/>
10 Em Cultura/ Lima/ Passeios/ Peru

City tour em Lima – boa idéia pra quem tem pouco tempo!

Gente, perdão pelo sumiço!!
Antes de receber o convite da Manu pra integrar o blog, já tinha aceitado o convite pra ser madrinha do casamento de uma queridíssima amiga no final de semana que passou, aí no Brasil! Assim que, comecei a trabalhar e já saí de mini férias, uma beleza! Mas prometo não desaparecer mais!

Falando em viagens rápidas… Em agosto fui ao Brasil para outro casamento (!) e, na volta, estava na fila esperando um táxi e escutando a conversa de um casal brasileiro que acabava de chegar de Cuzco e iriam passar o dia em Lima, pois o voo deles pra São Paulo era só às 22h… E como boa palpiteira que sou, puxei uma conversa e perguntei se eles já conheciam a cidade. Eles acabaram me pedindo dicas do que poderiam fazer e… Isso me deu a idéia pra esse post!

Mapa de Lima

Muitos favoritos e pouco tempo pra visitar…

Uma das minhas principais dicas do “que fazer” em Lima se você têm apenas um dia ou algumas horas aqui, e quer sair pra conhecer a cidade, são os passeios guiados de ônibus. Existem duas empresas grandes especializadas: Turibus e Mirabus, ambas têm mais ou menos os mesmos roteiros de passeios. Eu, particularmente, sou apaixonada pelo centro de Lima de dia ou à noite, e acho que esse é um passeio que tem que ser feito. Não é à toa que esse é justamente o tour mais procurado nas duas empresas.

Turibus no centro da cidade

Ônibus do turibus em frente ao Convento de São Francisco – foto: www.turibusperu.com

Deixo claro que as duas empresas dispõe de inúmeros outros tours que não somente ao centro histórico – você pode programar seu tour particular, pode alugar um ônibus e fazer uma festa (literalmente) dentro dele, pode fazer um tour a um museu… enfim! As possibilidades são diversas e você consegue todas as informações nos sites de cada empresa. Aqui eu falo dos tours ao centro histórico porque foram os que eu e/ou algumas das minhas visitas fizemos.

No post que a Manu fez há algum tempo, dando dicas do que fazer em um dia em Lima (aqui), ela sugeriu justamente o centro histórico e o bairro de Miraflores, onde fica o Shopping Larcomar. Acredito que vale muito à pena ir ao centro histórico com esse tour porque você consegue, em algumas horas, conhecer vários pontos turísticos e principais atrações da cidade, além de contar com as explicações (em espanhol e inglês) de um guia, e também tem uma idéia (em média) do horário que estará de volta ao seu ponto de partida. Entretanto, a disponibilidade em fazer esse passeio depende muito do tempo que você têm – pra quem, como “meus amigos” do aeroporto, estavam em conexão esperando o voo noturno, deve-se considerar exageradamente 1 hora e meia para chegar do aeroporto até Miraflores, e vice-versa, já que o transito aqui é de praxe caótico. Pra quem tem um dia todo e vai dormir em Lima, fica muito mais tranquilo.

Mirabus à noite

Ônibus do Mirabus em tour noturno
foto: www.mirabusperu.com

Turibus:

Existe um ponto de venda de ingressos no shopping Larcomar, nos balcões do grupo Teleticket que ficam nos supermercados Wong e Metro, e também é possível comprar ingressos com antecedência pelo site. Os tours ao centro histórico são três – Tour Centro Histórico (diariamente 10:15h e 15:15h), City Tour Turibus (diariamente 9:15h e 14:15h) e City Night y Fuentes de Lima (quarta a domingo, às 19:00h) – todos com saída do shopping Larcomar. Nesse post aqui a Manu deu várias dicas de como aproveitar o centro histórico de Lima, vale dar uma olhada pra já saber o que verá quando fizer o passeio. Todos esses tours passam pelo centro histórico, mas o primeiro passa também pelas ruínas da Huaca Pucllana e pelo Convento de São Francisco, o segundo apresenta o bairro Barranco antes de se dirigir ao centro e o terceiro, à noite, além de mostrar o centro todo iluminado (parece um filme de tão lindo), leva os passageiros ao Parque das Águas (tem post falando um pouquinho sobre esse parque aqui).

Módulo de vendas do turibus no shopping Larcomar

Módulo de vendas do turibus no shopping Larcomar

Mirabus:

O Mirabus possui um ponto de venda em Miraflores, no Parque Kennedy, e outro no centro de Lima, na Plaza de Armas. O ponto de saída dos passeios ao centro da cidade é sempre o Parque Kennedy, em Miraflores. Eles permitem que você faça a reserva do passeio pelo site, mas a mesma tem de ser confirmada uma hora antes do passeio (você tem de chegar, pagar e retirar seu ingresso), caso contrário seus assentos ficam disponíveis à compra novamente.  Os passeios ao centro histórico são – Lima de Día (diariamente às 9:30h e 14:30h), Lima de Noche Iluminada (segunda e terça, às 19:00h) e Lima de Noche y Circuito Mágico de las Águas (quarta a domingo, às 18:00h e 19:00h). No primeiro, você tem a oportunidade de, no centro histórico, visitar a Catedral de Lima no tour da manhã, e o convento de São Francisco no tour da tarde. No segundo ocorre a visita aos bairros de Barranco e Chorrillos, antes de se dirigir ao centro histórico, e no terceiro a visita ao Parque das Águas.

