/>
10 Em Gastronomia/ Lima/ Peru

Visitando o Mistura 2014

Quem nos acompanha no Instagram (segue a gente! @cupofthingsblog) viu que, durante a semana passada, estávamos no Mistura, a feira gastronômica que acontece todos os anos, em setembro, aqui em Lima. Apesar de irmos todos os anos, este ano tivemos a oportunidade de estar presentes, como imprensa, durante os 10 dias do evento, conhecendo tudo por outros ângulos. Pense você na nossa empolgação!

Entrada do Mistura 2014

Entrada do Mistura 2014

Mas, antes de mergulhar no mundo do Mistura, preciso comentar um pouco sobre a APEGA – a Sociedade Peruana de Gastronomia, criadora do Mistura. A APEGA se constituiu a partir da união de agricultores, chefs, escolas de gastronomia e entusiastas da culinária nacional ao decidirem somar forças para facilitar toda articulação necessária para alavancar o ‘boom gastronômico’ que começava a tomar forma. Esta união não só os fortaleceu como ‘instituição’, mas também trouxe uma direção, promovendo a culinária peruana como base da identidade cultural e do desenvolvimento econômico nacional. Bandeiras como a conservação da biodiversidade, a importância do produtor agrícola para o mercado e a formação de novos profissionais capacitados fizeram com que a APEGA se tornasse, em pouco menos de oito anos, uma das principais instituições promotoras da gastronomia mundial.

Gastón Acurio no Mistura 2014

Gastón Acurio no Mistura 2014

Com este conceito em mente, surgiu a boa idéia de desenvolver um evento onde produtores, executores e consumidores dividissem um mesmo espaço, e assim nasceu a feira Mistura, que é, hoje, o maior evento gastronômico da América do Sul. A gente sempre comenta o quanto a gastronomia e a culinária estão presentes no cotidiano do peruano mas é bonito ver a valorização da cadeia de produção. Desta maneira, o Mistura representa nada menos que a grande celebração anual e o principal meio de divulgação desse complexo e bem sucedido processo.

Como chegar ao Mistura

Os ingressos são vendidos antecipadamente pelo site do evento ou pela empresa Teleticket, que está instalada dentro dos supermercados Wong ou Metro. É possível também comprá-los na hora, mas a fila pode ser demorada e somente ingressos para o dia. A meu ver, o melhor é comprar com antecedência no Teleticket. Como em todo lugar, existem cambistas na porta vendendo ingressos, mas aí é por sua conta e risco. O valor do ingresso é de S/. 25,00 adulto e S/. 15,00 crianças.

Mistura 2014

Mistura 2014

Para chegar até o evento, você pode ir de ônibus, carro particular ou taxi. De ônibus Metropolitano, é perto, mas você terá que caminhar do ponto até a feira, passando por uma passarela, descendo e subindo escadas. Para alguém com dificuldade de locomoção ou com preguiça de andar, não é o acesso mais fácil. De carro, eu desaconselho, devido ao intenso tráfego e ao número insuficiente de vagas de estacionamento. Nós fomos e voltamos todos os dias de táxi. Na feira, havia ponto de taxi seguro nas saídas principais e as empresas estavam ainda com descontos especiais para o Mistura. Como sempre íamos em duas ou três pessoas, então era o que mais compensava em todos os aspectos.

O Ambiente do Mistura

Pra começar, é uma feira para o povo. Se engana quem pensa que vai chegar e comer com toda pompa e circunstância, como nos renomados restaurantes da cidade. A qualidade da comida é inquestionável, mas o grande ‘tchan’ do Mistura é justamente proporcionar ao cidadão comum, que não tem acesso a determinados restaurantes, a possibilidade de provar alguns de seus pratos. A feira, que está desde o ano passado num espaço gigantesco na Costa Verde (a.k.a. calçadão na beira da praia), é muito bem estruturada. Possui algumas áreas cobertas e outras abertas e o chão é de terra batida. Isso significa sapato e roupas confortáveis e fáceis de limpar, por favor!

