/>
4 Em Mancora/ Peru

Mancora, praia e surfe o ano todo!

Mancora, Peru

Mancora é o principal vilarejo da região norte. Super conhecida por aqui, ela é porta de entrada para várias praias lindas ao norte (até mais bonitas que ela, como Los Organos e Punta Sal) e é pra lá que os limenhos fogem, quando já não aguentam o frio do inverno. Eu conheci no inverno e, talvez por isto, minhas recordações são as melhores possíveis. No verão, suas praias lotam e a diversão é garantida com muita festa a noite.

Sua vila é bem simples, com pequeno comércio, alguns restaurantes e muito hotéis. O público é, em sua maioria, jovens e surfistas, mas nada impede que famílias curtam o local. Fui com família completa e nos divertimos muito.

Mancora, Peru

Mâncora vista do farol.

A praia da cidade não é bonita, mas a turma jovem e os muitos estrangeiros dão um clima bem legal ao lugar. O mar forte e com ondas garante a alegria dos surfistas, mas um pequeno recife faz pequenas piscinas para a diversão dos pequenos. Bom, isto enquanto eles aguentarem a agua gelada característica do litoral peruano… Olivia era pequena e se divertiu muito, até a boca ficar roxa (quem é a mãe irresponsável desta menina?? )

Mancora, Peru

Praia do centro do vilarejo fora da alta estação.

Mancora, Peru.

Praia de Mancora fora da alta estação é tranquila e o sol é garantido até no inverno.

Mancora, Peru

Surfe com um recife para quem não curte mar forte.

Mancora, Peru

Olivia se divertindo, mas morreu de frio a bichinha…

A tardinha nossa programação era passear pela feira de artesanato da cidade, ver o por do sol, tomar sorvete na rua principal. Tudo simples, tudo deliciosamente simples.

Mancora, Peru

Comercio simples da cidade.

Mancora, Peru

Feira de artesanato local.

Mancora, Peru

Existe um caminho de palafitas para atravesar o mangue que, na maré cheia, é bem interessante.

Mancora, Peru

Fim de tarde na praia. Tem programa mais gostoso?

Apesar de toda a simplicidade da vila, encontramos bons restaurantes por lá. Claro que não estou falando de alta gastronomia, mas comida bem feita, saborosa e diversificada. Comemos pizza, massas, pescados, sanduiches e tem até restaurante japonês. 😉

Mancora, Peru

A cidade é descontraída e tem humor. Vide as placas e camisetas…

Mancora, Peru.

A avenida principal da cidade está praticamente toda fechada durante o dia, mas vai chegando a noite e o movimento começa a esquentar, sem hora para terminar.

Sirena, Mancora, Peru.

Sirena, o restaurante mais charmoso e famoso de Mâncora.

Sirena, Mancora, Peru

Saladinhas, pescados, pastas. Provei um pouco de tudo no Sirena e adorei!

O hotel que ficamos tem que ter um post a parte. O Eco-lodge é uma pousada de um arquiteto-surfista francês que largou tudo e escolheu morar em Mâncora e construir de forma sustentável. São 8 quartos espaçosos, piscina, área de massagem, uma cozinha americana e uma mesa única. Além de linda, o clima do lugar é muito bacana. Você tem sua privacidade, mas é convidado a interagir com dono, funcionários (normalmente jovens franceses intercambistas) e outros hóspedes e jogar conversa fora tomando um bom vinho francês.

Eco-lodge, Mancora, Peru

Eco-lodge, pousada sustentável e muito charmosa. Exatamente do jeito que me agrada.

Albergue, Mancora, Peru

Uma opção mais econômica e na mesma rua do nosso hotel é o Albergue Internacional da Juventude. Não pude entrar nos quartos, mas a área comum é bem bacana.

Para quem não vive sem turistar (como eu), procurei saber com os moto-taxis o que tinha de turístico que era o “must go” do lugar. “El faro” me responderam. Então, tá. Entramos na moto e fomos até o alto do morro. Para chegar na ponta, a ultima subida é a pé. Quando cheguei lá em cima, entendi tudo.

Faro, Mancora, Peru

O farol pode ser visto de qualquer ponto de Mancora.

Faro, Mancora, Peru

Subidinha a pé com criança no ombro. Família viajante é assim…

Faro, Mancora, Peru

É pra ver este espetáculo que todos sobem ao farol no final do dia. E vale a pena.

É muito difícil pensar em vir para o Peru para curtir uma praia tendo o Brasil 8mil quilômetros de praias lindas, mas estando por aqui ou tendo um marido surfista (como eu!), pode vir e trazer a tropa toda, porque você vai se divertir sem dúvida!

Como chegar
Mâncora não tem aeroporto. Os voos mais frequentes são para Piura e de Piura até Mancora com traslado do próprio hotel (todos costumam oferecer) ou pode alugar um carro.

Aeroporto de Talara
Aeroporto mais próximo de Mâncora, localizado a 80km da cidade. A Lan oferece um voo diário de Lima. A frequência deste voo é um pouco irregular dependendo da época do ano.

Aeroporto de Tumbes
Localizado a 130km de Mâncora, a Lan costuma ter dois voos diárias a partir de Lima, na alta estação. É o melhor voo para quem vai a Punta Sal, por isto os lugares costumam ser bem concorridos. Procure comprar com antecedência.

Aeroporto de Piura
Principal cidade do norte do Peru, Piura é, devido a alta frequência de voos, o lugar mais procurado para quem vai às praias de Mâncora, mesmo sendo o aeroporto mais distante. Chegam a ter 8 voos diários para a cidade, operados pela Lan, Peruvian Airlines e Avianca.

Aeroporto de Piura, Peru

O aeroporto de Piura é pequeno, mas bem estruturado e moderno.

Para quem quiser economizar ou tiver mais tempo, as principais companhias de ônibus de Lima, como Oltursa, Cruz del Sur e Tepsa, vão até Mâncora ou região e a viagem dura de 16 a 18 horas. Os ônibus são confortáveis e seguros.

Transporte
Se você pretende ficar somente no esquema hotel-praia-restaurante-hotel, não tem necessidade de alugar um carro. A vila é pequena e você consegue fazer tudo a pé. Para maiores distancias ou se estiver cansado, o que não falta são as moto-taxis a menos de R$2.
Se você vier para surfar e quiser ficar livre para buscar as melhores ondas, o carro é fundamental.
San Jose Rent a Car

Onde ficar
Eco-lodge
La Posada – Albergue Internacional da Juventude
Outras opções de hotéis em Mancora.

Talvez você também goste

4 Comentário

  • Reply
    Carla Tolosa
    23/01/2015 at 22:02

    aiai… mais um lugar pra listinha…. 😉
    beijos Manu!

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/01/2015 at 23:22

      E vai ter coisa pra esta lista… Quando vc aparece?

      beijos,
      Manu

  • Reply
    Alceu L. Macuco
    18/12/2014 at 07:29

    Parabéns, Manu.
    Vc escreve muito bem! Parece até que a gente está no lugar também!
    Ótimo Natal e Ano Novo p vc e toda sua família.

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/01/2015 at 14:30

      Oi Alceu,

      Muito obrigada pelos elogios! Fico muito honrada…

      Um 2015 cheio de alegrias e viagens pra vc e sua família!

      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!