Em Passeios/ Peru/ Vida em Lima

Asia: a praia mais badalada de Lima

Praia de Asia

Esse ano, ou melhor, ano passado marido e eu decidimos passar as festas de fim de ano por aqui. Nos juntamos com três famílias amigas e decidimos alugar uma casa na tão falada praia de Asia (já falamos um pouco sobre ela aqui e aqui). Na verdade Asia é um distrito do departamento de Lima (as divisões administrativas aqui são diferentes das nossas), mas o que vale saber é que fica a uma hora (de carro) da cidade de Lima e o povo praticamente “se muda” pra Asia durante o verão.

Eu sou daquelas pessoas que a vida toda foi pra praia sabendo que ia ter trabalho, sabe!? Que quando criança ia pra praia carregando cadeira, esteira, guarda sol e brinquedo. Que depois mais velha, ia com amigos e passava o dia todo na praia tomando àgua de coco, comendo milho, queijo coalho e açaí, pra daí ir pro fogão quando voltasse pro apartamento só no fim da tarde, preparar um “almojanta” tipo macarronada ou estrogonofe – menos trabalho pra cozinhar e limpar. Justamente por isso eu estava receosa em ir porque o conceito dessa praia é um pouco, digamos, “glamurizado”. Afinal, alugar uma casa num lugar que ‘funciona’ 5 meses ao ano é algo novo nos meus conhecimentos ‘praieiros’.

Paisagem da estrada

Paisagem da estrada

Mas foi tudo ótimo! A praia aqui é mais uma questão de ‘vista’, poucas pessoas entram já que o mar é bastante gelado. Então alugamos uma casa num condomínio onde as casas tinham uma estrutura melhor, mas sem acesso direto à praia. E como, ainda sim, era relativamente perto, íamos caminhar na praia à tarde, ou levar as crianças pra brincar na areia. Os lugares comuns dos condomínios (calçadão e a praia) são excelentes, e por ali você encontra gente andando de bicicleta, patins, jogando vôlei de praia, correndo ou passeando com crianças. Um clima bem gostoso e relaxante.

No sentido horário: casa onde ficamos, calçadão, praça e corredor de acesso à praia, os últimos três no mesmo condomínio vizinho ao nosso que tinha acesso à praia

No sentido horário: casa onde ficamos, calçadão, corredor de acesso à praia e praça, os últimos três no mesmo condomínio vizinho ao nosso que tinha acesso à praia

Mas a meu ver, o ponto alto de Asia é o boulevard. O Boulevard de Asia é o ponto de encontro de geral! Hahahahahahahaha, mas é verdade! É um shopping a céu aberto com tudo o que você pode imaginar – supermercados, restaurantes badalados de Lima, padarias, cinema, boates, bares, salões de cabelereiro, farmácias, bancos, lojas de departamento, clínica médica, academia, lojas de roupas, de calçados, de acessórios esportivos, de decoração, de bijuterias, parque infantil, kart… ufa! Enfim, tudo e qualquer coisa que você possa vir a precisar (mais ou menos, porque eu precisei de um simples durex e não achei em lugar nenhum ali!), ou melhor, quase tudo.

Vários pontos do boulevard durante o dia

Vários pontos do boulevard durante o dia

Meu adorado supermercado Wong, em sua versão Asia

Meu adorado supermercado Wong, em sua versão Asia

O mais interessante é que todos os estabelecimentos abrem mesmo só antes do reveillon. Chegamos no dia 20 de dezembro, pois fomos pra passar o natal também, e somente o supermercado estava aberto! As outras lojas todas abriram somente dia 27/12. O que não canso de pensar é na loucura que é manter fechada toda essa estrutura por tanto tempo! Mas imagino que ainda sim deva ser lucrativo pra eles, né!?

Durante o dia – a não ser que seja véspera de ano novo – o movimento por lá é até que tranquilo, mas durante à noite se transforma no agito. As boates e os bares estão lotados, e mesmo que não seja pra ir “pra night” ou pra comprar algo, o povo vai ao boulevard pra passear, ver e ser visto. Fomos pra balada uma única noite, mas foi muito legal – a pesar da muvuca e da demora pra entrar, pois as boates abrem por volta da 1h da manhã -, música excelente, muita gente bonita e o ambiente super agradável.

Boulevard à noite

Boulevard à noite

Daí você me pergunta: vale à pena conhecer!? Olha gente, depende. Primeiro tem que analisar se você terá tempo disponível na sua viagem – pelo menos um dia. Se você estiver em Lima durante o verão irá perceber que aos finais de semana tudo está vazio, porque às pessoas estão em Asia. Se você curte balada, acho imprescindível – você não irá encontrar em Lima, nessa época, nenhuma balada tão boa quanto qualquer uma de Asia. É possível reservar um quarto de hotel (recomendo esse ou esse) e ir curtir um final de semana por lá. Agora, se ‘a sua praia’ (#trocadilhoinfame) é se manter longe do agito, a melhor opção é permanecer em Lima. Em termos de praia, tenho a impressão que pra nós que moramos aqui, Asia se torna tão especial porque lá normalmente tem sol, o que é algo inusitado por aqui.

Eu sempre odiei verão, calor, sol e praia. Mas confesso que aqui eu aprendi a gostar e estava até sentindo falta de um calorzinho! É aquela velha história né, a gente só valoriza quando deixa de ter! Bom gente, o que importa é que o verão está aí e vamos aproveitar todas as possibilidades que ele nos oferece!

Praia de Asia

Praia de Asia

 

Talvez você também goste