/>
14 Em Lima/ Passeios/ Peru

Centro Histórico de Lima: tours com áudio-guias gratuitos!

site de turismo da Promperu

Uma das coisas que me encanta aqui no Peru é que sempre descubro lugares novos e diferentes que eu gostaria de conhecer. Não que os destinos do qual falo sejam super conhecidos ou tenham uma estrutura turística organizada e de ótima qualidade, acredito que minha curiosidade é estimulada pelo excelente trabalho de divulgação que a Promperu faz. Como publicitária e especialista em turismo, tenho que dizer que sou apaixonada pelo material publicitário peruano.

site de turismo da Promperu

O site de turismo local da Promperu tem os áudios-guias logo na capa.

Todo tipo de informação para quem está vindo para o Peru pela primeira vez pode ser encontrado, além do Cup of Things, no site de turismo da Promperu em português. Acho interessante também se aventurar pelo site para peruanos. Os assuntos, em alguns casos, não são iguais e, como o público é diferente, o foco também e você encontra mais detalhes sobre cidades e programas.

Hoje quero falar aqui sobre um material ótimo que a Promperu disponibiliza para os turistas: áudio-guias gratuitos em mp3 sobre o centro histórico de Lima. São muito bacanas. Um achado!

site de turismo da Promperu

Exemplo da rota 01. Pode baixar o mapa e o audio sem complicação. No alto da página, ainda há uma breve explicação da rota e você pode ver fotos dos locais a serem visitados.

São sete rotas no centro histórico, divididos por área e com temas comum. As distâncias percorridas não são grandes e as explicações duram entre 12 e 22 min. Os áudios são bem feitos e estão disponíveis em inglês e espanhol, a locução é lenta e pausada. Qualquer brasileiro consegue entender quase que integralmente. Todas as rotas vem acompanhadas de um mapa que também pode ser baixado. Para quem não tiver tempo (nem vontade) de fazer fazer todas as rotas, o ideal seria pesquisar um pouquinho as rotas para saber qual tem mais a ver com você. De qualquer forma, eu indicaria as rotas 01, 03 e 04 para quem vem pela primeira fez e quer conhecer o básico imprescindível. Elas se completam, são próximas e você conseguirá tirar onda em 99% das conversas sobre centro histórico limeño. 🙂

site de turismo da Promperu

As sete rotas separadas por temas.

Você encontra o áudio-guia na página de turismo para locais da Promperu, junto com a indicação de outros aplicativos para celular. Eles disponibilizam no Google Play e na Applestore, mas, na minha última tentativa, somente o Google Play estava ativo, então preferi colocar aqui o link direto dos áudio-guias. Caso não consiga baixar na versão para celular, baixe no seu computador e transfira ou entre no link direto do seu celular e baixe pela versão mobile.

site de turismo da Promperu

Os áudios disponibilizados como aplicativos ou você pode também ir direto no link.

Site de turismo da Promperu

Tela de entrada para os áudio-guias. Bilingue, com versão para celular e fácil de usar.

Turismo no melhor estilo bom, divertido e barato. Usem a vontade. 😉

obs.: Não custa lembrar que tudo que escrevemos aqui é nossa experiência e nosso interesse de dividir coisas boas com vocês. Não recebemos nada para escrever sobre os guias ou a Promperu.

Talvez você também goste

14 Comentário

  • Reply
    Neusa
    23/03/2015 at 21:26

    Adorei o seu blog, muito explicativo e bem ilustrado, parabéns! Obrigada por dividir as suas experiências e conhecimentos. Vou utilizar muitas informações em abril, quando estarei em Lima!

    • Reply
      Bia Kuntz
      25/03/2015 at 15:45

      Que bom que pudemos te ajudar, Neusa!
      Aproveite sua viagem, você vai adorar!
      Abraço,
      Bia.

  • Reply
    Ricardo
    02/12/2014 at 10:19

    Otimo blog.
    Em quantas horas é possível fazer os 7 roteiros do centro?
    Domingo é um bom dia?

    • Reply
      Manu Tessinari
      02/12/2014 at 13:51

      Oi Ricardo,

      Te respondi já. Acho que domingo pode ser um dia bom sim. É um dia onde o comercio não funciona. Você não vai ver o centro cheio de vida, mas estará bem tranquilo e mais fácil para passear, tirar fotos, etc.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Costzano (@costzano)
    02/12/2014 at 09:44

    Excelente blog.
    A respeito do centro gostaria de saber se é possível fazer os 7 roteiros em 3~4 horas.
    Gostaria de ir no domingo logo após ao almoço e estender até o final do dia para ver o circuito das águas.
    Obrigado

    • Reply
      Manu Tessinari
      02/12/2014 at 13:50

      Oi Contzano, tudo bem?

      Então, respondi isto a outro leitor que tem a mesma dúvida. Tudo depende do seu ritmo. Os audio-guias tem 2 horas e pouco, então, dando uma agilizada acredito que sim. Se você for entrar nos museus, aí vai demorar mais e necessitará de pelo menos um dia. Um tarde inteira pode rolar e ir ao Circuito as 19h.

      abraços e obrigada!
      Manu

  • Reply
    Ricardo Marzano Costola
    30/11/2014 at 12:29

    Muito bom o blog,
    Poderia me ajudar?
    Pretendo fazer os 7 roteiros do centro.
    Saberia me dizer em quantas horas para fazer?

    • Reply
      Manu Tessinari
      02/12/2014 at 13:41

      Oi Ricardo,

      Ficamos felizes que vc tenha curtido o blog. Eu não fiz todos os roteiros do audio ainda, mas são um pouco mais de 2horas de audio. O tempo que você irá andar, depende de você. Depende de quanto vai querer curtir, fotografar e estar em cada ponto citado, fora o tempo que vai parar para descansar, ver coisinhas de souvenir ou visitar um museo. Eu acho que, se quiser fazer com calma os roteiros mais os museus, um dia inteiro no mínimo.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    ANTÔNIO SOARES
    03/11/2014 at 05:27

    Manu, por favor, me tire uma grande dúvida: Comprei três passagens para Lima pela TAM (Salvador-Lima). Paguei de taxas, ao todo, R$ 700,00. No retorno vou precisar pagar mais alguma taxa para sair do país lá no Aeroporto?

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/11/2014 at 18:27

      Oi Antonio,

      Nenhuma taxa a mais, a não ser que você tenha excesso de bagagem.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Liana
    23/10/2014 at 21:49

    Me encanta este blog! Boas dicas!

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/10/2014 at 18:21

      Obrigada Liana! Ficamos muito feliz, viu?

      Manu

  • Reply
    Roberta Maués
    22/10/2014 at 09:54

    Excelente post! Aliás, excelente Blog! Vou à Lima e Bogotá em Janeiro e estou devorando seu blog. Foi um achado muito feliz!

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/10/2014 at 10:46

      Obrigada Roberta!

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!