1 In Crianças/ Passeios/ Peru

Lunahuaná : guia completo da melhor escapada de Lima

rafting em Lunahuana

Lunahuaná pode ser um destino desconhecido pela maioria dos brasileiros, mas é a escapada mais famosa próxima de Lima, junto com Paracas, Ica e agora Viñas Queirolo. Fácil de chegar, com uma natureza exuberante às margens do Rio Cañete e uma boa infraestrutura hoteleira, Lunahuaná fica a 3 horas de carro da capital peruana e é o destino ideal de quem busca sol, natureza e paz.

placa lunahuana

Lunahuaná é bom para quem quer sossego, para ir com os amigos, em família e com as crianças. É para quem curte esporte de aventura, mesmo que seja um amador, ou quer fugir para o sol. Pelos próximos dois meses, Lunahuaná ganhará também outra função: será a sede do Pan-americano para as competições de canoagem Slalom.

Aqui a gente fez um guia de Lunahuaná para você curtir tudo que a região oferece.

Como chegar?

panamericana Sur

Sempre é bom ter um lugar pertinho para dar uma fugida da rotina, principalmente nesta época do ano que é inverno, faz frio e o sol nunca aparece em Lima. Para quem está de passeio, mas é um aficionado por esporte de aventura, dá para fazer um bate e volta a partir de Lima.

Lunahuaná é um distrito, da província de Cañete. A saída de Lima é pela Panamericana Sur e, no km 132, é preciso tomar a direção para San Vicente de Cañete. Levamos apenas 3 horas para chegar até lá e, realmente, é uma viagem bem tranquila, porque a estrada é boa e o visual das praias e das montanhas de areia ao longo do caminho é bem diferente e interessante.

Ao chegar em San Vicente de Cañete, passamos pelo centro da cidade e aí podemos ver uma quantidade enorme de Tuc Tucs (os mototáxis do Peru), o comércio popular, o povo andando na rua e fazendo suas compras nos mercados de frutas e verduras. Estando de carro, pode parar para comprar algumas frutas para consumir durante o restante da viagem. São deliciosas e bem mais barato que na capital.

Depois de passar pela cidade, seguimos em uma estrada rodeada de montanhas e aí já se pode ver o rio Cañete. No caminho, também estão as Ruínas de Incahuasi (que significa Casa do Inca, em quéchua). Incahuasi foi uma cidade importante e estratégica que os Incas construíram nesta região, aos moldes de Machu Picchu, durante a guerra contra o povo do Vale do Cañete. O sítio arqueológico não está oficialmente aberto ao público, mas algumas pessoas que cuidam do local oferecem tours guiados pelo sítio por menos de 5 soles.

Onde ficar em Lunahuaná?

Refugio de Santiago Ecologde

Guizado Portillo Hacienda Resort

A primeira vez que fui a Lunahuaná me hospedei no Guizado Portillo Hacienda & Resort. É bacana para quem vai com família: tem uma piscina grande, restaurante com bom café da manhã, bar na piscina, cafeteria, lagoas com criação de truta e camarão de rio, um zoológico (bem legal porque tem vários bichos diferentes: llama, vicunha, cuy, aves de várias cores e tamanhos, etc.).

O hotel oferece um tour gratuito até um mirante, de onde vê as lagoas, o vinhedo (que é bem pequeno), uma vista incrível do rio Cañete e que conta um pouco sobre a produção de pisco no local. Ao final do tour, eles oferecem uma degustação de pisco no bar da piscina. Também oferece bicicletas para os hóspedes passearem pelo resort. Como a área do hotel não é grande, preferimos caminhar a andar em bike. Há uma área de parquinho para as crianças que está bem legal!!

Os quartos, no entanto, são bem simples, apesar de confortáveis. Zero charme, o que faz a experiencia perder alguns pontos, né?

Hotel Los Palomos

Nessa segunda vez, ficamos no Hotel Los Palomos. Esse sim, cheio de charme e detalhes: os quartos são lindinhos e vale caminhar com calma “buscando” decorações fofas como um boi de Pucará no telhado de um dos quartos, árvores em forma de coração com um casal de passarinhos e outras fofurices penduradas pelas árvores… Para as crianças, além da piscina, há um parquinho, uma sala de jogos e um mini zoológico (bem mini mesmo, com cuy, coelho e algumas aves). O grande barato deste hotel é que fica a margem do Rio Cañete, com dois acessos ao local. É um rio lindoooo, porém forte e com bastante corredeira. Nos acessos do hotel não há possibilidade de barro e é necessário ter muito cuidado com as crianças, mas há outros acessos onde o banho é permitido (bem na beirada e com bastante cuidado).

O restaurante do Los Palomos segue a decoração charmosa do hotel e é bem agradável. A comida bem feita e bastante saborosa.

As noites na cidade são silenciosas e sem atrativos. Nossa grande diversão foi ficar tomando vinho e jogando conversa fora com os amigos a beira da fogueira que o hotel acende, enquanto as crianças ficam aquecendo seus marshmallows. Sim, o hotel presenteia as crianças com marshmallows no espeto e faz a alegria da garotada. Escolhemos um fim de semana de lua cheia, o que tornou a noite ainda mais agradável e a viagem ainda mais gostosa.

