7 In Acomodação/ Crianças/ Ica/ Passeios/ Peru

Hotel Viñas Queirolo: o verdadeiro oásis no deserto peruano

Hotel Viñas Queirolo

Desde que me mudei para o Peru, sempre tem algum amigo me pedindo dicas de Cusco, Machu Picchu ou Lima, o que faz todo sentido já que são os lugares mais conhecidos. Mas o Peru tem muitos segredos bem guardados e o que pouca gente sabe é que a 250km ao sul de Lima, no meio do deserto de Ica, é possível encontrar um hotel cercado por mais de 500 hectares de vinhedos, montanhas e jardins bem cuidados, onde o pisco, o vinho e a natureza são as principais atrações. Ok, o Peru não tem a tradição vitivinícola de outras regiões próximas como Argentina, Chile ou o sul do Brasil, mas, para os apaixonados por vinhos e viagens (como eu), posso garantir: o Hotel Viñas Queirolo é puro charme e os vinhos são realmente uma delícia.

Parreiras da Viñas Queirolo

A melhor época para ver as parreiras cheias é no verão.

A cidade de Ica não é particularmente bonita, mas é conhecida por causa de Huacachina , uma lagoa rodeada por dunas imensas, onde é possível fazer passeios em buggies e sandboard. Muitos se referem a este local como o oásis da região, mas, na minha opinião, o Hotel Viñas Queirolo é o real oásis de Ica. Vou explicar porque: chegando em Ica, você vai se deparar com bastante lixo na rua, trânsito meio caótico com tuk tuks cortando seu carro e uma paisagem sem graça. O hotel fica “nas afueras” da cidade, a 12km do centro de Ica (uns 20 min) e, no último trecho para chegar no hotel, eu tinha certeza que o Waze estava me mandando para o lugar errado. Meu marido já estava com cara de “onde é que a gente foi se meter” até que, de repente, depois de percorrer uma estrada cinza, nos deparamos com uns portões enormes. Deu um alívio ver aquela imensidão de parreirais com um casarão branco cheio de flores ao fundo e uma estradinha linda no meio, quase me senti no Vale do Loire!

Infraestrutura do hotel Viñas de Queirolo

Um pouco de história: A família Queirolo inaugurou o Hotel Viñas Queirolo (o único no Peru em meio a vinhedos) em 2011, iniciando no país um forte trabalho para promover o enoturismo e o consumo de vinhos de alta gama. Até então, o foco da Bodega Santiago Queirolo (que existe desde 1880) era a produção de pisco e vinhos de mesa. Nos vinhedos de Ica se cultivam as uvas para elaboração dos piscos mais conhecidos do país e vinhos da linha premium chamada Intipalka (“vale do sol”, em quechua), primeiros no Peru a serem exportados para países europeus. O microclima da região, um vale no meio do deserto, é perfeito para o cultivo de vinhos por ter sol o ano inteiro e grande amplitude térmica. Essa combinação de dias mais quentes e noites fresquinhas faz com que seja possível curtir piscina durante o dia e jantar em frente a lareira de noite, saboreando um bom vinho, é claro 🙂

Hotel Viñas Queirolo

Solaço de dia!

Vinhedo Ica

Lareira e vinho a noite.

O hotel agrada tanto casais quanto famílias, pois a propriedade é bem “espalhada”, então, mesmo se o hotel estiver lotado (como estava na segunda vez que fui), você dificilmente vai perceber. Tem parquinho para as crianças, por do sol nas montanhas, degustação de vinhos e pisco, tour pelos vinhedos, piscinas e serviço excelente. Recomendo pelo menos 2 noites no hotel e 3 dias inteiros, já que fica a 4 horas de Lima. Eu sempre vou embora com vontade de ficar mais!

Como são os quartos do Hotel Viñas Queirolo?

hotel viña queirolo

Os quartos do hotel se dividem em Júnior, Superior e Suíte, e a configuração das camas e a vista (que pode ser interna, jardim ou vinhedos) varia de acordo com a categoria. O site do hotel tem todas as informações detalhadas. Eu fiquei a primeira vez na Junior, a mais básica, e achei perfeito para 2 adultos e um bebê no berço (que o hotel providenciou, sem custo adicional, importante pedir na hora da reserva). Mas acho bom avisar que esta categoria não possui frigobar, o que não foi um problema pra gente.