Vários lugares para sentar  e comer tranquilamente

Vários lugares para sentar e comer tranquilamente

Existem muitas áreas cobertas com mesas e cadeiras pra que os visitantes possam comer tranquilamente, sem precisar sentar no chão ou ficar em pé. Durante a semana é bem mais tranquilo conseguir um lugar cômodo para sentar comer, mas, até no último sábado, dia que estava mais cheio, conseguimos mesa sem grandes dificuldades. O 3G ali na Costa Verde funciona pessimamente, mas a feira oferece alguns pontos com acesso livre ao wi-fi pra quem quiser se manter conectado.

A respeito da segurança, é uma feira, né?! Como é que você vai pra eventos desse tipo no Brasil? Mesma coisa aqui. Eu particularmente me sinto bastante segura. Pelo trabalho, acabamos levando conosco todos os dias além do telefone, câmeras, tablet e não tivemos problema algum, mas, como em qualquer lugar com um grande volume de pessoas, é bom ser cuidadoso com seus pertences, porque imprevistos podem acontecer. Evite levar todos os documentos, bolsas cheias, celulares em fácil acesso.

Mundos Mistura 2014

Mundos Mistura 2014

O que você encontra no Mistura

Há algum tempo, eles implantaram o conceito dos ‘mundos’, onde as comidas ficam agrupadas por categorias, de forma que os visitantes tenham maior facilidade em encontrar o que querem comer. Este ano, os Mundos do Mistura foram: Brasas e Anticuchos (tudo que se prepara com um bom carvão), Mundo Cervejeiro (produtos comerciais e artesanais), Mundo do Norte e Mundo do Sul (comidas típicas destas regiões do país), Mundo Criollo (mescla das culinárias da colônia espanhola com a dos escravos), Mundo Andino e Amazônico, Mundo dos Sanduíches (os BBB’s da cidade, ótima chance para provar mais de um), Mundo das Cevicherías, Mundo Chifa e Nikkey (mescla das culinárias peruana com a chinesa ou japonesa, respectivamente), Mundo dos Doces, Mundo dos Pães, Mundo do Pisco e Vinhos e, finalmente, os Bares. É possível encontrar também pratos vegetarianos, caso alguém não consuma produtos animais. Tem pra todos os gostos!

Mundo Cervejeiro - Mistura 2014

Mundo Cervejeiro – Mistura 2014

Para consumir, é necessário comprar tickets, que são vendidos separadamente ou por pacotes de S/. 20,00, S/. 50,00 ou S/. 100,00. Ao entrar na feira, você já encontra os caixas onde pode fazer a compra (dica: os caixas localizados no meio da feira estão sempre mais vazios). Os pratos mais caros custam S/. 16,00 (no nosso caso, foi um porco ao cilindro) e os mais baratos S/. 3,00 (um mini cupcake).

Além dos Mundos, o Mistura tem ainda o Gran Mercado, onde se tem acesso a produtos agrícolas vindos de todos os cantos do país a preços mais acessíveis do que num mercado comum e o Gran Auditório, onde acontece apresentações folclóricas, aulas de gastronomia e premiações. Para as crianças, a APEGA fez o Mundo infantil, onde as crianças brincam aprendendo sobre cultivo e culinária, e o Aquário.

Apresentações folclóricas acontecem todos os dias do Mistura

Apresentações folclóricas acontecem todos os dias do Mistura

Outro ponto emocionante da feira é o prêmio Rocoto de Ouro, em que APEGA reconhece as personalidades e as organizações que trabalham pela biodiversidade e a nutrição no Peru. Este ano o prêmio foi pra um casal de senhores (senhores mesmo, mais de 80 anos) naturais da província de Tacna e que nunca haviam estado em Lima, pela recuperação e cultivo produtivo em um andene (aqueles patamares construídos em pedra e terra que vemos em Machu Picchu, sabe?! O Peru possui mais de 700 mil hectares de andenes que são terras férteis, mas a maioria está improdutivo).

