/>
7 Em Crianças/ Outros Destinos/ Panamá

Passeio com crianças no Panamá

Paseo de las Bóvedas.

Ter um dia de passeio com duas crianças no Panamá me fez lembrar uma história. Certa vez, quando eu ainda era mãe de primeira viajem, li em algum blog desses da vida um pai falando algo que se encaixava completamente no que eu sentia naquele momento e não sabia expressar. Era algo como: “Se você viaja com crianças, não crie grandes expectativas. Foque em um programa por dia, o resto é lucro!” . Por sorte tomei isto como mantra e o aconteceu nesta viagem.

A Amanda, do Batendo Perna pelo Mundo, conta em detalhes dos passeios feitos na Cidade do Panamá. Ótimo para se ter uma idéia do que oferece a cidade.

Eu, na minha mega empolgação, pensei que conseguiria fazer na sexta-feira pelo menos Casco Antiguo, Canal, Amador Causeway e ainda dar um pulinho no shopping pra dar uma olhada. Doce engano…

Panamá é quente e úmido e aqui em Lima, temos uma temperatura amena para frio, o que quer dizer que as meninas fritaram! Passeando pelo Casco Antiguo, elas morriam de calor, tive que molhar a cabeça da Olivia várias vezes e amamentar a Julia também. Elas aguentaram firmes e fortes, Olivia correu e brincou, mas os programas são realmente cansativos (e chatos) para crianças tão pequenas (lembrando que na viagem Olivia tinha 2 e meio e Julia 5 meses). Fizemos os dois e nada mais. ☹

Casco Antiguo

Fiquei completamente apaixonada pelo Casco Antiguo, que é nada mais que um bairro antigo da cidade que está sendo, aos poucos, todo restaurado. Um bairro charmoso, agradável, cheio de bossa. Eu gastaria fácil um dia ali fotografando, passeando pelas ruelas, vendo artesanato e lojinhas. Possui ótimas opções para almoçar e/ou tomar um café.
Um passeio a céu aberto, caminhando é muito mais agradável para as meninas. Olivia se diverte correndo, vendo parques, mar, tirando fotos (!) e até o calor acabou virando uma brincadeira, já que eu jogava água em sua cabeça para se refrescar.

Começamos pela Iglesia San Jose, uma pequena igreja colonial barroco que eu fiquei apaixonada. Não só seu famoso Altar de Ouro é lindo, como também os vitrais italianos e os altares satélites. Adoro a riqueza das igrejas simples. Passamos pelo El Arco Chato (o arco baixo, em tradução livre), arco duradouro construído no sec. XVIII e que, dizem, foi um dos pontos para que os EUA escolhessem o Panamá como a cidade para o Canal. Depois Plaza de Francia, com a história pré-Canal; o Paseo de las Bóvedas e suas pelas vistas da cidade e o bonitinho Paseo Esteban Huertas. Na Plaza de la Independencia, onde está localizado o Palácio Municipal e a Catedral da cidade, terminou nosso passeio.

Um dos altares da Igreja San Jose.

Um dos altares da Igreja San Jose.

El Arco Chato na Cidade do Panamá

Turistas fotografando El Arco Chato. Toda a ruina em si é mais interessante.

Os casarões reformados de Casco Antiguo.

Os casarões reformados de Casco Antiguo.

Paseo de las Bóvedas.

A família reunida no Paseo de las Bóvedas.

Paseo Esteban Huertas.

Paseo Esteban Huertas.

Vendedor de chapéu do Panamá em toda esquina.

Vendedor de chapéu do Panamá em toda esquina.

O Casco Antiguo (ou Viejo) tem um site bem explicativo e você consegue lá todas as informações sobre o local, mas o mais interessante é um mapa interativo, onde você pode localizar pontos turísticos e saber a história de casa um deles.

Site Casco Viejo

Site sobre Casco Antiguo. Recomendo!

Canal do Panamá

Canal do Panama

Centenário do Canal do Panamá.

É imperdível por toda sua grandeza história e a engenharia envolvida, mas a passagem do navio em si é meio chato (confesso!). São 4 andares de mirantes abarrotados de gente (dizem que o melhor é o ultimo andar!) e um locutor vai explicando o processo e curiosidades sobre seu funcionamento.

Canal do Panamá

Navio chegando.

Canal do Panamá

Navio saindo. Olhem a quantidade de gente nas varandas. Não sei se o quarto andar é o melhor, mas é o mais cheio!

Quando termina (ou antes de começar), você pode explorar o local que possuiu, ainda, um “cinema” onde apresentam um filme 3D sobre a construção do local (achei com cara de filme publicitário e deixaria por ultimo) e um museu muito interessante com fotos, objetos e explicações históricas da construção.

Canal do Panamá

Nós, felizes, mas uma já dormindo e a outra no colo e com chupeta. Já estavam no limite…

Canal do Panamá

Eu tentando animar a filha, mas ela não estava muito interessada não… Já deu, né?

Nós adoramos o passeio, mas as crianças ainda são pequenas e obviamente nem se deram conta do acontecido. Vocês podem (e devem), como nós, fazer o passeio, mas devem ter em mente que, para as crianças, é um pouco forçado mesmo.

