/>
25 Em Cusco/ Peru

Cusco: Informações básicas

museu convento de santo domingo qoricancha

A grande maioria dos turistas que vem ao Peru viaja com a intenção de conhecer Cusco / Machu Picchu e Lima acaba se tornando uma agradável surpresa dentro do roteiro programado. Nós do Cup acreditamos no potencial de Lima como cidade turística, tanto que é o carro chefe aqui do blog! Mas organizando o arquivo aqui, vimos que nossas informações sobre Cusco e Macchu Picchu estavam muito espalhadas, algumas em posts e muitas em comentários e, sendo um destino tão importante, decidimos criar uma categoria só pra ela e rechea-la com ainda mais informações. E seu primeiro post novo não poderia ser outro senão das informações básicas.

Praça de armas de Cusco. Céu azul com poucas nuvens e duas bandeiras - a de Cusco e a do Peru - flamejantes com o vento, além de pessoas esperando para assistir a um desfile.

COMO CHEGAR?
Atualmente não existe nenhum voo direto do Brasil pra Cusco, assim sendo, desde Lima você pode chegar à Cusco por algum dos voos diários da Taca, LAN, Star Peru ou Peruvian Airlines. É possível também fazer essa viagem via terrestre. A Manu fez um post ótimo explicando como viajar de ônibus pelo Peru, mas por aí a viagem será bem mais longa (em média 22h). Na seção de informações básicas falamos de como voar do Brasil pro Peru.

QUANDO IR?
Cusco e Machu Picchu são destinos procurados durante todo o ano, mas como Cusco tem duas estações bem definidas – chuva e seca – o recomendado é que se visite essa região na época de seca, que vai de abril a setembro. É possível visitar em qualquer época do ano, mas na estação de chuvas (novembro a março)… bom, você vai tomar chuva! E aquela chuva, diga-se de passagem. O mais complicado na verdade não é nem se encharcar, são os deslocamentos, pois as estradas podem ficar bastante comprometidas nesse período.

museu convento de santo domingo qoricancha

O QUE LEVAR?
Em geral nessa região faz mais frio que em Lima. Nos meses de junho, julho e agosto, muito mais frio. Então caprichem nas roupas confortáveis (afinal serão muitas caminhadas) mas que esquentam. Jaquetas corta vento, blusas e meias tipo segunda pele são ótimas opções por serem leves e protegerem bastante do frio. Se vem na época de chuva, até capa de chuva e galocha são bem vindas. Como serão muitas caminhadas e em geral, a céu aberto, não esqueça do filtro solar e até se quiser um chapéu, boné, ou qualquer coisa de sua preferência pra proteger a cabeça e o rosto do sol.

AO CHEGAR… SOROCHE, O MAL DE ALTITUDE
Nem todo mundo passa mal, o meu marido por exemplo treina corrida normalmente mesmo estando em Cusco, mas eu quase morri a primeira vez que fui pra lá (#drama). Falando sério gente, a altitude é algo que se pode encarar tranquilamente, mas é bom tomar os cuidados necessários, pois em geral pra poucas pessoas os 3.400m acima do nível do mar são imperceptíveis, e ninguém quer perder tempo da viagem passando mal.
A primeira vez que fui a Cusco, cheguei e fui direto fazer mil coisas – não dormi, não descansei, não tomei o soroche pill que haviam me recomendado. Resultado: uma dor de cabeça absurda como nunca senti antes. Não tive náuseas mas minha cabeça latejava como se fosse explodir! Não to brincando gente, fiquei muito assustada. Estávamos em um hotel e me trouxeram um cilindro de oxigênio, fiquei com ele 10 minutos, consegui melhorar e voltar a dormir. No resto da viagem fiquei bem, só sentia o cansaço mais rápido.
Todas as outras vezes que fui depois (o marido trabalhou lá um tempo, então visitei bastante) tomava o remédio (o soroche pill – Manu falou dele nesse post sobre saúde) ao entrar no avião e, ao chegar em Cusco ia direto pro quarto dormir. E não adianta só descansar gente, tem que dormir pelo menos 1h, 2h. Não sei o porque mas já averiguei isso com muita gente e é unânime – esse soninho ao chegar é fundamental pro bem estar durante a estada em Cusco.
No mais, você pode tomar o chá de coca, que é distribuído na maioria dos hotéis, ou mascar a folha de coca que melhoram o mal estar e o cansaço. É recomendado também tomar muita água e comer coisas leves, pois a digestão fica mais lenta na altitude.
Durante os passeios respeite seu corpo e não force seus limites, o ar mais rarefeito realmente nos deixa mais cansados, mas é só reduzir a marcha, ir um pouquinho mais devagar que você dará conta de ver tudo que tem pra ver.
Ali em Cusco é super fácil de encontrar umas latinhas de oxigênio (funcionam como se fosse um spray nasal, dando borrifadas dentro do nariz) e você pode levá-las na mochila e usa-las caso se sinta mal.
Se você sofre de hipertensão ou algum problema cardíaco, o ideal é passar no seu cardiologista antes de viajar e pedir as orientações dele, por precaução mesmo, já que na altitude a pressão arterial tende a subir um pouco.

