Há algum tempo não escrevo sobre gastronomia por aqui, o que é uma loucura se considerar que atualmente, depois de Macchu Picchu, o que mais atrai turistas para o país. Então hoje escrevo com todo carinho da minha cevicheria preferida.
Como já comentei aqui no blog, as cevicherias aqui são uma versão mais sofisticada e formal dos nossos botecos. É onde as pessoas se encontram para conversar, tomar um trago, comer uns piqueos, talvez almoçar e, principalmente, sociabilizar. Abrem normalmente só para almoço e a idéia é passar uma tarde inteira lá, comendo, bebendo e jogando conversa fora.
Assim, como o La Mar é a cevicheria do Gastón Acurio, chef mais conhecido do pais, o El Mercado é a cevicheria do famoso chef Rafael Osterling, talvez o primeiro a “ameaçar” o reinado solitário de Gastón.
Com a idéia de um lugar descontraído, El Mercado fica entre oficinas mecânicas e mercados, numa área simples de Miraflores. Dentro, porém, não tem nada de simples. Toda sua decoração com cimentos, madeiras, vigas de ferro, produtos reaproveitados dão um charme e aconchego no local, mas percebe-se total atenção ao estilo.
O público é adulto, alegre, bonito, sofisticado, os grupos de amigos são a maioria, mas encontram-se famílias também. O restaurante em si, não é muito kids/baby friendly, já que normalmente está lotado, tem música relativamente alta e não há lugar para crianças brincarem ou para trocarem bebês. Se não quiser deixar de visitá-lo, mas tem crianças, prefira ir mais no final da tarde, entre 15h30 e 16h, um pouco antes de fechar.
Falar da comida, propriamente dita, é sempre complicado, já que não sou especialista no assunto, mas, em comparação a tudo que comi aqui em Lima, é, sem dúvida, a comida mais saborosa que experimentei. São basicamente comidas criollas, mas com toques de inovação e pratos criados pelo próprio chef. Sente-se o sabor forte, os produtos frescos, a diferença entre temperos. Até mesmo as sobremesas, normalmente pouco criativas aqui em Lima, tinham um toque diferente no sabor. Saí encantada.
Não é um restaurante barato para os padrões limeños, pode-se gastar mais 150 a 200 soles por casal sem fazer muito esforço, mas, como se diz no ditado popular, vale cada centavo.
El Mercado – Calle Hipólito Unanue 203 (esquina com Ca. Mendiburu) – Miraflores Telefone para reserva: 221-1322.
No Comments