/>
14 Em Cultura/ Gastronomia/ Lima/ Peru

Mistura vem aí!

Todo ano, no mês de setembro, acontece em Lima uma das maiores feiras gastronômicas da América Latina, a Mistura. O nome não podia ser mais propício, já que a feira, durante 10 dias, mistura comidas das mais diferentes e variadas regiões do país, cozinheiros com produtores agrícolas, locais com turistas, especialistas com leigos, nacionais e estrangeiros, ricos com pobres, tudo num espaço pacífico e festeiro.

Mistura

Logo lançada para divulgar o grande objetivo do país: tornar-se a Capital Gastronômica das Américas

A Mistura muda a cara da cidade. Todos os dias, o espaço lota de gente querendo curtir todas as atrações. E não são poucas. Além das centenas de restaurantes e lanchonetes representadas ali, há também galpões enormes de produtos locais e de utilitários de cozinha, shows, apresentações típicas, palestras, concursos e fóruns.

Os grandes galpões eram segmentados, representando a diversidade do mercado gastronômico.

O pública comparece em massa durante toda a feira.

As filas são sempre enormes, mas o sabor das comidas, o clima de diversão e a paciência do povo fazem o sacrifício valer a pena.

No último ano, os palestrantes não poderiam ser melhores. Foram simplesmente OS melhores chefs do mundo! Rene Redzepi, Ferrán Adriá, Albert Adriá, Massaro Bottura, Michel Bras,  entre outros. Do Brasil, claro que não poderia faltar o nosso melhor: Alex Atala e também a especialista Mara Salles. Os três chefs mais famosos do Peru também estavam presentes: Gastón Acurio, o grande mentor e articulador da Feira (e sem dúvida o grande responsável pelo crescimento gastronômico do Peru) , Rafael Osterling (do Rafael e El Mercado) e Pedro Miguel Shiaffino (do Malabar).

Mistura Noma Rene Redzepi

Rene Redzepi palestrando para centenas de estudantes, jornalistas e fãs do chef.

Mistura Alex Atala

Alex Atala palestrando em sua estréia na Mistura.

A imprensa internacional também esteve presente e tive o prazer de conhecer a jornalista e critica gastronômica brasileira Alexandra Forbes, que visitou o país pela primeira vez especialmente por causa da feira e saiu muito satisfeita com o que viu. Confira aqui.

O evento tornou-se tão grande e conhecido, que a estrutura para este ano mudou para receber o meio milhão de visitantes previsto. A Mistura será no Campo de Marte, importante parque da cidade e aproximadamente 60% maior que o Parque de Exposição, onde realizaram as primeiras quatro edições. Terá mais transporte e a duração diária também foi aumentada. O tema será a Cordilheira dos Andes e o produto homenageado serão os grãos peruanos: Quinua, Kiwicha e Cañihua.

Para quem curte viagem gastronômica, para os amantes da comida peruana ou para quem estiver programando uma viagem para o Peru, setembro é mês ideal!

Mistura – www.mistura.pe
7 a 16 de setembro de 2012
9h às 23h
Campo de Marte – Lima

Talvez você também goste

14 Comentário

  • Reply
    Começa hoje o Mistura 2015 - Cup of Things
    04/09/2015 at 09:00

    […] O Mistura começa hoje, 04 de setembro, e vai até o outro domingo, 13 de setembro. Os ingressos podem ser comprados em qualquer ponto de venda da Teleticket (dentro dos mercados Wong e Metro, ou pelo site) e custam S/. 16,00 – para segunda, terça ou quarta – e S/. 25,00 – para quinta a domingo. Se você ainda tem dúvidas básicas sobre a estrutura da feira, se é seguro, como funciona, ou simplesmente quer ler a respeito de como esse evento é importante e maravilhoso, leia nosso post Visitando o Mistura, ele vai ajudar bastante a esclarecer qualquer dúvida. Se quiser, leia também sobre o Mistura 2014, Mistura 2013 e Mistura 2012. […]

  • Reply
    Feira Gastronômica Mistura 2013: guia completo! - Cup of Things
    09/06/2014 at 21:19

    […] Aqui o post sobre o Mistura que fiz ano passado. […]

  • Reply
    Lu Malheiros
    19/06/2013 at 20:37

    Manu,
    Espero que você e sua família estejam bem!
    Uma dúvida: dá para comprar os ingressos para as palestras do mistura com pouca antecedência? Tentei comprar pelo teleticket.pe, mas não achei nada!
    Bjs

    • Reply
      Manu Tessinari
      27/06/2013 at 12:40

      Amiga, vc sempre meu anjo! Até você estranhar minha falta de respostas, eu estava estranhando a falta de comentários, mas não visualizada nada!
      As palestras são gratuitas e abertas ao público, por isto você não encontrou nada sobre o assunto. É só chegar e sentar. O que você pode comprar sim com antecedência são os ingressos do Mistura.

      beijos e obrigada!

      • Reply
        Lu Malheiros
        27/06/2013 at 21:41

        Manu, que bom que está tudo bem! 🙂
        O site que eu achei do Mistura está bem bagunçado – tem a programação do ano passado! – mas fala que os ingressos precisam ser comprados http://www.mistura.pe/InformacionGeneral/boleteria
        Não entendi nada…

        • Reply
          Manu Tessinari
          01/07/2013 at 23:56

          Não existe bilheteria no mistura. Você só pode comprar antes ou nos pontos de venda. Na porta, só com cambista. Eles devem soltar isto mais próximo da data. Ainda não tem nada na cidade falando da Mistura…

          te aviso.

          bjs

  • Reply
    Luciana Betenson
    02/10/2012 at 10:01

    Ano que vem estarei aí 🙂

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/10/2012 at 12:34

      Estarei esperando!! Vou postar as fotos deste ano. Foi demais!

  • Reply
    Peru Sabe – La cocina, arma social. « Cup of Things
    04/09/2012 at 11:26

    […] Aqui – um post meu, em que explico mais sobre a feira. […]

  • Reply
    Riberto Araujo
    16/08/2012 at 17:25

    Huummmm, já posso sentir o cheiro daqui!! :-)) Fora que o povo peruano me pareceu muito acolhedor !!

  • Reply
    Mateus
    16/08/2012 at 16:44

    Deu vontade de ir.
    No chile experimentei um ceviche peruano, muito bom.

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/08/2012 at 21:56

      Mateus, aqui os ceviches são ainda mais deliciosos!!! Anima e vem!

      • Reply
        Mateus
        23/08/2012 at 09:43

        É um bom atrativo. Nunca havia comido e fiquei fã.
        Vou planejar.
        Abraço

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!