praça de armas cusco

COMO ORGANIZAR OS PASSEIOS? AGÊNCIA OU CONTA PRÓPRIA?
Eis um dilema muito pessoal e que muita gente nos pergunta. Tanto eu quanto a Manu curtimos organizar as nossas próprias viagens, e a nossa experiência em Cusco e Machu Picchu foi assim, por conta própria. E deu super certo. Cusco é um destino super preparado pra receber o turista, então é muito fácil chegar lá e encontrar ofertas de passeios, transfers, guias… enfim! Tudo o que um turista precisa.
Mas sendo bastante prático, não achamos que é má idéia fechar um pacote pra os passeios de Cusco com agências de viagens. Pelo contrário. A vantagem é que ali você já tem tudo num único lugar – transporte, guia e até refeição muitas vezes -, e como existe muita coisa pra se ver e normalmente temos pouco tempo, uma agência é excelente opção.

Talvez você também goste

25 Comentário

  • Reply
    FERNANDA ARAUJO
    13/12/2016 at 14:51

    Adorei as dicas, mas tenho um certo receio em levar meu filho de 8 anos e ele passar mal, alem do mais dizem que devemos tomar chás e mascar a folha da coca. nao acho legal dar isso a uma criança, o que voces acham? sera que ele passará mal ou e melhor nao arriscar?

    Abraços

    Fernanda Araujo

    • Reply
      Bia Kuntz
      20/02/2017 at 16:23

      Olha, Fernanda, isso é um tema bastante particular.
      Tenho amigas que viajaram com os filhos pequenos, de diversas idades, e algumas crianças passaram mal, outras não, não tem muito como saber.
      Até onde eu sei, não há nenhuma contra indicação a folha de coca para pessoas saudáveis, agora, usá-la como tratamento para o mal da altitude não é obrigatório, existem medicamentos que podem ajudar e, em muitos casos, só o oxigênio já melhora consideravelmente os sintomas.
      O que eu te recomendaria é conversar com o pediatra do seu filho antes e ver com ele quais medicamentos você poderá usar caso seu filho tenha algum sintoma devido a altitude, assim, você já vem com todas orientações específicas para o seu filho e não precisa depender da folha de coca ou qualquer outro tratamento daqui.
      Um abraço, Bia.

  • Reply
    Taime Guerra
    24/09/2015 at 07:03

    Olá!! Estou indo domingo agora, dia 27 para Cusco, ficarei 4 dias. Não consegui comprar a entrada para machu picchu e nem o trem pelo site, deixarei para comprar em Cusco. Corro muito risco de não conseguir? Pretendo estar indo pra MP na terça feira, dia 29. E quanto a alimentação em Cusco, é muito cara? Comparada com o Brasil. Adorei o blog e as dicas! Obrigada.

    • Reply
      Manu Tessinari
      01/10/2015 at 14:58

      Oi Taime,

      Tudo bem? Ocorreu tudo bem quanto aos ingressos? Se ainda não foi, não se preocupe, é super fácil comprar os ingressos para MP, pode comprar na hora. Já o trem pode ser que você não encontre a melhor tarifa ou os melhores horários, mas no final da tudo certo, pode ficar tranquila.

      Curta sua viagem!
      Manu

  • Reply
    Terezinha Borba Quadros
    28/05/2015 at 11:05

    Amei navegar por aqui….Seu BLOG me foi muito útil. Iremos em final de Julho, minha preocupaçãoé o peso das malas, ou melhor deixar pra comprar roupas de frio em Lima ou Cusco ?

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:33

      Oi Terezinha,

      Não acredito que este ano o inverno chegue pesado aqui em Lima e não sei como estará Cusco. Onde comprar depende do que você quer. Roupas mais sofisticadas, maior variedade de casacos, sobretudo, etc você encotrará em Lima. Já em Cusco você encontrará coisas mais artesanais, mais manuais, diferentes e bastante quentes. A decisão é sua…

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Fabiola
    10/02/2015 at 10:17

    Olá “meninas”! O blog é excelente, parabéns! Estou em um dilema…quem sabe vocês podem me orientar! Estou planejando ir para Lima, Cuzco e Machu Picchu, no início de agosto OU início de outubro. Em agosto, tenho medo da cidade estar muito cheia, e outubro tenho medo de pegar chuvas…E ai, o que fazer?? Obrigada!!

