18 Em Cup of Feelings/ Lima/ Vida em Lima

Chá de Bebê da Julia

Hoje vou falar de algo mais intimista e que, para muitos de vocês que lêem o Cup of Things, será mais uma curiosidade do que útil. Hoje me dou ao luxo de falar para os quase 20% dos leitores que moram aqui, em Lima.
Já comentei aqui que estou gravidíssima. A Júlia deve nascer nas próximas semanas e, no final da semana passada, fiz um chá de bebé para minhas amigas mais íntimas. Foi uma correria para organizar, já que eu decidi super em cima da hora e minha locomoção também está mais limitada.

Lima é uma cidade onde você encontra de tudo, mas não é muito fácil descobrir os endereços e serviços. Uma coisa que acho dificílimo aqui , por exemplo, é que não existe armarinho em bairros como San Isidro e Miraflores. Quando necessito comprar algo de armarinho, vou a uma papelaria. Sofri para descobrir e até hoje acho meio estranho… Outra coisa que sofri para descobrir, e até hoje eu detesto, é que se encontra pouco na rede, poucos serviços aqui tem sites realmente informativos. Aqui, o forte é o Facebook. Lojas e serviços costumam ter uma página no facebook com suas informações mais básicas.

Para decorações e convites para festas, datas comemorativas e eventos de modo geral, não há nenhum lugar na capital que seja melhor para comprar que no Mercado Central. Na verdade, não é só um mercado, engloba dezenas de quarteirões, como uma 25 de março, em São Paulo. Lá, tudo é setorizado e prometo um post para explicar como andar pela região. O problema do Mercado Central é que fica no centro, às vezes com muito tráfico. Você precisa ir lá e comprar tudo de uma vez, porque não é tão fácil ir, voltar, estacionar. Demanda tempo, algo que eu não tinha desta vez.

Bom, com o tempo porém, a gente faz amigos e daí vai descobrindo o caminho das pedras, então aqui vou passar os serviços que usei para o Chá de Bebê, mas que poderia sim usar para qualquer evento. Tudo aqui na região de San Isidro e Miraflores.

Convite – Costumo fazer eu mesma no Photoshop e enviar por e-mail, mas, quando necessito fazer impresso, utilizo os serviços da Stansa Impressiones. Se necessito de serviço completo de criação e impressão, utilizo a Papelaria, uma empresa de faz impressos, cartões de visitas, lembrancinhas e presentes corporativos.

Cartões de brincadeiras e agradecimento – Também impressos na Stansa. Pensei em fazer em formato de fotografia também. Aí utilizaria o serviço da Fotoplus. As duas aceitam pedidos por internet e você paga via depósito bancário ou quando for buscar o material pronto.

cartao lembrança

Decoração – Minha inspiração foi toda garimpada no Pinterest. Pensei em fazer uma decoração romântica, utilizando basicamente flores, já que não ia ter tempo para ficar enchendo balões ou trabalhando com tema muito específico.

As floriculturas aqui em Lima são pequenas e costumam fazer arranjos já pré-determinados (e não tão bonitos). Para encontrar uma maior variedade de flores, vá ao Mercado de Surquillo. Lá você encontrará variadas barracas de flores, é escolher e negociar. Eu compro normalmente com a Gladys, dona da Florería Gladys. Acho ela ótima de jogo.

flores_cha da julia

rosas_cha da julia

rosas_cha da julia

Para artigos de festa, existe uma loja chamada Festiplast. Ela é um resuminho do que você encontra no Mercado Central. É bem restrita, mas você encontra os balões e material temático.
Uma loja que me enlouquece é a Chispas. Conheci recentemente (até porque é relativamente nova) e ela tem uma infinidade de supérfluos daqueles que a gente ama. Forminhas, formas para cupcake, porta cupcake, material para enfeitar bolos, forma para biscoitos temáticos, fitas, canudos de papel, etc. Tudo lindo, tudo importado, tudo caro. Dependendo do que você quer, vale muito a pena. Para esta festa, eu comprei lá os pompons da Martha Stewart Craft.