El Refúgio de Santiago Ecolodge

A Manu e a Bia, quando foram, ficaram no El Refúgio de Santiago Ecolodge e adoraram. É a própria Manu que conta pra gente como foi sua experiência:

“O interesse de conhecer Lunahuaná veio de uma propaganda que vi do Refúgio. O estilo do casarão, feito de adobe, palha e pedra, datado do início do século XX, me encantou. A sensação era de um refúgio de paz mesmo e, assim, juntamos 4 famílias (8 adultos, 9 crianças de 2 a 12 anos) aproveitamos um feriado com lua cheia de partimos rumo ao Refúgio, que fica em um vilarejo a 8km do centro de Lunahuaná.

E ele não nos decepcionou. Sabíamos que era algo mais natural, menor, sem grandes atrativos e isto nos atraía. Adoramos a sensação de “nosso sítio” que o local tinha. Almoço embaixo de árvore regado a vinho e bom papo, crianças brincando no jardim, inventando o que fazer (já que não tem mil ofertas) e colhendo frutas no pomar para fazer o sorvete do dia seguinte. À noite, passeio no escuro e bate papo com música em volta da fogueira, jogos de mesa com as crianças ou passeio no morro com caminho de tochas. Tudo foi simples e lindo no nosso final de semana. Sem tv, sem wifi, mas com muito charme. No Refúgio, o tempo passa lento e as conversas e histórias contadas são o protagonista.

Os quartos são de tamanhos variados, com decoração charmosa de fazenda, mas sem grandes luxos. Simples e agradável. O funcionamento de água, duchas, luzes foi normal durante todo o tempo.

Para aproveitar o Rio Cañete, é atravessar a estrada. O refúgio está exatamente em frente da ponte suspensa. O passeio até a beira do rio é para se fazer com calma, curtindo as buganvílias, a arquitetura abandonada e a natureza ao redor. Cruzar o rio em uma ponte balançando já foi, para mim, aventura suficiente, mas, do outro lado do rio, deixamos o tempo passar fazendo piquenique, molhando os pés, jogando pedrinhas no rio e vendo os botes de canoagem passar. Aqueles programas de cidade do interior…

lunahuana

Nossa galera saindo pra passeiar na beira do rio…

travessia do Rio Cañete

Ponte que cruza o Rio Cañete. Todo mundo se diverte.

Hotel La Confianza

Disparado o mais vendido pelo Booking.com e com notas altas, o La Confianza é mega bem cotado também no boca a boca em Lima. Visitado por famosos nacionais, o hotel não perdeu a filosofia e o estilo.

O La Confianza foi construído em uma antiga bodega e os chalés ao redor de um antigo vinhedo. Suficientemente charmoso? Tudo com uma decoração bem cuidada, respeitando a história local, aconchegante e agradável para se sentir mesmo em casa.

Os quartos são extremamente limpos, bem arrumados e confortáveis. A comida servida é saborosa, boa e com ótima apresentação. O atendimento, porém, é o que mais impressiona. Super atenciosos, preocupados, solícitos. A Daniela Vicentin, leitora querida nossa, acaba de voltar de lá encantada com a atenção dada e a preocupação com o bem estar das crianças. Ficou realmente surpreendida!

O hotel ainda oferece, como atividades extras, rafting, equitação e visitas pela cidade, além de aluguel de bicicletas.

Outros hotéis

Lunahuaná tem uma oferta hoteleira diversificada apesar de simples. Opte sempre por hotéis que te proporcionem maior contato com a natureza e preservem a filosofia do local, porque, como a cidade não oferece muitos restaurantes, bares, não tem uma vida própria, o hotel que você escolhe se torna muito importante para que sua experiencia seja bacana.

Na falta de vagas nestes, outros hotéis que poderiam ser uma opção a meu ver seriam:

El Molino Hotel y Restaurant
Rio Lindo Ecolodge

Onde comer em Lunahuaná?

São 3 horas de viagem até Lunahuaná, então aproveite para fazer algumas paradas gastronómicas pelo caminho, estica as pernas e aproveita.

No km 92,5 da Panamericana Sur está o famoso El Buen Horno, um restaurante especializado em café da manhã e brunch. Recomendação da Vir: pãezinhos de chocolate, de camote e Lomo Saltado.

Outra boa pedida, já no km 138, é o El Piloto, em Cañete. O restaurante é super simples, de comida criolla, especializado em mariscos e pescados, mas o Tacu Tacu local faz o maior sucesso. Eu iria nele.

A especialidade de Lunahuaná é o camarão de rio, aproveite e peca sempre pratos que tenham camarão. Em algumas épocas do ano (como fevereiro) a pesca e comercialização estão proibidas, escolha a trucha, peixe típico dos rios peruanos. O melhor lugar para provar as truchas é o Restaurante do Leister, uma barraca de rio simples, mas com uma comida deliciosa.

