/>
10 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

La Lucha Sanguchería Criolla – um lanche imperdível

Aí no Brasil eu acho que é algo bastante costumeiro a todos nós sairmos pra comer um lanche depois da balada, ou naquele dia à noite quando você não está muito a fim de cozinhar, ou somente pra matar a vontade… Sempre tem um carrinho com aquele x-salada maravilhoso, ou uma lanchonete com os mais saborosos e generosos lanches. Porque é lógico que o lanche tem de ser o mais caseiro possível, nada de fast-food, os ingredientes são sempre frescos e naturais, e muitas vezes – quando o dinheiro é curto, a preguiça é muita, e os lanches se tornam a maioria das nossas refeições universitárias – o chapeiro vira até nosso amigo!

La Lucha Saguchería Criolla

La Lucha Saguchería Criolla

E eu achei que não iria conseguir encontrar nada parecido aqui. Até eu conhecer o La Lucha.
Pra começar, a história deles já é encantadora: O idealizador, o Sr. César Taboada, tinha o sonho de abrir um restaurante em Miraflores onde ele pudesse difundir as delícias que aprendeu a cozinhar tradicionalmente com a sua avó, ainda em Piura, interior do Peru. Em 2009 ele abriu o primeiro local, e o nomeou La Lucha inspirado nos estudantes e trabalhadores daquela região que por ali passavam todos os dias. Segundo ele mesmo: “Para essa gente trabalhadora, esforçada (…) vamos fazer uma ‘sanduichería’ pra essa gente que nos inspira. Essa gente que luta!”

E toda essa tradição é o grande diferencial. O pão feito por eles mesmos, os sucos de frutas frescas, os ingredientes todos naturais e tudo preparado na hora, fazem desse sanduíche algo muito único e o sabor sempre igual, em qualquer das quatro lojas, garante a fidelidade de qualquer cliente.

Cardápio La Lucha Foto: divulgação site

Cardápio La Lucha
Foto: divulgação site

Todas as lojas estão sempre lotadas, mas não se preocupe que a fila anda rápido. A qualquer hora do dia você encontra movimento em um La Lucha, com um  atendimento muito amável e solícito, você não espera mais que 15 minutos pelo seu lanche. Toda essa amabilidade não é pra menos, já que eles aparentam ser uma excelente empresa para se trabalhar – boas condições de trabalho, formação aos seus funcionários e um forte papel social, o que inclui promoção de campanhas de arrecadação para compra de materiais escolares e roupas, para crianças no interior do país. Na página do La Lucha no facebook eles sempre postam muitas fotos dos seus clientes, além de fotos dos funcionários sempre associadas a frases motivacionais pertinentes e da divulgação de todo o trabalho social que fazem.

Lanche "Pavo a la leña" e as batatas fritas huayro.

Lanche “Pavo a la leña” e as batatas fritas huayro.

Bom, e a comida, né?! Como quase tudo por aqui, incrível. O cardápio não é gigante, mas você sempre vai sair de lá com vontade de ter provado mais alguma coisa. A gula domina quando se come por ali. Todos os lanches são bons, os sucos idem, e a batata frita exclusividade deles (eles usam uma batata que só existe aqui no Peru – a papa huayro – e a preparam de forma bem rústica, com casca e tudo) é de comer de joelhos. Além disso eu também sou muito fã de todos os molhinhos preparados por eles, que ficam deliciosos com qualquer coisa que você for comer.

Balcão La Lucha - Lacomar

Balcão La Lucha – Lacomar

Aqui em casa o mais pedidos são o La Lucha – lanche com filé mignon e queijo – e o Pavo a la leña – lanche de peru desfiado com um tempero que só eles sabem fazer.  Além do atendimento cortês e a comida deliciosa, o preço é muito amigo. E o melhor, você pode escolher comer ali, levar o lanche pro hotel, ou come-lo pelo caminho entre um passeio e outro. É, sem a menor dúvida, um dos lugares com melhor custo-beneficio pra se comer, e tudo muito diferente e saboroso!

Onde encontrar?
La Lucha Sanguchería Criolla
* Oscar R. Benavides 308, Parque Kennedy, Miraflores
* Pasaje Champagnat 139, Parque Kennedy, Miraflores.
* Av. Santa Cruz 814, Ovalo Gutierrez, Miraflores.
* Av. Malecón de la Reserva 610, Miraflores – Praça de alimentação Shopping Larcomar

 

Talvez você também goste

10 Comentário

  • Reply
    Margareth
    28/12/2014 at 09:47

    Estive semana passada em Lima eu e meu filho e fomos ao La Lucha. Já tinha ouvido falar, mas depois que li seu texto tive mais vontade ainda de conhecer. Realmente são sanduíches fantásticos. Amamos tudo, os lanches e o atendimento! Obrigada pela dica!

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/01/2015 at 14:37

      Que bom escutar isto, Margareth! Nós também somos fã!

      Feliz 2015!
      Manu

  • Reply
    Deize Manduca
    11/09/2014 at 12:58

    Olá, qdo estivemos em Lima, eu e meu marido(Gilberto), fomos conhecer a sanduicheria Manduca; pq o sobrenome dele é Manduca e ficamos curiosos(descendente de italianos da Siccilia). Amamos. Um lanche mais gostoso que o outro, ótimo atendimento e tem uma promoção que vc degusta 3 miniaturas de lanches por 29 soles e 4 tipos de shopp de +/- 200ml cada por mais 29 soles. Ela fica no shopping Jokey Plaza que é um paraiso. Quando em Lima é visita obrigatória. Abraços.

    • Reply
      Manu Tessinari
      11/09/2014 at 15:21

      Que delicia de dica! Adorei!! E também curtimos muito o Jockey.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Maria Rita
    23/06/2014 at 20:44

    Amando esse blog! Vou a Lima esse ano, pela segunda vez e com certeza, irei conhecer esse lugar! Meu motivo de viagem: amor! Meu namorado é peruano, vive em Lima e eu sou encantada por essa cidade!

    • Reply
      Manu Tessinari
      26/06/2014 at 10:48

      Oi Maria Rita,

      Com amor, tudo fica ainda mais gostoso! Lima é bem legal com um “guia” local… rs

      abraços,
      Manu

  • Reply
    celma
    18/06/2014 at 04:33

    Este é outro local indicado por voce e que irei conhecer na minha viagem. Estou guardando todas as suas dicas sobre o Peru. Obrigada!

    • Reply
      Bia Kuntz
      20/06/2014 at 16:31

      Que bom que estamos te ajudando, Celma!
      Um abraço

  • Reply
    Fabiana Guimaraes
    17/06/2014 at 18:40

    Amo o La Lucha, amo seu blog!!!! Fabiana Guimaraes.

    • Reply
      Bia Kuntz
      20/06/2014 at 16:30

      Obrigada, Fa!!
      Beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!