/>
111 Em Compra/ Lima/ Peru

Guia de Compras em Lima – Parte 2

Apesar do mercado de rua em Lima ser bastante intenso, existem shoppings bem legais e que valem a visita.

Naturalmente o mais conhecido dos turistas é o Larcomar, mas, apesar de ter lojas interessantes, este shopping é mais conhecido como um centro de entreterimento local. O forte do Lacomar sem dúvida é a diversão: são dezenas de bares, restaurantes, cafés, uma praça de alimentação com todos fast foods internacionais, 3 boates, 10 salas de cinema, teatro, boliche, salão com jogos eletrônicos e parquinho infantil.

Para compras, o que mais se encontra lá são marcas internacionais (principalmente de esportes de aventura com clara alusão a Cusco e Macchu Picchu) e lojas que vendem justamente produtos que os turistas mais buscam como joalherias especializadas em prata e produtos de alpaca. Tem também um livraria muito boa, a SBS, com muitos guias sobre o Peru em inglês.

Bom, vamos agora falar de shopping mesmo. Destes que temos aos montes no Brasil e adoramos. Na rota para o aeroporto, encontramos o Shopping Plaza San Miguel, um shopping bem estruturado, um dos mais antigos da cidade. Ele é enorme e apesar de ser considerado aqui na cidade como mais popular, ele possui grandes lojas e é muito agradável. Ancorado pela Sagafalabella e a Ripley, neste shopping você encontra a Tommy Hilfilger, Lacoste, IStore, Nike, Adidas, Casas e Ideas e uma loja da Barbie dos sonhos de qualquer garota, com direito a salão de beleza e café só para elas. A “praça de alimentação” aqui são com os restaurantes ao ar livre e tem uma uma grande variedade de escolha, destacando o Segundo Muelle, para comida peruana, e o Baguette e Cia, para uma comida rápida e gostosa.

O mais famoso e freqüentado shopping da cidade é sem dúvida o Jockey Plaza. É fora do circuito turístico da cidade, mas bem fácil de chegar de taxi. Precisa só tomar cuidado com o tráfico entre 17h e 19h30. Bom, vamos falar do shopping em si, né? É onde se concentra o comércio de luxo da cidade. Aqui é onde se encontra grandes marcas internacionais como Hugo Boss, Mont Blanc, Carolina Herrera, Zara, IStore, Armani Exchange, Versache, todas as principais marcas da cidade como Michelle Belau, Ripley, Saga, Casas e Ideas, uma área só de lojas infantis, restaurantes bons como Tanta, La Bonbonniere, ótimos cinemas e para crianças tem ainda o Divercity, um parque temático de 7 mil metros quadrados. Como aqui não chove, o shopping tem áreas abertas que tornam o lugar bem agradável. Nunca fica com jeito de superlotado. É um ótimo passeio (pra quem gosta, é claro!)

Tem ainda um shopping de bairro, pequeno, mas muito conhecido, porque fica em Surco, um bairro nobre da cidade. El Polo e El Polo II possuem boas lojas, bons cafés, mas são bem específicos e mais distantes, valendo a visita somente se tiverem bebê ( o El Polo II tem a concentração enorme de lojas de bebês da cidade!).

Nem preciso dizer que tudo aqui é bem mais barato que no Brasil, né?

Boas compras!

Talvez você também goste

111 Comentário

  • Reply
    Samuel
    26/07/2016 at 14:02

    Alguém sabe se tem como comprar roupas originais de Marca no Peru pela net?

    • Reply
      Bia Kuntz
      26/07/2016 at 17:33

      Oi Samuel,
      Por internet não sabemos não. Na verdade, os serviços pela internet aqui ainda são muito precários, a maioria dos estabelecimentos sequer possui site oficial, somente páginas de facebook. De forma que não sabemos te indicar nenhum serviço de compras de roupas online que seja confiável.
      Abraço,
      Bia.

  • Reply
    Tamires Rodrigues
    28/05/2015 at 11:10

    Boa tarde, gente!

    Gostaria de saber se a Barbie Store ainda existe. Não consigo encontrar nenhuma informação na internet e o facebook deles aparentemente não é atualizado desde 2012 :s. Obrigada.

    • Reply
      Manu Tessinari
      09/06/2015 at 11:40

      Oi Tamires,

      Não posso te confirmar, mas parece que sim. Eles fecharam a loja no Plaza San Miguel. Fizeram uma loja em Callao com todos os brinquedos da marca Mattel, mas não é a mesma idéia de loja. Tendo alguma certeza, te aviso.

      abraços,
      Manu

      • Reply
        Tamires Rodrigues
        10/06/2015 at 09:40

        Obrigada, Manu!

  • Reply
    Iago Faleiro
    30/10/2014 at 11:49

    Olá Pessoal , queria saber se vale a pena ir comprar roupas no peru pra revenda ?quanto em media ta uma camisa da lacoste ? temos que pagar alguma taxa pra alfandega na chegada ao brasil ?

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/10/2014 at 18:12

      Boa tarde Iago,

      Não escrevemos nada sobre revenda de roupas. Leia os comentários que tem mais gente perguntando sobre o assunto, talvez você possa encontrar as respostas…

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Fabiana
    08/09/2014 at 20:31

    Muito legal as dicas!!!! Adorei!! Queria saber onde compro roupa de adulto de algodão pima?
    Obrigada
    Fabi

    • Reply
      Bia Kuntz
      10/09/2014 at 17:05

      Oi Fabiana,
      Não sei te dizer uma loja específica, várias aqui vendem algumas mercadorias nesse tecido. Desde lojas de marca como hugo boss, banana republic, até lojas informais em polvos azules e gamarra. Mas não saberia te indicar uma em específico.
      Abraço

  • Reply
    anderson
    30/07/2014 at 18:49

    Ola boa noite, to curtindo muito o blog….queria saber mais sobre compras lá no peru,, quero comprar algumas roupas mas queria saber onde comprar originais e não replica… Se puder me responder… Obrigado anderson

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 03:31

      Oi Anderson,
      Que bom que está gostando do blog.
      Olha, garantido que é original só mesmo as lojas oficiais das marcas, ou as de departamento tipo Saga e Ripley.
      Tanto em Gamarra como em Polvos Azules os vendedores dizem vender as imitações – mais baratas – e as originais – mais caras. Mas isso é o que eles dizem.
      Eu honestamente não sei diferenciar, a não ser que seja algo muito grosseiro.
      Um abraço,
      Bia.

