/>
2 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

A culinária peruano-japonesa do Maido

Não preciso nem falar que eu adoro comer, né? O tanto que eu escrevo sobre comida e restaurantes aqui no blog deixa qualquer um perceber isso. Mas mais do que uma boa comida, eu adoro uma boa história. E o que melhor do que um excelente restaurante com uma boa história por trás? É o caso do Maido, ou melhor, do seu Chef, Mitsuharu Tsumura.

IMG_0010

Filho de japoneses, mas nascido no Peru, Mitsuharu é de uma família de posses e pôde estudar gastronomia no EUA quando decidiu que esse era seu caminho. Ao voltar para o Peru, já formado, quis abrir um restaurante de carnes e de sushi, mas seu pai lhe disse: “Como você vai fazer sushi se nunca foi ao Japão?” -, e o mandou para lá, pra morar com seus avós. Seu avô o apresentou ao dono de um restaurante renomado que não quis nem olhar seu diploma americano e todas as indicações que tinha e lhe pediu somente para fatiar um peixe. O Senhor lhe disse: “Já vi o que eu precisava. Não vou te pagar nada, você pode almoçar e jantar aqui, venha e aprenda.” E assim ele fez.

Então o Chef Mitsuharu começou lavando panelas, depois de alguns meses aprendeu a afiar facas, depois era o responsável por receber e limpar a mercadoria que chegava, e assim por diante. Fazer sushi foi a última coisa que ele aprendeu, mas quando esse momento chegou, a sabedoria e o respeito da culinária japonesa já eram seus velhos conhecidos. Após quase 3 anos ele voltou ao Peru para trabalhar em um hotel, até que seu pai decide apoiá-lo e investe na montagem do Restaurante Maido.

Fachada Maido. Foto: Tripadvisor.

Fachada Maido.
Foto: Tripadvisor.

Eu acho essa história tão maravilhosa que já vejo ela na cena de um filme, sabe?! Ele lá com um diploma importante nas mãos mas lavando panela, limpando peixe, e sem receber… Eu gosto da humildade contida ali, do papel imprescindível do pai em suas decisões e principalmente, do respeito diante de tudo. Não é a toa que hoje o Maido ocupa o 11° posto dentre os 50 melhores restaurantes da América Latina.

Especializado na culinária Nikkei, que é a mistura das culinárias peruano e japonesa, o Maido propõe sabores diferentes mas muito bem casados nos seus pratos fusion, ainda sim, apresenta uma grande parte do cardápio somente com comidas tradicionais japonesas, preparadas exatamente como na terra do sol nascente. O lugar é simples e elegante, com vários ambientes diferentes entre bar, mesas comuns e tatames reservados. O atendimento é incrível – arrisco dizer que é um dos melhores atendimentos dos restaurantes aqui de Lima – e têm frequentadores ilustres como o Chef Gastón Acurio.

foto 3

O único ponto contra que não posso deixar de mencionar?! O preço. Um pouco salgado. Não é nada absuuuurdo, e sei também que no Brasil comida japonesa também é cara, mas não poderia deixar de falar isso aqui. Acho que, em média, sai uns S/. 170,00 por pessoa. Mas pra quem gosta da culinária oriental, é um prato cheio. 🙂

Onde?
Maido Cocina Nikkei
Calle San Martín 399 – Miraflores
Tel: 444-2568

Talvez você também goste

2 Comentário

  • Reply
    Natalia
    12/09/2014 at 20:10

    precisa fazer reserva para ir?

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/09/2014 at 17:04

      Oi Natalia,

      Sinceramente nunca fiz reserva para ir ao Maido e nunca fiquei esperando uma mesa. É um restaurante espaçoso. De qualquer forma, se você optar por dias como sábado a noite e não quer perder de jeito nenhum, não custa nada fazer, né?

      abraços,
      Manu Tessinari

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!