Normalmente se consegue comprar os ingressos com tranquilidade um pouco antes dos passeios, dificilmente os ônibus ficam completamente lotados – nas épocas de maior movimento somente fica mais difícil conseguir um lugar na parte de cima do ônibus. O preço destes passeios variam entre S/.60,00 e S/.70,00 (R$ 48,00 e R$ 55,00) por pessoa, e o tempo de duração é de 3 a 4 horas.

Vale à pena lembrar também que em qualquer época do ano, frio ou calor, se você for fazer esse passeio durante o dia o uso do protetor solar é obrigatório! As nuvens de Lima enganam… Você vai achar que não, mas o sol estará torrando a sua cútis, portanto a proteção solar é imprescindível! Tenho amigas que já se queimaram bastante nesse passeio. Vale à pena também levar sempre um casaquinho mesmo no calor, ou até casacão, cachecol, gorro e luva se o passeio for à noite e/ou na época de frio.

 

Talvez você também goste

10 Comentário

  • Reply
    MARIA SUSIE
    14/03/2017 at 17:03

    Bia, gostei dos seus comentarios, e sempre que viajamos (eu e meu marido) gostamos de conhecer a cidade com o unibus turistico, mas pelo que percebi esse onibus é diferente, não podemos parar nos pontos, pois não tem outro na rota para pegarmos. É isso mesmo? ao entrar no onibus a única coisa que conseguimos é ver os pontos turisticos de longe? não é no sistema sobe e desce? você confirma isso?
    grata,

    • Reply
      Bia Kuntz
      28/03/2017 at 14:30

      Oi Maria Susie,
      Então, é isso mesmo. Esse ônibus é um ônibus de passeio fechado, você compra o tour desejado e o ônibus irá parar nos pontos do tour que você comprar.
      Por exemplo, se você comprar o tour para o centro de Lima saindo de Miraflores, passará por alguns pontos turísticos no caminho mas, o ónibus irá parar para os passageiros descerem somente quando chegar no centro de Lima. Lá, fará uma visita guiada a alguns lugares, depois todos sobem no ônibus de novo e voltam para Miraflores.
      Não existem ônibus tipo hop-on, hop-off por aqui.
      Agora, se você quiser fazer caminhando, programe seus passeios por bairros, cada dia ir para um bairro e passar o dia olhando as atracões que cada um tem – conseguirá fazer muita coisa a pé desta maneira.
      Espero ter te ajudado!
      Abraço, Bia.

  • Reply
    Fidelis A C Paula
    07/04/2016 at 19:31

    VALEU PELA DICA!!!!!!!!!!

  • Reply
    Ana
    13/05/2015 at 09:13

    Oi bom dia. Muito bom o blog. Vou a Lima e fico 3 dias. Gostaria de saber se vale a pela fazer o City tour com o ônibus ou um roteiro próprio? Abraços

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:03

      Oi Ana,

      Isto é muito de cada um. Eu curto fazer os City Tours nas cidades que visito para ter uma noção geral da cidade, das distancias, do que vale a pena voltar ou não, mas tem gente que realmente acha chato. O city tour noturno em Lima é legal e vai a lugares que você nao iria sozinha a noite (como no centro histórico). De qualquer forma, leve em conta que o transito de Lima é ruim e que o ônibus percorre grandes distancias. Veja se está disponível ficar este tempo num ônibus.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Stanley Trieste Pacheco
    04/06/2014 at 23:19

    Boa noite…..parabéns pelo blog e pelas fantásticas dicas sobre Lima, que tive a oportunidade de passar um dia somente……Trânsito enlouquecedor (deveriam tirar as buzinas dos carros…rsrsrsrs)
    Estou planejando uma ida rápida para Punta Cana com a família e estaremos de passagem por Lima tanto na ida, quanto na volta….achei que valeria muito a pena passar uns 2/3 dias em Lima antes de voltar ao Brasil…..(deveremos ir entre 29 de junho e 03 de julho)….Seria um prazer poder conhecê-las e trocar idéias sobre o que fazer, pois temo um garoto de 9 anos e temos que arrumar algumas atividades pra ele, para que ele não fique achando chato o passeio….

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2014 at 22:20

      Oi Stanley,

      No site tem uma categoria chamada Crianças, lá você encontra várias atividades que podem ser feitas com seu filho. Museus como o Larco (imperdível) tem visita guiada e programa para crianças, então fica interessante pra ele tb. O Centro Histórico pode ser um pouco chato pra ele, mas no Convento San Francisco tem as catacumbas, com milhares de ossos, normalmente os meninos curtem 😉 Todos os shoppings tem programação pra crianças, além de passear no malecón, pular de parapente, parque e praças, esquina musical aos sábados. No parque El Olivar, tem biblioteca com shows de marionetes aos sábados também. Pode ir ao zoológico e o passeio na Huaca Pucllana ele pode curtir. Bom, eu sugeriria ler as dicas do blog, mostrar a ele, ve o que ele curte e assim fazer o roteiro. Tem como conciliar bem!

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Joyce
    04/10/2013 at 19:39

    Realmente o melhor passeio para se conhecer rapidamente a cidade!

  • Reply
    Amanda Mormito
    04/10/2013 at 12:36

    SDDS DE LIMAAAAAAAAAAAAAAAA, quero conhecer vcs em janeiro <3

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/10/2013 at 09:38

      Estamos te esperando!!!!

      beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!