  • Reply
    Suelen
    23/07/2014 at 11:57

    Oi Manu, sabe dizer se vale a pena comprar conjunto (calça e blusa) segunda pele em Lima? Aqui no Rio consigo por uns 100 reais. Estou indo a Lima e Cusco agora em agosto 🙂

    E parabéns pelo Blog, mta informação e dicas importantes!!!!!

    Obrigada!!!!

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 03:24

      Oi Suelen,
      Obrigada pelo elogio.
      Me desculpe, mas não entendi exatamente o que você está querendo comprar.
      Aqui nos mercados se vendem uns conjuntos de segunda pele que são tipo flanelados por dentro, que aqui eles chamam de ‘polar’. Isso aqui é barato, coisa de 15 a 20 soles a blusa.
      Agora se você quer algo de maior qualidade, te digo que comprei a semana passada uma segunda pele da mais quente (215) na North Face, pro marido que viaja a trabalho pra um frio de -5 graus, e paguei 209 soles nela, com 30% de desconto. Bem mais caro.
      Não sei se consegui esclarecer sua dúvida. Espero que sim.
      Um abraço,
      Bia

  • Reply
    Loly
    18/07/2014 at 11:59

    Olá!
    Poxa, eu só terei tempo de ir mesmo ao Larcomar… Lá não tem Ripley e Saga?

    • Reply
      Bia Kuntz
      01/08/2014 at 01:52

      Não têm não, Loly. Em Miraflores você encontra essas duas lojas pertinho uma da outra, na altura do parque Kennedy. Do Larcomar dá uns 20 min caminhando numa reta só pela avenida Larco.

      • Reply
        Loly
        01/08/2014 at 07:04

        Obrigada pela dica 🙂

  • Reply
    Carmen Florito
    19/05/2014 at 08:56

    Bom Dia Manu. Meu nome e Carmen e sou Design de interior.
    Já residi em Lima por um período de 1 ano e 6 meses,em Miraflores,AMEI e estou louca pra voltar. a residir. No momento estou indo a Lima no próximo dia 23/05, para matar a saudade, comer muito ceviche e rever amigos que fizemos nesse período, aproveitando para ir a Saga e a Ripley…rs.
    Vi num post seu um comentário sobre compras de tecidos em Gamarra, estive la mas não consegui comprar nada….rs. Onde ficam essas lojas de tecidos em Gamarra?…Lençóis de algodão Pima, eu encontro por la também?
    Senti falta nas suas dicas de compras, os Hipermercados WONG,pra quem gosta de gastronomia é perfeito.Temperos mil…AMO
    E ATE?, vc também não citou, onde se encontram galpões com ponta de estoque de roupas que não passaram pelo crivo da marca..Hugo Boss, Lagoste, Tommy, e etc ..todas com mínimos defeitos.
    Darei uma passadinha por la, para renovar o estoque de camisas sociais de grandes marcas para o marido e o filhão..
    Um grande abraço pra voces , boa iniciativa do seu Blog e parabens

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2014 at 15:40

      Oi Carmen, tudo bem?

      Desculpa o atraso em responder, não sei se você continua por aqui ou já regressou, mas ando tão ocupada esses últimos meses… Bom, fico feliz de você matar saudade da cidade, é sempre legal voltar pra onde gostamos. Os tecidos você pode comprar na Galeria Las Malvinas, 675, Calle Gamarra. Não sei onde se vende lençóis lá.
      Quanto ao Wong, to devendo mesmo, um post sobre compras de comidas e temperos…
      E o ATE tenho que falar sim, mas preciso ir lá fotografar para explicar detalhado e nunca me sobra tempo. Quer escrever sobre Ate para nós? Te convido!

      Abraço grande e fico esperando o que vc viu de novo.

      Manu

      • Reply
        Renato
        09/06/2014 at 22:45

        Olá Manu,

        Gostaria de saber sobre artesananto local, mantas andinas e se existir calçados dessas mantas tb. Sabe me indicar? Vou para Lima por 4 dias e 11 na area de Cusco e Valle Sagrado.
        Se souber algo de roupa de cama de pima tb seria legal.

        • Reply
          Manu Tessinari
          26/06/2014 at 11:19

          Oi Renato,

          Você encontrará tanto as mantas como os sapatos em qualquer feira de artesanato que vá, seja na região de Cusco ou aqui em Lima, na Av. Petit Thouars.
          Quanto a roupa de cama em algodão pima, já encontrei mas encontrei caríssimos. Em lojas especializadas em artigos de cama você encontra. Sei que na Av. Conquistadores, em San Isidro, tem 2 lojas.

          abraços,
          MAnu

    • Reply
      FLAVIO JUNIOR
      25/07/2014 at 12:13

      Olá Manu, gostaria de saber onde ficam esses “galpões com ponta de estoque ” no qual a carmen comentou, caso não saiba se puder informar o e-mail para contato ou então descobrir, fico agradecido de montão, rs

      • Reply
        Manu Tessinari
        12/08/2014 at 14:27

        Flavio,

        Estes galpões são no distrito de ATE, numa região chamada Volcano, mais que isto eu não sei te dizer.

        Abraços,
        Manu

  • Reply
    Tereza Raquel
    05/05/2014 at 14:26

    Olá Manu, vou conhecer um pouquinho do Peru em agosto… Lima, Machu Picchu, Paracas e Ihas Ballestas… Achei seu blog e fiquei ainda com mais vontade… Sou apaixonada por ceviche e fico caçando os restaurantes peruanos aqui no Brasil…No Rio, virou moda a gastronomia peruana e graças a Deus, já temos excelentes restaurantes… Em Lima, vou ficar apenas 2 dias a principio e tenho que otimizar os passeios… Vou ficar em Casa Andina Private Collection Miraflores, e dizem que é um bairro legal… Já li nos seus posts anteriores que Lima não é um destino de compras, porém aqui no Rio o negócio está beirando o absurdo nos preços… Com a aproximação da Copa, fico pensando que deu a louca no comércio..quer seja de roupas, restaurantes, shows, cinemas… Se puder, me dê uma dica de um ceviche que vc considere imperdível… E será que vou dar sorte de pegar a época dos saldos?