Já para os estudantes e entusiastas da gastronomia, o ponto alto são os três primeiros dias do Mistura, quando acontece o Qaray, um encontro gastronômico internacional que conta com a presença de inúmeros chefs reconhecidos mundialmente. Este evento é, entretanto, pago à parte do Mistura e possui toda uma programação especial. Eles têm, por princípio, posicionar a gastronomia como agente transformador, dando um sentido ético a profissão, e é em torno disso que todas as palestras e discussões são criadas.

Renzo Garibaldi, o chef que virou açougueiro, em sua palestra no Mistura 2014.

Renzo Garibaldi, o chef que virou açougueiro, em sua palestra no Mistura 2014.

O Mistura é um passeio que não tem fim. A cada edição, com cada expositor, podemos ver, provar e, principalmente, aprender muita coisa nova e diferente. Sem contar que é de sentir o amor de forma quase palpável em cada prato, cada ingrediente e cada sorriso. De encher não só os olhos e a barriga, mas principalmente a alma.

Talvez você também goste

10 Comentário

  • Reply
    Luciana Betenson
    18/09/2014 at 07:36

    Adorei Manu! Relato super completo e essencial para quem quer ir ao Mistura. Beijos!

    • Reply
      Bia Kuntz
      19/09/2014 at 01:07

      Que bom que gostou, Lu!!
      O seu post tbm ta excelente!
      Pena que eu não estava aqui pra te conhecer!
      Beijo,
      Bia.

  • Reply
    Liana
    17/09/2014 at 22:00

    Que vontade de conhecer?

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/09/2014 at 18:11

      Se programa para o ano que vem! É legal!

      abraços,
      MAnu

  • Reply
    marcela
    17/09/2014 at 21:58

    Eu cheguei aqui em Lima no dia 16, não deu prá pegar. Meu táxi a caminho do hotel passou pelo local onde foi e achei gigantesco! Já tô pensando em voltar a Lima ano q vem prá pegá-la…

    • Reply
      Bia Kuntz
      17/09/2014 at 22:04

      Volte sim, Marcela!
      Você vai amar!
      Mas escuta, se você está aqui ainda, tenta ir no “Mistura fuera de Mistura”, é tipo o “Restaurant Week” do Brasil, com os restaurantes preparando um menu de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, a um preço fixo mais em conta do que o normal.
      Vários bons restaurantes estão participando. Dá uma olhada nesse link, quem sabe você não consegue reservar algum. http://promo.atrapalo.pe/misturafuerademistura/#
      Ah, vai até dia 21/09.
      Um abraço e boa sorte,
      Bia

      • Reply
        marcela
        18/09/2014 at 22:56

        Que dica sensacional! Super obrigada, de verdade! Já fiz reserva até, uma só pessoa é sempre mais fácil, né?
        Bjo!

        • Reply
          Bia Kuntz
          19/09/2014 at 01:03

          Que bom que deu certo, Marcela!
          Aproveite mto sua viagem!
          Abraço,
          Bia.

  • Reply
    Cibele Alves
    17/09/2014 at 09:23

    Adorei a reportagem mas, apesar de colocar o link que vai pro site, poderiam ter comentado as datas em que o evento acontece e o horário para complementar. 😉

    • Reply
      Bia Kuntz
      17/09/2014 at 21:44

      Oi Cibele,
      Esse evento acontece sempre em setembro, mas as datas do ano que vem ainda não foram divulgadas.
      Neste ano foi de 05 a 14 de setembro e fizemos um post anterior falando sobre a data e as informações básicas http://cupofthings.com/2014/06/20/mistura-2014/
      e agora esse para contar como foi a nossa experiência esse ano.
      Assim que for divulgada a data do ano que vem avisamos por aqui! Agora pelo menos você já sabe que é sempre no começo de setembro.
      Um abraço,
      Bia

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!