6 In Peru

Batata: um dos alimentos mais importantes do Peru.

batatas peruanas

Ontem foi o Dia Nacional de la Papa (Dia Nacional da Batata) aqui no Peru. Nestes anos todos nunca tinha escrito sobre o assunto e, de verdade, acho que está mais que na hora de contar um pouquinho da história da batata peruana porque ela se mistura com seu povo, sua cultura, sua gastronomia.

Você sabia que a batata surgiu aqui no Peru? Estudos comprovaram que os incas cultivavam batatas entre 8000 e 5000 a.C. Sim, os europeus só conheceram a batata depois de 1536, quando os espanhóis começaram o processo de colonização da América do Sul.

batata peruana

Não parece, mas estes são os muito tipos de batata existentes no Peru.

A batata é nativa dos Andes e rica em vitaminas e antioxidantes absorvidos da montanha. Foram levadas para a Europa como uma forma de acabar com a fome, mas o mal plantio e o desconhecimento do tubérculo fez com que os planos dessem errado. Em relação a plantio, cultivo, alimentação saudável, os incas estavam adiantados. Sabiam que não se pode cultivar um só tipo de batata e um só solo. Espalharam o cultivo (e o império) através da trilha inca para Bolívia, Equador, Colômbia e Chile, chegando até mesmo na Argentina.

No Peru, são cultivados mais de 3200 tipos de batatas catalogadas. Só em Cusco são 1200 tipos, cultivados a mais de 4mil m.a.n.m. São aproximadamente 730 mil famílias que vivem do cultivo da batata, aproximadamente 3,6 milhões de peruanos, 11% da população total do país. 19 das 25 regiões peruanas cultivam o tubérculo. São 700 mil toneladas de papa nativa exportadas todos os anos, principalmente para EUA, Alemanha e Espanha.

Mas por que a batata? Porque é um alimento energético, fonte de carboidrato e proteína, vitaminas e minerais. Sabia que uma batata contém a metade da dose diária de vitamina C diária necessária a uma pessoa adulta? Tem mais proteína que o milho e quase o dobro do cálcio. Ajuda a diminuir a pressão arterial, as mais amarelas protegem contra degeneração visual, a roxa é antioxidante, todas são anti-inflamatórias, ajudam contra os problemas digestivos e protege contra o câncer de estômago. Além de ser um importante alimento contra a má nutrição devido ao zinco e ferro. Motivos de sobra?

Tudo que escrevi assim diz muito sobre o porque a batata é tão importante para o peruano e pra gastronomia peruana. Ainda hoje a batata é o principal alimento da serra. Ainda hoje é o alimento mais usada contra a desnutrição infantil. A batata sustenta as famílias peruanas financeiramente e fisicamente. A batata é sinal de orgulho e de muita história.

batatas peruanas

Almoço oferecido em honra das visitantes estrangeiras em uma escola em Calca. foto: Patricia Guanais.

batatas peruanas

Alimentação real contra a anemia infantil em Calca, Peru. foto: Patricia Guanais.

batata com brócoli contra anemia

O almoço oferecido com tanto amor pelos estudantes desta escola em Calca era batata com brócolis. Alguma dúvida da valor da batata para o peruano? foto: Patricia Guanais.

Vou contar uma história que adoro: existe uma papa chamada Yuraq Llumchuy Waqachi, que em quéchua significa “a que faz chorar a nora branca”. Ela é chamada também de “papa de la suegra” (batata da sogra). Esta batata se chama assim porque as sogras a usavam para testar a futura nora. As noras deviam descascar a batata com uma faca sem romper a casca e deixando os volumes e ondas da batata. Se a nora não conseguia, era reprovada na prova de amor à sogra e não estava pronta para ser esposa e mãe. Sensacional, não?

Nos supermercados, em Lima, é comum encontrar uns 10 tipos de batatas, o que para mim já é uma aventura! Aos poucos, você vai arriscando, provando e descobrindo novos sabores. Na serra peruana, se encontra mais, naturalmente. Nos mercados de frutas e verduras se encontra mais e é só pedir informação, que eles vão adorar te contar pra que serve cada tipo, como prepara, quais os benefícios.

batatas peruanas no supermercado

As batatas mais comuns são a papa blanca, usada para as batatas fritas e a papa amarilla, usada para purê e causa rellena, típico prato peruano. Entre as mais raras estão a Cacho de Buey, que tem este nome porque se parece ao pênis de um toro (oi??) e a Lombriz Blanca, pelo seu formato. Mas vamos falar agora do que mais interessa: como você pode aproveitar esta delicia na cozinha peruana.

Pratos peruanos imperdíveis feitos com batata

Causa

Talvez a mais tradicional entrada limenha, ela varia muito entre um restaurante e outro, entre a receita mais tradicional e receitas más criativas. Basicamente o prato são batatas amassadas como um purê, temperadas com ají (pimenta), sal e limão, recheadas com franco, atum, pescados, camarões, entre outros.

Causa Peruana

Foto: Patty Ho (CC BY 2.0)

Papa a la Huancaína

Também é uma entrada muito tradicional no Peru, mas proveniente da cidade de Huancayo. Existem registros que este prato surgiu no século XIX e primeiro era servido quente. Hoje é um prato frio.
É basicamente batatas cozidas com o molho “a la huancaína”, onde está toda a diferença. Sempre vem acompanhado de ovo cozido e azeitona. O molho “a la huancaína” é tão famoso, que se encontra para comprar de forma industrial, como se fosse um molho rose ou uma mostarda.

Papa a la Huancaina

Foto: James ( CC BY NC-ND 2.0)

Papa Rellena

Um dos pratos mais populares e famosos do Peru. É como um bolinho de batata recheado (a grosso modo, mas só para vocês visualizarem é tipo nossa coxinha ou o bolinho de aipim – pra quem é capixaba ou já foi a Meaípe). Batata amassada com recheio de carne moída ou picada, ovo cozido, passas, azeitona e temperos. É frita. Apesar de ser uma entrada ou um petisco, muita gente no país como com arroz, como prato principal.

Papa Rellena

Foto: Travel Aficionado (CC BY-NC 2.0)

Pastel de Papa

Super fácil de encontrar pela cidade, as pessoas hoje comem como um “lanche” ou um almoço leve, mas é, originalmente, uma entrada muito típica de Arequipa. Se quer comê-lo de forma mais tradicional, ela é acompanhada de Rocoto Relleno (outro prato peruano típico que consiste em uma pimenta local tipo pimentão recheado).
O prato é feito com várias camadas de batatas intercaladas com fatias de queijo e são orneadas.

Pastel de papa

Foto: do site Comidas Peruanas, onde tem receitas de comidas típicas peruanas.

Papas Fritas Huayro

Então, as batatas fritas huayro não são um prato típico, muito menos tradicional, nem vai encontrar em todo lugar, mas eu escolhi pra colocar aqui mesmo assim porque ninguém resiste a uma batata frita, né? E você não cometerá o sacrilégio de comer uma batata frita de fast food americano, tendo a batata frita huayro pra experimentar.
Eu simplesmente amo esta batata frita vendida no “fast food” peruano mais amado do país: La Lucha. Já citei muito ele aqui no blog, porque é um lanche gostoso, típico e barato (o famoso bbb). Lá eles inventaram de fazer batata frita com a batata huayro que é mais arenosa, mais macia e derrete na boca. Vale a pena provar!

Batata frita Huayro La Lucha

Algo que sempre tento passar aqui pelo blog, nos meus tours ou para quem viaja comigo pelo Peru é que você tem mil jeitos de viajar no país: luxo, família, mochileiro, de galera, solitário. E você tem duas formas de viajar pelo Peru: como um turista básico que vê tudo de lindo, que tira foto de tudo de lindo e famoso que há, mas você pode sentir o país. Sentir sua gente, entender seus costumes, suas origens. Isto muda o olhar e, consequentemente, sua experiência. Apesar da batata peruana ser o motivo do texto, meu desejo é que tenha te ajudado a enxergar melhor o país, quando estiver nele.

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Fabio de Souza Marques
    23/11/2020 at 17:52

    Obrigado, ajudou no meu TCC

  • Reply
    Tania Mountian
    21/10/2019 at 21:02

    Oi, Manu
    Estou lendo seu blog porque vou a Lima daqui algumas semanas. Os textos são super interessantes, bem escritos e as dicas são excelentes!

    • Reply
      Manu Tessinari
      18/11/2019 at 16:10

      Oi Tania!

      Que bom escutar isto! a gente escreve com maior prazer. Espero que sua viagem tenha sido ótima!

      Manu

  • Reply
    Neiva Vilela
    31/05/2019 at 20:39

    Sabor e prazer. Eu adoro o seu blog.Vou Lima ainda este ano. Suas dicas são excelentes.Obrigada por compartilhar…

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/06/2019 at 10:28

      Oi Neiva,

      Você não acredita o quanto é bom receber palavras de carinho assim, principalmente em uma época que os números que contam e escrever um post destes é saber que quase ninguém vai acessar ou se interessar. Escrevi este texto pelo amor que tenho pelo país, mas devo confessar que as vezes acho que ninguém vai ler… Bom saber que você leu e gostou. Já valeu a pena pra mim. 😉

      abraços,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.