/>
5 Em Crianças/ Cultura/ Lima/ Peru

MATE, você tem que ir!

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

Eu sempre fui muito amante de fotografia e já era fã do fotógrafo peruano Mario Testino, muito antes até de saber que ele era peruano e que um dia eu moraria aqui. Por isto, nem preciso dizer o quanto foi bom ir a uma exposição dele, em 2010, no Museu de Arte de Lima, o MALI, intitulada Portraits. Além das fotos lindas, com uma produção primorosa e luz perfeita, o que me encantou foi ver a confiança e intimidade entre o fotógrafo e o fotografado. É incrível pensar como o Mario Testino conseguiu fazer personalidades se despirem de vergonha ou timidez e pousar muitas vezes de forma inusitada como, por exemplo, Príncipe Charles de roupão dando de comer a galinhas. Impagável!

Passados dois anos, Mario Testino nos dá um presente. Uma associação, que leva seu nome, onde você pode conhecer sua obra. Aqui, em Lima. Não é incrível?

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

foto de divulgação

O MATE, Asociación Mario Testino, foi inaugurado em julho deste ano, com uma mega-festa, em sua sede no Barranco. O projeto surgiu justamente em sua visita aqui para a exposição do MALI e demorou todo este tempo para que tudo estivesse totalmente de acordo (e a altura) do fotógrafo. Valeu a pena.

Escolhido um dos bairros mais charmosos e o bairro mais artsy da cidade, Mario Testino reformou um casarão secular, de arquitetura republicana como é chamada por aqui, respeitando a história e a beleza do lugar. Você se encanta ao chegar: os azulejos da época foram mantidos, o jardim frontal, a varanda charmosa de casa do interior. Por dentro, toda a tecnologia a favor da arte: sete salas com refrigeração ambiente, muitas cores nas paredes e luzes diretas para melhor apreciação das obras. E que obras…

Para a inauguração, Mario Testino trouxe a exposição Todo o Nada (Tudo ou Nada), que estava sendo exibida em Milão. São 54 fotografias falando justamente de opostos que cercam a vida artística do fotógrafo: a moda e o nu. A mostra reúne fotos produzidas para grandes revistas mundiais, como Vogue e Vanity Fair, e fotos tomadas especialmente para a exposição.

Eu não vou contar aqui os detalhes da exposição, mas é incrível. Você não precisa ser amante de moda. Na verdade, nem precisa ver moda ali, porque tem muito mais que isto nas fotos.

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

foto de divulgação

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

foto de divulgação

O “Tudo” são recriações cheias de rococó, inspirações nas obras de grandes pintores, produções perfeitas nos detalhes, figurinos luxuosos. Explosão de charme, de beleza, de cores. Exageradamente lindo.

O “Nada” são nus cheios de atitudes de mulheres lindas e famosas como Claudia Schiffer, Demi Moore, Jennifer Aniston e Gisele Bünchen, que ilustra a publicidade da exposição.  Simplesmente lindo.

Você também pode achar que a parte de moda é o “nada” e a parte do nu é o “tudo”. Na verdade, a dualidade é o interessante. Bom, vamos parar de filosofar e continuar nosso tour.

Terminando a exposição, me animei na loja do local. Um estrago para o bolso, mas tem pôsteres, camisetas, broches e uma infinidade de coisinhas interessantes e lindas que podem ser uma excelente lembrança de sua viagem.

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

foto de divulgação

O espaço também conta com um café-restô e eu acabei comendo por lá. O lugar é muito lindinho, com uma decoração restaurante antigo, mas é pequeno e o atendimento fica comprometido quando tem muita gente. Foi exatamente isto que aconteceu. Um grupo de suecos (ou suíços, ou dinamarqueses, na verdade, não consegui distinguir! rs) chegou no lugar um minuto antes de nós e deu para perceber que complicou a vida dos garçons. Acabou que nós fomos atendidos pelo assistente, já que a coitada da garçonete estava enlouquecida com os pedidos do grupo. Para almoço, eu achei fraco. Esqueceram a salada que pedimos de entrada e os pratos estavam feitos corretamente, porém eram pequenos e sem graça. De qualquer forma, vou tentar novamente, pode ser que tenha dado azar no dia.

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

Bom, se você está em Lima ou está vindo a passeio, não deixe de ir! O lugar é legal, a exposição é boa e a atmosfera é deliciosa. Você conhecerá o trabalho de um dos fotógrafos publicitários mais famosos do mundo. Vale a pena!  Programão de fim de semana pra família inteira!

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

Dois ângulos da linda varanda de azulejos. Em uma delas, participação especial da Olivia, explorando o lugar.

MATE, Mario Testino, Lima, Peru

Vista ampla do Café MATE. Também para mostrar a quantidade de crianças que tinha no museu no dia. Tá vendo? Nem preciso dizer que minha bebê tem um ano e que se divertiu! 🙂

A exposição Todo o Nada ficará só até dezembro, depois terá uma curta exposição exclusiva da Princesa Diana. Assim que souber a agenda de 2013, eu divulgo aqui.

MATE
Av. Pedro de Osmã, 409 – Barranco (É a avenida principal do Barranco, não tem complicação.)
Aberto de terça a domingo a partir das 11h da manhã.
Ingressos: 20 soles para estrangeiros. Peruanos e Residentes pagam menos (10 soles). Descontos também para crianças e idosos. 
Maiores informações no site.
 
nota ao leitor: É proibido fotografar a exposição, por isto usei fotos de divulgação da Assessoria de Imprensa do MATE.
 
 

Talvez você também goste

5 Comentário

  • Reply
    Carla
    05/06/2015 at 21:58

    Manu,
    To encantada com o blog. Quanta dedicação e amor…. Viajo em setembro p/ Lima e fico 15 dias contando com cusco.
    Queria saber das exposições e shows.
    Ainda vou te pertubar mto até lá.
    Bjs

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:45

      Oi Carla,

      Que bom que você curte o blog!
      Quanto aos shows, a medida que a gente for visitando e sabendo de algo, a gente vai postando, mas já tem calendário de shows no blog. Da uma olhada lá!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Cinco coisas imperdíveis para fazer em Lima no Peru | Rosmarino e Outros Temperos
    15/08/2013 at 22:39

    […] Li o excelente post da Manu Tessinari sobre o Barranco e fui na sua dica de começar o passeio pela Biblioteca Municipal, onde há um local para pegar informações turísticas e mapas da cidade. Próximo dela, a bonita La Ermita, a Puente de los Suspiros, o mirante com vista para o Oceano Pacífico  e a Bajada de Baños, um caminho que leva à praia. Ao lado da Puente, uma ruazinha de bares em casinhas coloridas. A alguns quarteirões dali fica a rua conhecida como Malecon Saenz Peña, onde fica a Dédalo, lojinha das mais badaladas do pedaço, e a Galería Lucía de La Puente. Da Biblioteca  também sai a charmosa Av. Pedro de Osma, onde ficam os museus Pedro de Osma e MATE, um próximo do outro. O primeiro é um casarão antigo com um conjunto de bonitas pinturas cusquenhas e o segundo um instituto criado pelo Mario Testino, famoso fotógrafo peruano. A Manu conta mais sobre o MATE aqui. […]

  • Reply
    mylenerizzo
    21/05/2013 at 11:34

    Sou apaixonada pelo Peru para onde levamos 3 grupos nos últimos 4 anos! Adorei o blog.

    • Reply
      Manu Tessinari
      23/05/2013 at 10:35

      Oi Mylene,

      Que bom que você curtiu o blog! Um elogio de uma pessoa que conhece Lima é sempre muito especial, mostra que estou no caminho certo! rs Espero que o blog continue te dando motivos para voltar e trazer ainda mais gente para cá.

      Abraços,

      Manu Tessinari

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!