    • Reply
      Manu Tessinari
      08/05/2014 at 12:23

      Oi Tereza,

      Que bom que curtiu o blog! Olha só, quanto ao ceviche, eu aconselharia você comer em todo lugar que passar já que é entrada… rs Aproveita que está aqui na terrinha e prove em tudo que é lugar, porque sempre tem um modo diferente, um tempero diferente, sei la. Pra mim, El Mercado e Amoramar são as melhores cevicherias de Lima, mas o La Mar também tem uma degustação de ceviche que é muito bom! Fica a seu critério!
      Quanto às compras, entendo você, o Brasil tá perdendo a noção mesmo e aqui, sem dúvida, as coisas são mais baratas então dá para aproveitar sim. Em agosto normalmente já tem as promoções de inverno acontecendo. Prepare o bolso! rs

      abraços,
      Manu

  • Reply
    Janete
    18/12/2013 at 12:28

    Olá Manu adorei o seu blog super esclarecedor, estou indo com minha família em jan/14 para Cusco e Lima se puder me tire uma dúvida, pretendo visitar Machu Picchu vale a pena comprar os ingressos de entrada em Machu Picchu e as passagens de trem pela internet ou eu corro risco de chegar e não encontrar para o dia que eu quero?

    • Reply
      Manu Tessinari
      21/12/2013 at 12:54

      Bom, janeiro é uma época de muita chuva na região da serra, então você deve estar preparada para contratempos. De qualquer forma, eu aconselharia a comprar o trem, porque as tarifas acabam relativamente rápido e corre o risco se vc ficar sem o horário ou o trem q quer. Já o ingresso, não eh tão preocupante não, até onde eu sei, ninguém ficou sem entrar em MP, mas também é tranquilo comprar pela internet, então eu sairia com tudo organizado.

      Abraços e feliz natal!

  • Reply
    Débora
    29/11/2013 at 16:36

    Oi Manu
    Estou inda p lima esse final de semana como está o clima ?adoro seu blog irei seguir suas dicas

  • Reply
    João Cavalcanti
    25/11/2013 at 05:37

    Manu, tudo bem? Teu guia é muito bom mesmo, parabéns. Estou indo ao Peru (Lima e Machu Picchu) e Chile (Santiago e Deserto Atacama) com minha esposa e filha. Sapatos ou botas de aventura e outros materiais, vale a pena comprar em Lima?

    • Reply
      Manu Tessinari
      29/11/2013 at 21:28

      Oi João, agora vc me pegou… Eu não sou muito aventureira e realmente não tenho botas específicas e tal, mas os preços aqui não são maravilhosos não, já q são marcas importadas como The north face e Columbia. De qualquer forma, são mais baratos que no Brasil sem duvida! Em Santiago tem um shopping só de lojas de artigos específicos com ótimos preços, dependendo do seu roteiro, pode deixar pra comprar lá. MP é bem tranquilo, um tênis basta.

      Abraços,

      Manu

  • Reply
    Raphael
    11/10/2013 at 07:53

    olá manu!

    estou indo so para comprar lacoste e gostaria de saber onde encontrar original e a media de preço para ver se compensa vender aqui no Brasil.obg

    • Reply
      Manu Tessinari
      15/10/2013 at 22:19

      Rafael, eu aconselharia você a ler com calma meu post sobre compras no Polvos Azules e Gamarra, ler principalmente os comentários e minhas respostas e assim tirar suas conclusões.

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Jore
    13/08/2013 at 14:14

    Olá Manu!
    Parabéns pelo seu site, tem muitas dicas boas mesmo!!
    Estarei indo ao Peru (Cusco, Lima e Águas Calientes) em setembro e sou colecionador de moedas e gostaria de saber se você pode me dar uma dica de um lugar (feira ou loja ) onde eu possa encontrar moedas antigas ?

    Mais uma vez parabéns pelo site e espero que você responda antes de eu ir rs rs rs

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/08/2013 at 22:17

      Oi Jore, tudo bem?

      Estou achando estranho porque tenho certeza que te respondi, mas aqui aparece como em aberto. Bom, de qualquer forma, escrevo aqui para garantir.
      Não conheço aqui nenhuma feira de antiguidades, mas tem muitos antiquarios e talvez neles você encontre algo. Em Miraflores, a Calle La Paz é a mais indicada e, em San Isidro, a Av. Conquistadores e suas transversais na altura da quadra 5 e 6 são os locais mais indicados já que é grande a concentração de antiquários. Vi também que no Mercado Libre http://www.mercadolibre.com.pe tem alguma coisa. Talvez você negocie de comprar e eles levam no hotel, não sei. É uma opção também.

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    Luíza Kow
    04/08/2013 at 12:25

    Oi, Manu! Que dicas! Estou indo agora com a minha mãe e gostaria de saber qual é o shopping mais barato: Jokey ou San Miguel.
    Qual o melhor lugar para comprar eletronicos (queria a CANON G12)
    Conhece uma marca de desodorantes chamada WETFREE?
    ahha são muitas perguntas e muiiita ansiedade para conhecer!

    Desde já agradeço!

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/08/2013 at 22:08

      Oi Luíza, tudo bem?

      O jockey é mais luxuoso e tem lojas mais caras que o San Miguel, mas tem muitas marcas tem lojas nos dois shoppings e aí o valor é o mesmo. Para comprar eletrônicos, o melhor é na Hiraoka, em Miraflores. Falo disso no guia de compras no blog. Se não quiser ir lá, acho que lojas como a Sagafalabella e a Ripley são suas melhores opções. Quanto ao desodorante, não conheço.

      Abraços e divirta-se!

      Manu Tessinari

  • Reply
    neusa maria dos santos souza
    02/07/2013 at 10:54

    Boa tarde!!Manu, adorei o seu blog, mas gostaria que me ajudasse, vou a lima em setembro ,ficarei la 10 dias em setembro, gostaria de saber que roupa levar e como e o clima neste periodo e se devo levar muita roupa de frio e se devo cambiar aqui no Brasil o real pelo soles ou se melhor cambiar em dolares.
    Abraços.

