/>
5 Em Cup of Feelings/ Lima/ Peru

Lima, meu novo lar.

O campo de golf de San Isidro e Miraflores ao fundo. Os dois bairros mais legais de Lima.

Lima cresce moderna em torno das históricas huacas.

Cheguei em Lima há 15 dias de mala e cuia. Sim, vim para ficar. Não, não sei por quanto tempo. Mas Lima foi uma ótima surpresa pra mim. Sempre tive muita vontade de conhecer Macchu Picchu, mas confesso que Peru pra mim era só este passeio mesmo e Lima, uma cidade de passagem. Como eu estava errada… Lima é uma cidade linda, com ótimas opcões noturnas, deliciosa gastronomia em restaurantes com lindo design, cafés, shoppings centers diversos parques, um calçadão ótimo para caminhar, namorar, andar de bicicleta, skate, jogar tenis, saltar de parapente. Tudo isto com o mar azul do Pacífico como testemunha. E neste mar, surfistas do mundo inteiro atrás das famosas ondas peruanas. No centro da cidade, toda a história pré-inca a ser visitada e por toda a cidade estão espalhadas “huacas”, centros religiosos, onde os povos incas e pré-incas depositavam oferendas para suas divindades.

Lima tem tudo que um brasileiro quer para curtir suas férias, feriados, milhagens e afins. É só aparecer…

Talvez você também goste

5 Comentário

  • Reply
    Marcelo
    10/07/2014 at 11:05

    Olá! Gostei muito do blog, muito bem organizado e bonito. Já procurei aqui mas não encontrei então gostaria de saber como é para trabalhar, montar um pequeno negócio. Existe muita burocracia, informalidade, sonegação como no Brasil? Os peruanos além de simpáticos são trabalhadores e honestos? Muito obrigado e parabéns pela qualidade do blog!

    • Reply
      Bia Kuntz
      11/07/2014 at 19:47

      Olá Marcelo,
      Que bom que gostou do nosso trabalho.
      Olha, como não somos prestadoras de serviço, não sei te dizer exatamente sobre os trâmites para se montar um negócio por aqui.
      Mas te digo uma coisa, tudo aqui é extremamente burocrático! Muito mais que no Brasil.
      Um exemplo simples do dia a dia – pra trocar um presente, não adianta somente manter nele a etiqueta pois a maioria das lojas pede a nota da compra! MUITAS lojas não fazem trocas sem a nota fiscal, mas como vc vai entregar o presente com a nota que mostra o preço?! Então, toda vez que compro um presente tenho que pedir um comprovante pra troca (nem toda loja fornece) ou registrar na loja meu nome e número de documento pra se a pessoa presenteada quiser trocar, ela pode ir lá e dar somente o meu nome. Por outro lado, por exemplo, podemos pagar a conta de luz no caixa do supermercado!
      Sei também que os trâmites de documentação pra tirar e renovar a residência aqui, pra tirar carta, são todos demorados e enrolados. Com muitas taxas a serem pagas em diferentes momentos, filas que se estendem por quarteirões e semanas de espera pra agendar horário de entrevista.
      Bom, como em qualquer lugar, aqui existem pessoa honestas e outras nem tanto. Mas no geral o povo aqui é mto trabalhador e se esforça pra agradar.
      Único coisa que infelizmente é bastante comum aqui é o descomprometimento deles com prazos e horários – desde o cara da tv a cabo que não te liga pra avisar que não virá hoje (e você passa o dia esperando por ele), até o marceneiro que leva 20 dias além do prazo dado pra entregar sua mesa pronta. Nunca ouvi histórias de completo calote, mas atrasos homéricos de dias a fio são bem comuns. E isso é uma coisa cultural, não podemos levar como algo pessoal. Temos que tentar contornar da melhor maneira possível e aceitar o que não for possível mudar.
      Bom, espero poder ter te ajudado um pouco.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Kátia
    08/11/2011 at 22:08

    Olá, cheguei aqui através do “Viaje”. Vou passar uns dias em Lima em janeiro e seu blog caiu como uma luva no meu planejamento. Me tira uma dúvida, pesquisei vários hoteis padrão 3 estrelas e a maioria não tem ar condicionado. Não faz calorzão nesta cidade?
    Obrigada!

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/11/2011 at 13:54

      Oi Kátia,

      Em Lima faz mais frio que calor, então é muito mais fácil encontrar aquecedor nos hotéis do que ar condicionado. Nas casas também, diga-se de passagem. Eu mesmo aqui não tenho nem ventilador, mas tenho 3 aquecedores! rs
      De qualquer forma, em janeiro faz calor sim! Claro que é um calor ameno comparado ao Brasil, aqui você não vai suar muito e conseguirá usar uma calça jeans tranquilamente, mas um ar condicionado pode fazer falta.
      Você vai encontrar mais fácil nos hotéis de rede internacional, como Ibis (que inaugurou recentemente no centro de Miraflores). Um hotel que é muito bem falado por amigos meus é o Radisson Miraflores, que não é 3 estrelas, mas você pode encontrar bons valores nele. Outra opçao é mandar um email para os hotéis que te interessar e perguntar. Pode ser que eles não especificaram o item.

      Obrigada por ler meu blog!

      abraços,

      Manu Tessinari

      • Reply
        Kátia
        09/11/2011 at 15:36

        Manu,
        Obrigada pela atenção e por dividir suas experiencias na blogosfera. O maridão é calorento, então é bom eu ver este item… vou ver os hoteis que vc indicou! Abs,

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!