    • Reply
      Bia Kuntz
      12/02/2015 at 21:11

      Oi Fabiola,
      Obrigada! Ficamos muito felizes em poder ajudar.
      Olha, agosto realmente é alta temporada, não é mais cheio que julho, mas a cidade fica movimentada sim. Além de fazer muito frio.
      Teoricamente a época de seca acaba em setembro, em outubro as chuvas ainda não chegam com muita força. Dá pra arriscar ir sim.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    daniella
    22/10/2014 at 17:51

    olá! parabéns pelo excelente blog!
    estou comprando o trecho lima-cusco pela peruvian airlines. vc recomenda?
    os preços lá estão excelentes!!
    gracias, um abraço!

    • Reply
      Bia Kuntz
      22/10/2014 at 21:13

      Tranquilamente, Daniella.
      O preço é mais em conta e os vôos são bons também.
      Que bom que gostou do blog.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    tatiana gomes de Vasconcelos
    05/10/2014 at 09:57

    Olá…tdo bem? estou querendo ir pra cuzco agora em outubro dia 6 e quero saber se lá tá frio? obrigada…manda a resposta no meu e-mail..tatiana_xuxa@hotmail.com

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/10/2014 at 21:37

      Tatiana,

      Não saberia dizer já que o tempo hoje no mundo está tão imprevisível. Costuma ser uma época boa, mas acompanhe pelo http://www.weatherchannel.com

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Manuela
    26/09/2014 at 06:35

    Estou indo para o Peru no começo de novembro/2014. Será uma viagem de 8 dias/7 noites. 2 dias ficaremos em Lima e os outros dias, na região proxima a Cusco. Estava pensando em passar 2 noites em Cusco, na chegada, dps 2 noites em algum hotel spa no valle sagrado (gosto do contato com a natureza) de onde sairiamos para Machu Pichu, voltando para dormir a ultima noite em Cusco pois no dia seguinte pegaremos voo cedo p Lima. Seria uma boa opção? Ou melhor ficar só em Cusco e fazer os passeios todos saindo de lá, bate e volta? Desde já, obrigada.

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/09/2014 at 13:09

      Oi Manuela,

      Se tem vontade de ficar em um dos hoteis-spa, acho uma ótima opção. Poderia ser cansativo para idosos ou crianças, mas se são dois adultos não vejo nenhum problema. Tem hotéis bem charmosos no Valle Sagrado, vai sem preocupação!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Ricardo
    21/07/2014 at 14:28

    Muito bem feito seu blog….pretendo ir ao Peru em dezembro….leio sobre as chuvas. São elas realmente impeditivas para se conhecer Machu Picchu, no mês de dezembro?

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 02:31

      Oi Ricardo,
      Obrigada pelo elogio.
      Quando fui a Machu Picchu, nosso guia inclusive nos disse que a época de chuvas era uma época excelente pra ir pois só assim os visitantes podiam compreender e observar o funcionamento do sistema de drenagem de água da cidade sagrada. Algo que durante a seca passa desapercebido pra quem vai até lá.
      Acho que o grande inconveniente dessa época, além da chance de tomar chuva (fato esse que não incomoda a muita gente), é que é bastante comum que os trens que levam até Aguas Calientes ficam comprometidos pois a chuva pode afetar os trilhos e tudo mais.
      Mas o número de visitantes nessa época é enorme e se você não tem nada contra tomar uma chuvinha, acho que vai aproveitar demais o passeio.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Rogério Sordi Campanini
    11/07/2014 at 14:32

    Olá!
    Ficaremos pouquíssimos dias em Lima (sairemos de Santiago dia 17 e retornaremos dia 21 de outubro – teremos apenas 03 dias) e, mesmo sendo poucos dias, QUEREMOS / DESEJAMOS ir em Cusco e, mais precisamente / principalmente em Machu Picchu. Será um bom período esse mês? Esses pouquíssimos dias dará para conhecermos ótimos / bons lugares? Estamos cientes de que será extremamente apertado. Nossa intenção é chegar em Lima e já embarcar para Cusco, mas nosso voo chegará em Lima às 15:55 e pelo que vimos só há voos para Cusco no dia seguinte pela manhã! Ou seja, teremos apenas 01 único dia para fazermos o bate-volta entre Cusco e Machu Picchu… O que nos aconselham?
    Abçs,