Para comer tranquilo e ter uma experiencia gostosa, visite o restaurante e ecolodge El Refúgio de Santiago, onde a Manu ficou hospedada. Peça uma mesa no jardim e, enquanto espera a comida, vai dar uma voltinha no pomar… meus filhos adoraram comer carambola do pé. O Arroz com Pato, o Chupe de Camarón e a Truta com Purê de Habas são pratos deliciosos do Refúgio. O Tacu Tacu, prato típico peruano, estava entre os melhores que já comi.

restaurante do Refugio de Santiago

No Refugio, escolha comer no jardim, ao lado do pomar.

O Restaurante do Hotel Los Palomos também serve comida bem deliciosa, aí provamos o Chupe de Camarón, o prato imperdível, os Camarões ao Alho e os Tequeños de Queijo, que foram ferozmente devorados pelas crianças em segundos.

O que fazer em Lunahuaná?

Em Lunahuaná, passamos um fim de semana bem relaxado, o clima estava bom porque tinha um sol gostoso, curtimos a natureza e comemos bem. Fomos com amigos que tinham filhos pequenos também, assim nossa intenção foi era curtir o local sem pressa, nem grandes compromissos.

passeio por Lunahuana

Refugio de Santiago

Rio Cañete

Para os mais aventureiros, a cidade oferece muita variedade de esportes de aventura como: tirolesa, quadriciclo, rapel, passeio de cavalo, bicicleta etc. Os passeios mais famosos são, sem dúvida, o rafting no Rio Cañete e a tirolesa que cruza o rio. Não precisa ser aventureiro iniciado, nem esportista, nem grande conhecedor dos esportes, é só ter vontade de provar algo novo! Por que não? Em algumas atividades, crianças a partir de 9 anos pode participar.

rafting em Lunahuana

canoagem em Lunahuana

Perto da Plaza de armas, no centrinho da cidade (que é beeeem pequena), você encontrará várias agências que oferecem esses passeios. Procure uma que tenha as certificações corretamente e sejam associadas aos órgãos importantes. As indicadas pela Promperu, órgão peruano responsável pelo turismo local são:

Canotaje Sol y Rio
Rio Cañete Expediciones
Lunahuana Rafting Peru

Para alugar cavalos e passear pela cidade ou pelos sítios arqueológicos, você pode ir até Catapalla, último vilarejo do distrito e vai encontrá-los logo após cruzar a ponte suspensa.

loja de esportes de aventura

As lojas normalmente sao bem simples, mas confiáveis e estao abertas a noite.

Aproveite também que o vilarejo é famoso por seu mel de abelha.

Outro local legal de conhecer é o Mirante de Lunahuaná, que, como o próprio nome diz, tem uma vista panorâmica da cidade e de parte do vale.

Para completar a lista de passeios pela cidade, um tour pelos pequenos produtores de vinho e pisco da região, conversando com seus produtores, vendo o processo de elaboração e, claro, provando as delícias peruanas. Uma bodega super indicada é La Reina de Lunahuaná.

La Reina de Lunahuaná é a vitivinícola mais antiga da região, construída ainda na época colonial e comprada em 1863 pela família Gonzales del Valle, que até hoje produzem pisco da mesma maneira natural e artesanal, sem nenhum aditivo químico.

feirinha de lunahuana

Na pracinha principal da cidade rola uma feirinha de artesanato.

Dicas do Cup

Em Lunahuaná costuma ter dias lindos e noites frias. Para estar confortável e não perder nada, coloque na mala:

lunahuana

1) Roupa confortável para fazer um esporte de aventura (ou qualquer esporte)
2) Óculos de Sol
3) Boné
4) Protetor solar
5) Roupa de banho
6) Casaquinho ou uma jaqueta para a noite
7) Repelente (estamos no meio do mato, repelente nunca é demais)
8) Calca comprida para a noite

Para quer fazer um bate e volta pra Lunahuaná, a Viator, empresa a qual o Cup é afiliada, oferece alguns passeios na região e eu separei os melhores abaixo. Para abrir o link, só clicar no nome do passeio:

1) Passeio de bicicleta de dia inteiro em Lunahuaná
2) Passeio de dia inteiro em Lunahuaná: rafting, quadriciclo e degustação de vinhos
3) Excursão de dia inteiro em Lunahuaná com canopy

Te desconecte da cidade grande. Lunahuaná pede isto. Faça um detox de agitação, pressa, vida digital. Lunahuaná te convida a provar algo novo, a se sacudir em um bote, a cruzar um rio em uma tirolesa, a beber pisco ou vinho e jogar conversa fora sem hora para acabar. Ela te reconecta não só com a natureza, mas também com seus filhos, seus amigos, seu parceiro/a. Lunahuaná te desafia a se reconectar consigo mesmo.

lunahuana

beira do rio Cañete

lunahuana

lunahuana

E aí, aceita o desafio? Eu mesmo já fui para lá duas vezes e voltarei com certeza, mas, da próxima vez, com um espírito mais aventureiro (e sem filhos!) para me jogar nos esportes de aventura…

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Natalie Soares
    15/07/2019 at 07:04

    Oi, Tati. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.