/>
5 Em Buenos Aires/ Outros Destinos

Passeios que encantam em Buenos Aires

Como comentei com vocês no post onde falo sobre como organizei minha viagem a Buenos Aires, foi a nossa primeira visita à cidade então, é lógico, que fomos conhecer todos os pontos turísticos básicos, como a Casa Rosada, obelisco, calle Florida, etc. E é tudo lindo! Fiquei maravilhada com a cidade, a estrutura, o verde, os prédios de arquitetura europeia muito bem cuidados, a harmonia entre o lado cosmopolita e o bucólico, o caos e a tranquilidade coexistindo a quadras de distância, é realmente fascinante.

Casa Rosada

Casa Rosada

Justamente por isso resisti em escrever “passeios imperdíveis” ou algo do gênero, pois fui a B.A. uma única vez e tenho certeza que eu deixei de ver muita coisa por lá. Afinal, só os locais podem dizer-se especialistas e realmente nos guiarem no que é imperdível ou não em uma cidade. Assim sendo, coloco aqui os passeios que mais me encantaram, surpreenderam ou que me deixaram com vontade de ficar um pouco mais, sabe?!

Fuerza Bruta  (no sentido horário): show, entrada e meu sogro sendo escolhido pra levar uma caixa de confete na cabeça!

Fuerza Bruta (no sentido horário): show, entrada e meu sogro sendo escolhido pra levar uma caixa de confete na cabeça!

Mamãe tinha uma lista de lugares que ela – ainda bem – não abria mão de visitar. O primeiro deles foi o espetáculo Fuerza Bruta, uma mistura de teatro, com performance, com Cirque du Soleil. Não tem como explicar gente, mas é muito interessante! Legal mesmo, interativo e divertido pra qualquer idade – eu, marido, pais e sogros, todos amaram! Uma hora e meia de espetáculo e saímos de lá querendo mais!

MALBA

MALBA

O MALBAMuseo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – era outro de seus desejos, um museu super moderno, com uma coleção interessante e cativante, fácil de se identificar. Ali encontramos artistas estudados no colégio, como Tarsila do Amaral, Portinari, Frida Kahlo e Diego Rivera, além, é claro, de outros tantos artistas latinos que conhecemos ali, com os quais facilmente nos assemelhamos. Fiquei apaixonada por cada canto desse museu e recomendo muito a visita. Ali pertinho fica o Jardim Japonês – dá pra ir a pé – e vale dedicar uns 40 min pelo menos do seu dia por ali. Não é muito mas apreciar a arte que eles fazem com a natureza nos dá uma serenidade pro resto do dia.

Jardim Japonês

Jardim Japonês

O último must go de mamãe foi a livraria El Ateneo. Eu adoro livrarias, ficar imersa ali já faz eu me sentir mais inteligente pois traz o desejo de poder ler tudo aquilo. Sabe a cena quando a Bela (do desenho animado mesmo) descobre a biblioteca gigante que a Fera tem no castelo?! Era eu todinha! No Brasil temos excelentes livrarias mas aqui em Lima não existe nada nem do porte da Saraiva, então imagina minha felicidade nesse lugar?! A maior loja (essa da foto), El Ateneo Grand Splendid, fica num antigo teatro que foi palco intenso da cultura portenha, e é um desbunde. O local, a iluminação, o café, e a imensa variedade de livros, CDs, DVDs, salas de leitura… Pensa que era um teatro, eles tiraram os assentos e colocaram prateleiras de livros, é de enlouquecer! A loja da calle Florida (n.340) obviamente não tem a mesma imponência, mas mantêm o charme, os produtos e a qualidade da matriz.

