Esta semana estava voltando do Brasil e os comissários, sabendo que eu morava em Lima, me perguntaram o que era legal fazer no dia livres deles. Está cada vez mais comum pessoas virem para a cidade a trabalho, para congressos e feiras. Assim, não sobra muito tempo para conhecer tudo que Lima tem de bom. Talvez você também tenha, infelizmente, só um dia por aqui, então, aí vai a minha dica.
Acorde e vá direto ao centro da cidade. Entre no taxi e peça para ir para Plaza das Armas, também conhecida como Plaza Mayor. Lá você vê o imponente Palácio do Governo, os famosos balcones e a linda Catedral de Lima com o Arcebispado.
Perto dali, vá ao Convento San Francisco, patrimônio mundial da UNESCO. Há tours guiados pelo convento e pelas catacumbas, mas só vale a pena se você estiver tranqüilo em relação ao tempo.
A partir dali, se perca pelas ruas, você sempre vai encontrar um prédio histórico interessante, uma construção antiga ou os conventos tão presentes no passado limeño. Eu me surpreendo também com igrejas “não famosas” e galerias de arte que encontrei pelo caminho.
Ande até a praça San Martin e se encante a arquitetura da Plaza San Martin, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1988.
De lá pegue um taxi direto para o Larcomar, um shopping aberto construído no penhasco. Lá tem restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos. Eu gosto muito das saladinhas do Sofá Café. Passeie pelas lojas e curta a linda vista.
Já descansado, caminhe pela Avenida Larco, o centrão comercial de Miraflores, até a Praça Kennedy. Você encontrar dezenas de lojas de lembrancinhas, pratarias, roupas de lã de alpaca e algodão peruano. Já na praça, você conhece a Prefeitura, a Iglesia Medalla Milagrosa, curte a feirinha e vê o tempo passar. Para os consumistas, há as redes Sagafalabella e Ripley com ótimas marcas e preços. Para os não consumistas, corra para pegar o fim de tarde no malecón, o calçadão da cidade. Caminhe, curta o fim de tarde, conheça a Plaza del Amor e veja o sol descer no mar no Parque do Farol.
A noite, saia para jantar no estrelado Gastón & Astrid, no chique e caro Central, no descolado Pescados Capitales ou já para o Picas, barzinho muito legal no Barranco.
Chegando no hotel, tenho certeza que ficará surpreso com tudo que viu, pensará “não imaginava que Lima fosse assim”(todo mundo pensa!) e irá embora com vontade de voltar.
44 Comments
Veronica
25/05/2015 at 19:50Olá! Estou com viagem marcada para junho – lima, machu pichu e cusco – e tenho visitado seu blog para pegar dicas…
uma dúvida que ainda tenho é se o tipo da tomada utilizada é o mesmo do Brasil, para se carregar o celular. É a de duas entradas ou a de três?
Obrigada
Veronica
Manu Tessinari
09/06/2015 at 11:25Oi Veronica,
É sempre um misterio qual será a tomada usada pelo hotel, já que aqui no Peru se adotam 3 formatos. De qualquer forma, costumam ser aqueles com entrada para carregador de celular sim (3 entradas), nada muito complexo ou diferente do Brasil.
abraços,
Manu
Raiana
28/12/2014 at 10:43Oi Manu! Teu blog vem sendo meu guia inspirador para o que fazer em Lima. Só que são tantas boas opções que acabo não conseguindo escolher direito.. rs. Vou passar a virada de ano novo aqui.. O que me sugeres? Pesquisei sobre Rosa Náutica, mas obtive um preço de 150 dólares por pessoa.. Aí não dá mesmo. Estou em família e somos em 06. Sabes de algum local que dê brasileiros? Caso não saiba, pode sugerir outro locais também. Parabéns pelo blog! Bjão.
Manu Tessinari
06/01/2015 at 15:13Oi Raiana,
Desculpa não ter te respondido a tempo. Eu e a Bia estamos no Brasil e ficamos off todo o período de festas… Espero que seu Reveillon tenha sido divertido e sua viagem bastante legal, independente da noite de Ano Novo.
Feliz 2015!!
abraços,
Manu
Tânia
16/05/2014 at 23:17Olá, Eliane!
Antes de qualquer coisa, quero parabenizá-la pelo excelente blog! Não pude deixar de ler todos os posts e anotar as valiosíssimas dicas. Não vejo a hora de conhecer este país que você descreve com tanto carinho!
A minha viagem está marcada para a 2ª quinzena de outubro, quando terei oportunidade de conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu. Pretendo ficar de 03 a 04 dias em Lima. Sendo assim, gostaria que me passasse o contato do motorista que mencionou em resposta à Eliane, no dia 26//02. Saberia me informar se ele faz o transfer aeroporto-hotel-aeroporto?
