/>
3 Em Outros Destinos/ Valle Nevado

Valle Nevado com crianças: como foi minha expediência!

Valle Nevado com crianças.
Valle Nevado com crianças.

Valle Nevado Ski Resort.

Férias de inverno e a gente sempre pensa: Valle Nevado com crianças, por que não? Esta semana o Valle Nevado Ski Resort anunciou a data de início da temporada, 10 de Julho, e está com um monte de promoção legal para julho e agosto (o Viajando com Pimpolhos explica tudinho!).

Na temporada passada, resolvi topar essa viagem de forma ainda mais radical, já que minha “criança” era um bebê de 2 anos e eu estava grávida de 7 meses! Sim, amigos, há mães loucas neste mundo. Bom, antes que comecem a me jogar pedra, explico os motivos que me levaram a topar uma viagem destas: 1) Li todo o texto excelente da Sut-Mie no Viajando com Pimpolhos e conversando com ela, ela me animou. 2) Fui com um grupo de amigos, então teria programas off-ski para mim. 3) Fui em um feriado pequeno e, 4 dias em um hotel, não daria para ficar entediada, mesmo se a experiência fosse ruim. 4) Sou daquelas que não posso ver porta de avião aberto. Era isto ou feriadão em casa. Fui.

Olivia, eu e a barriga em Valle Nevado. ;-)

Olivia, eu e a barriga em Valle Nevado. 😉

Saindo daqui do Peru, pelos horários de voo fizemos uma pernoite em Santiago. Não deu pra conhecer a cidade e optamos por um hotel já na saída da cidade para as montanhas para ganhar tempo. O Radisson Petra La Dehesa é um hotel excelente. Lindo, cheio de design, super novo. O serviço é ótimo, rápido, com pronta resolução de problemas (uns amigos tiveram que trocar de quarto por causa da cama e fizeram isto num piscar de olhos!). O café da manhã é excelente e tem tudo e mais um pouco. Um verdadeiro brunch matinal.

Valle Nevado com crianças.

Pernoitamos no Radisson Petra La Dehesa.

A Subida e a Altitude em Valle Nevado

Valle Nevado com crianças.

62 curvas e uma linda paisagem separam Santiago de Valle Nevado.

Meu primeiro medo era como sobreviveríamos à subida íngreme e cheia de curvas (62 para ser mais exata!), então eu e a Olivia tomamos Dramin antes do embarque – pergunte ao seu médico e pediatra das crianças antecipadamente o que ele recomenda para vocês. Nós optamos também em fazer um transfer particular para ficarmos mais a vontade de parar e/ou passar mal, caso quiséssemos. A subida foi entre lindas paisagens e cochilos. Ah! Fomos em agosto e a neve já estava bem pouca. Conversando com o motorista e o pessoal do hotel, eles falaram que se sente muito os efeitos do aquecimento global e que realmente a neve já não é tão intensa e forte como anos atrás, mas isto não significa que não chegue nevascas por lá.
Minha outra preocupação (menor) era a altitude. Eu e Olívia já tínhamos experimentado altas altitudes e sempre passamos bem. De qualquer forma, nos prevenimos levando garrafa de oxigênio, sabíamos que o hotel providenciava umidificador e tínhamos todos os medicamentos de emergência (indicados pelos médicos) na mão. Felizmente, não precisamos de nada e foi só curtição.

O Hotel Valle Nevado

Valle Nevado com crianças.

Hotel Valle Nevado, o melhor dos 3 hotéis do resort.

O Valle Nevado Ski Resort possui 3 hotéis: O Valle Nevado, o Puerta del Sol e o Três Puntas (5,4 e 3 estrelas respectivamente). Resumidamente, o Valle Nevado é o mais bem equipado, onde estão localizados os melhores restaurantes e o hotel tem ligação direta com as pistas de ski. É também um hotel mais tranquilo, onde ficam normalmente as famílias já que é ali que se localiza o espaço infantil e longe das festas. O Puerta del Sol e o Três Puntas tem um público mais jovem, de amigos e a turma que curte a diversão intensa. Bares, noitada, festas na piscina apré-ski rolam entre estes dois hotéis.

Valle Nevado com crianças.

Nosso quarto no Valle Nevado. A Olivia ficou em um berço oferecido pelo hotel.

Ficamos hospedados no Hotel Valle Nevado. É um bom hotel, mas não acho que seja 5 estrelas. Achei os quartos simples, apesar de funcionais, o funcionamento da ducha deixou a desejar e o serviço de quarto era regular e o serviço geral do hotel também decepcionou um pouco. Dizem que os outros são ainda mais simples, mas eu não visitei. Não posso deixar de citar que o hotel é extremamente limpo, os restaurantes bonitos e com bom atendimento, o serviço de suporte para quem está esquiando é excelente.
Uma dica importante: sempre façam reservas para almoço e janta nos restaurantes. É muito comum simplesmente não ter onde você comer por estar tudo simplesmente lotado, principalmente nos fins de semana, já que no domingo muita gente de Santiago sobe para passar o dia, fazer campeonatos e etc. L-O-T-A.
O hotel oferece uma gama grande de diversões para quem não está esquiando: ginastica, cinema, massagem, yoga. Todos os dias há um informe das atividades. Passear pelas lojinhas pode ser divertido para quem curte comprar. As grandes marcas de roupas de esportes estão representadas e você encontra tudo que precisa para encarar o ski com todo charme.

