/>
8 Em Cultura/ Cup of Feelings/ Lima/ Peru/ Vida em Lima

Peruanismos

Dezembro chegou e com ele o clima natalino e as festas de confraternização! Sou louca alucinada por natal, adoro os lugares decorados, entrar numa loja e escutar músicas de natal, e o fato de poder enfeitar toda e qualquer parte da casa com temas natalinos!

Semana passada fui ao shopping Jockey Plaza porque precisava comprar os presentes dos amigos secretos, as cestas de natal dos porteiros e pra senhora que me ajuda aqui em casa, e queria também bater perna porque aqui nessa época já começam promoções que valem muita à pena. Pois estava eu andarilhando por lá quando me deparei com esse presépio:

20131206-232343.jpg

20131206-232408.jpg

Me apaixonei! Não teve outro caminho! Foi encanto à primeira vista! Os detalhes das roupas, dos cabelos, dos animais escolhidos – reparem que bem abaixo da manjedoura se encontram dois cuys (ou porquinho da índia), animais típicos e super característicos como locais. Achei maravilhoso o maior shopping do país colocar um presépio vestido com a sua cultura! É lógico que no shopping também havia uma praça com árvore de natal e uma fila considerável para ver o papai Noel tradicionalíssimo em seu “trono”, mas isso não ofuscou o brilho do presépio peruano. Assim como eu, havia mais gente admirada, fotografando e comentando.

Eu gosto muito dessa coragem peruana de expor e valorizar a própria cultura. Digo coragem porque acho que ela é necessária para se sair do lugar comum. Não sei se no Brasil faria sucesso um “presépio típico”. Talvez tenha essa impressão por ser do interior de SP e lá não temos nada tão característico que nos retrate, ao contrário dos gaúchos ou dos nordestinos, por exemplo – não, um presépio “caipira” não faria sucesso, porque somos do interior mas nos achamos metrópole. Posso estar falando uma baita besteira, mas acredito que talvez pelo tamanho do nosso país e pelas inúmeras culturas diferentes que temos, talvez seja mais difícil, não sei.

20131207-000128.jpg

O fato é que os peruanos se transportam e imprimem os seus olhos no que fazem, e eu gosto disso. Peruanismo é na verdade um termo usado para designar as palavras e expressões próprias do espanhol falado no Peru. Mas acho que essa expressão pode ser mais ampla e abranger também a valorização cultural em geral, e não só do idioma. Em todo lugar tem uma bandeira. Aqui eles têm dia da canção criolla (música negra peruana), dia do ceviche, dia do pisco… Não que sejam feriados, mas as pessoas festejam as datas e o objeto a ser celebrado, e isso é muito rico e une as pessoas de uma maneira que não imaginamos.

É lógico que como em qualquer país, o Peru e os peruanos também tem seus defeitos e suas exceções. Mas é muito bonito de ver, e gostoso de sentir, que se está num lugar aonde as pessoas gostam e valorizam o que merece. Não sei se é o “espírito de natal”, mas estou cada vez mais enamorada por esse país.

Talvez você também goste

8 Comentário

  • Reply
    Museu Larco, nosso favorito por unanimidade. - Cup of Things
    05/09/2014 at 14:04

    […] Obviamente que o Peru é um país de muita história e com muita ainda pra se contar. A riqueza cultural presente nessas terras e a valorização dela pelo povo é algo muito forte na rotina de qualquer cidade peruana. Não só pela parcela da população que sobrevive do turismo cultural, mas pela intensidade com que as culturas milenares ainda se fazem presentes no dia a dia do peruano, por meio dos hábitos alimentares, da relação que eles têm com a fé e a religião, da forma como se vestem, entre tantas outras coisas. Apesar de todas as diversidades, a minha impressão (de estrangeira residente aqui) é a de que o peruano tem um orgulho imenso de toda a trajetória milenar de seu povo, encarando a colonização espanhola como apenas um último marco na construção da identidade que vemos atualmente. (Já tinha comentado um pouquinho sobre isso no post ‘Peruanismos‘). […]

  • Reply
    Karla Melo
    13/12/2013 at 11:51

    Olá. Adoro seu blog. Estou aqui em Lima a passeio para o final de semana. E aqui, é garantia certa de boas dicas e como conhecer melhor esse povo encantador. Trabalho em uma empresa brasileira que tem negocio/operação aqui. Não seira ma ideia vir…rsrs… Parabéns pelo blog! Karla

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/12/2013 at 15:40

      Obrigada Karla, pelo carinho e elogio! Estamos sempre tentando fazer um blog ainda melhor justamente para que vocês possam curtir o que o Peru tem de melhor!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Luciana Betenson
    11/12/2013 at 13:34

    Adorei, Bia!

  • Reply
    Rafael Lopes
    11/12/2013 at 07:34

    Ebaaa, estou indo pro Peru no domingo e vou ficar por ai quase um mês!

    Os pais da minha namorada são peruanos e é muito verdade o que vc disse. Acho tão legal a maneira como eles valorizam a cultura peruana, desde as coisas mais pequenas, como a música, dança e comida principalmente. Eu também sou de Sorocaba, e sinto muitas vezes falta dessa valorização da cultura local, mas acredito que seja algo aqui de São Paulo mesmo, pois tenho alguns amigos de outras partes do Brasil e eles valorizam bem mais a sua cultura.

    Enfim, espero passar um fim de ano maravilhoso em Lima e com certeza irei!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/12/2013 at 15:43

      Que bom que você está chegando Rafael!! Gostar de Lima só faz ajudar a curtir mais ainda a cidade!

      Curta bastante e volte aqui para contar o que viu de legal!

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Jaqueline Caldeira
    09/12/2013 at 17:03

    Bia, o blog está o máximo! Adorando é cheia de saudades dai…

    • Reply
      Bia Kuntz
      10/12/2013 at 19:05

      Que bom que está gostando, Jaque! Venha nos visitar!! Beijo

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!