/>
17 Em Lima/ Peru/ Vida em Lima

10 Motivos para Amar Lima

No fim de semana, Lima fez aniversário. 479 anos. Então pensei que este post seria nossa homenagem a cidade que nos recebeu e que aprendemos todos os dias a amar. Temos mais de 10 motivos para amar Lima e também poderia escrever os 10 motivos para odiar :-), mas é assim que os relacionamentos são feitos, não? O que importa é que amo muito mais que odeio e cada ano que passo aqui é um presente. Sinceramente, não quero mais ir embora…

Bom, então meu presente é esta lista. Para que vocês compartam um pouco do meu sentimento.

Por do sol em Lima, no Peru, visto do malecón.

1) O por do sol
Sei que pode parecer clichê demais, mas o por do sol em Lima é muito lindo. É um show pra sentar e admirar. O sol desce como uma bola de fogo que vai mergulhar no mar do Pacífico, o céu vai mudando de cores entre o azul, amarelo, alaranjado, chega a um rosa indescritível até terminar no mais lindo pink. Emocionante e ponto.

Catedral no Centro Histórico de Lima, no Peru.

2) O centro histórico
Eu adoro cidades que conservam sua história. Passeando pelas ruas do centro histórico, principalmente no domingo quando o comercio está fechado, você pode admirar a arquitetura, é um programa que faço sempre. Há sempre uma nova igreja, um novo casarão, um novo monumento ou simplesmente um novo angulo a ser explorado.
Mais sobre o Centro Histórico.

Parque El Olivar, patrimonio cultural do Peru, em Lima

3) Os parques
Grandes, pequenos, particulares e públicos, espremidos entre prédios ou com extensões a perder de vista, eles estão espalhados por toda a cidade. É o “quintal” do limenho, onde ele passeia, namora, encontra o grupo, estuda, almoça. Um encanto se pensar que Lima está no meio de um deserto.
Mais sobre Parques.

Malecón em Lima, no Peru

4) Malecón
Assim é chamado o calçadão que margeia o penhasco onde Lima está localizado. Mas é mais que um calçadão, é calçadão, pista de skate, ciclovia, parquinho infantil, ponto de encontro, cenário para fotos de noivas. Tudo com o mar do pacífico de fundo.
Mais sobre o Malecón.

Prato do La Mar, em Lima, no PEru

5) A comida
Não tem como falar de Lima sem falar de comida. A comida peruana é, sem dúvida, o maior orgulho nacional e, em Lima, você encontra as variedades regionais mais incríveis. Saibam que o ceviche, prato mais conhecido, é só a entrada para a delicia que é o mundo gastronômico peruano. Sair pra comer aqui é mais que um programa, é um prazer.
Mais sobre Gastronomia.

Shopping Larcomar, em Lima, Peru.

6) O mercado
Eu amo comprar em Lima. Os preços são atraentes, a variedade de lojas é imensa, a qualidade do seu algodão é maravilhosa. Adoro as marcas internacionais disponíveis nos shoppings, os supérfluos do Mercado de Surquillo e todas as quinquilharias (este nome ainda existe??) do Mercado Central.
Mais sobre Compras.

Casarão colonial em Lima, Peru.

7) Casarões de San Isidro
Eu adoro andar pelo bairro de San Isidro e admirar seus casarões. A arquitetura colonial das grandes mansões, muitas delas hoje embaixadas, me remetem à um tempo passado, me remetem a uma Espanha que conheço dos filmes e livros. Sei lá, memória afetiva talvez.

Casas de ruas do bairro do Barranco, em Lima, Peru.

8) O Barranco
Gosto de passear pelo bairro, me perder pelas ruas. O Barranco bomba a noite, mas de dia é uma delícia. E não digo só da parte mais turística. Adoro ver as artes dos muros, descobrir novas lojinhas de artesanato e adoro passear pelas ruas onde não tem nada, só pra ver as casas de vila. Um bairro com cara de interior que faz bem ao meu coração.
Mais sobre o Barranco.

Feira orgânica que acontece no Parque del Reducto, em Lima, Peru.

9) Bio-feira, feira orgânica
Ok, sei que isto é bem especifico, é algo que EU amo em Lima, mas pode fazer você amar também. Adoro feira, seja de verduras, seja de antiguidades, seja de descartes. Acho divertido, romântico, antigo. E a feira orgânica que acontece todo sábado no Parque del Reducto é um dos meus programas preferidos, vocês sabem.
Mais sobre a Bio-feira.

Festa no parque El Olivar, em Lima, no Peru.

10) A Qualidade de Vida
A gente busca tanto a tal qualidade de vida e eu nunca imaginei que encontraria ela aqui em Lima. Lima tem todos os problemas de um cidade grande sul-americana, mas ela te oferece a possibilidade de se viver muito bem. Uma cidade que oferece tantos motivos para se amar, não tem com a qualidade de vida ser ruim, tem?

