/>
2 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

Barra Chalaca, comida local a um preço ótimo

Há algum tempo fiz um post falando sobre os restaurantes baratos em Lima, afinal, nada melhor do que comer algo delicioso e pagar um preço feliz, né?! Contudo, o Barra Chalaca é muito mais que isso, se trata de um mergulho na cultura local.

Pra começar, barra significa balcão, bar e, chalaco, significa oriundo de Callao. Callao sendo a cidade próxima a Lima, onde está o principal porto da região e por onde entraram muitas das influências culturais e culinárias que hoje formam esse país. Não precisa ser historiador para saber que, na época em que os portos eram praticamente a única entrada e saída existentes, seu entorno era repleto de movimento.

Vendo a chegada e partida de barcos diariamente, Callao desenvolveu uma gastronomia que girava em torno de pescados e mariscos super frescos, temperados com pimentas e ervas locais, e que eram servidos rapidamente já que o fluxo de pessoas era sempre intenso. Foi sob esse contexto que Gastón Acurio elaborou conceito do Barra Chalaca.

Barra Chalaca

Lugar pequeno, decoração simples e acolhedora, com paredes de azulejo, bancos de madeira e expressões locais bastante informais decorando o ambiente, o Barra Chalaca está numa movimentada avenida de San Isidro, próximo a inúmeros escritórios e estabelecimentos comerciais. A ideia é sentar para comer algo rápido, fresco, saboroso e saudável mas, nem sempre, conseguimos sair dali rapidamente!

Chicharrón de calamar e pejerrey arrebozados do Barra Chalaca

O cardápio é restrito mas não menos assertivo. Meus favoritos são o cebiche combinado de pejerrey e chicharrón de calamar – peixe-rei cozido no leite de tigre e lula empanada frita – e o chaufa tapado – arroz, vegetais e uma tortilha de ovos e camarão com molho picante –, mas, na boa, tudo ali é delicioso. E muito bem servido! O ideal é pedir vários pratos para compartilhar, assim todos provam um pouco de tudo, mas, se for sozinho, um único prato é mais que suficiente.

Cebiche combinado, Barra Chalaca

 

Bolo de chocolate, Barra Chalaca

A cerveja é bem gelada mas minha opção alcoólica é sempre o vinho branco que servem por taça. 😉 Agora, deixem um espaço para o bolo de chocolate no final. Juro, é incrível.
O serviço é rápido, eficiente mas sem tempo para muita conversa. Entretanto, o Jhon e o Cristian, garçons da parte externa, já estão acostumados com a gente, criaturas de botecos brasileiros, que nunca conseguem simplesmente comer e sair de lá rapidinho. Um prato sempre pede outro, e uma bebida mais e, quando vemos, já é quase quatro da tarde. O clima lá é delicioso, não nos faz querer ir embora.

Chaufa tapado, Barra Chalaca

Chegue cedo

O restaurante não faz reservas então, se não quiser esperar na fila para conseguir uma mesa, aconselho chegar bem cedo ou já no fim da tarde. A hora do almoço é sempre super concorrida, principalmente aos finais de semana, portanto, se planeje para estar lá antes das 12h30 ou após às 15h. O horário de funcionamento diário é das 11h às 17h.

Agora, o melhor de tudo é que o prato mais caro do cardápio custa, apenas, S/. 32,00 (e, o mais barato, S/. 19,00).
Sério, o Barra Chalaca é, na minha humilde opinião, um dos melhores restaurantes de Lima quando se considera o custo x benefício.
Nada mais posso dizer à vocês a não ser: Vão! Conheçam, provem, gastem pouco e tenham uma experiência deliciosa. 🙂

Talvez você também goste

2 Comentário

  • Reply
    Ofelia Sabbagh
    06/07/2017 at 14:32

    Meninas, fui duas vezes ao Peru faz 25 anos! Agora vou levar o meu filho de 33 anos e vou seguir dicas de vcs. Gostaria que vcs colocassem os endereços recomendados pois, às vezes, os sites não abrem ou a página já não existe mais.
    Obrigada, Ofelia Sabbagh

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/07/2017 at 11:50

      Oi Ofelia,

      Vamos tentar! O que posso garantir é que sempre checamos os sites e links expostos nos posts justamente para tenham as informações mais completas possíveis. Pode ser, infelizmente, que com o passar do tempo, algumas páginas saiam do ar, mas estaremos conferindo dentro do possível. Que sua viagem para o Peru tenha um misto de saudade e surpresa, afinal mudou muita coisa por aqui! Que seja linda!!!

      boa viagem,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!