/>
23 Em Informações básicas sobre o Peru/ Lima/ Peru

Como andar de taxi em Lima!

Taxi Lima

Ruas de Lima são lotadas de taxis. Acho até que são maioria! 🙂

Taxis oficiais podem ter cores diferentes, tamanhos diferentes e qualquer não é garantia de carros novos. Foto de Mutaciones.

Todo mundo que conhece Lima fica impressionado com o trânsito da cidade. É, sem dúvida, coisa de maluco! Carros novos e caindo aos pedaços dividem com taxis, vans, ônibus do século passado as ruas da capital. É a lei do mais forte, ou, no caso, do mais corajoso. Ultrapassar por qualquer faixa, virar a esquerda quando se está na pista da direita e cruzar uma via com o sinal contrário aberto é só algumas das aventuras que um motorista passa.

Sem metrô e com um sistema de transporte público falho e em condições ruins, o turista tem praticamente um jeito de andar pela cidade: o taxi.  A boa notícia é que o taxi aqui é realmente barato e a frota é enorme. Reza a lenda que a frota limeña  só perde para a frota nova-iorquina, mas sinceramente não há como comprovar. Aqui todo mundo pode ser um taxi em potencial, devido ao pouco controle governamental, a falta de taxímetro e a facilidade de se comprar uma placa escrita “taxi”. Esta é a má notícia. Taxi aqui pode também ser perigoso e não são poucos os casos que sabemos de pessoas roubadas por falsos taxis.

Taxi-lima

Há taxis em Lima de todas as cores e tipos. Estes coloridos e sem qualquer tipo de pintura característica são em sua maioria ilegais. Evite.

Para sobreviver à aventura, seguem 5 dicas (obrigatórias!):

1) Escolha o taxi que te parece melhor – Em busca de passageiros, é comum os taxis pararem sem você pedir e ficarem buzinando para chamar sua atenção. Não se importe. Acene para o qual te parecer melhor, mais novo, mais profissional. Opte pelos taxis com pinturas de taxis e NUNCA PEGUE TAXI QUE TENHA A PLACA DO LADO DE DENTRO DO CARRO. Estes não são taxis legalizados.

2) Tenha sempre o endereço completo em mãos – Na maioria da cidade, os quarteirões são numericamente perfeitos (quadra 1 com todos números 100, quadra 2 com 200 e assim por diante), o que facilita a localização e o taxista consegue te informar melhor o valor. É importante também falar o bairro onde está localizada a rua, porque aqui em Lima o nome das ruas se repetem em todos os bairros. Parênteses: Esta dica vale também para o Google Maps, se não você pode ser levado para a maior furada! Uma vez, estava procurando um restaurante e fui levada para um bairro perigoso por seus tiroteios, acreditam? E no fim o restaurante era em Miraflores…

3) Sempre negocie o valor antes de entrar no taxi – É sem dúvida a parte mais chata, pelo menos para mim, que detesto negociar, pechinchar. Imagine a cena: você acena para um taxi, ele para no meio da rua, você fala o endereço no seu portunhol, ele pede para você repetir ou pergunta “que quadra?”, os carros de trás começam a buzinar nervosos com a folga do taxista, você fica ainda mais nervosa, porque sente-se culpada de obstruir o trânsito. Você repete o endereço, ele te dá um preço esperando que você faça uma contra-proposta, você abaixa um ou dois soles, ele faz cara de quem não gostou, mas faz com a mão para você entrar. Isto tudo em 4 segundos. É mais ou menos assim. Acontece também do taxista não querer ir para determinada direção por causa do trânsito ou qualquer outro motivo, você fala o endereço ele te diz não e vai embora. Simples assim. Não se sinta rejeitado, por favor, não é pessoal.

Lembre-se: se entrar sem saber o preço, ele pode te cobrar o que quiser. E você terá que pagar.

3) Tenha sempre notas pequenas ou moedas – O taxi aqui é barato, não tente pagar com notas de 100 ou 50 soles. Eles não terão troco ou não aceitarão com medo de notas falsificadas. Só irá complicar sua vida.

4) Tenha sempre número de tele-taxi no bolso – A noite é sempre mais recomendável pegar taxi de tele-taxi, principalmente se estiver sozinho. É mais seguro. Existem duas empresas que gosto e recomendo: Taxi Família ( 423-3535) e o Taxi Satelital (355-5555).

