2 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

Nanka: restaurante orgânico em Lima

Caipiroska Lorena de morango - Nanka.

Eu acho engraçado como as coisas vão e voltam, se ‘modernizam’ e depois resgatam o passado. Eu sou da época das garrafas de refrigerantes retornáveis, lembram?! Comprávamos o engradado e, ao trocar as garrafas vazias pelas cheias, pagávamos mais barato no refrigerante. Depois surgiram as garrafas PET que reinaram por anos a fio, mas que se não descartadas corretamente são altamente poluentes, com isso, resgatou-se a ideia dos retornáveis de vidro, o meio ambiente agradece.

Os alimentos orgânicos também são um resgate do passado, sem agrotóxicos, sem adubos químicos, sem hormônios ou antibióticos, como a produção agropecuária era feita antigamente. É inquestionável a melhor qualidade desta classe de alimentos, mas se já é difícil encontrá-los em supermercados e feiras, missão mais desafiadora é conhecer um restaurante que ofereça pratos exclusivamente com esses produtos.

Caipiroska Lorena de morango - Nanka.

Caipiroska Lorena de morango – Nanka.

Com isso em mente, apresento à vocês o Nanka, restaurante especializado em comida orgânica aqui em Lima. Conceituado, desenvolvido e montado por um jovem casal, Lorena Valdívia e Jason Nanka, o restaurante abriu suas portas em 2011 mas hoje é comandado pelo pai da Lorena, o Sr. Juan Carlos. Uma história triste mas cheia de amor. O casal faleceu num acidente de carro cerca de um ano após a inauguração do restaurante, como forma de manter vivo o sonho da filha, o pai assumiu a administração do Nanka.

O lugar é delicioso, os móveis são claros e de madeira de reflorestamento ou demolição, a iluminação usa o máximo possível da luz natural, o pé direito alto, o chão e as paredes de cimento queimado trazem um frescor ao salão mesmo quando cheio e, pra finalizar, uma parede verde onde estão plantadas as ervas aromáticas que são usadas no preparo dos pratos. É impossível não sentir-se bem ali.

Rollitos vietnamitas de legumes, Polvo gralhado com ragu de legumes e carpaccio de alpaca - Nanka.

Rollitos vietnamitas de legumes, Polvo grelhado com ragu de legumes e carpaccio de alpaca – Nanka.

Sempre fomos aos finais de semana e todas as vezes encontramos com o Sr. Juan Carlos. Muito agradável e solícito, ele passa por todas as mesas para checar se os clientes estão satisfeitos e, se você quiser, ele dedica um tempo para sugerir os pratos mais saborosos que o chef pode preparar. Tudo o que comi estava intenso, saboroso, e impecavelmente executado. Minhas recomendações: carpaccio de alpaca que é exótico e com sabor extraordinário, o cochinillo – embora eu não coma muita carne de porco – que derrete na boca e uma truta com tabule de quinua e molho de iogurte muito refrescante (fico devendo a foto dela). Mas estou segura de que você irá gostar de qualquer prato que provar.

Cochinillo - dá pra entender pela foto o tando que ele desmancha?!

Cochinillo – dá pra entender pela foto o tanto que ele desmancha?!

As sobremesas são inúmeras, mas a que eu mais gostei foram as trufas de chocolate orgânico. Qualquer coisa que orne com um cafezinho já me dá mais alegria, sabe? O restaurante tem também uma lojinha onde eles vendem alguns produtos como Pisco Portón edição exclusiva do restaurante, azeite extra virgem e algumas conservas e temperos.

Apesar do restaurante ficar longe do circuito turístico – em La Molina – acho válido reservar um almoço pra ir até lá. Primeiro porque você vai sair feliz de ter comido tão bem e de maneira saudável, segundo que vai estar em um ambiente agradável onde um almoço pode estender-se por toda tarde, e terceiro, mas não menos importante, vai conhecer esse pai amoroso que é o Sr. Juan Carlos, se emocionar com a história e o esforço dele para manter vivo o sonho de sua filha e genro, e ter a chance de presenciar como o amor tem o poder de transformar uma tragédia. 😉

Trufas de chocolate orgânico, sorbet de framboesa, sorvete de lúcuma e 'La torta de chocolate Nanka'.

Trufas de chocolate orgânico, sorbet de framboesa, sorvete de lúcuma e ‘La torta de chocolate Nanka’.

Nanka
Jr. Los Bambúes 198, La Molina – Lima
tel: 369-7297
segunda a sábado a partir das 12:30h
domingos 12:30h às 17h
Reservas pelo site

Talvez você também goste

2 Comentário

  • Reply
    Dora
    17/03/2015 at 14:02

    Que delicia Bia, vou visitar em breve! Bjs obrigada p

    • Reply
      Bia Kuntz
      18/03/2015 at 10:34

      Você vai adorar, Dora!
      Beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!