/>
7 Em Acomodação/ Cusco/ Peru

Hotéis em Cusco: Onde ficar

Como qualquer cidade turística que se preze, os hotéis em Cusco são dos mais variados tamanhos, estilos e preços. Em geral, se recomenda ficar o mais perto da praça de armas que você puder, mas Cusco é bastante pequena e com muitos pontos turísticos, de forma que é possível se hospedar a algumas quadras da praça de armas e ainda sim estar muito bem localizado e com fácil acesso aos lugares mais interessantes da cidade. Tanto eu como a Manu ficamos em hotéis que estavam a mais de duas quadras da praça de armas, e não sentimos que tivemos nenhuma desvantagem no que diz respeito à locomoção ou a distância que tivemos de percorrer.

O hotel em que fiquei foi o Royal Inka I, ao lado do restaurante Chicha. Como comentei em outro post, o marido trabalhou um tempo em Cusco e a primeira vez que fui visitá-lo, ficamos nesse hotel que ele escolheu e reservou. É um hotel bastante antigo e tradicional da cidade, mas eu não o teria escolhido já que achei ele pouco charmoso. Entretanto, não pude deixar de reconhecer que: o hotel era super limpo, a cama bem confortável e o chuveiro quente e com uma boa ducha. Mas o que mais gostei foi a assistência dada no dia em que passei mal.

Fachada Hotel Royal Inka I. Foto: divulgação site.

Fachada Hotel Royal Inka I.
Foto: divulgação site.

Já contei pra vocês que na primeira vez que fui à Cusco o soroche me acertou em cheio. Muito valentona, fui achando que não ia dar nada os 3400m de altitude e passei muito mal no meio da madrugada. O marido ligou na recepção do hotel, eles trouxeram um cilindro de oxigênio e orientaram como usá-lo, caso não melhorasse, eles chamariam um médico plantonista o que, graças a Deus, não foi preciso. Muito atenciosos, nos outros dias sempre me perguntavam como estava e tudo mais. Eu sou super hipocondríaca (ah vá!) então confesso que ser bem assistida ao passar por algo assim, estando longe de casa, faz com que o hotel ganhe muitos pontos comigo.

Não posso deixar de falar do café da manhã (incluído na diária) que além do tradicional: pão, frios, frutas e iogurte, conta com um funcionário exclusivo para preparar omeletes ou ovos mexidos ao gosto do freguês.

Unaytambo Boutique Hotel. Foto: divulgação site.

Unaytambo Boutique Hotel.
Foto: divulgação site.

O hotel que a Manu ficou foi o charmoso Unaytambo Boutique Hotel, localizado na região de San Blas. Ela sempre recomendou esse hotel pra todos que lhe perguntavam e ninguém nunca se queixou, pelo contrário! Todos ressaltam como o hotel é delicioso e simples, que além de ter a tríade básica e imprescindível – limpeza impecável, cama deliciosa e chuveiro bom -, têm um ótimo atendimento e um clima aconchegante. Assim como o hotel que fiquei, o Unaytambo fica a algumas quadras da praça de armas, mas ainda sim está muito bem localizado – pertinho do Convento Santo Domingo, uma das principais atrações da cidade de Cusco. O café da manhã é simples e gostoso, o acesso ao wifi é gratuito e, embora a Manu não tenha viajado com as meninas, ela aprovou como um hotel family friendly.

Fachada Casa San Blas Boutique. Foto: divulgação site.

Fachada Casa San Blas Boutique.
Foto: divulgação site.

Quando fui pra Machu Picchu, dormi uma noite em Aguas Calientes, no Hotel La Cabaña MachuPicchu e gostei bastante. O quarto é pequeno – não chega a ser apertado -, mas o chuveiro é bom e a cama di-vi-na. Tivemos um problema com o aquecedor portátil – ele não funcionava – mas logo chamamos a recepção e eles trocaram. O café da manhã é bem variado e eles também preparam os ovos na hora, ao gosto do freguês (eu como ovo quase todo dia de manhã, por isso que acho isso tão legal. É horrível quando chego pra tomar café no hotel e só tem aquele ovo mexido já frio no buffet). O serviço e os mimos são todos ótimos – tem chocolatinho no travesseiro quando chega e no check out eles nos deram umas corujinhas feitas artesanalmente com pedras e conchas, coisa mais fofa. #Gentileza

Bom, esses são os hotéis que nós duas fomos, conhecemos e aprovamos. Mas, como disse no começo, existem muitos outros que são super bem recomendados.
Não posso deixar de citar o suntuoso JW Marriott Cusco e os tradicionais e luxuosos Belmond Palacio Nazarenas e o Belmond Hotel Monastério, os três estão entre os mais bem cotados hotéis da cidade e se algum deles quiser nos convidar pra fazer o hotel review, fiquem à vontade! Nossa agenda é super maleável… 🙂 #QuemNãoChoraNãoMama

Mas voltando aos hotéis pra gente como a gente, ouvimos boas recomendações do Casa San Blas Boutique e do Tikawasi. Os dois parecem ter uma ótima relação charme – custo – benefício.