El Ateneo Grand Splendid

El Ateneo Grand Splendid

O guia ‘Buenos Aires Básica’, que comprei do Buenos Guias, me ajudou muito também nos nossos planos. Foi de lá que peguei a dica de assistir a um show de tango no Café de los Angelitos. Show intenso, com um figurino de babar, bailarinos talentosos mas, principalmente, uma música melancólica e com uma ponta de modernidade, o que fez toda diferença. Minha sogra já havia visto outros shows e disse que gostou bastante desse, que não é tão tradicional mas transmite todo a sensualidade e o melodrama de um bom tango argentino. O jantar também é bem honesto, não vou dizer que a comida é incrível, mas é boa sim, pratos bem apresentados e saborosos em sua maioria. Como contei aqui, comprei o pacote do tango – jantar, show e transfer – pela bsas4u e tudo correu nos conformes.

Tango 'Café de los Angelitos'.

Tango ‘Café de los Angelitos’.

Para quem é chegado numa compra, vale perder ao menos uma tarde nos outlets de Villa Crespo. Não fui no espírito gastador, fiz poucas porém ótimas aquisições. Os preços são bem convidativos, mas tem de dar sorte de encontrar o que quer na cor / tamanho / modelo desejados. Pra comprar e passear tem também a feirinha da Plaza Francia, na Recoleta, que acontece aos sábados e domingos, com artesanato do mais pitoresco ao requintado. A feira é enorme e dá, fácil, pra passar uma tarde toda por lá, mas eu enlouqueci mesmo foi na Feira de Antiguidades de San Telmo, que acontece todos os domingos.

Plaza Francia em dia de feirinha! Tem até música ao vivo.

Plaza Francia em dia de freirinha. Tem até música ao vivo!

San Telmo por si só já é um mega passeio, tem história, tradição, tem a estátua da Mafalda, paralelepípedo, tem antiquários de morrer do coração, arquitetura… Enfim, tem sangue portenho correndo nas veias. E nesse bairro delicioso há uma feira de antiguidades todos os domingos que fez meu coração bater mais forte. Itens lindos e muito bem conservados vendidos a preços de amigo-irmão. Eu juro que queria comprar um jogo de jantar mas se alguma peça quebrasse na viagem eu não ia me perdoar. Daí comprei só um jogo de copinhos de licor em sua caixa original (!), que trouxe tal qual um tesouro dentro da minha bolsa – e não foram usados até agora. Rsss.

Eu, mamãe, Mafalda e seus amigos, em San Telmo, por supuesto.

Eu, mamãe, Mafalda e seus amigos, em San Telmo, por supuesto.

Buenos Aires tem muito a ser visto. Aqui coloquei um pouco das minhas melhores experiências, mas tenho certeza que sempre que voltar terei novidades a conhecer e lugares queridos para rever.

Talvez você também goste

5 Comentário

  • Reply
    Yasmin Sobreira
    05/03/2015 at 10:08

    Buenos Aires foi um lugar que eu gostei mto de conhecer. É uma viagem internacional de pequena duração, bons preços e a cidade é encantadora. As dicas do post são ótimas tbm. Fiz alguns destes passeios. Agora tenho que voltar p/ fazer os outros. Rs A Mari perguntou sobre seguro, eu fechei o plano Basic, da Touristcard bj

  • Reply
    Mariana Nicolino
    03/03/2015 at 09:18

    Mto legais as dicas do blog! Viajarei pela América do Sul em maio e passarei por Buenos Aires tbm. E seguro viagem? Alguém conhece uma boa empresa e que possa indicar? Bjs

    • Reply
      Manu Tessinari
      04/03/2015 at 11:05

      Oi Mariana, td bem?

      Gosto muito da Assist-card.

      beijos,
      Manu

  • Reply
    elianaatihe
    25/02/2015 at 11:08

    Imperdível total em BA e, claro, só se você tiver muuuuuita sorte, é poder ver um show do Kevin Johansen, delicia de compositor e cantor que mistura estilos (da world music ao tango ao blues a chanson… o cara é tudo de bom). A banda De Nada é um espetáculo à parte. Para pouco e ótimos. Beijos, meninas!

    • Reply
      Bia Kuntz
      27/02/2015 at 13:18

      Que dica legal, Eliana!
      Obrigada!
      Abraço,
      Bia.

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!