pompom

As louças da festa são minhas. Nesses anos que moro aqui fui comprando aos poucos, nas promoções de temporada. Acho que, para porta-bolos e porta-cupcakes, na Ripley você encontra produtos mais lindos. Para vasilhas brancas básicas de diversos tamanhos, no Mercado de Surquillo e no Mercado Central você encontra os melhores preços.

salados

dulces

Salgados – Aqui em Lima não tem salgadinhos como no Brasil. As nossas frituras são só nossas. 🙂 Como faço parte de um grupo do Facebook chamado Brasileiros em Lima, sei que existe aqui a possibilidade de você encomendar coxinhas, quibes e afins. Nunca testei para opinar aqui, mas, quem fizer, por favor, comenta aqui!

Salgados tradicionais aqui são os sanduichinhos, mini-empanadas e os chamados “triples”, que são sanduiches feitos com três andares pão de forma. As padarias que a Bia citou no post da semana passada costumam aceitar encomendas destes salgados e de tortas de quiche e pastel. Eu contrato tudo na El Buen Gusto. Gosto do preço, da pontualidade e da qualidade. Nunca fiquei na mão!

Doces – São sempre um problema na minha vida! 🙂 Sinto tanta falta dos focinhos lindos brasileiros… E sempre tenho que botar a mão na massa para fazer brigadeiro. Existe a possibilidade de contratar o serviço, mas também nunca testei. Adotei realmente o modo peruano. 🙂 Sempre contrato trufas e alfajores, na El Buen Gusto. Tortas deliciosas podem ser feitas na Charlotte, uma grande doceria da cidade ou na La Crocante. As coisas na La Crocante, não tem preços muito amigáveis, mas tudo é delicioso. Para o Chá de Bebê da Julia comprei um cheesecake de morango de comer ajoelhado. Vale cada centavo.

bolo_cha da julia

Bolo – Todos os bolos decorados que fiz desde que cheguei foram na Del Rio Cakes. Eu adoro os sabores, a pontualidade e acho o preço justo. Outra coisa que gosto bastante é que sempre levo foto impressa do que quero e eles fazem exatamente igual, mesmo não fazendo parte do portifólio deles.

Se é algo mais simples, compro bolo no supermercado Vivanda. Nunca me arrependi. Deliciosos!

Bebidas – compro no supermercado Wong por praticidade e as profissionais responsáveis pela parte de bebidas são muito atenciosas e sempre tem boas e sinceras sugestões. Me ajuda muito.

Garçon – Sempre tenho a ajuda de um rapaz muito bom, atencioso e caprichoso chamado Luiz (989 500 356).

_MG_4015

_MG_4013

lembrança_cha da julia

Lembrancinha – Eu já citei que a Papelaria tem coisas interessantes, mas queria algo a ver com banho já que era um “baby shower”, como é chamado aqui o Chá de Bebê. Como era uma festa íntima, a quantidade de lembrancinha não era muita e assim eu poderia investir um pouco mais. Escolhi um sabonete orgânico da marca argentina VZ Bath and Body. A loja é linda, tem coisas de qualidade e a comunicação visual deles é incrível. Não precisei me esforçar muito para que a lembrancinha ficasse bem de acordo com o que eu queria.

Ficou tudo do jeito que eu queria e passar essas horas com amigas tão queridas foi muito especial. Fico feliz por este post ser uma forma de guardar um momento tão lindo e também por inaugurar oficialmente uma categoria chamada “vida em Lima”, onde eu e a Bia vamos falar mais especificamente como é nossa experiência como expatriadas em solo peruano.

eu gravida da Julia

Talvez você também goste

18 Comentário

  • Reply
    Debora
    16/11/2013 at 17:41

    Manu… que lindo ficou… vou inspirar no seu para fazer o meu mes que vem… Bjksssssss
    Debora