A Infra do Hotel

hotel viña queirolo

piscina do hotel Viñas Queirolo

Piscina familiar do hotel.

As piscinas infantis.

As duas piscinas infantis.

Estrutura Hotel Viñas Queirolo

Oliver se divertindo no parquinho.

A área de lazer principal conta com piscina familiar, jacuzzi, piscina infantil, academia, quadra de tênis, parquinho infantil e salão de jogos. Em outra parte do hotel existe ainda uma “piscina de descanso”, só para adultos, ótima pedida para quem quer ler um livro tranquilamente longe da “vibe” familiar. Todas as piscinas são aquecidas a 28 graus. O hotel ainda dispõe de salas para eventos, sala de descanso e uma loja, onde você encontra vinhos e piscos com desconto e também ótimos souvenirs. O vinho “Intipalka n°1”, o top da marca e ganhador de importantes prêmios, tem um ótimo preço na loja, se compararmos aos supermercados. Em breve o hotel também contará com um museu de carros antigos, da coleção do próprio Sr. Santiago Queirolo.

Restaurantes e Bares

O hotel possui dois bares e um restaurante. O Restaurante Las Viñas serve café da manhã, almoço e jantar e tem uma vista lindíssima para os vinhedos. O café da manhã, estilo buffet, costuma ser mais completo em fins de semana e feriados, mas é sempre gostoso (prove o bolo de banana!). Almoço e jantar são a la carte, com opções de massas, carnes, saladas, frutos do mar e pizzas. Claro que não faltam clássicos peruanos como o tequeño (um pastelzinho de queijo servido com guacamole). Tem menu infantil também com porções generosas (e olha que o Oliver é comilão!), achei simpático que o staff do restaurante oferecia se eu queria guardar o que o meu filho não tinha comido para a próxima refeição e depois aqueciam quando eu pedisse, sem problemas.

Bar do hotel

O bar preferido pro fim de tarde/noite.

Os 2 bares oferecem uma versão reduzida do cardápio do restaurante e também do menu infantil. Todos contam com cadeirinha para os pequenos. No Bar Intipalka, em frente a piscina familiar, você pode saborear seu vinho Rosé com um bom ceviche em uma das mesinhas ou no conforto da sua espreguiçadeira, ou até mesmo na borda da piscina admirando as montanhas. Se der saudade do Brasil, peça uma porção de yuca (nosso aipim frito) e a combine com uma taça do Intipalka Sauvignon Blanc ou uma cerveja. O Bar Queirolo, em frente à piscina de descanso, é mais frequentado no fim de tarde/início da noite, quando acendem as lareiras. Tem sofás super aconchegantes e mesas de centro. A pedida aqui é uma boa pizza com um Intipalka Malbec, ou um chilcano de maracujá, pra ficar relax. É uma ótima alternativa para quem não quer ir no restaurante. Dica top n°1: se você não terminou sua garrafa de vinho no restaurante ou bar, leve com você! Coloca as crianças pra dormir e aproveita pra sentar na frente do quarto (muitos tem um sofazinho na frente) curtindo o céu estrelado com uma taça de vinho em mãos. Dica top n°2: não recomendo, se você tiver opção na hora da reserva do hotel, de escolher o “pacote” (que inclui café da manhã, almoço e jantar no restaurante), pois você acaba ficando “preso” ao restaurante e não aproveita as opções dos bares. Se puder escolher, vai por mim, a opção só com café da manhã é a melhor.

O que fazer no Hotel Viñas Queirolo?

Tour pela Viñas Queirolo

O tour pelo vinhedo, oferecido pelo hotel.

O hotel oferece bicicletas e rotas para corrida/caminhada, mas o ponto alto incluído nas reservas é a visita guiada aos vinhedos (com explicação bem completa sobre as diferenças entre cada uva e suas características), seguida de passeio ao mirante para assistir o pôr do sol com degustação de espumante. As crianças podem acompanhar esta parte do passeio. Porém, logo após o retorno do mirante, tem a degustação de vinhos e piscos onde não se permite entrada de menores. Quando fui, eu e marido nos alternamos para ficar com Oliver, ele fez a degustação no primeiro dia e eu, dia seguinte. Nessa degustação, comandada por uma sommelier, rola umas brincadeiras de adivinhar o cheiro de algumas essências e frutas, que ajudam a abrir nosso olfato e ela aproveita para testar os conhecimentos sobre as uvas (para ver quem realmente prestou atenção lá nos vinhedos!). Ah! Sempre recomendo colocar calça ou muito repelente quando for passear pelos vinhedos ou parquinho no fim de tarde, tem mosquito!

