/>
4 Em Cultura/ Peru

Carnaval no Peru. Existe?

Carnaval de Cusco
Carnaval de Cusco

As máscaras estão presente nos carnavais de todo o país. Estas são de Cusco. Foto: Carlos Galindo (CC BY-NC 2.0)

Falar de carnaval fora do Brasil é meio que um post sem noção, eu sei. No entanto, sei também que é crescente o número de pessoas que curtem tanto o verão e o pré-carnaval, que aproveita o feriadão para passar o carnaval no exterior.

Peru tem sido um destino super procurado, então acho que devo contar um pouquinho o que funciona e não funciona no carnaval e como é a festa por estas bandas.

Vocês podem ficar surpresos, mas existe carnaval no Peru! Por sinal, o segundo maior carnaval do continente é aqui no país, em uma cidade chamada Cajamarca (ok, todos concorrentes não são lá grandes foliões…). As festas folclóricas também tomam conta de outras cidades como Cusco, Catacaos, Tacna, Ayacucho e Iquitos. É importante saber antes de viajar para o Peru, seja para curtir ou fugir.

De modo geral, as festas do carnaval no Peru são durante todo o mês de fevereiro, em diferentes datas, a maioria nos fins de semana.

Carnaval em Lima

Simplesmente não existe. Infelizmente. Aqui não é feriado e não tem nenhuma festa alusiva ao carnaval. Tudo segue aberto e funcionando. No entanto, não foi sempre assim.

A primeira menção histórica de carnaval em Lima, foi quando o governo espanhol proibiu a brincadeira de água entre colonos e escravos. Na época (1700), a grande diversão entre as pessoas era correr pelas ruas jogando potes de água perfumada uma nas outras (lança-perfume?? Rs). Não preciso dizer que a lei foi totalmente ignorada e a tradição existe até hoje, pelo menos entre a população menos favorecida ou em bairros como Barranco. Para a elite peruana, que um dia chegou a se fantasiar para brincar o carnaval, o que resta são algumas festas privadas em clubes.

Ok, temos uma exceção, mas é uma festa um pouco irregular. Há no Barranco um carnaval de rua, com bandinhas, pessoas fantasiadas e uma guerra de água e tintas, normalmente é algo mais para adolescentes e jovens. Não acontece em uma data fixa e já teve anos que não aconteceu. Este ano está marcado para 22/02, a partir do meio-dia.

Carnaval em Barranco.

Bandinhas e muita tinta tomam conta do Carnaval em Barranco.
Foto: Carlos Díaz (CC BY-NC-ND 2.0)

Há também um desfile em Madalena del Mar, mas é só para assistir. Não há participação pública. Tem um vídeo mostrando um pouco do que rola por lá.

Carnaval de Cajamarca.

É o mais famoso carnaval do país e, como eu disse, o maior carnaval do continente, depois do Brasil. É a festa mais importante para os moradores locais, que esperam ansiosos durante todo o ano. Há festa pelas ruas da cidade, desfiles, pessoas fantasiadas, muita música. A cidade se enfeita, os desfiles duram dias e há concurso para Rainha do Carnaval. Nos desfiles, além de danças e músicas, típicas da região, os grupos passam jogando água na platéia. Vista-se preparado para sair da festa molhado. É tradição.

Carnaval em Cajamarca.

Carnaval em Cajamarca.
Foto: Carlos Olivares (CC BY-NC 2.0)

Fiesta de La Virgen de Candelaria em Puno

Na teoria, não é um carnaval, mas é como se fosse! É uma das mais importantes festas religiosas do país, em honra de Nossa Senhora da Candelária. Concurso de danças, desfiles, parada folclórica e tapetes de flores fazem parte da comemoração que dura 18 dias e tem mais de 100 mil turistas.  Se você está programando conhecer Puno e o Lago Titicaca, evite o mês de fevereiro. Se você quer, porém, um atrativo a mais na sua viagem, é um bom motivo.

Carnaval Puno

Festa religiosa com jeitão de carnaval.
Foto: Telmo Cáceres (CC BY-NC-ND 2.0)

Carnaval de Cusco

O carnaval em Cusco não tem data fixa para acontecer. Entre fevereiro ou março, a Plaza de Armas é tomada por uma multidão de pessoas para o desfile com danças e música da região. A festa é chamada de Carnaval de San Pablo e é Patrimônio Cultural da Nação. Dura 8 dias (de domingo a domingo) e este ano acontecerá de 15/02 a 22/02. Costuma acontecer também um festival gastronômico e a festa tem como comida típica o Puchero ou T’impu, elaborado a base de carne de cordeiro, camote, batata, cenoura, pêssego, arroz e milho.

Carnaval em Cusco

As ruas de Cusco são tomadas pelo desfile que se concentra principalmente na Plaza de Armas.
Foto: Carlos Galindo (CC BY-SA 2.0)

Carnaval em Cusco

Quem tem espirito de carnavalesco, entra na brincadeira da água.
Foto: Carlos Galindo (CC BY-SA 2.0)

Há ainda outras festas de carnaval no Peru:

Carnaval de Catacaos, em Piura, com concurso de carros alegóricos.
Carnaval de Tacna, com um desfile e concurso de carnaval.
Carnaval de Ayacucho, em Huamanga, com concurso e exposição de máscaras típicas e uma grande feira gastronômica.
Carnaval de Rioja com concurso de carros alegóricos, saída dos diablos riojanos.

Para entender um pouco como é e ter mais informações sobre o carnaval do Peru, acesse o site da Promperu.

Bom, é isto meu povo. Para os foliões enlouquecidos por carnaval e nem pensam em viajar nessa data, peço para que curtam por mim! Para quem virá para o Peru, curtam bastante.

Para todos, um ótimo carnaval!

Talvez você também goste

4 Comentário

  • Reply
    Laura
    06/03/2015 at 07:49

    Oi Meninas, td bem? Aqui estamos bem. Conheci o Peru bem no mês de Carnaval e amei! Na quarta feira de cinzas passamos em Pisac, cidade dos tios e primos do meu marido. Por volta das 13h todos fecharam as portas e subiram para o Parque Arqueológico; pois houve uma apresentação de danças tradicionais (nem me lembro o nome por agora) e uma das dancarinas foi uma prima. Tudo muito lindo e mágico, todos brincaram, comeram e LIMPARAM TODA a sujeira (alimentos, plásticos, copos, etc.). Voltamos para a cidade e daí começaram a brincar de jogar água. Achei divertido, minha filha amou! Mas no fundo, fiquei sem entender o porquê. Agora sim, tradição de Carnaval Rs…
    Espero voltar ao Peru. E como “bromei”muito por lá, “GANHO NA MEGASENA E MONTO UM NEGÓCIO JUSTO PARA SOBREVIVER E EDUCAR MINHA FILHA.” E olha que toda brincadeira tem um fundo de verdade. Rs…
    Bjos
    Laura

    • Reply
      Manu Tessinari
      07/03/2015 at 02:08

      Que legal que curtiu! E obrigada por dividir com a gente um pouco da sua experiência aqui…

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Manu Tessinari
    09/02/2013 at 21:41

    Bom, Salvador é tão linda que só em ficar indo a praia também já está valendo… mas eu não perderia a rua por nada! 🙂

    bjs

  • Reply
    Rosana
    08/02/2013 at 17:12

    Vc passaria estes dias em Salvador sem ir ao carnaval? Eu sim! Bj.

  • Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!