10 Em Cusco/ Gastronomia/ Peru

Cusco: Onde comer

Chaufa 'aeropuerto' do Chicha

O marido trabalhou um período em Cusco e por isso visitei a cidade algumas vezes. Como vocês já devem ter percebido, eu sou ótima de garfo e o marido não fica atrás. Estando ali tivemos a chance de conhecer diversos restaurantes em diferentes oportunidades, de forma que tenho várias dicas de onde comer.

Por mais que a capital gastronômica peruana seja a cidade de Lima, Cusco não deixa nada a desejar no quesito alimentar. Por estar numa região mais distante da costa, os pratos com peixes e frutos do mar frescos, como o cebiche, são menos comuns, mas a variedade de carnes, aves e massas é bastante grande.

Prova de algum crime - tava até de babador!

Prova de algum crime – tava até de babador!

Eu gosto de comer, e mais ainda de comer bem – o que pra mim significa comida boa, na temperatura certa, bem servida, que mate a minha fome e de preferência desfrutar de tudo isso confortavelmente sentada. Não sou muito adepta ao fast food e nem ao esquema “vou comer aqui qualquer coisa no caminho só pra matar a fome” que é bastante comum em viagens de aventura, como é o caso de Cusco – Machu Picchu. Digo isso já pra avisar vocês que nessa minha lista todos os restaurantes são no esquema de sentar, pedir e esperar, são sugestões pessoais de lugares que conheci e adorei.

Se você procura um lugar delicioso pra tomar café da manhã, café da tarde ou até pra comprar um pãozinho pra levar pro hotel, vá a Deli Monastério. A delicatessen do famoso hotel fica ao lado da sua entrada principal e é a casa de inúmeras delícias. Além de pães maravilhosos e fresquinhos, as bebidas quentes também são ótimas assim como as empanadas e os sanduíches preparados ali. Os pães (pra levar) acabam no final do dia, então recomendo ir o mais cedo possível. O El Café de Mamá Oli que está localizado em frente ao Monastério, na mesma praça, também tem excelentes opções pra café da manhã, da tarde e até saladas pro almoço.

Hamburguer clássico do Papacho´s

Hamburguer clássico do Papacho´s

O ilustre chefe que sou mega fã, Gastón Acurio, possui dois restaurantes em Cuzco, o Chicha e o Papacho´s. O Chicha não é um restaurante informal mas tampouco é luxuoso, o cardápio é bastante vasto, com alguns pratos que podemos encontrar nos restaurantes Tanta e Panchita aqui de Lima, e outros pratos exclusivos de lá. Se a sua opção ali for pro jantar, recomendo reservar. Já o Papacho´s é uma hamburgueria (tal qual a de Lima) onde todos os sanduíches são excelentes e existem muitas opções – inclusive vegetarianas -, pra quem é chegado, a parada é obrigatória.

Chaufa 'aeropuerto' do Chicha

Chaufa ‘aeropuerto’ do Chicha. Foto: divulgação facebook Chicha.

O Incanto é o restaurante predileto do marido. As opções são muitas, carnes, aves, peixes, massas e pizzas, tudo delicioso. O salão é bastante amplo e o clima muito agradável. Sempre está cheio, contudo a reserva não é imprescindível, como o lugar é bem grande dificilmente se espera muito tempo por uma mesa (a não ser que você vá com mais de 5 pessoas, aí é sempre bom tentar reservar qualquer lugar). Ao lado dele, numa portinha tímida seguida duma escadaria, está o Greens, um restaurante de comida orgânica. Tudo divino! Opções saborosas de entradas frias e quentes, saladas, sanduíches, pratos quentes, e sem falar nas sobremesas que são um capítulo a parte. É o único restaurante nesse estilo que achei por ali, mas acredito que deve ser difícil encontrar um concorrente a sua altura em qualquer lugar.

Já no hall dos restaurantes “gourmet” / alto padrão / culinária fusion ou como você preferir chamar os restaurantes um pouco mais caros, está o Cicciolina. A comida é incrível, não tem o que falar. Mas o ambiente confesso que não me agradou. O lugar é pequeno mas as mesas e cadeiras são enormes, então me senti apertada. Os garçons passavam e batiam nas cadeiras, achei incômodo pra nós e pra eles também, já que o serviço é excelente. Mas tirando esse inconveniente do espaço, não tem nem o que dizer. Reserve sim ou sim pra qualquer hora do dia.

Pisco Sour e Macerado de pisco do Museo del Pisco

Pisco Sour e Macerado de pisco do Museo del Pisco

Ainda na alta gastronomia, não posso deixar de citar o restaurante Senzo do premiado chef Virgilio Martinez que está localizado dentro do hotel Palacio Nazarenas. Não cheguei a ir, mas se tratando do Virgilio Martinez, tenho certeza que vale a visita.

E pra finalizar com algo no estilo meio pub / barzinho, não poderia deixar de falar do Museu do Pisco. Toda e qualquer variedade de drinks e bebidas com pisco você encontra lá (algumas sugestões aqui), tudo excelente. E pra nossa surpresa, o cardápio de piqueos (que são as “comidas de bar” daqui) também é bastante saboroso. Sem contar a música ao vivo, o ambiente e os garçons super gente boa. Abre cedo, então dá pra almoçar, curtir um happy hour e ficar por ali mesmo que é diversão garantida.

UPDATE 09/06/2014 –
Gente, eu viajei e esqueci de citar aqui os dois restaurantes que conheci em Aguas Calientes: O The tree house e o Indio Feliz. O primeiro é um estilo mais gourmet, a comida excelente e o clima maravilhoso, fomos jantar eu e o marido e foi super romântico. Já o segundo é delicioso, mas recomendo pro almoço já que os pratos são bastante generosos.

Deli Monastério
Calle Palacios, 136 – Plazoleta Nazarenas
segunda a sexta: 8h às 18h – finais de semana: 10h às 18h

El Café de Mamá Oli
Plaza Nazarenas

Chicha
Plaza Regocijo, 261 – 2do andar
segunda a domingo: 12h às 23h
Reservas: (084) 240520

Papacho´s
Portal de Belén, 115 – 2do andar
segunda a domingo: 12h às 00h

Incanto
Santa Catalina Angosta, 135

Greens
Santa Catalina Angosta, 135  – 2do andar

Cicciolina
Calle Triunfo, 393 – 2do andar
café da manhã: 8h às 11h / almoço: 12h às 15h/ jantar: 18h às 22h
Reservas: (084) 239510

Senzo
Plaza Nazarenas, 144
café da manhã: 5h às 10:30h
almoço: 11h às 16h
jantar: 19h às 22:30

Museo del Pisco
Santa Catalina Ancha, 398 – esquina com a Calle San Agustín
diariamente das 11h às 01h

The tree house
Calle Huanacaure, 105
Reservas: (084) 435849 ou info@rupawasi.net

Indio Feliz
Calle Lloque Yupanqui, 103
Reservas: (084) 211090 ou (084) 211320

 

 

Talvez você também goste

10 Comentário

  • Reply
    Ana
    13/08/2015 at 17:10

    Adorei seus comentários. Estou indo em setembro e não vejo a hora de conhecer tudo isso! AbC

    • Reply
      Bia Kuntz
      04/09/2015 at 15:34

      Que bom, Ana!
      Ficamos muito felizes que você tenha gostado.
      Abraço, Bia.

  • Reply
    Anderson
    20/12/2014 at 05:26

    É realmente uma pena que eu tenha descoberto o blog apenas no meu penúltimo dia de viagem a Cusco.

    Do pouco que pude aproveitar as dicas (por já estar quase voltando), elas realmente foram muito valiosas.
    Especialmente esse post.

    O usarei como referência para eventuais viagens no futuro, mas já o indiquei a quatro amigos que estão indo fazer uma viagem de 40 dias no Peru+Bolívia em janeiro e fevereiro.

    Parabéns pelo trabalho!

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/01/2015 at 14:31

      Oi Anderson,

      Como é bom receber comentarios assim… A gente fica muito feliz e honrada com o elogio. Obrigada por nos indicar aos seus amigos.

      Abraços e volte mais vezes pra aproveitar ainda mais nossas dicas…

      Feliz 2015!
      Manu

  • Reply
    elianaatihe
    01/12/2014 at 08:27

    Belos não! Besos!

  • Reply
    elianaatihe
    01/12/2014 at 08:25

    Blog lindo, funcional, chique e despretensioso. Está sendo nosso guia no Peru e temos aprovado cada dica com entusiasmo. Ontem o Museo Larco arrasou. Hoje vamos a Barranco conferir a Dédalo. Parabéns oelo capricho e a simpatia! Belos!

    • Reply
      Manu Tessinari
      02/12/2014 at 13:46

      Você não tem idéia de como um comentário assim nos enche de alegria. Obrigada pelo carinho.

      beijos e curta bem a cidade!! Ah! E depois conta pra gente. 😉

      Manu

  • Reply
    Leiah C.
    10/06/2014 at 08:44

    Manu Parabéns seu blog é ótimoooo, planejei muitos detalhes da minha viagem para o Peru com as informações que você postou!! Muitoo Obrigada
    Blessed Be <3

  • Reply
    Marcela
    31/05/2014 at 08:45

    Adorei suas dicas! Viajo agora em junho pra Lima/ Cuzco e com certeza seguirei muitas das sugestões! Obrigada!

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2014 at 16:04

      Fico feliz, Marcela!!! Espero que curta bastante e, se alguém perguntar, indica o blog! rs

      abraços,
      Manu

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!