Manu

  • Reply
    Liana
    16/05/2014 at 13:45

    Falando em boteco… estou com viaja marcada para o Peru em julho. No dia 13, domingo, pela manhã chegarei em Lima, acontece que esse é exatamente o dia da final da copa do mundo (16h horário de Brasília) e não faço idéia de um bom lugar para assistir ao jogo. Você teria sugestões de botecos ou bares legais para, se tudo der certo, torcemos para o Brasil???

  • Reply
    Fabiana Guimaraes
    12/02/2014 at 11:34

    Bia, amo todas as suas postagens!!!

    • Reply
      Bia Kuntz
      13/02/2014 at 01:58

      Obrigada Fa!!! Fico feliz de saber!
      Precisamos nos ver! Beijo

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    %d blogueiros gostam disto: