/>
14 Em Lima/ Peru/ Vida em Lima

Correndo em Lima

Chegada maratona de Lima

Há alguns anos meu marido decidiu que precisava voltar a se exercitar, e foi assim que eu fui apresentada ao mundo da corrida.  Se eu corro? Pode-se dizer que não… Só quando a minha personal ou o marido me obrigam. Confesso que ainda não me rendi a esse prazer, mas pelo menos já tenho a intenção de um dia gostar desse esporte!

Chegada maratona de Lima

Linha de chegada da Maratona de Lima (foto www.lima42k.com)

Para os já curtidores desta prática, Lima garante seu posto nos roteiros de corridas bem estruturas na américa do sul, ao lado de Buenos Aires e Santiago. Com um clima pra lá de favorável para quem quiser suar a camisa por aqui – temperatura que varia em média entre 14ºC e 20ºC durante todo o ano, com umidade relativa do ar sempre alta, mas sem chuvas – e uma geografia onde prevalece o terreno plano, correr por aqui não somente proporciona excelentes condições de melhorar sua marca de tempo e sua performance, como também oferece a chance de visitar e conhecer essa cidade incrível.
Durante todo o ano ocorrem várias provas, desde maratonas até provas curtas de 5k. Dentre todas elas, vou falar um pouco das que mais se destacam.

Maratona de Lima é a maratona oficial da cidade, que ocorre normalmente no mês de maio. Organizada pela marca Adidas juntamente com o grupo Telefônica (aqui Movistar), é um evento muito bem estruturado desde o momento da inscrição, passando pela entrega dos kits e todo o percurso até a linha de chegada. Além dos 42k, essa prova também inclui  21k e 10k.

imagens oficiais dos três últimos anos da maratona de lima

Três últimas edições da Maratona de Lima (foto www.lima42k.com)

Meia Maratona de Lima também é um evento oficial, organizado pela prefeitura mas com apoio de empresas locais. Ocorre normalmente entre os meses de agosto e setembro, inclui provas de 21k e 10k. É um evento bem estruturado, sem transtornos pra participar.

No próximo dia 13 de outubro teremos a Maratona da RPP, organizada pelo grupo de telecomunicações peruano, o evento é tradicional na cidade, com provas de 21k e 10k. Entretanto esse evento deixa um pouco a desejar no quesito organização. Existem também outras provas mais curtas e com organização impecável, como a prova de 10k da Nike We Run que acontece entre os meses de novembro / dezembro, e a prova da New Balance 15k que aconteceu pela primeira vez em Lima em julho deste ano.

Logo Peru-Runners

Logo Peru-Runners

Esse universo das corridas é algo tão presente na cidade, que aqui em Lima existe um grupo de corrida mega organizado chamado Peru Runners. Os interessados se registram pelo site (pagam uma taxa de inscrição de S/. 60,00) e além de treinar e receber orientações médicas e de saúde em geral, os membros desse grupo contam com descontos em muitos estabelecimentos comerciais, desde lojas de artigos esportivos (muitas delas vendem produtos da marca Peru Runners) até clínicas de fisioterapia, cafés e restaurantes! O planejamento deles me parece muito bem feito, já que eles dispões de várias sedes de treinamento em diferentes bairros da cidade, com inúmeros horários de treinos ‘a escolher’. Esse grupo também está envolvido na organização de muitas das corridas que ocorrem na cidade durante o ano.

Assim que forem divulgadas as datas dos eventos que ocorrerão no próximo ano, faremos um calendário aqui!! Quem sabe não nos encontramos na próxima corrida, hein!?

**********
Próximas provas:
Nextel: dia 01/11/2013, inscrições até o dia 12/11/2013. Mais informações no site.
Nike 10k: dia 07/12/2013 à noite. Inscrições e mais informações no site.
Lima 42kAdidas: dia 18/05/2014. Inscrições e mais informações pelo site.

Talvez você também goste

14 Comentário

  • Reply
    marlene trovo
    03/12/2015 at 13:27

    nao consigo fazer inscriçao

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/12/2015 at 20:08

      Oi Marlene,

      Qual corrida? Tente entrar nos sites correspondentes e mandar email.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Regina Sodré
    30/06/2015 at 17:52

    Olá Bia! Vou pra Lima em junho e descobrir o blog de vocês foi um presente! Estarei hospedada em Miraflores e gostaria de uma dica de lugar para correr. Abraço Regina

  • Reply
    Provas de corrida em Lima - 2015 - Cup of Things
    13/03/2015 at 09:01

    […] meu primeiro post aqui no Cup foi justamente sobre corrida em Lima, onde comentei a respeito das condições gerais da cidade pra quem pratica esse esporte e quais […]

  • Reply
    Como organizei minha viagem a Buenos Aires - Cup of Things
    17/02/2015 at 08:01

    […] comentei aqui que meu marido é dessa gang da corrida e, no ano passado, ele decidiu treinar pra correr a sua […]

  • Reply
    Bogotá: Uma surpresa mais que agradável - Cup of Things
    06/08/2014 at 02:30

    […] prova tradicional que teve no domingo, 27/07, sua 15ª edição. Eu já comentei no post sobre corrida em Lima que não sou muito dessa gang, mas como o marido é, sou obrigada a aprender algumas coisas. Até […]

  • Reply
    Patrícia
    22/01/2014 at 13:41

    Oi Bia!
    Obrigada pelas dicas. Só tenho mais uma dúvida. Como é o metrô de Lima e quanto custa uma passagem? Ele tem estrutura boa, chega próximo dos bairros mais turísticos?
    Obrigada!
    Patrícia

    • Reply
      Bia Kuntz
      22/01/2014 at 15:34

      Oi Patrícia,
      Aqui em Lima ainda não temos metrô, existe um trem elétrico mas a linha dele é bastante limitada. O que existe aqui e que é maravilhoso é um sistema de transporte interligado BRT (ônibus), o Metropolitano. O site dele http://www.metropolitano.com.pe apresenta varias informações, inclusive a localização dos terminais – aí você pode ver se tem algum terminal por perto do lugar onde vocês querem se hospedar.
      A tarifa é S/. 2,00 por passageiro. Ele atravessa a cidade de norte a sul e passa sim pela maioria dos bairros turisticos. Em breve falaremos mais dele aqui no blog, juntamente com outras informações básicas da cidade.
      Um abraço.

  • Reply
    Patrícia
    14/01/2014 at 10:39

    Oi Bia,
    Em primeiro lugar, parabéns para vc. Manu e Priscilla pelo blog! Estou lendo post por post pois pretendo ir para Lima em maio deste ano. Meu marido é maratonista e sempre escolhemos uma capital de um país diferente por ano para ele correr – e depois fazer turismo, claro, hehe! Então, estamos indo em meados de maio e ficaremos 10 dias em Lima. Gostaria de saber sobre o clima nesta época. Não achei nada no post a respeito… Sei que já é inverno mas será que fica frio a ponto de não aproveitar a praia para banho? E sobre as prias da cidade, recomenda alguma – mais limpa, mais tranquila, etc… Pretendemos nos hospedar em Miraflores. Obrigada! Patrícia de Brasília

    • Reply
      Bia Kuntz
      20/01/2014 at 16:42

      Oi Patrícia!
      Obrigada, que bom que você curte o blog!
      Olha Patrícia, pra mim particularmente, o problema de entrar no mar não é o inverno, até porque aqui o inverno não é tão rígido assim, mas sim a água muitíssimo gelada (é gelada igual no inverno ou no verão). Aqui em Miraflores as praias são limpas mas é mais comum de encontrar surfistas dentro da água, banhistas são poucos. Mas nada impede você de ir até lá´pra conhecer – pois é uma paisagem super bonita e diferente do que temos no Brasil – analizar “o gelo” da água e se quiser, entrar.
      De qualquer maneira, mais ao sul da cidade, cerca de 30km, estão as praias mais comuns para os banhistas – como Señoritas e Punta Hermosa – mas na época que você estará aqui não posso te garantir que irá encontrar estrutura de praia por ali (barracas, cadeiras, comidas ou banheiros), porque isso já não é muito comum aqui durante a temporada de verão (novembro a março), então no inverno não sei como será.
      Mas diga ao seu esposo que ele irá correr no melhor clima que ele já viu!
      Aproveitem bastante a viagem e qualquer duvida, dê um toque aqui pra gente!
      Beijos

  • Reply
    Vagner Lima
    22/09/2013 at 15:06

    Muito Legal!
    Gostei, Parabéns Pelo Seu Blog!

    • Reply
      Bia Kuntz
      25/09/2013 at 18:18

      Obrigada Vagner!

  • Reply
    Roberta Carneiro
    22/09/2013 at 14:47

    Bia q legal vc escrevendo para um blog!! Amo blogs!!! Estou no aguardo das dicas culturais e de compras!!! Beijoss

    • Reply
      Bia Kuntz
      25/09/2013 at 18:19

      Pode deixar, Ro!!
      Sempre que tiver posts novos eu coloco no face pra avisar!!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!