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/08/2013 at 21:59

      Oi Neusa,

      O clima aqui está melhorando, mas a média por enquanto é de 16 graus de dia. Se você é mais friorenta, é bom trazer roupas que te aqueçam, mas a tendência é esquentar e em setembro o clima estará melhor um pouco sim, acredito eu. Hoje fez até um solzinho. Quanto ao cambio, você não conseguirá trocar real por soles no Brasil, nem nas casas de cambio daqui. Melhor é, infelizmente, trocar real para dolar e aqui usar o dolar ou trocar para soles.

      abraços e espero que curta a cidade!

      Manu Tessinari

  • Reply
    simone rodrigues da msilva
    24/06/2013 at 10:19

    Manu, tudo bem ? adorei o seu blog, estava procurando algo assim para saniar as espectativas da viagem, mas eu estou querendo mesmo e saber onde encontro revenda da marca dudalina linha de camisas femininas.estou indo em seembro a lima, um grande abarço.

    • Reply
      Manu Tessinari
      27/06/2013 at 12:48

      Oi Simone!

      Que bom que o blog está te ajudando! Quanto às roupas Dudalina, eu sempre achei que fossem nacional. Não encontro aqui não. Infelizmente isto vou ficar te devendo…

      abraços

      • Reply
        Ana Graziela Alvarez
        26/05/2014 at 07:20

        A Dudalina é brasileira, fabricada em Blumenau-SC.

        • Reply
          Manu Tessinari
          06/06/2014 at 15:45

          Isto confirma que todas que são vendidas aqui são falsas. Obrigada Ana.

  • Reply
    Alexandre
    30/05/2013 at 12:15

    Cuidado com o tráfico das 17h???

    • Reply
      Manu Tessinari
      04/06/2013 at 14:27

      Alexandre,

      Tudo bem? Deve estar dentro do contexto e tal. Se não me engano estava falando sobre a Av. Javier Prado sentido Surco, que começa a ficar com transito pesado a partir das 17. Mais tarde, para tudo. Só dei a dica para não perderem tanto tempo no transito. Não sei se era esta a duvida, se não for, favor especificar.

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Camila
    09/05/2013 at 20:16

    Vou para o Lima com a escola em um intercambio, e gostaria de saber onde posso comprar roupas de marcas, verdadeiras, e que são mais em conta do que no Brasil. Lá tem hollister, aero, a&f ? E as maquiagens compensam mais no duttyfree ou lá msm?

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/05/2013 at 15:45

      Oi Camila, tudo bem?

      Aqui não tem loja da Hollister, Aero ou A&F, mas você encontra roupas destas marcas no Polvos Azules, só não sei se são originais…
      Quanto a maquiagens, no dutyfree os preços são menores sim. Vale mais a pena.

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Andreza
    01/04/2013 at 16:36

    Olá Manu, tudo bem? Estou olhando para ir a Lima até o final de Abril, porém estou querendo comprar perfumes… Você sabe me dizer onde consigo comprar bons perfumes com preços melhores que o Dutyfree? Sabe me dizer se os perfumes ai saem mais baratos que em Buenos Aires? Aguardo seu retorno e desde já agradeço a atenção. Abraços,Andreza.

  • Reply
    Rosemeire Gonçalves
    19/03/2013 at 15:11

    Ola Manu adorei seu blog estou conseguindo tirar varias duvidas…só me explica uma cisa o que é o “trafico” mais propicio no horario das 17:30 que vc mencionou anteriormente em algum comentario sobre compras ou andar na “25 de março” ?
    Vou para o Peru 18 de abril com meu irmao,seria bom se soubessemos quais os riscos e os horarios vulneráveis…bjos e obrigada!!!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/03/2013 at 10:36

      Oi Rosemeire,

      Estamos em um país como o Brasil, cheio de problemas sociais. Mesmo sendo mais tranquilo que o Brasil, é importante você ter o mesmo cuidado q você teria em lugares de compras populares no Brasil. Gamarra é um bairro grande e não seguro, tente ir durante o dia, logo pelo fim da manha. Polvos azules é bom ir durante o dia também. A tarde é bem tranquilo. Quanto ao trafico, aqui em lima eh horrível e a partir das 4:30 ja começa a amarrar, entre 5:30 e 7:00 da noite você praticamente nao anda, por isto disse para evitar estes horários. Se for ao shopping, volte depois das 8h da noite.

      Abraços,

      Manu Tessinari

      • Reply
        sing
        21/03/2013 at 19:21

        Oi Manu!

        Obrigado pela informação.
        As camisetas no Sagafalabella são falsificadas?

        Wesley!

        Tudo o que sei das compras foi o que lê no blog. Você está indo em qual data? Eu vou em Maio, quando você for me avise, para eu ter informações.

        • Reply
          Manu Tessinari
          27/03/2013 at 17:44

          Na Sagafalabella, as camisas são originais sim! Pode comprar tranquilo! Em promoções elas chegam a 80-100 soles, pensei que falada das camisetas de 40 soles que vendem em outros lugares.

          abraços,

          Manu Tessinari

  • Reply
    sing
    16/03/2013 at 20:02

    Oi manu!

    Obrigado pela as instruções que você passa neste blog.
    Estou indo para Peru para comprar camisetas da Lacoste para revender aqui em São Paulo, vou comprar em media 100 camisetas será que vou ter algum problema com a receita federal, você sabe em media o valor de cada camiseta.
    Obrigado manu!

    • Reply
      ramon
      20/03/2013 at 06:52

      oi bom dia queria saber aonde vc vai comprar essas camisetas estou indo com minha esposa no peru mais nao seu aonde encontrar essas marcas. meu e-mail ramon_mergulho@hotmail.com aguardo contato.

      • Reply
        Manu Tessinari
        20/03/2013 at 10:30

        Oi Ramon,

        Tudo q sei sobre compras esta no Guia, separado por tipos de compras. Da uma lida total, vê q tipo de compra quer fazer e pronto.

        Divirta-se!!!

        Manu Tessinari

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/03/2013 at 10:55

      Olá,

      Bom, voce poderá sim ter problemas. Se a policia federal te pegar, você perderá toda sua mercadoria. Tudo depende do risco que quer correr, afinal estará transportando mercadoria falsificada ilegalmente. Sinceramente, não tenho conhecimento do tramites e do que pode te acontecer.

      Abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    weslley
    01/03/2013 at 00:14

    Ola manu, Finalmente estou em Lima,Peru e como de costume mais perdido que cego em tiroteio.

    Então vamos as perguntas [risos]…

    Estou atras da OAKLEY,LACOSTE,HUGO BOSS, e para familiares essa tal tal MAC e CHANEL.

    Você tem noticias/informações das possíveis localizações dessas lojas? Caso te ajude me encontro em Lima,Miraflores.

    Ah, não posso deixar de elogiar seu blog,Muito Bom mesmo parabéns 😉

    • Reply
      Manu Tessinari
      07/03/2013 at 21:11

      Oi Weslley,

      Obrigada pelos elogios! Olha, você vai encontrar Lacoste e Hugo Boss na Sagafalabella com bons descontos. Mac e Chanel também. Oakley eu não sei se tem aqui não.

      Espero que esteja aproveitando a cidade!

      Manu

  • Reply
    MARIA APARECIDA DOMINGUES LEME
    25/02/2013 at 11:15

    OLÁ ROSANE !!!! ESTOU INDO AO PERÚ PELA TERCEIRA VEZ, E CADA VEZ LEVO MAIS AMIGOS COMIGO!! TENHO 3 BANHEIROS EM CASA CUJAS TORNEIRAS E ACESSÓRIOS COMO LIXEIRAS, PORTA TOALHA, ETC SÃO TODOS DOURADOS, NO BRASIL, NÃO SE ENCONTRA MAIS,…. E NÃO QUERIA TROCAR PELOS CROMADOS, VENDE METAIS SANITÁRIOS E ACESSORIOS DE BANHEIRO DOURADOS EM LIMA??? FICAREI 7 DIAS EM CUZCO E PUNO, MAIS 12 DIAS EM LIMA. PORTANTO SE TIVER TEREI TEMPO DE IR BUSCAR.
    TAMBÉM SOU FÃ DA ARTE LOCAL, FUI A ALGUMAS GALERIAS EM MIRAFLORES, E ADOREI VÁRIOS ARTISTAS, MAS MESMO PRA BRASILEIROS OS PREÇOS SÃO ALTOS…. VOCE PODERIA INDICAR ALGUMA GALERIA COM TRABALHOS DE ARTÍSTAS BONS NO PERÚ, MAS COM PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS??
    E ANTES QUE EU ME ESQUEÇA PARABÉNS PELO SITE. MUITO ÚTIL MESMO!!!

    OBRIGADA CIDA

    MEU EMAIL PRA RESPOSTA É cidababa10@hotmail.com

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/03/2013 at 22:49

      Oi Maria, tudo bem?

      Obrigada pelos elogios ao blog. Fico feliz!

      Eu não fiz nenhuma obra aqui, então para mim é complicado dizer se realmente vai encontrar o que procura, mas posso te dizer pelo o que vejo dos acabamentos dos apartamentos que aqui se vende muito produto de qualidade e muito produto americano. Para produtos de casa, procure a Sodimac, que tem muita variedade e é mais popular ou a Decor, que é só produtos de acabamento. Boa sorte!
      Quanto aos artistas peruanos, também gosto de alguns aqui, mas tudo é bem caro, como no Brasil. Eu também ainda não comprei nada de arte por aqui. Uma opção talvez seja a Cuatro en un Baúl, uma loja que vende novos artistas e produtos alternativos de artistas famosos. Segue o link onde falo sobre ela: http://wp.me/pWt3n-ib

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Ramon Rocha
    24/02/2013 at 13:53

    A esqueci de te perguntar em media sai a quanto essas camisas la no peru, lacoste Ralfh lauren anbercrome !!!!!!!!!

  • Reply
    BRUNA
    23/02/2013 at 19:22

    Muito Obrigado,
    mais eu quero preços bons,
    esses lugares é o melhor preço que você conhece ai?
    pois vou para ai justamente para compras… entende?
    ABRAÇOSSS.

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/03/2013 at 22:43

      Bruna,

      Nos meus posts de compras eu explico tudo que sei. Para produtos baratos, vá ao Polvos Azules, mas ali você pode ver coisas boas e ruins, além de muita falsificação. Fica por sua conta.

      Abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Ramon Rocha
    23/02/2013 at 14:11

    ola manu queria saber em que lugar especifico eu encontro la no peru em lima as grandes marcas com polo ralf lauren , tommy ,,, relogios invicta etc …. em qual shopping eu devo ir que vou encontrar tudo reunido … pois vou ficar so 2 dias la …

    • Reply
      Manu Tessinari
      12/03/2013 at 22:42

      Oi Ramon,

      Jockey Plaza você encontra as grandes marcas.

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Rosane R do Nascimento
    20/02/2013 at 17:38

    Oi!Manu, adorei sei blog e virei seguidora gosto do seu jeito de escrever, legal!!Agora me de melhores informações sobre onde comprar maquiagem com MAC, Maybelline,L’oreal e outras?Como são os preços? Por favor me de um dica pois estou indo agora em Março, me ajuda , BJS ,Obrigada!

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/02/2013 at 17:47

      Oi Rosane!

      AS marcas internacionais de maquiagem você irá encontrar nas lojas Sagafalabella e Ripley. Lá tem todas as mais famosas: MAC, Givenchy, Chanel, Lacôme, Maybelline, etc. Os preços são melhores que no Brasil, mas, na maioria das vezes, não são melhores que no free shopping, apesar de maior variedade. Vale a pena conferir os preços na vinda para fazer uma comparação e decidir se compra aqui ou na volta ao Brasil.

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    BRUNA
    17/02/2013 at 17:10

    BOA NOITE, PARABÉNS PELO BLOG.
    EU E MINHA NAMORADA ESTAMOS COM VIGEM MARCADA PARA O PERU,
    ESTAREMOS LA DO DIA 27 DE ABRIL ATÉ 1 DE MAIO.
    VAMOS SE HOSPEDAR EM UM HOTEL EM MIRAFLORES,
    VOCÊ PODE DAR DICAS DE LUGARES EM LIMA BOM PARA COMPRAS DE ROUPAS IMPORTADAS?
    E A QUANTIDADE DE BAGAGENS E PESO LIMITE QUE POSSO TRAZER?
    ABRAÇOS.

