10 Em Gastronomia/ Lima/ Peru/ Vida em Lima

Padarias de Lima: muito além dos pães!

Eu sou do interior de São Paulo, e como tal tenho uma relação muito particular com as padarias, afinal elas eram o mundo alimentício mais próximo da nossa casa. Lembro de chegar na casa da minha avó e ela dizer: “Pega a caderneta (!) e vai na padaria pra vovó”. Lá íamos eu e minha irmã felizes, já que voltávamos sempre com um docinho além das coisas para o café.

De uns anos pra cá percebi que as padarias no Brasil começaram a transformar-se em verdadeiros “mini-mercados”: você compra pão, requeijão, molho de tomate e desodorante! As padarias se adaptaram ao imediatismo, a falta de tempo dos seus clientes, e oferecem o máximo de produtos possíveis, agradando consumidor e empresário.

Aqui em Lima já ouvi dizer que era comum até pouco tempo, entregadores de leite e pão (esses últimos ainda resistem até os dias atuais), e penso eu que, por isso, as padarias daqui também tiveram que transformar seus objetos de desejo para atrair as pessoas até elas. E assim, na sua maioria, as redes de padarias aqui da cidade funcionam como verdadeiros cafés – restaurantes.

salada

Salada grega – San Antonio.

As pessoas frequentam intensamente as “padarias”, mas não para comprar pão ou frios. Nas “padarias” limenhas você pode tomar café da manhã com ovos mexidos e salada de fruta, almoçar uma salada ou de repente um macarrão ou até um lomo saltado, comer uma empanada, uma quiche ou um bolo à tarde com amigas, tomar uma sopa e talvez até comer uma pizza à noite. Tudo num mesmo lugar e a qualquer hora do dia. É fantástico! Além de comer, você pode encomendar tudo o que eles produzem e também comprar pra levar. E o melhor de tudo: o preço. Uma refeição numa destas “padarias” custa, em média, S/. 30,00 por pessoa (R$ 23,50) – você come bem, em um lugar limpo e confortável, a qualquer hora do dia, e paga um preço bem justo! Uma ótima opção pra quem está viajando.

lanche

Lanche de presunto parma na San Antonio.

omelete

Omelete recheado com presunto e queijo na San Antonio.

As três grandes redes de “padarias” neste estilo são Pastelaría San Antonio, Don Mamino e La Baguette. Todas possuem sedes em diferentes bairros da cidade, e funcionam os sete dias da semana, normalmente das 7:00h às 22:00h, servindo o cardápio completo durante todo o dia – dá pra comer salada de manhã, ovos mexidos à noite, enfim, você escolhe qualquer coisa do cardápio a qualquer hora.

Existe outra rede que funciona no mesmo esquema, a Delicass, também dispersa pela cidade de Lima em nove localidades diferentes, porém ela se define mesmo só como “café”, eles não vendem “itens de padaria”, como pães e frios. Por último tem a minha favorita, a Dolce Capriccio, mas ela é uma única loja que fica em Miraflores – nessa sim você encontra pães, bolos, salgados, pratos, crepes, chocolates, biscoitos… Pra comer lá mesmo ou levar pra casa, todos os dias das 8:00h às 23:00h, um espetáculo!

logos padarias

Daí você me pergunta: e o pão!??! O pão acaba sendo coadjuvante nessa história toda. Das três principais “padarias”, o pão que mais gosto é o da Don Mamino – eles vendem seus produtos também em algumas redes de supermercado daqui, o que os torna ainda mais acessíveis -, os pães do La Baguette e da San Antonio não são ruins, mas eu prefiro engordar com coisas mais saborosas.

Café com leite e pão com manteiga no El Pan de la Chola

Café com leite e pão com manteiga no El Pan de la Chola

Não acho que alguém que venha visitar a cidade queira sair pra comprar pão… Mas só pra constar, se estiver procurando um pão gostoso, ou quiser curtir um friozinho tomando um simples café e comendo um pão saborosíssimo, vá no Delifrance Café, no La Boulangerie ou no predileto e simples El Pan de la Chola. Afinal depois de muito caminhar por Lima, uma bebida e um pão quentinhos são ótimos revigorantes!

 

Talvez você também goste

10 Comentário

  • Reply
    Vanina T. Muller
    13/09/2014 at 13:56

    Olá! O marido e eu iremos ao Peru em Outubro… sempre que tenho um tempinho venho no seu blog sonhar um pouquinho com nossa pequena aventura! Já anotei várias dicas. Parabéns pela delicadeza e alegria dos posts, sem dúvida a beleza está nos olhos de quem vê!!! 🙂

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/09/2014 at 17:00

      Oi Vanina,

      Que bom que o blog que ajuda a sonhar ainda mais com o Peru. Espero que ocorra tudo bem! Na volta, conta como foi, ok?

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Thayga CLAUSSEN Cardoso bernardes
    16/08/2014 at 16:59

    Nunca fui de ficar pesquisando e olhando blogs na net. Sempre deixei essa parte para o meu marido que sempre é quem programa nossas viagens e passeios.
    Mas agora estou indo viajar com o meu filho e ele tem só 2 anos, e fiquei preocupada resolvendo assim dar uma pesquisada.
    Adorei o blog!! Achei as dicas ótimas as informações bem colocadas e sem muita firula!! Parabéns !
    Agora vou colocar em prática as dicas que peguei daqui!
    Valeu!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/08/2014 at 17:04

      Que delicia ler um comentário como seu. Obrigada pela confiança!

      Divirta-se muito por aqui e precisando é só falar!

      beijos,
      Manu

  • Reply
    Jordana
    03/08/2014 at 17:10

    O blog é ótimo! Todas as dias são muito úteis. Estou indo essa semana, já estou encantada com a cidade!

    • Reply
      Bia Kuntz
      05/08/2014 at 15:10

      Obrigada, Jordana!
      Boa viagem pra você! Aproveite bastante!
      Um abraço, Bia.

  • Reply
    Chá de Bebê da Julia | Cup of Things
    30/10/2013 at 19:57

    […] que são sanduiches feitos com três andares pão de forma. As padarias que a Bia citou no post da semana passada costumam aceitar encomendas destes salgados e de tortas de quiche e pastel. Eu contrato tudo na El […]

  • Reply
    maria ceclia
    22/10/2013 at 15:34

    adorei seu texto e suas dicas….to louca pra conhecer pessoalmente!
    beijos
    MCecilia

    • Reply
      Bia Kuntz
      28/10/2013 at 17:16

      Obrigada, Maria Cecilia!
      Beijos

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/11/2013 at 15:43

      Que bom!!! Fica acompanhando que sempre tem coisa nova!

      beijos,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!