O malecón, calçadão de Lima, é extenso e cheio de parques. Um passeio por ele aos domingos é um dos programas mais gostosos e divertidos da cidade. Quem mora aqui sabe que cada parque tem sua característica e reúne diferentes tribos: skaters, crianças, donos de cachorros, namorados.
O que pode, na verdade, surpreender o turista é quando, passeando pelo Parque Maria Reiche, ver uma tribo diferente, um grupo de pessoas tocando tambores, aplaudindo o sol e dançando. É a comunidade Tambores por la Paz. Conhecido como Hippie Sundays, eles se reúnem todos os domingos (como o nome sugere), ao fim do dia, para ver o pôr do sol e fazer uma manifestação pacífica de contemplação e homenagem a natureza.
Depois que o sol se vai, o grupo começa com danças e um ritual que, na verdade, não se entende muita coisa. De qualquer forma, é um espetáculo interessante e, no mínimo, diferente de se ver.
Claro que, se você não é um naturalista de carteirinha, nem místico, não vale a pena separar seu único domingo na cidade para ver a manifestação. Se, porém, o dia estiver lindo e você resolver passear no fim de tarde para se despedir da cidade, não deixe de passar lá e aplaudir o sol. Afinal, o verdadeiro espetáculo é quando o sol some no oceano Pacífico. É lindo. É raro.
No Comments