  • Reply
    Daniela
    14/11/2013 at 10:23

    Oi Manu! Que bom gosto! Tudo ficou muito lindo!!!
    Aproveitando esse post, queria te perguntar sobre os hospitais/maternidades, laboratórios aqui em Lima?! Faz 1 semana que descobri que estou grávida e estamos (meu marido e eu) MEGA felizes! Já estava tentando engravidar faz uns meses!
    Eu já vinha me consultado c/ meu médico/obstetra no Brasil, e voltarei p/ Brasil p/ passar o natal.
    Vc poderia me passar mais informações do que vc indica aqui em Lima?!
    Muito obrigada!
    E muita saúde p/ vc e p/ sua família!
    Bjos!
    Dani

    • Reply
      Manu Tessinari
      14/11/2013 at 23:48

      Oi Dani, parabéns!!!!

      O Peru vai ficar sempre no meu coração já que, quando for embora levo duas peruaninhas comigo. Já sua pergunta, acho melhor responder em forma de post, ok? Vou preparar e respondo semana que vem.

      Beijos e obrigada por acompanhar a gente.

      Manu

      • Reply
        Daniela
        15/11/2013 at 10:13

        Obrigada Manu!!! 😀
        Vou ficar esperando ansiosa e parabéns pelo blog!!! Ele é muuuuuuito bem escrito! Adoro todas as dicas q vc coloca aq!!!
        Bjos!
        Dani

  • Reply
    Katia Sarria
    01/11/2013 at 06:53

    Que capricho! Adoro ler os seus artigos, gosto da óptica que vc usa para expressar coisas cotidianas dessa cidade que passam desapercebidas.
    Estou ansiosa para conhecer a Julia!
    Beijo

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:57

      Que isto, querida!!

      Tantas dicas aprendidas contigo! Vc é minha enciclopédia peruana…

      beijos e te aviso!

  • Reply
    Lu Malheiros
    31/10/2013 at 20:22

    Lindo post, Manu! Ansiosa para ver a carinha da Júlia (de preferência pessoalmente!) Bjs para ti e sua linda família.

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:56

      Ai de você Lu se não vier nos visitar!!! A maior conhecedora sobre Peru TEM que estar no encontro de janeiro…

      beijos

  • Reply
    Luciana Betenson
    31/10/2013 at 14:10

    Tudo lindo, Manu! E você e a Julia especialmente <3 Adorei! Beijos,

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:55

      Obrigada pelo carinho… Claro que se eu tivesse seu expertise culinário estaría muito mais lindo, né? 😉

      Nos encontramos em janeiro?

      beijos

  • Reply
    Heloisa Righetto (@HeloRighetto)
    31/10/2013 at 08:56

    ficou fofo, Manu! q ela venha muito saudável – bjao

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:50

      Você continua me devendo a visita!

      beijos

  • Reply
    Patricia - Turomaquia
    31/10/2013 at 03:32

    Vc está maravilhosa! E mesmo ñ morando por aí, adorei ler este post. Beijos

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:50

      Patricia,

      Obrigada pelo elogio! Vindo da nossa Über-top blogueira me sinto ainda mais lisonjeada!

      Beijos e fico te esperando por aqui.

      Manu

  • Reply
    Kyara
    30/10/2013 at 20:53

    Que lindo! Obrigada pelas dicas, não sabia que estava grávida. Parabéns! Os salgdinhos das meninas do face são muito bons, conheço da Dani Hada Feliz , que saõ lindos, têm embalagens lindas e são deliciosos e da Arita, com embalagens mais simples,, que têm um preço melhor e são muito gostosos.,Super aprovados.

  • Reply
    Luciana
    30/10/2013 at 20:29

    Parabéns, td muito bonito e delicado.
    Coisa boa deixar td preparado para a chegada de uma princesinha.

  • Reply
    Rosana
    30/10/2013 at 20:07

    Julia e o nome da minha filha tambem, adorei!

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:49

      Significa que somos mulheres de bom gosto! ahahahaaha Adorei a coincidência…

      beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!