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/02/2013 at 17:31

      Oi Bruna,

      Que bom que curtiu o blog!
      Quanto as roupas, tudo que sei estão nos posts de compras. De qualquer forma, se você quer marcas internacionais, melhor ponto é o Jockey Plaza e o Boulevard Miguel Dasso, onde tem uma loja multimarcas chamada Imagem 100, onde você vai encontrar Valentino, Cavalli, entre outros.

      A bagagem depende da companhia aérea, melhor conferir no site da própria. De qualquer forma, normalmente o permitido são 1 mala de 23kg.

      Continue visitando o blog que sempre tem novidade!

      abraços,

      Manu Tessinari

  • Reply
    MARLENE SOUZA
    04/02/2013 at 10:00

    Adorei suas dicas, estou com viagem maarcada para o feriado de março e gostaria de saber se e calor e se tem loja de acessorios e bolsas da marca MICHAEL KORS

    • Reply
      Manu Tessinari
      05/02/2013 at 19:36

      Oi Marlene,

      Obrigada por escrever. Olha, março faz calor sim e tem sol bonito, mas não é nada de calor insuportável como no Brasil. Vem tranquila.
      Quanto ao Michael Kors, não tem loja aqui não e sei que a Sagafalabella tem produtos dele como relógios. Bolsa não tem em lugar nenhum aqui (pelo menos original não.)

      Abraços e boa viagem!
      Manu Tessinari

  • Reply
    Geovanni
    30/01/2013 at 12:08

    Primeiramente, parabens pelo blog!!
    Queria saber mais a respeito do “El Polo II” que vc cita como “especializado” em roupa de bebê/criança. E isso mesmo?! Vou ao Peru no final de março, vale a pena dar um pulo lá para fazer o enxoval do futuro herdeiro – que está a caminho -?? Os preço são atrativos com mercadorias de qualidade?
    Desde já grato, e obrigado pelo blog, informações preciosíssimas…

    • Reply
      Manu Tessinari
      31/01/2013 at 10:25

      Olá Geovanni,

      Obrigada pelos elogios. Que bom que curtiu o blog!
      Bom, não que o Pollo seja especializado em bebe, mas realmente tem muitas lojas de roupas de bebe lá. Algumas com preços melhores, outras mais caras. Tem a Nunu que eu simplesmente adoro, que tem coisas lindas, com algodão ótimo e o preço melhor que no Brasil, mas não baxíssimos. Tem uma loja francesa que me enlouquece também, mas é cara. É pra comprar com moderação… rs
      Bom, eu já estava querendo há algum tempo escrever um post sobre enxoval aqui, então vou adiantá-lo para deixar tudo explicadinho pra você, ok?

      abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Fernanda
    23/01/2013 at 05:56

    Oi, adorei o seu blog. Qual o valor em relação ao real está a moeda do Peru?? Só para saber o nosso poder de comparas pois estou querendo ir a Lima em julho para comprar roupa.obrigada

  • Reply
    chiara
    03/01/2013 at 15:22

    Olá, estou indo para Lima agora no proximo dia 20. Gostaria de dicas de bons restaurantes e nao tao turisticos. Outra coisa, me falaram que encontramos um mercado ou um bairro enorme com roupas das grandes marcas, com preços surpriendentes… é isso mesmo?!?! Que as fabricas sao todas daí…
    Aguardo seus comentários. Obrigada
    Chiara

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2013 at 13:03

      Oi Chiara,

      Os restaurantes indicados no blog não são turísticos. A turma daqui, inclusive eu, frequenta normalmente. Espero que tenha gostado das minhas indicações.

      Quanto ao mercado, estavam falando do Polvos Azules provavelmente, como está descrito no blog. Espero que tenha encontrado e comprado bastante!

      Abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Antonio Domingues dos Santos
    29/12/2012 at 19:15

    Eu e minha esposa estamos programando ir para Lima, agora em março. Adoramos todas as suas dicas. Pergunto se o comercio local aceita pagamento em dolares ou somente na moeda local – soles.
    Parabens e obrigado.
    Antonio e Zaida

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/12/2012 at 23:15

      Oi Antônio, o Dolar pode ser usado normalmente como moeda local. Fique tranquilo!

      Abraços e bom ano novo!

      • Reply
        Regiane Mara da Silva
        05/01/2013 at 19:43

        Olá adorei seu blog! Tbm tenho interesse em saber dessas fabricas de ab&fitch, hollister, lacoste! Se as vendas são de fácil acesso, ou se precisamos de algum atravessador! Aguardo novidades! Grande beijo Regiane

        • Reply
          Manu Tessinari
          28/01/2013 at 13:07

          Regiane,

          Aqui não se vai nas fábricas, até porque elas ficam no estado Lima, não na cidade Lima, então são bem distantes, 300 km da capital ou mais.
          Eu realmente não sei onde o povo que compra para revender vai, imagino que seja no Polvos Azules, mas também não sei como são os procedimentos legais disso.
          Não conheço nenhum atravessador, mas o povo abriu uma discussão aqui no blog. Quem sabe algum te ajuda mais que eu sobre este assunto.

          Abraços,
          Manu Tessinari

  • Reply
    ana paula
    05/12/2012 at 17:28

    ola manu adorei seu blog…estou indo a lima semana que vem gostaria de saber se vc tem informacoes sobre camisetas da hollister e ab&fitch , armani e lacoste e perfumes tbem…sei que existe alguns lugares ai que vendem no atacado … vc sabe aonde????
    vc acha perigoso ir sozinha com meu filho 18 anos pára estes lugares,li que eh périgoso…
    vc sabe se existem guias locais que nao cobrem exagero para levar-nos para outlets e passeios pagando a diaria por exemplo?? uma vez fui ao chile e um guia local nos levava aos passeios de van….cobrando a diaria……obrigada!!