Tudo lá é muito bem organizado e estruturado e você pode ir com as crianças tranquilamente já que tem preferencial para crianças de colo, elevadores, restaurante, lanchonete e banheiro com trocador.
O site do Canal é mais comercial e pouco turístico, você encontra melhores informações sobre o local no site de turismo do Panamá.

Achei a Cidade do Panamá bacana. Vale a pena gastar uns 3 dias nela. Tem passeios legais na capital, boas ofertas de restaurantes, shoppings super grandes e estruturados. Eu fiquei com um sentimento de “quero mais”…

Serviços:
Fizemos nosso passeio com um taxista chamado Eliecer (viajesdekatherine@gmail.com). Ele é muito simpático, atencioso e prestativo. Sem pressa ou impaciência, nos acompanhou em todos os passeios, deu explicações e até nos ajudou com a tralha infantil. No passeio, utilizou uma van bem equipada, porém básica e sem cadeira para crianças. Cobrou pelo passeio de todo o dia $80. Para o transfer hotel-aeroporto, utilizou um carro tipo sedan bem confortável e foi extremamente pontual. Pagamos $40. Ele nos contou que faz todos os tipos de passeio na cidade e também faz transfer para as praias próximas e passeios de dia inteiro a San Blás.

Talvez você também goste

7 Comentário

  • Reply
    tati desempilhados
    08/04/2015 at 22:59

    Manu, muito obrigada pelas dicas! Seu blog ajudou muito na nossa viagem!
    beijo,
    Tati
    http://www.desempilhados.com/2015/04/viagem-panama-famoso-canal-visita-taxi-museu-criancas-bebes.html

  • Reply
    filhotes viajantes http://filhotesviajantes.blogspot.com
    16/01/2015 at 09:31

    Oi! Que lindo seu blog!
    Cheguei aqui procurando dicas do Panamá, mas vi que você mora no Peru e vou para aí semana que vem. Meu filho tem tres anos, você poderia me recomendar três passeios imperdiveis com criança desta idade, por favor?
    Super obrigada!!!
    Tati

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/01/2015 at 23:17

      Oi Tati, tudo bem?

      Gosto do Malecón, o calçadão daqui, do Parque del Reducto no sábado e o Circuito das Águas. Minha filha de 3 anos ama estes passeios, mas tem um monte como zoológico e museu. Depende tb do seu filho… Tem uma categoria só sobre crianças no blog. Vc deu uma olhada?


      http://cupofthings.com/category/criancas-2/

      beijos e divirta-se! Precisando de algo, me escreva, já estou na cidade!
      Manu

      • Reply
        filhotes viajantes http://filhotesviajantes.blogspot.com
        02/02/2015 at 09:47

        Manu, peguei mil dicas aqui com você. Obrigada! Pena que não consegui te conhecer pessoalmente por aí, mas suas dicas foram preciosas para começarmos a programar a viagem.
        Obrigada!!!

        • Reply
          Manu Tessinari
          02/02/2015 at 17:21

          Oi Tati,

          Que bom que o blog te ajudou! Ficamos muito felizes!!! E na próxima vez a gente se vê.

          abraços,
          Manu

  • Reply
    Maria de Fatima
    23/06/2014 at 12:15

    Olá Manu
    Que legal teu blog
    Quem me indicou foi a Gisele Doria
    Poderias me indicar algum lugar maravilhoso para passarmos o dia 31/12? Ano Novo
    Estaremos hospedados no Hilton Mirafores
    Obrigada
    Fatima

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/06/2014 at 10:47

      Oi Fatima, tudo bem?

      Eu ainda não conheci a Gisele, mas ela é amiga de um monte de amiga minha… rs
      Olha só, sua pergunta me quebrou! rs Eu só passei 2 reveillons aqui em Lima, uma porque estava em inicio de gravidez e outra porque estava com bebe pequeno. Resultado: não sei nada de festa! Posso te explicar uma pouco o que acontece na cidade. Em Lima acontece festas privadas que você pode comprar o convite, mas não tem nenhuma super conhecida e famosa que eu poderia te indicar. Na verdade, o povo de Lima vai todo passar o Reveillon na praia. Todo o litoral da Panamericana Sur, de Lima ao km 110, lota e tem festas espalhadas. Nas praias, todos vão para a beira da praia e ficam soltando seus próprios fogos de artificio e bebendo. Cada vilarejo acaba também tendo uma festa particular, seja nos clubes ou em casas noturnas, algumas abertas a todos outras só para convidados/sócios. O melhor reveillon da região é, sem sombra de dúvida, no Boulevard Asia, km 90 da Panamericana Sur. Lá tem vários restaurantes e boates com as festas mais famosas, com melhores estruturas e gente mais bonita. Se animar, um bom hotel na região é o Best Western Vista Pacifico (tem poucas opções). Se preferir ficar em Lima, opte por um bom jantar ou por festa em hotel como o Westin ou o Miraflores Park Hotel. Normalmente, aqui só começam a divulgar as festas de fim de ano em final de novembro.

      bom, espero que tenha ajudado.

      abraços,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!