5) Taxi a partir e para Aeroporto – Se você não vem com traslado já pago, a melhor opção para sair do aeroporto  (seja de vôos domésticos ou internacionais) é o Taxi Green, localizado logo após a porta de saída do desembarque. Eles cobram 40 soles para San Isidro e 45 soles para Miraflores. Já para o aeroporto, você tem a possibilidade de chamar o Taxi Green ou os tele-taxis já citados, mas não tente pegar na rua. O Aeroporto fica em Callao, outra cidade, e para entrar nele é necessário uma licença especial que não são todos os taxis que tem.

Sei que pode parecer complicado, mas não é. Depois do primeiro ou segundo taxi, você já estará craque! Chorando preço, falando o endereço tranquilamente e até conversando com o taxista. Uma coisa é certa nisso tudo: será impossível ir embora de Lima sem ter pelo menos uma boa história de taxi para contar…

Valores aproximados das corridas:

Miraflores a San Isidro – 5 a 7 soles
Miraflores ou San Isidro ao centro da cidade – 9 a 12 soles
Miraflores ao aeroporto – 45 soles
Miraflores a Barranco – 8 a 10 soles
Dentro do mesmo bairro – 4 a 5 soles

Talvez você também goste

23 Comentário

  • Reply
    joelma palma de carvalho
    11/03/2017 at 11:47

    oi Manu,
    Ai nessa lista eu não vi San Miguel.
    vc sabe como fazer?

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/03/2017 at 21:58

      Oi Joelma,

      Se você está falando sobre a vinda do aeroporto até San Miguel, saiba que San Miguel é antes de San Isidro, por isto deve ficar mais barato do que a corrida de San Isidro. De qualquer forma, usando os aplicativos de tele-taxi ou o Taxi Green na porta do desembarque, você saberá o valor antes e terá toda a segurança de chegar ao seu destino.

      Abraços!

  • Reply
    O Planejamento do Roteiro de 9 dias pelo Peru |
    14/11/2015 at 13:25

    […] (embora ache isso uma chatice). Para facilitar utilizarei os valores que encontrei nesse post do Cup of Things como referência. Como os taxis nas cidades são baratos calculei uma média de 20 reais por dia […]

  • Reply
    Ana Claudia
    05/04/2015 at 14:21

    Olá Manu,

    Gostaria de saber se é seguro agendar pela internet o transfer Aeroporto/Hotel com o Taxi Green?

    Vi o email no site do Taxi Green e vou entrar em contato, é seguro ?

    Grata.

    • Reply
      Bia Kuntz
      14/04/2015 at 13:11

      Oi Ana Claudia,
      O Taxi Green é seguro sim, pode ficar despreocupada.
      Entretanto, nunca usei esse serviço de agendamento pela internet, então não posso te falar a minha impressão.
      Ao sair da área de desembarque você dá de frente com o balcão da táxi green no aeroporto, e pode pedir seu táxi pro hotel na hora também. Contudo o agendamento é uma boa idéia pois no horário de pico é bem comum termos que esperar táxis, e com o agendamento creio que o táxi ficará esperando você.
      Boa sorte e boa viagem!
      Abraço,
      Bia.

  • Reply
    Aline
    01/06/2014 at 13:18

    Tenho utilizado o blog para organizar a minha viagem no final de junho e estou adorando! Surgiu uma dúvida quanto aos meios de transporte… Vi que Lima tem um corredor de ônibus que atravessa a cidade e é possível sair de Miraflores até o centro histórico. Você recomeda? É mais rápido que o taxi? Grata pela atenção e por tantas informações!

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2014 at 16:12

      Oi Aline,

      O Metropolitano é ótimo, tendo que evita-lo nos horários de rush (de manha e depois das 17h). Ele sai de um ponto somente de Miraflores (veja no google maps) e, dependendo de onde você esteja hospedada, vale a pena ir de taxi mesmo. Um taxi de Miraflores para o Centro não sai por mais de 15 soles (12 reais), então analise no momento o que será melhor pra você.

      Obrigada por ler nosso blog!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    ligia
    21/04/2013 at 17:27

    Oi Manu ,
    Só vi a resposta hoje ,como deixei a reserva feita nos 2 sua resposta vai me dar uma grande ajuda ,Obrigada pelas dicas.

    Abraços ,Ligia

  • Reply
    ligia
    31/03/2013 at 15:36

    OI Manu ,adorei seu blog.

