/>
7 Em Cultura/ Gastronomia/ Lima/ Peru

Feira Gastronômica Mistura 2013: guia completo!

mistura2013

Todos os anos acontece em Lima uma das maiores, se não a maior, feira gastronômica das Américas. A importância da feira, no entanto, não é sua grandeza física, mas sim a capacidade que ela tem de movimentar todo o país e, por que não, a gastronomia mundial. Durante 10 dias, cidadãos, turistas, jornalistas especializados, produtores, fornecedores, cozinheiros e grandes chefs mundiais se reúnem para celebrar a cozinha peruana e trocar experiências, culturas e conhecimento.

É claro que durante a feira acontecem várias “feiras”. Há encontros privados, negócios sendo realizados, shows, festas, concursos. A programação é extensa e variada, durante todo o dia, para todo tipo de público e idade. Para você que vem de fora, é importante dizer que a feira é popular. Não pense em uma feira de negócios formal, para profissionais ou gourmets. É do povo para o povo. É uma grande festa, um momento onde todos desfrutam a gastronomia do país. Parece uma grande feira dos municípios que eu ia quando era criança, em Salvador.

feira mistura 2011

Sempre tem muita gente circulando pela feira. Mistura 2011.

Feira gastronomica mistura 2011 lima

Mistura 2011.

pessoas comendo na feira Mistura

O numero de mesas e cadeiras aumentou com os anos. Tem sempre lugar para sentar apesar da multidão.

Para quem quer curtir a feira, que abriu hoje ao público, aqui tem um guia completo sobre o evento.

1) O QUE É?

Acabei explicando já na introdução do post, mas segue também a palavra dos organizadores: “Mistura es la feria gastronómica más importante de América Latina y para nosotros los peruanos es la gran fiesta cultural, donde nos encontramos todos sin distinciones para celebrar nuestra tradición culinaria y asombrosa biodiversidad, y reafirmar así nuestra identidad.”

2) ONDE E QUANDO?

A Mistura 2013 acontece de 06 a 15 de setembro, na Costa Verde, Magdalena del Mar.
A feira aconteceu por anos no Parque de Exposições, porém o lugar não comportou o crescimento do evento. Ano passado, a feira foi realizada no Campo de Marte, no bairro Jesus Maria. Apesar da área ampla, parece que os moradores da região não ficaram muito satisfeitos. Este ano, os organizadores planejaram a feira em uma grande área a beira mar. A Costa Verde aqui em Lima é como nomearam toda a margem à beira mar da cidade (lembrando que Lima fica em cima de uma falésia). A área evita o intenso tráfego da cidade, mas, como a Costa Verde só tem uma via, pode acontecer também do trânsito não fluir bem. Vamos esperar pra ver.
Para hospedagem, vale a pena ficar em Miraflores ou San Isidro, sendo San Isidro mais perto do evento.
O evento acontece de 10h às 22h, de segunda a quinta e de 10h às 23h no fim de semana. O melhor horário para visitar a feira é de manhã ou no início da tarde. A partir das 16h, enche bastante. A população da cidade aparece em peso. De qualquer forma, se você gosta de movimento, no fim da tarde é quando tudo toma vida, mas as filas podem se tornar insuportáveis.

3) COMO IR

A feira tem um acordo com empresas de tele-taxis. É sem dúvida a melhor forma de andar por Lima.
Terá um ônibus sainda do Open Plaza San Miguel, no bairro de San Miguel, e Open Plaza Angamos, no bairro de Surquillo. Nenhum dos dois pontos é interessante para quem está em hospedado em Miraflores.
O Metropolitano, sistema rodoviário como de Curitiba, também é uma opção se você está indo fora dos horários de rush. (Segundo a Lu Malheiros, que testou ele hoje,o caminho está fácil, com boa sinalização e sem grandes complicações. Mas compre seu cartão metropolitano antes!)

4) INGRESSOS

Os ingressos para a Mistura não são vendidos oficialmente na porta. Você deve comprar antecipadamente pelo Teleticket. Se você realmente quer ir, eu aconselho a se programar e comprar com antecedência, pois costuma lotar, pontos de venda do Teleticket mais próximos ao evento esgotam seus ingressos e você só consegue comprar em mão de cambista.