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2013 at 12:49

      Desculpa Ana Paula por não ter te respondido, espero que tenha feito uma boa viagem.
      De qualquer forma, não saberia te dizer na verdade nada sobre revenda de produtos, como é alfândega, documentação, varejo, estas coisas, mas imagino que o centro deste tipo de comercio seja realmente o Polvos Azules, que não é perigoso. Atenção com a bolsa, evitar ir a noite são precauções básicas.
      Espero que tenha conseguido o que queria.

      Abraços,
      Manu Tessinari

  • Reply
    Virginia Pires
    04/12/2012 at 22:05

    Olá, parabens pelos comentarios, bastante uteis. EStamos pretendendo ir a Lima em inicio de fevereiro, estamos procurando um apartamento de dois quartos para alugar, SE vc conhecer algo, agradecemos. Vamos conhecer o litoral. Se tiver alguma dica sobre praias, seria interessante.

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/01/2013 at 12:46

      Oi Virginia,

      Obrigada por ler o blog! Bom, eu não conheço empresas aqui de aluguel de apartamento, preciso até procurar saber sobre isto. Conheço e confio em algumas, mas são para longas temporadas. Eu já utilizei em outros países o Air BnB e o VRBO e gostei muito do serviço. Tento algum apartamento em vista e estando com dúvidas, me fala que tento te ajudar, procurar aqui, ligar pra eles.
      Quanto ao litoral, aqui é uma loucura! Sexta-feira todos começam a ir para as praias e você pode pegar algum congestionamento, tenha paciência. Domingo para voltar tem um programa de abertura de todas as pistas para tentar melhorar o trafico, mas evite os horários de pico.
      As praias famosas aqui são as que margeam a rodovia Panamericana Sur. Começa no KM 40 até o KM 120. São dezenas de praias, muitas consideradas privadas porque não tem acesso aberto por fora dos condomínios. A mais famosa é a Asia, não tanto por causa de uma praia bonita, mas por causa do Boulevard Asia, tipo um shopping baixo a céu aberto onde se tem restaurantes, boates, parquinho para crianças, lojas, eventos, etc.
      Sinceramente te indicar alguma é difícil, eu ainda sinto falta das praias brasileiras, do verde, dos coqueiros. Aqui é praia no deserto, bem diferente. Gosto da Punta Rocas. É praia de surf mas tem uma estrutura legal de barracas e tem um lindo por do sol. Gosto de Caballeros também, mas tem que chegar cedo, depois só entra morador. Praia que amei aqui foi Mancora, mas é ao norte, bem longe da capital.
      Espero que meu resumão tenha te ajudado.

      Boa viagem e divirta-se!

      Manu Tessinari

  • Reply
    Oscar Andrade
    24/11/2012 at 14:27

    estou indo agora em dezembro para o peru, não vou levar dinheiro vou tirar no meu cartão de debito e oq sobra se sobrar vou trocar por dolar gostaria de saber se os caixas eletrônicos aceita cartão com chip ou só de tarja magnética pós viajei para miami em janeiro e tive problemas com meu cartão!
    muito obrigado

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/11/2012 at 10:07

      Oi Oscar, tudo bem?

      Olha, meu cartão é com chip e uso ele por todos os lados! Nunca tive problemas, mas meus cartões são daqui. Os meus cartões do Brasil (com chip) também funcionam normalmente por aqui, mas nunca tentei tirar dinheiro com eles. Meus primos passaram a semana passada aqui e usaram sem problemas o cartão de crédito com chip, mas também não tentaram tirar dinheiro, então eu não sei como fica esta história de sacar dinheiro no exterior. De qualquer forma, seria interessante trazer um pouco de dinheiro em papel moeda. Pode trazer dolar que é usado aqui como moeda local, não terá nenhuma dificuldade.

      Obrigada por visitar o blog!

      Abraços,
      Manu

  • Reply
    Socorro Veras
    22/11/2012 at 12:14

    Oi Manu!
    Parabéns pelo maravilhoso blog. Suas dicas são preciosas. Vamos ao Peru no início de dezembro e estaremos em Lima dia 11/12, dia do aniversário de 9 anos da minha filha. Gostaríamos de fazer algo especial neste dia. O que você sugere: O Shopping onde tem a Loja da Barbie (ela adora a Barbie) ou o Shopping onde tem o parque temático Divercity?
    Abraços,
    Socorro Veras

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/11/2012 at 10:20

      Oi Socorro, tudo bem?

      Obrigada pelos elogios! Fico muito feliz que curta o blog!! Bom, pergunta difícil esta… rs Na verdade, você pode fazer os dois! O shopping San Miguel, onde tem uma loja gigante da Barbie também tem parque de diversão e uma programação infantil intensa! A loja da barbie tem salão de beleza, lanchonete e uma área de brincadeira. No Jockey Plaza, também tem loja da Barbie, mas é pequena. O que você pode fazer é ir ao San Miguel e ficar lá até cansar, depois ir ao Jockey onde podem jantar e aproveitar. É um shopping mais bonito. (Evitem fazer o trajeto entre os dois shoppings a partir das 17:30 porque o transito estará insuportável!)

      Sabendo de novidades, te escrevo!

      abraços,

      Manu

  • Reply
    Priscilla Aguiar
    03/10/2012 at 21:05

    PARABÉNS!!!!
    Continue, pois estamos adorando!!!!
    Suas dicas são enriquecedoras para quem ainda não conhece esse lindo país.

    • Reply
      Manu Tessinari
      13/10/2012 at 12:35

      Obrigada Priscilla! Fico muito feliz que curta o blog!

      Abraços,

      Manu

  • Reply
    Sandro
    16/09/2012 at 23:19

    Oi, Manu. Td bem?

    Estou impressionado com seu blog. Quase nunca deixo comentários, mas seria um pecado não elogiá-la. Parabéns!!!

    Pretendo conhecer Lima em outubro … espero que os preços de roupas estejam bons nesse período.

    Mais uma vez, parabéns!

    • Reply
      Manu Tessinari
      24/09/2012 at 21:03

      Sandro, obrigada pelo seu elogio e seu comentário, já que é raro! Me sinto muito lisonjeada!!! Outubro é uma época, está mais quente e as flores da primavera dão outro tom a cidade!! Quanto aos descontos, acho que você não vai pegar grandes promoções, mas não desanime já que os preços aqui são bem melhores do que do Brasil de qualquer forma.

      Boa Viagem!

