/>
0 Em Cultura/ Peru

Marinera, a famosa dança típica peruana.

marinera

marineraFoto: Domingo Garibaldi/PromPERU

A Marinera é mais famosa dança típica peruana e amanhã se celebra seu dia em todo o país. A importância da Marinera es tanta que, em 1986, suas coreografias e músicas foram declaradas Patrimônio Cultural Nacional.

Um país tão antigo e tão rico culturalmente tem uma diversidade de história, de povos e regiões que são refletidos também nas danças e músicas. Temos no litoral peruano, além da marinera, a valsa creola e as danças afro-peruanas. Na serra, as danças de antigos rituais são as mais comuns. Na região da selva, as danças tribais com elementos fortes de percussão predominam. É a marinera, no entanto, a dança que se estendeu pelos quatro cantos do país e se tornou realmente uma dança de forte representatividade para o país.

A principal razão pela identificação do povo é a mistura entre a cultura indígena, espanhola e negra presente na música e nos passos. Nas letras, histórias de casais são contadas.

A Marinera é uma dança romântica, em que é representada uma cena de amor e sedução e é a interpretação dos bailarinos que dita a beleza do baile. A bailarina deve se deixar apaixonar, o par deve cortejar com respeito e galanteio. A contenção das emoções, a expressão corporal e gestual, o movimentos dos lenços (de uso obrigatório) e da vestimenta são mensagens passadas durante todo o momento para que, no ápice da apresentação, no final, a mulher ceda à sedução do seu par e se renda aos seus pés.

A cidade de Trujillo, ao norte do país, é considerada a capital da Marinera e todos os anos, no mês de janeiro, há uma grande festa local com o Concurso Nacional de Marinera.

Em Lima, no entanto, há lugares onde você pode apreciar, e até aprender, a Marinera. Sendo as mais famosas apresentações em Brisas de Titicaca e Hacienda Mamacona.

Brisas del Titicaca

marinera

Foto: Hoston Medic

O mais conhecido e frequentado espaço de shows típicos na capital. O Brisas del Titicaca é uma associação cultural com a missão de divulgar e difundir o folclore peruano. A Marinera é uma das apresentações do show que chega a durar 2 horas. O visitante pode escolher entre o almoço-show com dois horários (um no início e outro no fim da tarde) ou o jantar festivo também com dois horários (um a noite e outro já na madrugada).
Nos almoços, que ocorrem somente sextas e sábados, há também uma música ao vivo e o convite para que os visitantes se juntem na dança. A noite, o espetáculo conta com 50 bailarinos e um passeio folclórico em todas as regiões do país.
A comida servida são pratos típicos peruanos, bem feitos e a um preço não exploratório.

As entradas estão a venda pelo Teleticket.

Hacienda Mamacona

marinera Foto: Divulgação Hacienda Mamacona

Localizado a quase uma hora de Lima, ir a Hacienda Mamacona é querer viver uma experiência diferente. Primeiro, porque se gastará praticamente todo o dia no passeio, já que é como passar o dia em uma fazenda. Pressa estragaria o programa. Segundo, porque é uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura peruana em um lugar muito bem estruturado e elegante.
A Hacienda Mamacona é um programa para família. Aos domingos, o espaço abre a casa principal como um restaurante a la carte, onde o visitante poderá saborear os mais famosos pratos peruanos. Feitos com muita qualidade. Além do almoço, há apresentações de danças típicas, principalmente a Marinera que, aqui, é dançada da forma clássica e também a Marinera com o Cavalo de Paso, o típico cavalo peruano. É uma dança bem, bem linda.
Para as crianças, passeios a cavalo, horta e recreadores dispostos a mantê-los se divertindo até o final.
Para quem tem tempo, programa super válido.

Para reservas, entre em contato com eles através do site.

Talvez você também goste

Sem Comentários

Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!