Na noite da última quarta, aconteceu em Bilbao, Espanha, a festa dos Melhores 50 Restaurantes do Mundo. Mais uma vez, o Peru teve uma presença forte e marcante dentro do cenário mundial e Lima reforçou seu título de Capital Gastronômica das Américas: dos Top 10, dois estão na capital peruana e a noite ainda teve como homenageado principal pela trajetória o chef Gaston Acurio, principal responsável pela comida peruana hoje ser conhecida e respeitada mundialmente.
O titulo de melhor restaurante foi para Osteria Francescana, de Massimo Bottura, retornando a ele o título depois de ter perdido ano passado para o Eleven Madison Park, de Nova York.
TOP 10 Restaurantes do Mundo
Este ano o Peru segue com 2 entre os 10 melhores restaurantes do mundo: Central, do chef Virginio Martinez, e o Maido, do chef Mitsuharu Tsumura.
O Central vem caindo de posição nos últimos anos, mas isto também tem a ver com os projetos prioritários para os chefs hoje. De qualquer forma, o Central segue como o Melhor Restaurante da América Latina.
Seu chef, Virgílio Martinez, junto com sua sócia, parceira e esposa, Pia Leon, não só são grandes chefs, como grandes estudiosos e entusiastas da culinária peruana. No Central, eles oferecem uma viagem aos ecossistemas peruanos e a experiência gastronômica é trabalhada a partir das altitudes de plantio dos alimentos. Uma deliciosa viagem.
O Maido, do simpático chef Mitsuharu Tsumura, em 2016 teve o maior salto visto na premiação: de 44o. lugar do ano anterior para 13o. A partir daí, pouco a pouco vai subindo de posição e encontrando o sucesso de chef celebridade.
Há alguns anos atrás, o Maido era um excelente restaurante, mas sem a badalação atual. Hoje a maioria dos clientes são de negócios, as reservas são feitas com dois meses de antecedência e pode-se deixar uma pequena fortuna em uma noite no local. A verdade seja dita também. A carta deles é INCRIVEL. Tudo que se experimenta lá é delicioso. Há sabores que não se entende mas são inesquecíveis. A mistura do japonês com a comida peruana de forma criativa e fora do comum é incrível. Vale cada hora que se passa ali.
Compondo a lista dos 10 melhores do mundo países como Itália, Espanha, França, Estados Unidos e Tailândia. Peru tem duas posições, ao lado de França e Espanha. Lima é a única cidade com dois restaurantes premiados no mundo. Muito orgulho!
Gaston Acurio homenageado por sua história
Desde 1994, quando Gaston volta ao Peru e abre, junto com sua esposa, um restaurante de cozinha francesa chamado Astrid & Gaston muita coisa mudou na vida do famoso chef peruano e também na gastronomia mundial por causa dele. Hoje Gastón Acurio tem 34 restaurantes distribuídos em 11 países. Eleito em 2011 um dos 20 chefs mais influentes no mundo. Em 2014, reúne grandes chefs peruanos para rodar o mundo apresentando o ceviche. Astrid & Gaston foi o primeiro restaurante sul-americano a chegar a primeiro do mundo. Hoje a comida peruana é moda. Um único homem levou a gastronomia peruana a ser conhecida e respeitada no mundo. Sem dúvida, ele é o grande embaixador da cozinha do Peru e por tudo isto foi o grande homenageado da noite de quarta-feira, na estrega da premiação The 50 Best. Ele merece.
Lima, capital gastronomica das Americas
Há ainda quem duvide que Lima é o destino gastronômico das Américas. Para mensurar o sucesso e a riqueza da culinária peruana, 10 dos 50 melhores restaurantes da América Latina estão em Lima.
Sim, um quinto dos melhores restaurantes se concentram em uma só cidade: Lima. É incrível! E na lista tem uma variedade de estilos que enriquece qualquer passeio à cidade: cebicheria, comida nortenha, comida Nikkei, comida peruana típica, carne (que não é o forte do país), comida internacional, comida da selva.
Estão na lista da San Pellegrino Maido, Central, Astrid & Gaston, Osso, La Mar, Isolina, Rafael, Malabar, Fiesta e Amaz.
Meus queridinhos? Maido, Central, Isolina, Rafael e Osso. <3
No Comments