Talvez você também goste

17 Comentário

  • Reply
    Debora
    06/08/2015 at 15:19

    Esta chegando a hora, setembro tão esperado setembro, conhecer o Peru, mas começando por Lima…
    Manu, não sei se acompanhas as notícias do brasil, mas nossa moeda frente ao dólar está desesperadoramente desvalorizada… assim, a ideia é viajarmos para ai com reais mesmo. Você sabe me dizer se as casas de câmbio trocam reais por soles numa boa? Andei vendo alguns comentários em blogs que não é fácil fazer esse câmbio…
    Obrigada
    Bjoos

  • Reply
    débora
    19/05/2015 at 13:07

    Olá,
    Estou montando minha viagem ao Peru em setembro. Sempre foi um sonho de infância que agora, está prestes a se realizar… me deparei com seu blog e estou simplesmente apaixonada lendo cada postagem sua, já me vejo perdida pelas ruas de Lima curtindo todas essas maravilhas que você nos apresenta… um grande abraço

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:14

      Oi Debora,

      Espero que o Peru corresponda ao seu sonho. Eu sou muito feliz aqui.

      obrigada por acompanhar a gente.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    5 passeios ao ar livre para fazer em Lima - Cup of Things
    09/09/2014 at 16:45

    […] 2. Malecón de Miraflores: Malecón é como é chamado o “calçadão” daqui. Como a cidade está a alguns metros acima do nível do mar, o calçadão melhor estruturado fica ali em cima, e não na beira do mar como vemos no Brasil. Pista de caminhada, de ciclistas, parques com brinquedos infantis, quadras, pista de skate e principalmente muito verde, bancos e uma vista incrível do pacífico estão por ali. Diversas atividades acontecem durante todo o dia, então qualquer hora é boa pra esse passeio. Aos finais de semana é naturalmente mais cheio mas também mais interessante – como os saltos de parapente e o hippie sunday. Acho que da lista de hoje, esse ponto é o único que fica incrivelmente mais lindo quando está um dia ensolarado – a vista do litoral da cidade e do pôr do sol são impagáveis. Mais sobre o Malecón aqui. […]

  • Reply
    Simone Carvalho
    27/04/2014 at 16:18

    Olá! Muito bacana o blog!
    Meu marido e eu cogitamos nos mudar para Lima até o final deste ano de 2014 (pois dentre todas as possibilidades latinoamericanas, essa é a cidade que mais nos cativa). No entanto, senti dificuldades em encontrar informações sobre como é viver em Lima. Informações sobre mercado de trabalho, possibilidades de estudo (pós-graduação), bairros legais para morar (fora Miraflores e San Isidro…rs), custo de vida, sistema de saúde, etc, etc…

    Agradecemos grandemente se vocês puderem nos dar um norte, meninas!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/05/2014 at 12:11

      Oi Simone,

      Obrigada pelos elogios! Olha, a gente tem até um plano de entrar mais nos assuntos de quem vive aqui, mas não tão profundo assim. O problema é que é tanto assunto para abordar e este assunto de “viver em Lima” é também tão pessoal que a gente fica pensando como abordá-lo. Pense em fazer esta pergunta para um carioca ou um paulista. É assim que me sinto. Como explicar uma cidade tão grande assim em poucas palavras? rs Existe um grupo no FB chamado Brasileiro no Peru, que tem de tudo, todas as visões, tipo de gente, tipo de vida, talvez te dê uma noção… Nós aqui vamos tentar falar mais sobre isto, ok?

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Liana
    17/02/2014 at 19:52

    O que vcs acham do post?
    Principalmente do comentario de Felipe (12/02/2014)

    http://andarilhosdomundo.com.br/2013/12/7-coisas-que-nao-gostei-em-lima-peru/

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/02/2014 at 17:10

      Oi Liana,

      Viajar é, mais que tudo, uma experiência pessoal. O gostar o não de uma cidade ou passeio, depende da sua expectativa, do seu estado emocional momentâneo, da sua bagagem cultural, do seu nível social, do suas experiências pessoais. Alguns dos pontos que o Gleiber externou são realmente verdadeiros. O transito aqui é caótico, mas em Atenas também é e a cidade é linda. Os pontos turísticos são distantes, mas assim também é em Paris e NYC, só para citar alguns. A cidade tem um céu nublado 8 meses por ano, mas na Suécia faz frio 9 meses por ano. Não estou falando que ele tem que gostar de Lima, não mesmo. Esta foi a experiência pessoal dele e ele deixa isto bem claro. Como eu não gosto de um monte de lugares também e, em todo lugar que amo, tem um monte de coisas chatas também. É assim. O que você tem que fazer é ler varias opiniões, perceber os blogueiros que tem mais o seu estilo e entender o que é fato, o que é experiência e aí tirar suas próprias conclusões se o lugar vale a pena ou não pra você.
      Quanto ao Felipe, não posso dizer nada. Não o conheço. Lima é uma cidade muito grande, pra você ter uma idéia é maior que o Rio de Janeiro, então existem várias Limas dentro de uma, assim como vários Rios. O Felipe está certo em querer voltar pro Brasil. A gente tem que buscar ser feliz.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Manu Tessinari
    11/02/2014 at 23:24

    Oi Maria Fernanda, desculpa a demora, agora já está por aqui… Machu Picchu não fechou, mas as chuvas fizeram a estrada fechar. Já reabriram. Quanto ao por do sol, qualquer ponto do Malecon tem uma vista linda! Eu gosto do parque Maria Reich ou então no farol. Espero q vc leia a tempo minha resposta!!