    Rogério e César

    • Reply
      Bia Kuntz
      11/07/2014 at 20:40

      Oi Rogério e César,
      Outubro já é baixa temporada, mas é uma boa época pra Cusco porque as chuvas ainda não são frequentes e o frio já terá ido embora.
      Dei uma pesquisada e vi que nessas datas existem dois voos da LAN que saem de Lima a Cusco âs 16h50 e 17h20. Seriam boas opções, pois vocês conseguiriam chegar dia 17 ainda em Cusco e descansar. Os voos de volta são cedo no dia 21, dependendo do horário do voo de vcs pro Brasil daria tempo.
      Vi essas opções de voos no seguinte link http://www.despegar.com.pe/shop/flights/results/roundtrip/LIM/CUZ/2014-10-17/2014-10-21/2/0/0
      Se não conseguirem nesses voos â tarde, o mais indicado seria o primeiro voo da manhã, acho que âs 5h do dia 18. Daí acho que vcs conseguiriam pegar o ultimo trem a Aguas Calientes, que acho que sai por volta das 8h (o aeroporto e a estação de trem não estão a mais de 15 min de distancia de carro).
      Agora, a respeito do que ver, a Manu fez um post sobre bate-volta Lima-Cusco que acho q pode te ajudar: http://cupofthings.com/2013/06/10/cusco-machu-picchu/
      Pena que não terão tempo pra conhecer Lima. Mas vcs irão adorar Cusco.
      Boa viagem e aproveitem.
      Abraços,
      Bia.

  • Reply
    Olívia Martins
    27/06/2014 at 07:11

    Olá! Parabéns pelo blog! Será que você poderia me ajudar? Gostaria de visitar o Peru…tenho uma filha de 4 anos e um filho de 5 anos…você acha que dá para levá-los pra Machu Picchu? Se sim, qual seria a melhor época? Muito obrigada pela atenção!

    • Reply
      Bia Kuntz
      07/07/2014 at 13:11

      Oi Olivia,
      Olha, a melhor época pra ir a região de Cusco e Machu Picchu é sempre de abril a setembro, pois é a época em que cessam as chuvas.
      Agora, a altitude é algo indiscutível, embora existam pessoas que não sofram seus efeitos, a grande maioria sente algum mal estar, e as crianças estariam sujeitas a isso tanto quanto vocês. Os passeios são cansativos, pois em sua maioria caminhamos todo o tempo e com o ar rarefeito. Mas tudo depende do tempo que vocês terão disponível. Se quiserem fazer Cusco e Machu Picchu em 3/4 dias, não recomendo trazer as crianças, pois ou vocês deixarão de ver muita coisa ou irão desgastar demais os pequenos. Agora, se a viagem de vocês for com mais tempo, é possível fazer um número menor de passeios por dia em Cusco, dormir uma noite em Aguas Calientes na visita a Machu Picchu, e dessa forma aproveitar em família sem desgastar os pequenos.
      Espero ter te ajudado.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Hotéis em Cusco: Onde ficar - Cup of Things
    18/06/2014 at 00:37

    […] contei pra vocês que na primeira vez que fui à Cusco o soroche me acertou em cheio. Muito valentona, fui achando que não ia dar nada os 3400m de altitude e passei muito mal no meio […]

  • Reply
    sheila
    21/05/2014 at 08:39

    Achei bacana seus posts..estou querendo ir com meus 2 filhos de 6 e 8 anos e meu marido. tenho 10 dias livres, como vc distribuiria os dias , para nao ficar muito cansativo para eles. Iriamos final de Junho – Inicio de Julho/14 . Obrigada

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2014 at 22:25

      Oi Sheila,

      Eu não poderia montar seu roteiro, mas sugeriria você ler os posts mais básicos e gerais, onde a gente cita roteiros e também ver a categoria de crianças para ver tudo que você pode fazer com seus filhos aqui. Assim, aos poucos, você vai adaptando o que vc quer fazer, o que gosta, com coisas que interessam também aos seus filhos. Peru é um lugar interessante, fique tranquila que seus filhos vão curtir.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Manu
    24/04/2014 at 19:22

    Oii Meninas!
    acabei de comprar passagem para Lima e pesquisando sobre a cidade achei o blog de vocês, to amando o jeito que vcs escrevem!!
    Minha passagem é para Julho e pretendo ir para cusco/machu picchu, pensei em comprar esse trajeto lima/cusco/lima ai no Peru mesmo, qual a sugestão de vocês?

    Já estou ansiosa pela famosa culinária e por toda essa cultura diferente.

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/05/2014 at 12:05

      Oi Manu,

      Que bom que curte nosso blog. Eu acho melhor você comprar as passagens para Cusco logo, já que em julho o fluxo aumenta e corre o risco de você ficar sem ou pagar caro. Não muda o preço comprando aqui ou aí. Só vale comprar aqui se vc quiser decidir aqui quando vai viajar para Cusco, mas aí vc terá que correr o risco de não sair como planejava.

      Abraços,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!