Sei que numa viagem curta ou a primeira vez em uma cidade nova, um Museu de Arte Contemporânea não é uma das atrações top, a não ser que seja um destino turístico imperdível, como o Tate Modern em Londres, mas meu assunto de hoje é justamente o MAC Lima, que adoro.
Inaugurado em 2013, em uma área abandonada logo no início do Barranco, o MAC veio criar um espaço que ainda não existia na cidade: espaço para a arte moderna e contemporânea peruana e internacional.
Eu tenho minhas ressalvas contra a arte contemporânea, acho difícil de entender e muitas vezes difícil de admirar, mas eu adoro o espaço que criaram aqui. São 3 galpões com completa interação à natureza e a cidade em volta.
É um museu pequeno, você consegue percorre-lo em pouco tempo e são normalmente 3 ou 4 exposições diferentes. Isto possibilita você “perder” mais tempo com uma ou outra obra ou exposição. Ler com calma e admirar com calma.
Já vi muita coisa legal por lá e, agora mesmo, há uma exposição linda e imperdível para quem mora aqui: Vik Muniz. Talvez nosso artista contemporâneo mais famoso. A exposição é um apanhado de obras de várias épocas do artista e fica em Lima até 14 de abril.
O MAC também criou uma estrutura para que a cidade se aproxime da arte. Ele oferece uma séria de atividades livres e pagas para integração como visitas guiadas para crianças e adultos, workshops, aulas de arte também para crianças e adultos e uma séria de atividades no parque.
Sim, o parque do MAC é outro ponto positivo do museu. Eles aproveitaram a área verde e criaram um espaço para fazer arte. O museu oferece gratuitamente atividades artísticas para todas as idades. Ensinam a fazer trabalhos em madeira, pinturas em vidro e bolas de sabão gigante. Ali, toda manifestação artística é bem vinda. Todos os domingos, de 15 às 18:30, tem atividade também. É só aparecer. Independente disso, o parque é um espaço com um astral ótimo. É bom pra ficar de bobeira, para ler, para descansar. Durante a semana, um oasis de paz na correria da cidade.
Para completar a lista de coisas legais do museu, não poderia deixar de citar o Café do MAC, super agradável, e a loja em parceria com a Galeria Delbarrio, trazendo objetos lindos e diferentes para decoração.
É programão para toda a família.
MAC Lima
Terça a Domingo – 10h às 18h.
Entrada: 6 soles (adulto) e 4 soles (crianças até 12 anos, idosos e estudantes) – domingo custa 1 sol. Entrada para o parque é gratuito.
Para sempre receber notícias sobre a programação, siga o MAC no FB: www.facebook.com/museomaclima
Estacionamento: não tem estacionamento, o melhor que se tem a fazer é estacionar atrás do MAC. Entre na Ca. El Libertador e estacione no inicio da Av.San Martin. Caminhe pelo beco até a entrada do Museu.
4 Comments
Os melhores Museus com crianças, segundo a Blogosfera de Famílias Viajantes. #FamilyMW | Viajando com Pimpolhos
27/03/2015 at 16:14[…] MAC Lima, Cup of […]
Boia Paulista
10/03/2014 at 07:58Oi, Manu. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Manu Tessinari
10/03/2014 at 13:35Que boa notícia, Nat!
beijos pra vocês!
Manu
Acontece em Lima: março - Cup of Things
08/03/2014 at 22:34[…] 12, próxima quarta feira, às 19h, terá uma sessão ao ar livre, no MAC Museu de Arte Contemporânea, do documentário sobre Vik Muniz, Wasteland, com título em português Lixo Extraordinário. O […]