/>
0 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

La Trattoria di Mambrino, o melhor italiano de Lima

Há alguns anos comecei a aplicar aqui em casa essa onda de comer alimentos ‘de verdade’, eliminando ao máximo os conservantes da nossa dieta. Nesse processo, acabei me descobrindo fã de um alimento que sempre desprezei, o macarrão.
Sim, eu sei que é polêmico, afinal, como alguém não gosta de macarrão?! Juro pra vocês que realmente não era a minha. Com excessão do gnocchi que minha avó, D. Elza, preparava com perfeição (e minhas tias, graças a Deus, aprenderam a receita direitinho), eu dispensava uma massa pra comer qualquer outra coisa.

Porém, nessa de comer coisas menos industrializadas e mais caseiras, acabei descobrindo que não gostava era de massa mal feita, cozida demais, com molho industrializado… Que uma massa artesanal, cozida al dente, com um molho natural e bem apurado (nada de açúcar pra ‘tirar acidez’), ingredientes frescos e um queijo de qualidade, era um prato imbatível no quesito comfort food.

Bruschetta e fiocchi de pera do Trattoria di Mambrino

Bruschetta e fiocchi de pera do Trattoria di Mambrino

E como parte do meu entretenimento nessa vida é sair pra comer, comecei uma busca pela melhor massa aqui na cidade e, não demorou muito pro ‘La Trattoria di Mambrino’ levar esse título.
Restaurante que existe há quase 30 anos, fruto do casal Ugo e Sandra Plevisani, ambos descendentes de italianos, onde ele é responsável pelas massas e, ela, pelos doces. A Sandra é, na verdade, figura de destaque na gastronomia nacional pois, além de dona de uma rede de restaurantes, ela apresenta um programa de sucesso na TV onde ensina seus truques para os doces perfeitos e é autora de diversos livros culinários premiados. Os dois juntos tocam diretamente três unidades do Trattoria di Mambrino na cidade, além de outros 11 restaurantes da rede.

Burrata, rúcula e pêssegos grelhados com balsâmico, no Trattoria di Mambrino

Burrata, rúcula, prosciutto e pêssegos grelhados com balsâmico, no Trattoria di Mambrino

Embora sofra influência da culinária peruana em alguns pratos, grande parte do cardápio da Trattoria di Mambrino traz receitas italianas bastante tradicionais e preparações quase sempre ao ponto de perfeição. Entradas, saladas, pizzas, todos os tipos de massa – pasta corta, lunga, ripiena – e sobremesas de tirar qualquer um da dieta, tudo é maravilhosamente bem preparado e incrivelmente saboroso.

Trattoria di Mambrino

Trattoria di Mambrino

Vale citar que minha avaliação foi bem extensa pois, desde que abriram um Trattoria di Mambrino aqui perto de casa, marido e eu vamos quase todos os finais de semana, e eu já provei de tudo: Filé mignon com tagliatele ao molho branco, fiocchi de pera e trufas, espaguete mediterrâneo, talharim magnifico (especialidade da casa), tortellini com molho de cogumelos, macarrão de vegetais com salmão grelhado, gnocchi quatro queijos e até um simples espaguete à pomodoro, que é o meu favorito. Obviamente tenho minhas preferências mas, até agora, não provei nada que não tenha gostado bastante.

Sem falar nas sobremesas que são um show à parte. O Boccanera, especialidade da casa, é um petit gateu ao estilo Sandra Plevisani, de chocolate ou doce de leite. Independente do sabor do bolinho, peça o sorvete que o acompanha de doce de leite, não irá se arrepender! O cheesecake e o mil folhas, ambos de crème brulée, são de enlouquecer! Sério! Nunca havia provado nada igual.

Cheesecake de crème brulée e Boccanera de doce de leite com sorvete de doce de leite, do Trattoria di Mambrino

Cheesecake de crème brulée e Boccanera de doce de leite com sorvete de doce de leite, do Trattoria di Mambrino

Acho uma ótima opção de restaurante para quem quiser dar uma trégua à culinária tipicamente peruana, que, embora deliciosa, pode ser um pouco excessiva para quem não está acostumado com pimentas e condimentos mais fortes. O serviço é sempre amável e o preço razoável para um jantar legal (cerca de S/. 120,00 por pessoa), principalmente no restaurante da Pardo y Aliaga, onde eles tem um bar bem do charmoso no piso térreo, que está sempre cheio aos finais de semana. 😉

Onde?
Shopping Jockey Plaza
Shopping Larcomar
– Av. Pardo y Aliaga, 656
Reservas pelo site

 

Talvez você também goste

Sem Comentários

Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!