Tambo del Inka - Luxury Collection Resort & Spa. Foto: divulgação site.

Tambo del Inka – Luxury Collection Resort & Spa.
Foto: divulgação site.

Pra finalizar, queria citar o El Albergue Ollantaytambo, pra quem quiser se hospedar na cidade, esse hotel recebeu o certificado de excelência do tripadvisor nesse ano de 2014 e, dentre os hotéis disponíveis, é o que tem as melhores reviews dos hóspedes. E caso você esteja num clima mais ‘quero ficar num hotel maravilhoso que tenha tudo mas seja no meio do nada dentro de um roteiro de turismo de aventura’ #ufa, dê uma olhada no Tambo del Inka – Luxury Collection Resort & Spa em Urubamba, no Vale Sagrado.

 

 

Talvez você também goste

7 Comentário

  • Reply
    manuela Cruz
    22/06/2016 at 19:36

    Manu, minha xará … meu filho estará indo para Cusco agora em julho …. vc recomendaria algum htl com
    um preço bom, boa localização, estamos completamente sem referencias ….
    obrigada . bjsss

    • Reply
      Manu Tessinari
      27/06/2016 at 15:47

      Oi Manuela, tudo bem?

      Olha só, os hotéis que nós usamos, conhecemos e gostamos de indicar são os que citamos neste post. Ficaria insegura de te indicar algo que não conheço e também não sei o que você está procurando, qual faixa de preço e tal. Se nenhum dos que te indicamos te agradar, dá uma olhada no booking e, gostando, pergunta pra mim o que eu acho. Talvez assim fique mais fácil…

      abraços e boa sorte!
      Manu

  • Reply
    Joice Cristina Vieira
    24/10/2014 at 10:15

    Boa tarde, que felicidade imensa de descobrir o blog de voces rsrs, vou fazer minha lua de mel ai, me caso 12/09/2015, e a primeira vez que eu e meu noivo saimos do Brasil entao rola muita ansiedades rs, Gostaria de fazer uma pergunta, por sermos marinheiros de primeira viagem voces acham mais seguro comprarmos o pacote completo aqui ?ou é melhor pegar o voo e fechar o hotel ai no dia?acho que essa 2 opcao o custo beneficio é melhor, e voces acham que a gente precisa contratar guia?to cheia de duvidas por isso passo 24h pesquisando rss.bjs

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/10/2014 at 18:21

      Oi Joice

      Parabens pelo casório! Quanto a como fechar a viagem, depende muito do quanto seguros e tranquilos vocês são, quanto tem para gastar e o que do Peru vão conhecer. Só Lima dá pra vir sem guia, só com a ajuda do blog. Para Cusco, se você for tranquila (porque primeira vez sozinha pode ter contratempos) pode ir sem agência, seguindo o blog. Se preferir ter tudo na mão sem se preocupar com nada, contrate uma agência aí ou entre em contato com a indicada no site. Se for para outras regiões peruanas, dependerá da região.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Jader Magri
    15/09/2014 at 19:05

    Bia, pretendemos ir para Machu Picchu e se hospedar em Cuzco, para um bate e volta (três dias e duas noites). Andei dando uma pesquisada, vamos em quatro adultos e encontrei um hotel que parece interessante. Você teria algum conhecimento sobre ele? Pelo endereço e as informações, acredita que fica fácil a locomoção se hospedando nele? Segue o link abaixo. Muito obrigado 🙂

    http://www.decolar.com/search/Hotel/Details/264715/2014-10-25/2014-10-27/4?from=SB

    • Reply
      Bia Kuntz
      17/09/2014 at 21:58

      Oi Jader,
      Demorei pra te responder essa pergunta porque não sou nada boa em mapas e localização, então tive que pedir ajuda pro meu marido que morou em Cusco um tempo.
      Informações sobre o hotel em si eu não tenho, mas a respeito da localização, é uma zona tranquila, que fica a umas 8 quadras do centro da cidade. Durante o dia você pode tranquilamente ir a pé do hotel até o centro, mas a noite é mais seguro fazer o percurso de táxi.
      Um abraço,
      Bia

      • Reply
        Jader Magri
        20/09/2014 at 15:30

        Acabamos optando pelo Royal Inka I, achamos mais interessante. Obrigado, Bia 🙂

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!