Em outubro, costuma haver muita chuva no restante do país? E a temperatura, estará amena?
Desde já agradeço sua atenção.
Manu Tessinari
06/06/2014 at 15:25Oi Tania, tudo bem?
Adoro seu blog!
Eu não lembro quem eu indiquei para a Eliane, mas eu sempre indico os que confio: o Green, que tem um guichê na porta do desembarque; o Satelital (+51 1 3555555) que, para mim, é o melhor serviço de tele-taxi da cidade, e indico sempre o Carlos, do Taxi Ahora, que faz meus traslados todos (+51 999684758). Imagino que esteja falando do Carlos.
Outubro é uma época ótima. Já começa a esquentar em Lima e costuma fazer dias lindos em Cusco/MP.
abraços e obrigada por ler o blog!
Manu
Tânia Simões
06/06/2014 at 17:11Obrigada, Manu!
Não vejo a hora de outubro chegar para conhecer este lindo país!
Fiquei muito contente em saber que você gosta do MFVC. É uma honra para nós tê-la como leitora.
Um grande e forte abraço,
Tânia
Alceu Macuco
16/03/2014 at 10:12Olá Manu,
Antes de mais nada, parabéns pelo Blog e obrigado pelas dicas. Estaremos em Lima no dia 31/03, com disponibilidade para passeio a tarde e noite e depois no dia 3/04, também com tarde e noite disponível. Será que vc poderia nos indicar mais algum lugar para ir?
Manu Tessinari
18/03/2014 at 20:20Oi Alceu,
A cidade é linda a noite, com pontos turísticos iluminados. Você poderia fazer um city tour, por exemplo, porque assim fica mais seguro você ir ao centro a noite. Eu indicaria a noite sair para jantar em algum dos restaurantes que sugerimos no blog ou ver a noite no Barranco, bairro boêmio. Quanto ao que fazer a tarde, além do city tour, você pode optar por ir às compras ou passear no calçadão ou ainda visitar um museu importante ou uma huaca. O certo seria você dar uma olhada no blog e ver o que tem mais a ver com você.
Segue abaixo alguns posts que vão te ajudar:
barranco
um dia em lima
city tour
olhe tb a categoria de gastronomia pra ver os restaurantes
abraços,
Manu
Alceu Macuco
22/03/2014 at 08:45Valeu, Manu! Muito obrigado pelas excelentes dicas.
Lí também as 5 comidas típicas que vc recomendou! Será que há seguro contra calorias? rsrsrsr Abs
Manu Tessinari
01/04/2014 at 10:34Alceu,
Nem pense em calorias!! Já ouviu falar que tudo que você come quando está mais de 300km de casa não engorda? ahahahahaha Ok, esta eu inventei, mas férias sem comer não é ferias!
Manu
Eliane
15/02/2014 at 12:24Bacana sua dica. Na verdade vou pra Quito e terei uma conexao de 10 horas em Lima e vou aproveitar suas dicas indo direto pra Plaza Mayor. Pelo menos vejo algo em Lima enquanto espero meu voo. Valeu.
Manu Tessinari
26/02/2014 at 16:44Eliane,
Tudo depende do que você curte ver. 10 horas dá pra fazer um monte de coisas! Uma rodada de carro pela cidade (parte litorânea – Miraflores, San Isidro e Barranco) ou ir para o Centro, que é outro caminho. Escolha e se divirta! Se quiser a indicação de um motorista, eu tenho.
Abraços,
Manu
Ricardo Capra
11/01/2014 at 18:14Olá Manú!! Adorei o Blog!!! Estarei com minhas esposa a partir do dia 16/Fev e ficaremos 5 dias em Lima e 5 em Cuzco, já fizemos reservas de hotel pelo Booking, mas temos algumas dúvidas. Levar Real ou Dolar??? Comprar as passagens de trem Cuzco – Machu Pichu e entradas no parque com antecedencia? Ou melhor comprar na hora?? Obrigado!!!
Manu Tessinari
11/01/2014 at 22:50Oi Ricardo,
Que bom que curte o blog! Obrigada.
Vamos as suas dúvidas:
1) Sempre traga dolar, não sei onde se troca real por aqui.
2) As passagens é bom comprar com antecedência sim, porque é comum encarecer e/ou você perder o horário que você quer no trem que você deseja.
3) Já que está comprando o trem, não custa nada comprar os ingressos, mas estes são mais tranquilos. Dá pra comprar na hora sim.