Crianças em Valle Nevado

Olivia em Valle Nevado.

Olivia em Valle Nevado.

Valle Nevado com crianças.

A escola de ski infantil. Olivia com seu look neve.

Eu realmente tive uma estada bem light no resort. Não queria abusar na minha condição de grávida e Olivia também era bem pequena. Começando pela roupa, eu levei roupa de ski dela mesmo já que eu sabia que não precisaria de nada intenso. Comprei uma bota para ela aqui em Lima excelente, da marca Sketers. Para uma criança de 2 anos, as opção de diversão são bem poucas. AS escolas de ski são para crianças a partir de 4 anos e é proibido usar trenózinho, então a diversão dela era brincar com a neve, passear e ficar no espaço infantil, que ela amou! O espaço infantil é uma sala com brinquedos, mesas para pintar e monitoras dispostas a animar seu filho. No ultimo dia, ela nem quis ir na neve, foi de pijama para o espaço.

Um passeio que nós fizemos e adoramos foi passear na gôndola que nos leva ao Bajo Cero, um espaço de restaurantes, bares e escola de ski no meio das montanhas. Lá o clima é mais divertido, muita gente, muita criança, muito entra e sai e música alta. Apesar da gente não estar esquiando, você sente o gostinho do pós-ski (pra mim a melhor parte!). Ficávamos lá vendo as pessoas esquiaram, encontrando nossos amigos que sempre passavam para dar um oi e almoçamos por lá.

Valle Nevado com crianças.

Indo de gondola para o Bajo Cero. (ok, imagens ruins, mas nem o tempo, nem o vidro ajudaram).

Valle Nevado com crianças.

O Bajo Cero são estas casas que comportam restaurante, bar e escola de esqui no meio das montanhas. Super alto astral!

Ski em Valle Nevado

Não vou entrar nos detalhes do ski, porque não usei os serviços, mas meu marido e meus amigos curtiram muito. São 42 pistas em vários níveis de dificuldade e possibilidades. Você encontra informações mais detalhadas das pistas no site do resort.

Valle Nevado com crianças.

Aula de esqui para jovens e adultos.

Valle Nevado com crianças.

A pista tem um visual lindo e um por do sol de arrasar.

O saldo da minha viagem foi super positivo, apesar de ninguém acreditar quando digo que fui pra Valle Nevado em situação tão adversa. Viagem é assim. Mais do que o lugar, é você que tem que estar com o coração aberto para o que vai encontrar. Eu estava consciente das minhas limitações e usei o local para descansar, jogar conversa fora com os amigos, aproveitar minha filha e meu marido e foi isto que eu fiz. Se eu iria pra Valle Nevado novamente? Sim, com certeza. A estrutura para esquiar é excelente e, se você é da turma que pode aproveitar tudo, tenha certeza que não vai se arrepender (minha próxima vez só acontecerá quando eu puder também aproveitar as pistas, né?).

E, no último dia, quando eu me achei o máximo viajando com bebe, eis que surge esta família de esquiadores (com o pai esquiando com a filha no colo) mostrando que sim, há pais mais loucos que eu neste mundo.

Valle Nevado com crianças.

Pai esquiando com bebe no colo, enquanto a mãe acompanha o maior. Ministério dos Pais Atentos informam: não tentem fazer isto em casa.

Talvez você também goste

3 Comentário

  • Reply
    Esquiando em El Colorado - Nosso dia na neve - Nós no Chile
    02/07/2015 at 10:30

    […] Como ainda era cedo para nossa aula de 14h, fomos até Valle Nevado que é a maior estação de esqui da América Latina. Está a 3.000 metros de altura, são mais algumas curvas até chegar lá. É a estação que todos brasileiros querem conhecer. Linda e sempre cheia de neve e de brasileiros. A Manu Tessirani, do blog Cup of Things, tem todas as dicas do Valle Nevado, clique aqui. […]

  • Reply
    Rosi Guimarães
    01/07/2015 at 16:43

    Manu, adorei seu post e seu blog que acabo de conhecer através do facebook do Viagens em família. Moro aqui em Santiago há um ano e meio e também tenho um blog. No ano passado fomos esquiar e escolhemos El Colorado e adoramos. Muita gente me pergunta pelo Valle Nevado por ser o que todos os brasileiros querem conhecer e então vou colocar o link para seu post que está excelente.
    Um abraço e parabéns!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/07/2015 at 17:58

      Prazer em conhecer, Rosi! Seu blog é ótimo!

      abraços,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!