9 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

El pan de la chola, um café pra qualquer hora

S2

Existem lugares por onde passamos – uma praia, cidade, casa, restaurante – que a gente se apaixona de cara sem nem mesmo passar muito tempo ali. O meu caso com o El pan de la chola foi assim, à primeira vista, sem hesitar. Isso porque fui parar ali pelo motivo mais ‘nada a ver’ imaginável.

Duas amigas amadas que já não moram mais aqui em Lima, me apresentaram esse café aonde fomos baixo o pretexto de que o padeiro era bonitão.
“- Coi-sa-lin-da, do tipo que quase não se vê aqui em Lima”, dizia uma. Exatamente… Eu tinha mudado pra cá há uns 6 meses e elas foram incisivas dizendo que tínhamos que ir até ali ver, o padeiro, com os próprios olhos! Não havia outro ‘pão’ além dele.

IMG_4763

Já comentei com vocês no post sobre as padarias de Lima, da relação afetiva que tenho com esses lugares. O cheiro de pão saindo do forno me remete a uma infância maravilhosa – e, diga-se de passagem, repleta de carboidratos – na casa dos meus avós. No momento em que entrei naquele pequeno salão, com um balcão cheio de pães maravilhosamente expostos e, ao fundo, uma cozinha aberta, fui automaticamente transportada pra década de 1990 na padaria da rua dos meus avós.

Pensando hoje, uma não tem absolutamente nada a ver com a outra… até porque, bom, já se passaram aí uns 20 anos. Eu devia era estar com uma baita saudade de casa e os aromas do pão, do café e o ambiente rústico, me levaram até esse passado que estava guardado num canto da minha memória. De alguma forma me senti acolhida ali de imediato e não pude evitar eleger esse café o meu favorito da cidade.

IMG_4766

Porque além de toda essa carga sentimental, tudo o que se vende lá é dos céus. A filosofia deles é a da comida orgânica e saudável. Os pães todos são de fermentação natural (não levam fermento químico) e as farinhas – com excessão da branca – são produzidas por eles mesmos. E assim são feitos os pães integrais mais inacreditáveis que você pode imaginar: Linhaça, quinua, chia… tudo isso faz parte das receitas desenvolvidas e produzidas ali.

E com essas obras primas de pães eles fazem os mais diversos sanduíches, com ingredientes frescos e receitas  caseiras de homus, patês e geléias também advindos dessa mesma cozinha aberta. Os sucos, chás, extratos e o iogurte com frutas frescas são um capítulo à parte. Tudo obviamente natural e servido nas mais charmosas xícaras e vidros reaproveitados transformados em copos de porções generosas.

IMG_4761

Nada leva açúcar refinado, inclusive pra adoçar a sua bebida eles só disponibilizam mesmo o açúcar mascavo, mas acreditem ou não, ali foi onde comi um dos melhores cookies da vida – de aveia, castanhas, frutas secas e pedaços de chocolate amargo. De ajoelhar de tão bom.

Recentemente eles ampliaram seu espaço e o salão dobrou de tamanho. E eles conseguiram essa proeza sem perder o charme do local.
Aqui na cidade o lugar é bastante conhecido, principalmente nos círculos onde se praticam um estilo de vida mais saudável e consciente.

IMG_4765

No começo deste mês o site Buzzfeed.com, famoso por suas listas e testes, fez um post onde listava As 25 padarias ao redor do mundo que você tem de ir antes de morrer, e na posição 21 está o El Pan de la Chola. Realmente é um achado. Pra aquecer o estômago e o coração.

O padeiro? Se chama Jonathan Day, é sério e boa gente. Mas ganha do marido só no quesito padeiro mesmo! #TeAmoMor

S2

S2

El Pan de la Chola
Av. Mariscal La Mar 918 – Miraflores
elpandelachola@gmail.com / Facebook
segunda à sábado 8h – 22h
domingos 9h – 18h

 

Talvez você também goste

9 Comentário

  • Reply
    Lana Kelle Araújo
    21/11/2014 at 14:26

    Vou à Lima semana que vem e seu blog tem sido essencial. Muito obrigada por compartilhar conosco suas vivências nessa cidade. Gostaria, também, de perguntar onde compro doces de leite e se os doces de leite de lima são bons. Grata, Lana

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/11/2014 at 18:22

      Oi Lana, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho. Quanto ao doce de leite (chamado aqui de manjarblanco) de Lima não tem nada de especial. Temos mais e melhores opções no Brasil (desculpa te decepcionar…). Quando quero comer um bom doce de leite, compro Havana, que não é daqui também. Bom, é isto, mas se você encontrar alguma preciosidade, nos fala, ok?

      abraços,
      Manu

  • Reply
    celma
    25/07/2014 at 18:45

    Adoro pães. Quando for a Lima quero conhecer essa padaria. Obrigada pela dica.

  • Reply
    Michelle
    23/07/2014 at 12:01

    Vou para Lima em Agosto e terei que ir nessa padaria. Obrigada pelas dicas, seu blog tem sido um ótimo guia!

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 03:24

      Que bom que te ajudamos, Michelle.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    MERCEDES CAUS
    23/07/2014 at 11:17

    Adorei a matéria, vou repassar para uns amigos que estão passando uns dias em Lima… agora, cá para nós…. depois desse marketing todo… nem para postar a foto do padeiro ?…. kkkkkkkk

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 03:15

      hahahahahahahaha… Não postei porque não tiramos nenhuma foto dele e não pedi autorização pra usar as fotos que ele divulga no facebook.
      Mas entra lá no face deles que têm bastante foto dele. Depois me conta o que achou!
      Eu acho ele muito magrinho. Mas é questão de gosto.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Fabiana Morais
    22/07/2014 at 22:02

    Preciso dizer que AMO seu blog??? Estou ficando repetitiva….Fui lá conhecer, de tanto que você me fez agua na boca. Adorei!!!

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 02:56

      Que bom que gostou, Fa!!
      Obrigada querida.
      Beijos

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!