Abraços,
Manu
City tour em Lima – boa idéia pra quem tem pouco tempo! | Cup of Things
04/10/2013 at 12:34[…] post que a Manu fez há algum tempo, dando dicas do que fazer em um dia em Lima (aqui), ela sugeriu justamente o centro histórico e o bairro de Miraflores, onde fica o Shopping […]
raquel
18/08/2013 at 20:05Oi Manu, muito bom o seu blog. Parabéns! Estou pensando em passar a semana por volta do ano novo em Lima. Você acha que é uma boa época para passear por aí? Seriam 6 dias inteiros. Muito obrigada.
raquel
18/08/2013 at 20:07ah! meu interesse não seria em comemorações de ano novo.
Manu Tessinari
22/08/2013 at 22:23Raquel,
A festa aqui realmente não acontece na rua, mas tem festas e tal. Não é de todo um abandono não. Como você não está interessada especificamente na virada, acho uma boa opção. A cidade estará mais vazia, já que todos vão às praias, mas estará mais quente e tudo estará funcionando normalmente. Durante a semana, você sentirá mais o movimento da cidade.
abraços,
Manu Tessinari
Tatiana
16/05/2013 at 07:50Oi, Manu, assim como a maioria, vou a Machu picchu e só terei um dia em Lima, tentei trocar as passagens para ficar mais três dias, mas sairia mto caro.
O problema é que esse dia em Lima é domingo, dos passeios que vc sugeriu, algum fica prejudicado por esse motivo? As lojas ficam abertas de domingo tb?
Vc sabe se aceitam dólar, ou se é melhor levar Novo sol?
Quantas perguntas!!….rs Uma última, falam que as jóias em prata são baratas aí, sabe se em ouro tb, e onde encontro?
Parabéns pelo post, gostei bastante e será mto útil.
abraços
Tati
Manu Tessinari
20/05/2013 at 16:16Oi Tati, tudo bem?
Fico feliz que tenha curtido o blog.
Domingo a cidade funciona normalmente. O único que acontece são os restaurantes fecharem mais cedo (17hs). Shoppings, museus, lojas, parques, city tours costumam estar abertos normalmente. É importante você fazer um roteiro do que quer visitar de tantas coisas citadas no blog e conferir no site e tal, mas já digo logo que não precisa se preocupar, você curtirá muito!
Abraços,
Manu Tessinari
Isabela
27/02/2013 at 13:00Manu, vou passar 2 dias e 1 noite em Lima o q me sugeres de mais legal pra conhecer e onde comer? Estive pensando em contratar umas empresas de turismo, mas fico em dúvida se são confiáveis. Estive em contato com mystery peru e a andesperu, se souber algo sobre elas ou conhecer outras q sejam mais confiáveis. Aguardo resposta. Qt mais leio o blog, mais anseio essa viagem. Bjs
Manu Tessinari
12/03/2013 at 22:55Oi Isabela,
Eu escrevi sobre o que fazer em um fim de semana em Lima, acho que este post vai te ajudar bastante: http://wp.me/pWt3n-mo
Obrigada pelo carinho.
Abraços,
Manu Tessinari
Mayte
23/12/2012 at 14:57Olá, boa tarde, gostaria que me sugerisse um bairro para hospedar em Lima. Obrigada.
Manu Tessinari
30/12/2012 at 23:13Oi Mayte, grande maioria dos turistas ficam em Miraflores, um bairro muito legal e turístico da cidade, também o mais famoso. Se quiser ver uma lima mais residencial, perto de Miraflores seria o bairro de San Isidro. Se quiser uma coisa mais alternativa vá para o Barranco. Nao saia destes três bairros.
Abraços e bom ano novo!
Fábio Medeiros
22/12/2012 at 14:09Oi Manu, tenho certeza que seguirei esse seu roteiro de um dia… o problema eh que vou passar uma semana e nao tenho nem ideia do que é lima, vou com minha namorada e queria misturar aventuras, com praias, comidas, VINHO e muuuuuuuuuita historia…. alguma ajuda??? me poderia escrever por e-mail??
obrigado
Manu Tessinari
30/12/2012 at 23:21Quando vc vai? Estou de ferias nos EUA, posso te responder depois de 6 de janeiro? To com acesso restrito à net.
Abraços e feliz ano novo!
wivi
10/07/2012 at 13:21Olá Manu, estou indo pra Lima em setembro. Gostaria de saber se há necessidade de alguma vacina e qual a temperatura média nesse período?
Obrigada
Wivi
Manu Tessinari
20/07/2012 at 15:23Oi Wivi, tudo bem?
