/>
18 Em Arequipa/ Peru

Arequipa: A cidade branca

Moro aqui há quase dois anos e, além de Lima, conhecia apenas Cusco, Aguas Calientes / Macchu Pichu, Paracas e algumas praias ao sul de Lima. Quando me dei conta do pouco que exploro o país, apesar de estar vivendo aqui, decidi iniciar o projeto “Conhecendo o Peru em um final de semana”.
O marido trabalha demais, muitas vezes aos sábados, por isso fica difícil viajar já que ele está sempre compromissado. Mas para não perder a chance de conhecer o máximo possível deste país que nos acolhe, me deu a louca e decidi programar sozinha (sem esperar o marido dizer que pode) viagens às principais cidades peruanas em alguns finais de semana que, em teoria, estaremos “mais tranquilos”. Assim, fomos à Arequipa.

Praça de armas de Arequipa

Praça de armas de Arequipa

Escuela Superior de Arte Carlos Baca Flor

Escuela Superior de Arte Carlos Baca Flor

Arequipa é a segunda maior cidade do Peru, localizada aos pés dos Andes possui três vulcões (dois inativos, Pichu Pichu e Chachani, e um adormecido, El Misti) emoldurando sua paisagem. O apelido de “cidade branca” vem das construções feitas com uma pedra vulcânica comumente encontrada na região, o sillar. Resistente, porém de fácil manuseio, o sillar é predominante nas construções locais, principalmente do centro histórico, proporcionando uma arquitetura única e bela, inscrita na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 2000.

Vulcão Misti

Vulcão Misti

O que sempre achei interessante é que, os Limenhos dizem que os Arequipenhos são bairristas, se julgam superiores e mais cultos, porém injustiçados porque o país gira em torno da capital. Mas confesso que não senti nem um pouco disso por lá. Tudo bem que fiquei pouquíssimo tempo e não tive contato com a “sociedade arequipenha”, mas não senti essa “vibração” vinda da cidade, sabe!? Achei sim que eles sabem valorizar e principalmente cuidar da cultura e dos seus bens, todos os lugares turísticos que fomos possuíam uma ótima estrutura e estavam bem cuidados, o que infelizmente não é realidade em muitos museus importantes e igrejas históricas de Lima. O que sei também é que Arequipa tem fama de ser o centro da direita política nacional, representando as tradições oligárquicas do país – mas estou longe de dominar a política peruana e falar algo além disso.

Catedral de Arequipa

Catedral de Arequipa

Catedral de Arequipa à noite

Catedral de Arequipa à noite

Voamos pra lá desde Lima pela LAN, o hotel eu procurei pelo TripAdvisor e fiz a reserva por email. Quanto aos passeios, pesquisei um pouco  e já sabia mais ou menos o que gostaria de visitar no centro histórico e no subúrbio, dessa forma elaboramos nós mesmos nosso roteiro – mas pegamos um guia na maioria dos lugares onde fomos. A cidade é repleta de táxis (acho que o trânsito só não é mais caótico que Lima por falta de espaço), mas nós fizemos todo nosso trajeto a pé – o clima é ótimo pra caminhar (protetor solar obrigatório), a cidade é fácil de andar e nós, turistas, encontramos mapas já no desembarque do aeroporto, além de todas as orientações que se pode conseguir no hotel. Pela falta de tempo e nossos horários de voos, não conseguimos fazer o passeio a região rural de Arequipa e ao Canyon do Colca, pois para tal era necessário dois dias e uma noite, mas pretendemos voltar pois acredito que seja um lugar muito impressionante pra se visitar.

Taxis em Arequipa

Taxis em Arequipa

Eu particularmente gostei bastante da cidade e acho que vale a visita. Pra facilitar a busca de informações, faremos posts específicos sobre as principais atrações da cidade, onde hospedar-se e os restaurantes recomendados nos próximos dias. Só aguardar que contaremos tudo por aqui!!

 

Talvez você também goste

18 Comentário

  • Reply
    Susana
    17/07/2015 at 16:38

    Olá! Encontrei teu blog procurando aqui sobre Arequipa.
    Tenho uma dúvida, o que te impulsionou a morar no Peru? Como foi essa decisão? Não sei se postou aqui, ainda irei procurar hehe
    Mas é que amo esse país e tenho pensado seriamente em arriscar morar ai.
    Até mais e espero que veja esse comentário 😀

    • Reply
      Manu Tessinari
      25/07/2015 at 12:26

      Oi Susana,

      Eu e a Bia viemos com nosso maridos que foram transferidos no trabalho e sempre falamos que gostamos muito de viver aqui, mas sem dúvida esta é uma situação e decisão delicadas. Ser expatriada é uma escolha, mas nem sempre é fácil e não é para todo mundo. As cidades também perdem o enquanto quando você já nao é mais turista. Lima é ótima, mas também tem seus problemas, como qualquer cidade do mundo. Já morei em mais de 10 cidades em 5 países diferentes e te digo que todas são ótimas e péssimas ao mesmo tempo! Tudo é seu momento e o que a vida te oferece.

