/>
2 Em Cultura/ Cup of Feelings/ Peru

A Arte de Viver

O fim do ano está aí e com ele o inevitável balanço do que foi positivo, digno de ser continuado, e o que é melhor evitar. Eu tenho esse hábito há algum tempo, já que isso funciona melhor do que fazer novas promessas pro ano novo – essas sim, praticamente impossíveis de cumprir. 2014 foi um ano de muitas mudanças e graças a Deus hoje posso ver que todas foram pra melhor, mas nem por isso passei por elas facilmente, pelo contrário!

Eu não sei se foi algo que adquiri ou que faz parte de mim desde sempre, mas sou extremamente ansiosa e tenho o péssimo hábito de querer me antecipar a todo e qualquer acontecimento da vida. Obviamente isso não funciona pra ninguém, muito menos quando estamos sujeitos as mudanças impostas pela vida em sociedade. Foi nesse momento, perdida na própria confusão, que eu conheci a Arte de Viver.

10314465_10153042050402662_1848173217619119093_n

A Arte de Viver é uma fundação internacional sem fins lucrativos que busca contribuir com a sociedade por meio de ensinamentos como o controle do estresse e a prática de serviços comunitários. Por mais que seja uma fundação presente em 152 países, e com uma legião de voluntários no Brasil, eu não os conhecia. Até um amigo querido – e instrutor da fundação – me apresentar e insistir para que eu fizesse um dos seus cursos para iniciantes.

O curso que eu fiz incorporava técnicas de respiração para meditação, além de discussões a respeito de temas diversos, sempre abordadas dentro da filosofia e conhecimento que eles praticam. Acredito que a somatória do momento em que eu me encontrava, a necessidade que sentia e o grupo legal que formamos resultou numa experiência muito positiva. No final da semana eu já estava dormindo melhor, mais concentrada e, principalmente, relaxada em relação a toda confusão que estava à minha volta.

Curso da fundação 'Arte de Viver' - Peru. Foto: divulgação facebook El Arte de Vivir.

Curso da fundação ‘Arte de Viver’ – Peru.
Foto: divulgação facebook El Arte de Vivir.

Longe de mim ser aquelas pessoas que se dizem regeneradas e ficam pregando o quanto são maravilhosas depois de determinado evento… Entretanto, o que eu aprendi naqueles 5 dias têm me ajudado muito a pensar na minha postura diante das coisas, o que é muito positivo. Mesmo aplicando o que aprendi à minha maneira – ainda não medito diariamente, tampouco me tornei vegetariana mas, em compensação, tenho exercitado a minha tolerância e generosidade como nunca -, sei que estou no caminho de me tornar uma pessoa melhor, o que é algo imenso, digno de ser mantido não só em 2015, mas enquanto eu puder.

O grupo do curso que participei.

Nós, no último dia de curso.

Além de refletir sobre meu balanço de 2014, decidi escrever esse post porque muita gente que vem ao Peru está em busca também de uma experiência energética, espiritual, mística (cada um dá um nome que mais lhe convém…) e os cursos da Arte de Viver podem ser um caminho lindo para os que desejam essa experiência mais intensa durante a sua viagem.

Os cursos em Lima acontecem no mínimo duas ou três vezes ao mês, e em Cusco uma vez ao mês. Toda e qualquer informação sobre a fundação e os cursos oferecidos você irá encontrar na página do facebook, El Arte de Vivir. De repente você consegue casar a sua viagem com algum dos cursos, garanto que a experiência será única e inesquecível. 🙂

 

Para saber mais:

– Você pode entrar nas páginas oficiais El Arte de Vivir Perú ou  Arte de Viver Brasil
– Como parte de toda filosofia praticada, os voluntários da fundação fazem ainda um trabalho social chamado ‘Las Manos que Ayudan‘, onde cozinhamos e levamos comida a moradores de rua no centro de Lima, todas as segundas-feiras à noite. Um trabalho lindo e feito com muito carinho, que merece ser divulgado. 🙂

 

Talvez você também goste

2 Comentário

  • Reply
    elizabeth moraes
    20/06/2015 at 23:48

    Estou encantada com o seu blog!!!!!!!! Encontrei-o em uma busca de informações sobre o Peru para onde estou indo no proximo dia 26 de junho/15, justamente para encontrar o Guruji, que estará em Lima. Que surpesa boa saber que voce tambem é da familia Arte de Viver….. Suas informações sobre tudo, tudo de Lima a Cuzco, para onde vou depois, me deram uma segurança muito grande em viajar e conhecer este pais tão rico. Parabens e muito obrigada. (alias seu blog deveria ser considerado como serviço de utilidade publica de excelencia…..!!!!!)

    • Reply
      Bia Kuntz
      24/06/2015 at 21:13

      Que delícia de comentário, Elizabeth!
      Obrigada! E que bom que pudemos te ajudar.
      Irei na charla de 30 de junho. Me chama se você me ver por lá!
      JaiGuruDev.!
      Um abraço, Bia.

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!