Tour na Viñas Queirolo

As crianças costumam se divertir no tour

O que fazer em Ica?

Os passeios mais procurados em Ica são: sobrevoar as linhas de Nazca, passeios de buggy e sandboard, Ilhas Ballestas em Paracas e visitação a outras bodegas da região. Destes, nós fizemos o passeio em buggy privativo, onde crianças a partir de 1 ano podem acompanhar. Oliver aguentou firme as subidas e descidas com muito vento no rosto (que estava protegido com mini-capacete e óculos) e achamos que a experiência valeu a pena. Nós fizemos em dunas próximas ao hotel, mas, se você estiver de carro, talvez seja mais interessante ir diretamente a Huacachina e fazer o passeio lá, tem milhares de agências no local. O passeio das Islas Ballestas eu só recomendo fazer se você for passar uns dias em Paracas, pois partindo de Ica são quase 5 horas entre deslocamentos, passeio até a ilha e retorno. Para os amantes de doces, saibam que a famosa chocoteja peruana nasceu em Ica, pergunte no hotel pela melhor loja para provar essa delícia!
Vou ser bem sincera aqui (e esse post não é publi): juro que entendo quem não quiser fazer nenhum passeio fora do hotel. Ficar admirando aqueles vinhedos já era um programão e eu nem tinha vontade de sair de lá. Depois que você visitar este hotel, volta aqui para me contar como foi.;-)

Passeio em Ica

O passeio nas dunas próximas ao hotel.

Hotel Viñas Queirolo
Carretera San José de los Molinos km 11, Los Molinos, Ica – Perú
Reservas aqui
Distancia: 250km ao sul de Lima, em torno de 4h de carro e um pouco mais de ônibus.
Como chegar: de carro ou ônibus pela Panamericana Sur, recentemente duplicada. O ônibus (empresa Cruz del Sur) deixa na rodoviária no centro de Ica, onde será necessário um taxi até o hotel.
Melhor época: todo ano faz um sol lindo por lá e qualquer época vale a pena, mas, se quiser pegar as parreiras cheias, melhor ir no verão, antes da vindima. Se quiser participar da colheita, a vindima acontece entre fevereiro e abril.

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Karin Christina
    27/03/2019 at 08:50

    Amei o post e a dica!! eu e minha família já conhecemos Paracas….quem sabe na próxima damos uma esticadinha!!

  • Reply
    Karin Christina
    27/03/2019 at 08:41

    Amei!! Lindo hotel, adorei as dicas e o texto! Já estive em Paracas e no final do ano queremos voltar…quem sabe damos uma esticadinha para conhecer!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      04/04/2019 at 17:25

      A esticada vale a pena sim, Karin! O hotel é relativamente novo e tá ficando melhor a cada dia que passa. Dá pra fazer reserva já no link lá no post. Só não deixa pra ultima hora porque o povo de Lima planeja (e lota) tudo com antecedência!

      bjs, Manu

  • Reply
    Renata
    26/03/2019 at 18:14

    Adorei, Virginia!! Estou com muita vontade de conhecer o hotel! Parabéns! Bjs Renata

    • Reply
      Manu Tessinari
      04/04/2019 at 17:23

      Eu tb, Re! Fiquei devendo esta… Mas o ano só ta começando! Da uma olhada no calendário e se joga!

      bjs, Manu

  • Reply
    tatiluiz
    26/03/2019 at 14:57

    Esse hotel é mesmo maravilhoso como a Tuti disse… a noite, pedimos pizza e vinho (é claro)… o pisco sour de lá também é fantástico!! Fomos em fevereiro e as parreiras estavam lotadas de uvas.

    • Reply
      Manu Tessinari
      04/04/2019 at 17:22

      Todo mundo que vai realmente adora! To devendo uma visita… 😉

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.