Os ingressos para o Encontro Gastronômico pode ser comprado através do e-mail: entradas.congreso@mistura.pe (obs: a Lu Malheiros, do Dividindo a Bagagem, comprou ingresso para um dia do encontro e me contou que o processo é bem informal e complicado. Faltam informações, comprometimento e documentação por parte dos organizadores. A opção de pagamento para quem quer pagar com cartão de crédito é somente passando por email seus dados do cartão. Mais inseguro, impossível.)

Ano passado também era possível comprar com antecedência, para evitar filas, o cartão/dinheiro Mistura. Era um cartão eletrônico onde você colocava crédito e pagava suas refeições dentro da feira com ele, evitando problemas de filas dos caixas dos restaurantes, troco, levar grande quantidade de dinheiro e etc. Até o momento, nada ainda foi divulgado se vão ou não manter o uso do cartão Mistura, mas andei passando pela obra e vi muitos caixas. Acredito que sim.

Cartão Mistura 2012

Cartão e ingresso da feira do ano passado. Forma de evitar complicações com dinheiro.

5) PROGRAMAÇÃO

A programação é extensa e se divide entre:

a) Palestras

Durante todo os dias, haverá fóruns de discussões, palestras profissionais e cozinhas regionais. Os fóruns acontecerão sobre a temática das novas tendências gastronômicas peruanas e será realizado um fórum por dia. Mais detalhes sobre os fóruns, aqui. As palestras profissionais serão realizadas durante as tardes, de 14:30 às 17:20, e serão sempre 3 palestras sobre temas específicos e diversificados. Para obter mais informações, aqui. Já as cozinhas regionais serão palestras sobre a gastronomia de uma cidade ou região do país e serão realizadas todos os dias de 13:30 às 14:20. A programação detalhada está aqui.

b) Atrações

Todo ano são criados galpões onde os visitantes podem aproveitar as atrações preparadas especialmente para a feira. Este ano serão cinco grandes atrações:

Grande Mercado – O principal e maior galpão da feira, onde você encontra, direto dos produtores, todos os tipos de produtos peruanos. É, para mim, a grande diversão da feira. No mercado, você viaja pelo Peru, degusta e vê comidas que você nem imagina que existe e ainda compra um monte de produtos deliciosos!

mistura-gran-mercado

mistura-graos

Aquario – A grande novidade da feira, pela primeira vez vão construir um aquário para exposição de parte da fauna hidrobiológica peruana.

Choco Expo Peru – Pela primeira vez também, dentro da Mistura, teremos uma grande exposição sobre o cacau e o chocolate, produto de exportação peruano. Serão 30 expositores e uma programação extra de palestras, discussões e aulas. Todas as informações, aqui.

Mundo do Café – Um galpão dedicado ao café, onde é demonstrado todo o processo do grão à taça. Terão stands de cafeterias do país e o visitando poderá tanto degustar como comprar os mais diversos cafés existentes no país.

Mundo do Pão – Espaço dedicado ao pão e toda a cultura que o envolve. Será construída a maior padaria de todo o país e, por 10 dias, serão produzidos mais de 50 tipos variados de pão, a vista de todos os visitantes.

El Estelar – Palco onde cantores e grupos peruanos se apresentam a partir das 19h. Aqui a programação dos shows.

c) Encontro Gastronômico

chefs

Até o ano passado, as palestras de grandes chefs internacionais eram gratuitas e aberta para o grande público. Era uma grande chance de você ver e ouvir grandes nomes mundiais falando sobre tudo que acontece no mundo da alta gastronomia. Eu mesmo vi palestras muito interessantes e passei a entender um pouco mais esse universo. A partir deste ano, virou um evento a parte. Você tem que comprar ingressos separados (e com preços bem salgados), se quiser participar.

encontro gastronomico

6) VALE A PENA IR?

Eu acho um programa legal, divertido. Acho que, se você está em Lima, tem que ir, conhecer, ver. Vir para Lima só para ir ao Mistura, só se você for da área de gastronomia mesmo.