    Gostaria que você me indicasse entre o grand faraona e o sonesta posadas miraflores qual é melhor?

    • Reply
      Manu Tessinari
      03/04/2013 at 11:17

      Que responsabilidade!!
      Bom, não conheço nenhum dos dois por dentro, então vou falar o que eu sei. O Sonesta é uma rede hoteleira tradicional aqui no Peru e tem diversos bons hotéis espalhados pelo país. São um pouco antigos, então a decoração deixa um pouco a desejar, mas oferecem um bom serviço. O Sonesta Miraflores fica em uma rua boa, com bons serviços, ao lado de um supermercado Vivanda, que pode quebrar muito seu galho pois tem lanche, comida pronta, almoço e fica aberto até tarde. Tem bons cafés e é próximo da Av. Benavides, ponto que vai te ligar facilmente com o resto da cidade. Está bem no meio de Miraflores e mais proximo do shopping Larcomar, centro de entreterimento. O Gran Faraona, eu conheço de passar na porta. É meio antigão também, mas tem uma boa colocação no TripAdvisor. Ele fica mais próximo da Praça Kenedy, centro turistico de Lima. Tem lojas, fast foods e tudo mais que você precisar. A rua dele é menorzinha, mais reservada. Na rua, tem uma das minhas lojas de design preferidas: a La Despensa. Tem post no blog sobre ela.

      Bom, a escolha é sua. Espero que tenha te ajudado.

      abraços,
      Manu Tessinari

    • Reply
      Manu Tessinari
      16/04/2013 at 12:08

      Oi Ligia,

      Por coincidencia tenho uma amiga hospedada no Grand Faraona neste exato momento e ela está satisfeita. Disse que a decoração é super passada, mas o quarto e banheiro são bem limpos, o ar condicionado funciona bem e que o quarto tem a infra basica necessária. Ela é bem exigente com limpeza e tal, pode confiar!

      Abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Luciana
    27/02/2013 at 13:06

    Manu, obrigada pela resposta.
    No fim, ficaremos no Ibis em Miraflores.
    Acredito que fique um pouco apertado, mas achamos a solução mais prática, já que não conhecemos muito por aí.

  • Reply
    Luciana
    06/01/2013 at 13:25

    Oi, estou descobrindo o blog e adorando.
    Vamos pra Lima em março, casal e 2 meninas de 4 e 1 ano.
    Vc conhece algum site para aluguel de apartamentos?
    Com as crianças, acho + confortável q hotel.
    Mas, preciso de uma dica confiável.
    Obrigada

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2013 at 13:16

      Oi Luciana, tudo bem?

      Li seu comentário no meio das minhas férias e fiquei preocupado em te responder a tempo. Infelizmente não conheço sites peruanos de aluguel de apartamento, mas vou até procurar porque acho que é interessante para os leitores. Eu também só viajo para apartamento alugado, com criança tem que ter mais estrutura mesmo. Eu fecho normalmente com a VRBO e a Air BnB e estava olhando pra você e eles tem coisas interessantes para Lima.
      Quanto a hotel, o Novotel Lima tem uma cama de casal e um sofá-cama, os quartos são espaçosos, então pode ser uma opção também. O Hotel QP tem uma mini-cozinha e sofa-cama, mas o quarto deles basico é um pouco apertado para 4.
      Se você tiver descoberto alguma empresa de aluguel aqui, me envie que eu tento ver se é confiável.

      Obrigada por ler o blog.

      Abraços e boa viagem!

      Manu Tessinari

  • Reply
    Eduardo Guerra
    02/01/2013 at 19:02

    Oi Manu gostei muito do seu Blog,estarei em lima em fevereiro de 2013,e usarei varias de suas dicar.Abraço.

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2013 at 12:59

      Obrigada pelo elogio Eduardo! Faço o blog com todo o carinho.

      Não deixa de seguir o blog porque vem mais post esta semana!

      Boa Viagem e curta bastante seus dias aqui!