    Divirta-se!

    Abraços,

    Manu

  • Reply
    Sarah Mariz Veras
    04/02/2014 at 11:59

    Olá Manu. Amanhã já embarco pro Brasil, passei um mês em Trujilo e na última semana fui a Lima e a Cusco e eu simplesmente amei. Obrigada por todas as dicas, amei sua cidade, o bairro Miraflores, o turismo a noite, o circuito de las águas, os cassinos, e o sanduíche La Lucha (hmmmmmmm). Cusco, cidade magnífica, pequena, charmosa e encantadora. Machu Picchu então…. sem comentários!
    Obrigada mesmo Manu. Muito sucesso sempre =)

    • Reply
      Manu Tessinari
      05/02/2014 at 22:03

      Que bom, Sarah, que tudo foi bem! Volta pro Brasil com uma bagagem de vida que vai levar para vida inteira. É por isto que viajar vale a pena.

      beso y suerte!
      Manu

  • Reply
    Maria Fernanda Salvadori Belentani
    02/02/2014 at 17:21

    Oi, Manu!

    Vamos para Lima e Machu Picchu a partir do dia 08 de fevereiro e gostaria de saber sobre as chuvas em Machu Picchu. Esses dias li que estava tudo fechado lá por causa da chuva, mas não estou conseguindo achar informações atualizadas. Está saindo alguma coisa na imprensa aí?

    Tb queria saber de um lugar da onde seja legal assistir o por do sol que vc falou no post acima.

    Seu blog é ótimo, estou anotando todas as dicas! Parabéns!

    Maria Fernanda

  • Reply
    Débora
    31/01/2014 at 05:27

    Olá Manu,

    Estou apaixonada pelo seu blog e principalmente por Lima.
    Iremos em abril e ficaremos do dia 13 a 22 no Hotel Santa Cruz em Miraflores. Preparamos um longo roteiro para esses dias, entre eles apreciar a culinária do Tantas, Sofá Café e Astrid y Gastón além de passeios pelo centro histórico, sítios arqueológicos, parques e etc. Pegunto-lhe. Qual é a temperatura média em abril? Que tipo de roupa levar? Em Buenos Aires, no verão, durante o dia faz um calorão, típico do nordeste brasileiro, e a noite uma leve brisa fria, necessitando de um casquinho. Em Brasília, onde moro, a temperatua média é de 17º, quando chega a 30º estamos morrendo de calor. E em Lima?

    Obrigada pelo Blog e pelas dicas.

    Beijos.

    • Reply
      Manu Tessinari
      31/01/2014 at 13:56

      Oi Débora,

      Que bom que o blog está te ajudando! Tem muita coisa legal pra fazer e as dicas estão todas no blog, leia ele todo! rs
      Quanto a temperatura, em abril costuma estar quente e, neste momento, está um calor infernal, então acho que em abril vai sim continuar quente. Nós aqui temos a mesma ambientação que você, como o ano todo ficamos a 17 graus, quando está 30 estamos morrendo de calor. E é justo o que está acontecendo agora. Abril já costuma estar mais fresco, mas ainda assim você conseguirá usar shorts/bermudas, vestidos, camisetas, roupa de verão. A noite sempre dá uma esfriada, um casaquinho é sempre bom ter na mala e nada mais.

      Obrigada por ler o blog!

      Beijos e tendo dúvidas, é só escrever.

      Manu

      • Reply
        Débora
        03/02/2014 at 09:26

        Olá Manu,

        Obrigada pelos esclarecimentos. Qualquer dúvida te “grito”.

        Beijos

  • Reply
    Elizabeth
    27/01/2014 at 14:45

    Concordo com tudo, sobre qualidade de vida, compras, comida, passeios em Barranco, outros cantos e tudo mais, entao me pego pensando se vivo melhor aqui do que vivia em Sao Paulo, me coloco um tanto resistente em admitir, que vivo muito bem em Lima!!! Só um pontinho sempre me toca que é a falta de céu azul nos vários meses do ano, pronto falei.
    Lima encanta!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2014 at 16:24

      Oi Beth,

      A gente fica meio resistente pra admitir mesmo, mas melhor amar que odiar, né? Se a gente é feliz aqui tem mais é que aproveitar… Já a falta de céu azul é triste mesmo, motivo de depressões entre nós brasileiros, mas isto pode ficar entre os 10 motivos para odiar Lima. ahahahahah Quem sabe não vira um post tb…

      abraços e obrigada por ler o blog!

      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    %d blogueiros gostam disto: