/>
4 Em Cultura/ Lima/ Peru

Fiestas Patrias – O mais importante feriado peruano.

fiestas patrias, lima, bandeira lima

fiestas patrias, lima, bandeira lima Quando começa julho, o país muda. No início é imperceptível, mas pouco a pouco cresce o número de bandeiras do Peru espalhadas pela cidade, as vitrinas começam a se enfeitar e as pessoas não falam de outra coisa: Fiestas Pátrias. Fiestas Pátrias são as celebrações pela Independência do Peru do domínio espanhol. Dia 28 de julho se comemora a declaração de independência por Don José de San Martín e dia 29 de julho em honra das Forças Armadas e Polícia Nacional do Peru. O principal feriado nacional é fortemente esperado e comemorado no país. Seria como um “segundo Natal”. Há comidas especiais para as festividades, fogos de artifício durante todo o mês, desfiles cívicos e folclóricos, o comércio entra todo em promoção e é comum nas ruas as pessoas te desejarem “Feliz Fiestas Pátrias”. Também em comemoração a data, o Presidente da República cumpre uma das suas maiores obrigações: ele presta conta ao seu povo, com uma mensagem de Estado, de tudo que há realizado até a data. Este costume foi criado por D. Jose de San Martín em 1821 e continua até hoje. Em julho, também por causa das Fiestas Pátrias, as escolas param uma semana e os trabalhadores ganham, como gratificação, o 13o salário (no final do ano ganham o 14o salário). Hora do peruano comprar e viajar. O turismo interno e externo tem seu apogeu e, para conseguir viajar pelo país sem gastar muito, tem que se programar com bastante antecedência. O turista que visitar o Peru durante o período poderá presenciar diferentes festejos. Cada cidade comemora a sua maneira, normalmente com muita música e apresentações folclóricas. Quem estiver em Lima, verá por alguns dias, a cidade um pouco alterada devido aos palanques e arquibancadas para os desfiles tradicionais no centro da cidade e Miraflores, mas vai conseguir curtir o que ela tem de melhor. Restaurantes, supermercados e alguns museus (como o Larco) estarão funcionando normalmente. É interessante verificar se o ponto turístico que você quer visitar estará aberto ou então deixe para os dias de feriado, que este ano cai num sábado e domingo, para fazer os passeios externos como malecón(o calçadão) e Miraflores.

lima, miraflores, fiestas patrias, desfile wong

As arquibancadas em Miraflores para o Desfile do Supermercado Wong, que acontece sempre uma final de semana antes das Fiestas Patrias.

Aproveite que a cidade está linda de vermelho e branco, que está mais vazia e tranqüila, com seu trânsito menos louco. Ah! Por falar em vermelho e branco das bandeiras, uma curiosidade. Logo que vim morar aqui, achei lindo todos terem bandeiras expostas nos prédios, casas e estabelecimentos. Achei um ato de orgulho e tanto. Bom, existe o orgulho sim, é claro, mas descobri que o uso é obrigatório sob pena de uma multa de aproximadamente US$ 125! Acreditam? Bom, obrigado ou não, a cidade fica mais bonita e, quem sabe no futuro, os pequenos cidadãos de hoje não colocarão as bandeiras por livre e espontânea vontade…

fiestas patrias, bandeira peru, lima

Estabelecimentos comerciais e casas com suas bandeiras no alto.

Talvez você também goste

4 Comentário

  • Reply
    Cup de mini-férias!! - Cup of Things
    24/07/2015 at 20:30

    […] Fiestas  Pátrias – o mais importante feriado peruano […]

  • Reply
    Feriados no Peru - Cup of Things
    26/06/2015 at 09:01

    […] 28 e 29 de julho: Fiestas Pátrias Sem a menor dúvida, o feriado mais importante aqui do Peru, onde é celebrada a independência do país. Durante o mês de julho tudo fica branco e vermelho (cores nacionais), as pessoas desejam “Feliz 28″ por aí e o país literalmente pára durante esse feriado. Essa é, provavelmente, a data onde você corre mais risco de encontrar lugares fechados na cidade de Lima – desde restaurantes até museus, podem interromper ou restringir seus serviços nesses dois dias. Já Cusco e Machu Picchu têm um movimento grande de turistas nacionais, então se a sua intenção é viajar para lá nesse período, o risco é de encontrar a cidade e os hotéis lotados. Como a data inclui desfiles cívicos e folclóricos, saiba que no centro da cidade e em Miraflores você verá verdadeiras arquibancadas para o público admirar os desfiles. Principalmente no dia 29 – desfiles das forças armadas em frente ao Palácio do Governo – o acesso ao Centro Histórico de Lima para visitação fica bastante comprometido. A data mobiliza tanto o país que nesse mês os trabalhadores ganham um 13° salário e o governo incentiva o turismo nacional de forma ferrenha. Já falamos um pouco sobre essa celebração aqui. […]

  • Reply
    Andri
    13/03/2015 at 16:38

    Olá!
    Você sabe me dizer como é o feriado de 1º de maio? Será que consigo fazer algum passeio?
    Os horários de ônibus para outras cidades mudam?

    • Reply
      Bia Kuntz
      18/03/2015 at 11:03

      Olá Andri,
      Não sei se eu entendi sua pergunta, acredito que esse feriado aqui é como no Brasil. A maioria dos grandes comércios – shoppings e afins – fica aberto sim, as praças e parques, os restaurantes, museus, centro histórico, o turibus funciona… Depende do passeio que você quer fazer! O ideal seria pesquisar antes somente para confirmar, caso precise comprar antecipadamente o ingresso, ou coisa do tipo.
      A respeito dos ônibus, recomendo que você leia nosso post sobre ‘como viajar de ônibus pelo Peru’ http://cupofthings.com/2012/11/14/viajar-onibus-peru/
      Aqui em Lima não temos rodoviárias, cada empresa de ônibus possui a sua própria estação de embarque e desembarque. Assim como acontece no Brasil há algum tempo, podemos comprar as passagens antecipadamente pelo site da empresa. Aí você consegue ver os horários de ônibus que eles têm disponível pras datas que vc quer.
      Espero ter te ajudado.
      Abraço,
      Bia.

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!