      Manu Tessinari

  • Reply
    Antonio BARBOSA
    22/10/2012 at 19:33

    Manu parabéns pelo blog virei Tietê já estive em lima de passagem para madri ano passado e só fiz um city básico. Agora estarei indo novamente nos feriados de novembro e já anotei sua dikas que são 100 validas. Preciso se puder que me mande aone comprar roupas de cama mesa e banho que falaram para a minha esposa que tem ótimos preços. Obrigado

    • Reply
      Manu Tessinari
      31/10/2012 at 09:10

      Oi Antônio,

      Fico feliz que tenha curtido o blog! Faço com todo o carinho.
      Bom, quanto as roupas de cama, eu sinceramente compro na saga e os preços, apesar de melhor que no Brasil, não são assim tão baratos. Sei que tem muita gente que compra em Gamarra, mas sinceramente não sei a qualidade. Descobrindo algo te falo!

      Abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Nick Fraines
    17/10/2012 at 06:04

    Oi Manu, conheci seu blog através do VnV do Riq Freire. Já conheço Buenos Aires e Santiago, estou pensando em passar uma semana em Lima em março do ano que vem. Sou um turista mais urbano e gosto de além dos lugares turísticos, conhecer um pouco do estilo de vida dos locais. Vc acha que 7 dias é muito para a cidade de Lima ?
    Abraços
    Nick Fraines

    • Reply
      Manu Tessinari
      18/10/2012 at 13:49

      Oi Nick, tudo bem?

      Eu e muitos amigos acham que dá perfeitamente para se divertir 7 dias em Lima! É um turismo mais calmo sem dúvida, você vai poder curtir a cidade mais intensamente. Lima tem ótimos restaurantes para você almoçar e jantar todos os dias. Tem bares legais, teatro, shows da Broadway, discotecas, cassinos que vão lotar suas noites. Ainda tem toda a parte histórica no centro da cidade, os museus, as galerias e os parques. Tem shoppings também. Se mesmo assim, você se entediar, tem Callao, as ilhas e Pachacamac para você conhecer, além das praias no Sul de Lima.
      Resumindo: pode vir tranqüilo que você não vai ficar parado! rs

      Abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Junior
    11/10/2012 at 17:30

    Andei bastante de táxis quando estive em Lima e realmente, eles são muito baratos.
    Do Jorge Chavez para Miraflores, onde eu fiquei, gastei 45 soles. Depois do hotel onde eu estava, Allpa (recomendo e muito) para alguns lugares em Cercado de Lima e San Miguel, também foram bem baratos.
    Lima é um ótimo destino pra aproveitar e economizar, tem tudo ali, e o clima é ótimo.
    Manu Tessinari, você trabalha com o que aí? Você poderia escrever um pouco sobre o trabalho para brasileiros aí, eu tenho muita vontade de me mudar para Lima, já pensei em ficar um mês, com algum dinheiro claro, enquanto busco algo para fazer, mas tenho medo de que quando a gente vai como turista ser uma coisa e quando for como morador ser outra.
    Se for possível esclarecer essa minha dúvida, agradeceria muito!
    E o seu blog é ótimo, sempre venho aqui, até pra matar as saudades, enquanto não volto.

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/10/2012 at 12:53

      Oi Junior,

      Obrigada por visitar o blog sempre! Eu não saberia te falar sobre emprego aqui. Trabalho como freela para o Brasil e meu marido veio transferido, assim como os brasileiros que conheço aqui. A vida aqui é mais tranquila, segura e tem uma infra ótima, mas o clima deprime um pouco e a vida aqui não é tão barata como se imagina. No dia a dia, para quem ganha em soles, as coisas estão encarecendo rápido. Ganhar em dólares ou em reais e gastar aqui é claro que tem outra dimensão… Dá uma olhada no blog http://www.expatperu.com que pode ser que te ajude.

      Boa sorte nas suas decisões.

      Manu

      • Reply
        Junior
        15/10/2012 at 08:24

        Manu,
        muito obrigado pelas dicas, olharei o blog com atenção.
        Bem é realmente, é fato que em soles a vida se torna bem difícil aí, acho que se para ter uma vida razoável, só de 1500 acima.
        Nessa questão, nosso país está um pouco mais avançado, é claro, mas acho que as dificuldades são similares, já que a renda aqui também é muito má distribuída.
        Bom, acho que uma vida financeira estável aí, só mesmo se for transferido como o seu esposo. Acho que um brasileiro procurar emprego competindo diretamente com os de casa, mesmo que fale um espanhol perfeito e seja sagaz, inteligente e ativo, ainda se torna mais difícil. =/
        Mesmo, obrigado por todas as dicas, volto a dizer que adoro o blog. Parabéns
        😀

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!