Eu já fui dois anos, me diverti mais quando estava com minha família, meus pais. Acho que a gente entra mais no clima e tal. Foi bastante legal também quando fui com uma amiga peruana, porque ela me explicava muito sobre comidas que não conhecia e sobre o folclore. Para mim, a melhor parte é o Gran Mercado, ver as apresentações folclóricas e ver como muitos pratos típicos são feitos.

mistura-folclore

mistura-danca-folclore

mistura-stand

mistura-stand-2

mistura-gran-mercado

mistura-folclore-3

Adorava ir nas palestras dos grandes chefs, mas achei um absurdo este ano eles cobrarem, A PARTE, preços altíssimos ( a partir de US$ 150) para esses ingressos.

mistura-alex-atala

mistura-renee

mistura-celero

Para comer, não acho lá grandes coisas. Dezenas de restaurantes estão lá a preços populares, mas as filas são enormes e eu, particularmente, não tenho estômago para comer várias vezes provando vários pratos. Acho a infra-estrutura de banheiros e assistência para crianças ruim. Para se divertir, é bom ir com paciência e mente aberta.

mistura-filas

Para os amantes da gastronomia, estudantes da área, chefs e apaixonados, é uma feira imperdível.

De modo geral, o mais incrível da feira, e que eu não me canso de falar, é ver o poder da gastronomia no país. Só estando aqui para entender. Só indo ao Mistura para entender. Você vai ver que gastronomia para eles não é algo elitista, de restaurante chique. Aqui no Peru, gastronomia é orgulho popular. Envolve o agricultor, o fornecedor, o cozinheiro. O sentimento deles talvez seja comparado ao nosso sentimento de brasileiro pelo futebol. Todo mundo sabe, todo mundo opina, todo mundo se envolve.

Aqui o post sobre o Mistura que fiz ano passado.

Talvez você também goste

7 Comentário

  • Reply
    Luciana Betenson
    09/09/2013 at 08:37

    Ano que vem quem sabe dá certo e eu vou!! Aí arrasto você com as duas crianças pequenas para ir comigo rsrsrs…

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/09/2013 at 12:15

      Certo q vou! Olivia foi no ano passado já! Traz os seus e aproveitamos Prá escrever “lima para adolescentes”!

    • Reply
      Fernanda
      09/09/2013 at 18:29

      hahaha na hora que vi esse post, pensei ” a Lu Betenson vai adorar isso” rs

  • Reply
    thais cardoso
    08/09/2013 at 22:17

    Manu, terei uma tarde e uma noite em Lima no dia 14/09. Acredita valer a pena ir na Mistura, ou seria melhor ir a um bom e único restaurante? Detalhe, nos dias 18 e 20/09 também terei noites em Lima! São tantas opções… quero ir no Pescados Capitales, algum dos Gaston….rsrs…. Mais alguma indicação!

    Obrigada!

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/09/2013 at 18:39

      Oi Thais,

      Então, eu escrevi a minha visão mais real do Mistura, mas só você poderá dizer se é a sua praia ou nao. No fim de semana está ficando beeeeemmm lotado, tem que ir com paciência. De qualquer forma, se quiser conhecer, dá para ir a tarde e a noite ainda ir a um restaurante. Quanto aos restaurantes, eu indico alguns no blog, mas pode ser o Pescados Capitales, o Astrid, o Lima 27, o Central, o Gloria, o AmorAmar. Tudo ótimo!

      Sugiro fazer reserva antes,ok? Sábado pode ficar cheio…

      Abraços e depois me conta o que decidiu!

      Manu

  • Reply
    Rosana
    06/09/2013 at 21:16

    Adorei a lembrança da Feira dos Municípios em Salvador, rs.
    Fui na Mistura ano passado e gostei bastante.

    • Reply
      Manu Tessinari
      07/09/2013 at 17:34

      Mas nao tem um que de festa dos municípios mesmo? Bom, nao sou muito de fazer comparações muito especificas mas essa achei imprescindível! Rs

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!