Não precisa de vacina nenhuma não, mas eu acho que febre amarela sempre é bom ter, principalmente se for para a região serrana ou amazônica.
Quanto a temperatura em Setembro, eu não posso garantir, mas normalmente está mais quente já. Deve estar uma média de 20 graus, porque agora está tipo 18 graus… Bom, o segredo para sobreviver ao tempo limeño é botas no pé (ou sapatos fechados), uma moleton, casaquinho ou tweed sempre a mão e um lenço/cachecol no pescoço. Não agredito que precisará de nada pesado não, mas roupa quentinha. Pernas de fora e sandálias aqui só no verão! Para saias, traga meias-calças.
Boa viagem, espero que curte bastante!
Obrigada pela visita!
Nívia
22/07/2012 at 13:54Manu, como estive em Lima bem no feriado de 07 de setembro, posso dizer: faz bastante frio (principalmente para quem é do Nordeste, como eu). Pegamos de 17º a 10º à noite. Realmente não precisa de roupas pesadas, mas cachecol, meias, sapato fechado e um bom casaco quentinho são indispensáveis!
Jorge Paulo
01/05/2012 at 23:09Não deixaria de incluir o parque de águas, muito legal e atração para os moradores de Lima
Manu Tessinari
01/05/2012 at 23:48Jorge, o Parque das Águas é muito legal, né? Eu to com um post sobre ele montado já, vou ver se posto esta semana… Eu só não o incluí aqui porque, para um dia, faltou noite pro parque, mas é, sem dúvida, um programa bem legal aqui em Lima.
Nívia
02/05/2012 at 00:09Sim, Sim!!! Parque das Águas é muito muito bom! Só tenho uma dúvida que talvez vc possa me responder, Manu: A região do Parque é tranquila? No dia em que fomos, achamos meio estranha a redondeza e decidimos sair de lá rapidinho, assim que saímos do parque. Pode ter sido só impressão…
Manu Tessinari
02/05/2012 at 00:23Nívia, aquela região não é muito segura não. Não chega a ser estranha, o problema é que o movimento ali é mais diurno, devido a muitas escolas técnicas e comércio local. A noite, como está tudo fechado e sendo mais perto do centro, não pode te falar que é super tranquilo. Fez bem sair com cuidado.
Tendo mais perguntas, é só escrever!
bjs
Mirella (mikix)
01/05/2012 at 09:56Muito legal esse post, a cada nova matéria que leio sobre o Peru, minha vontade aumenta ainda mais de visitar o país!!!
Manu Tessinari
01/05/2012 at 23:46Então vem! Em abril, houve uma promoção com a Lan por US$ 295 ida e volta de São Paulo pra cá. Fique sempre ligada nas cias e me avise quando vier!
Carla
30/04/2012 at 22:37Lima é mesmo tudo de bom! Fui a primeira vez no esquema “2 diazinhos depois de Cusco e Machu Picchu” e fiquei com tanto gosto de quero mais que voltei para dedicar um feriadão inteiro só a ela. E voltaria ainda muitas e muitas vezes… 😉
Manu Tessinari
01/05/2012 at 23:45É assim mesmo que acontece!!! Volte sempre porque a cidade tem mudado rápido!
Nivia
30/04/2012 at 13:44Só trocaria as catacumbas pelo Museo Larco, amei demais!! Na verdade adorei tudo em Lima, voltaria facil facil…
Manu Tessinari
01/05/2012 at 23:44Oi Nívia!
Também não curti as catacumbas, mas realmente adorei o Convento. O Museu do Larco é realmente especial, só não o incluí aqui, porque, pensando em um dia somente na cidade, acho ele fora de mão. rs Mas pode deixar que vai rolar um post só sobre ele! Ele merece…
Bóia Paulista
30/04/2012 at 10:19Oi,Manu. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos,
Bóia Paulista
Manu Tessinari
01/05/2012 at 23:42Obrigada Bóia! É sempre muito legal aparecer no Viaje na Viagem…
Tom (@pe_mo)
13/04/2012 at 09:35Lima realmente me surpreendeu! Foram 5 dias muito bem aproveitados, com foco na gastronomia, riquíssima! Não se pode deixar de core um belo e farto cebiche! Voltei encantado e já influenciei família e amigos a incluir Lima numa viagem futura!
Manu Tessinari
13/04/2012 at 12:33Acontece a mesma coisa comigo! Cada vez que converso com alguém, a pessoa sai animada em vir para Lima. 5 dias é o tempo ideal para curtir a cidade como se deve. Infelizmente, a maioria ainda acha que Lima é só caminho para Cusco/ Macchu Picchu.
Volte sempre! (pra Lima e pro blog…rs)