      Manu

  • Reply
    Geraldo Freitas
    06/09/2012 at 04:46

    Ótimo blog!!!
    Parabéns.
    geraldofreitas

    • Reply
      Manu Tessinari
      14/09/2012 at 02:19

      Oi Geraldo, tudo bem?

      Obrigada pelo elogio! O blog é meu xodó (ainda usam este termo?? rs) e estou trabalhando pra ele ficar melhor a cada dia. Sua visita é sempre muito bem vinda! E, claro, não deixe de vir ao Peru.

      abraços,
      Manu

  • Reply
    debora
    26/07/2012 at 09:22

    Boa tarde!!
    Otimas dicas , mas e bolsas? tem lojas baratinhas da LV, SMS, VH?

    Obrigada

    • Reply
      Manu Tessinari
      28/07/2012 at 10:55

      Oi Debora!

      Obrigada por curtir o blog! Quanto as bolsas, o povo aqui só sua LV, mas devem ser comprados tudo fora, porque ainda não encontrei aqui não, muito menos com bons valores…

      • Reply
        Debora
        30/07/2012 at 08:28

        Então, parece que abriu uma fábrica da LV ai….por isso a pergunta…e bom, é a marca que eu mais curto e aqui é mais de mil cada bolsa 🙁
        Obrigada pela resposta…em 40 dias estou indo… o/

        • Reply
          Manu Tessinari
          15/08/2012 at 13:47

          Oi Debora,

          Eu busquei aqui alguma informação sobre isto e não obtive sucesso. Parece que realmente esta info é equivocada, não há fábricas da LV por aqui. De qualquer forma, acredito que pode sim ter algum fábrica local que faça as roupas da LV talvez, devido o sucesso do algodão, mas couro realmente não é o forte daqui. Sabendo de algo mais te aviso.

          Abraços.

  • Reply
    heloa
    24/06/2012 at 18:02

    oi manu,vou a lima em setembro com minha mãe,e eu sou apaixonada por maquiagem,queria saber se tem a loja da sephora por ai ou da benefit,e queria saber o preço de algumas maquiagens!beijo

    • Reply
      Manu Tessinari
      20/07/2012 at 15:11

      Oi Heloa, tudo bem? Desculpa a demora pra te responder, mas eu não sou super viciada em maquiagem e compro muito em free shopping, então não é um assunto que eu domine. Bom, não tem Sephora ou Benefit por aqui, mas vc encontra a maioria das marcas conhecidas como Lacome, YSL, Maybelline, MAC, Chanel (que vai abrir uma loja especial só de maquiagens próximo mês) e todas as que a gente ouve falar por aí… Quanto ao preço, é mais barato que no Brasil, pq a moeda local vale menos, mas não chega a ser uma pechincha. Vou tentar fazer um post especifico sobre maquiagem, ok?
      Obrigada por visitar o blog!

  • Reply
    Igor
    18/06/2012 at 13:59

    Faltou falar da principal loja pra quem está iniciando a viagem, a Tatoo.
    Ótimas roupas e equipamentos http://pe.tatoo.ws/

    • Reply
      Manu Tessinari
      22/06/2012 at 23:21

      Obrigada pela dica Igor! Realmente acabei não falando das diversas lojas de roupas e acessórios para esporte de aventura. Quem sabe não faço um post exclusivo?

      Obrigada por visitar o blog!

      Manu Tessinari

  • Reply
    Diana
    02/06/2012 at 17:26

    Ouvi dizer que lá tem tipo uma distribuidora da América do sul com relação às calças da diesel é verdade? Podemos encontrar calças mais baratas?
    Diana

    • Reply
      Manu Tessinari
      06/06/2012 at 19:30

      Oi Diana,
      Desculpa a demora, mas eu nunca tinha ouvido falar disso, então fui buscar alguém que soubesse. Infelizmente ainda não descobri nada, mas continuo buscando. Se descobrir algo te aviso. Uma coisa é certa: as calças Diesel são mais baratas sim, você pode encontrá-las na Sagafalabela.

      Obrigada por visitar o blog!

      Manu

      • Reply
        heloá vidinha
        11/09/2012 at 19:41

        olá,dizem que os jeans da diesel são uns dos melhores,queria saber quanto está +- as calças em lima,obrigada!

        • Reply
          Manu Tessinari
          14/09/2012 at 02:37

          Oi Heloá,

          Sabe que não esqueci de você! rs Eu tive a oportunidade de conversar com pessoas de fábrica e tal e me confirmaram que esta história da Diesel não é verdade, que a fábrica deles não é aqui não. Quanto ao preço, dei uma olhada e tem preços bem salgados, em torno de 600 soles. Se encontrar mais barato de aviso! rs

          Obrigada por sempre visitar o blog!

          abraços,
          Manu

        • Reply
          Manu Tessinari
          25/09/2012 at 17:17

          Heloa lembrei de vc! Jeans diesel em promoção de 980 soles ( tipo 900 reais) por 340 soles! Pechincha!!

  • Reply
    Rosana
    26/05/2012 at 11:58

    Vou a Lima em setembro, já conheço a cidade e também Cuzco, agora vou me permitir fazer mais comprinhas dessa vez.

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/05/2012 at 18:40

      Rosana, setembro se não me engano é a época das promoções, tomara que dê sorte! De qualquer forma, Lima está virando uma ótima opção para as comprinhas que tanto gostamos de fazer…
      Obrigada por ler o blog!

      abraços

      • Reply
        Leandro Oliveira
        03/12/2012 at 13:36

        Qual é a melhor época para compras em lima. para revender aqui em São Paulo?
        É a primeira vez que vou e preciso de informações meu e-mail leolivers@gmail.com
        Desde já agradeço atenção.

        Abraços!!!!!!

        • Reply
          Manu Tessinari
          28/01/2013 at 12:33

          Oi Leandro!

          As promoções aqui acontecem durante todo o ano, mas normalmente o preço para grandes quantidades, comprando específico para revenda, são menores então qualquer época é época!

          abraços,
          Manu Tessinari

    • Reply
      Manu Tessinari
      30/05/2012 at 18:42

      Rosana, setembro se n

    Deixe seu comentário, opinião, dúvida, elogio. A gente vai adorar!