      Abraços e boa sorte!
      Manu

  • Reply
    marcella rodrigues
    22/08/2014 at 20:16

    Olá!!! Gostaria muito da sua ajuda.
    Estou indo em Janeiro para o Peru em um intercâmbio social e ainda não decidi a cidade em que vou ficar: Lima ou Arequipa.
    Minha primeira pergunta é: qual cidade você me aconselha?
    Provavelmente irei comprar minhas passagens por milhas para chegada em Lima, mas gostaria de no final do meu projeto, viajar pelo país e conhecer machu picchu e outros lugares legais.
    É tranquilo viajar de ônibus/ trem pelo país? E no trajeto entre Lima e Arequipa, existem cidades legais pra conhecer?
    Desde já, obrigada!!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/08/2014 at 11:31

      Oi Marcella,

      Eu só morei em Lima, então é dificil te dizer se Arequipa é melhor. Quem mora em Arequipa, adora! Dizem que é outro país. Existe até uma “rixa” entre as duas cidades. De qualquer forma Arequipa é a segunda maior cidade do país e você terá facilidades que tem aqui em Lima também. Para viagens de avião, só Lima tem saídas para o interior, então morando em Arequipa, fatalmente teria que passar por Lima. Quanto a ônibus, todo o país é coberto pelo transporte, mas nem sempre as estradas são boas e os motoristas confiáveis, então procure sempre boas companhias de transporte e procure se informar sobre a estrada. Tem um post que fala sobre viagem de ônibus no Peru. Vai te ajudar.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Ismênia
    17/03/2014 at 19:32

    Olá, Manu! Seu blog é maravilhoso!
    Estou indo para Lima em 26 abril e fico até dia 6 maio.
    Gostaria de saber, onde você me indica ficar hospedada e quais passeios fazer.
    É muito complicado conhecer Cuzco?
    Te agradeço muito.
    Bjoss

    • Reply
      Manu Tessinari
      18/03/2014 at 20:31

      Oi Ismênia,

      Obrigada pelo elogio! Ficamos muito feliz…
      Olha, as indicações que você me pediu são muito difíceis de dar, porque eu não te conheço, não sei o que você curte fazer. Posso indicar caminhada e você detestar andar ou então o tour gastronômico e você detestar cozinha. O melhor é você mexer no blog, olhar as coisas que te interessa. Tem coisas que você vai querer anotar, outras que você nem vai ler o post porque não é a sua praia. Para o básico, tem um post que é um dia em Lima que pode te ajudar, mas você ficará 10 dias e dá pra fazer muita coisa legal!
      Quanto a Cusco, claro que dá,tudo vai depender de disposição e dinheiro. 😉 Tem um post que eu proponho um bate-volta.

      Abraços,

      Manu

  • Reply
    Catarina Masullo
    22/11/2013 at 13:20

    Ola Manu e turma!
    Estou indo para o Peru semana que vem para passar 17 dias e vou ficar em Lima, Cuzco, Arequipa e Nazca e acabo de encontrar seu blog e estou me deliciando com as dicas nele!!! 🙂
    Queria saber se vai rolar algum evento em uma dessas cidades entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro. Tipo uma agenda de shows, ou alguma feira tradicional..pq aqui em sao paulo sempre rola alguma coisa em dezembro..queria saber se ai tb. Obrigada!! bjos e parabens pelo blog!

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/12/2013 at 15:51

      Oi Catarina,

      Você pode encontrar as coisas que rolarão na cidade nos sites de venda de ingressos http://www.ticketmaster.com.pe e http://www.tuentrada.com.pe.

      Obrigada pelos elogios e desculpa o atraso em responder! Acabo de ter um bebe e só agora estou voltando à ativa…

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Luciana Betenson
    04/11/2013 at 08:40

    Adorei Manu! Incluirei Arequipa na próxima viagem. As fotos estão muito bacanas. Beijos!

    • Reply
      Bia Kuntz
      05/11/2013 at 08:07

      Que bom, Lu! Obrigada!
      Beijos

  • Reply
    maria ceclia
    03/11/2013 at 19:09

    adorei…ta me dando uma vontade conhecer tudo isso que voce vê ai….beijos

    • Reply
      Bia Kuntz
      05/11/2013 at 08:07

      Venha sim, Maria Cecilia!
      Beijos

  • Reply
    Riberto Araújo
    03/11/2013 at 09:33

    Legal Tante! Deu vontade de conhecer. Adorei o que conheci do Perú, que ficou limitado a Cusco e arredores. Vou por na lista das prioridades: Lima + Arequipa. :-))

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:45

      Oi Riberto!!! Que saudade!!

      Vem, vem, vem, vem! Tem muita coisa legal, além de mim, é claro! 🙂

  • Reply
    solange
    02/11/2013 at 13:43

    Adoooro essa sua idéia de escrever sobre lugares. Amei! Quem sabe um dia conheço também Arequipa.

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 16:11

      Solange, já está mais do que na hora de você vir me visitar!!!

      Tem muita coisa boa por aqui, organiza para as próximas férias…

      beijos

  • Reply
    Kyara
    01/11/2013 at 11:37

    Valeu Manu! Estarei aguardando suas postagens, Arequipa está em minha lista de próximas viagens. Já conheci muitos lugares aqui quando não tinha filho. E agora estou esperando o filhote de 2 anos crescer um pouco mais, deixar as fraldas e falar para continuar viajando pelo Peru.

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 16:14

      Kyara,

      Eu também nesta eterna gravidez (2 gravidezes em 3 anos!) não conheci muita coisa ainda. A Bia realmente adorou Arequipa e os posts serão bem legais! Eu viajei já com Olivia para Mancora, Chicama, Andauayllas tudo antes dela ter 2 anos!!! Dá super certo! Toma coragem e se joga!

      beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!