Ica é a capital do departamento de mesmo nome onde estão localizadas atrações como a Reserva Nacional de Paracas, as Linhas de Nasca, os principais vinhedos do país e o Deserto e Oásis de Huacachina. Por essa razão, a região desperta grande interesse nos turistas que desejam conhecer lugares além do circuito turístico Lima – Cusco.
Localizada a cinco horas de carro de Lima – transporte privado ou ônibus -, a cidade de Ica tem como principal atração o deserto e oásis de Huacachina, uma lagoa rodeada por palmeiras em pleno deserto peruano onde os turistas aproveitam para fazer sandboard e passeios de buggy. Embora dê para fazer um bate-volta no mesmo dia, é mais produtivo e menos cansativo dedicar um pouco de tempo à região e programar uma estadia de 2 a 3 dias. Dessa forma se pode conhecer tudo com tranquilidade e sem ser extremamente cansativo.
Os passeios de buggy e sandboard podem ser feitos com agências de viagem ou diretamente no local, caso esse último seja sua opção, ao chegar em Ica, siga as placas de Huacachina e logo irá ver uma imensidão de buggys como se fossem táxis, oferecendo os passeios, você escolhe um carro/motorista e paga diretamente para ele. Em média, o preço é S/. 35,00 por pessoa e o passeio dura 50 minutos. Não recomendamos levar crianças muito pequenas porque é realmente rápido e pode ser perigoso para eles, no mais, passe muito protetor solar – não se esqueça que estará no deserto! – e cuidado com os óculos e bonés que podem voar durante o passeio. Para os que quiserem fazer sandboard, os próprios bugueiros (existe essa palavra?) levam os turistas para alugar as pranchas em lojas especializadas.
Em Ica, é possível se hospedar no arredores da cidade, em hotéis resort como o Las Dunas, ideal para famílias com ótima infra estrutura para os pequenos, ou o Villa Jazmin, um pouco mais intimista mas igualmente bom. À beira da lagoa Huacachina, próximo ao centro de Ica, existem diversos hotéis e hostals, a maioria deles mais simples, vale buscar indicações em sites como Booking ou Tripadvisor para escolher hospedagem.
Além de aventuras no deserto, Ica também possui alguns vinhedos, inclusive um dos mais tradicionais produtores nacionais, as Viñas Queirolo que abriga também um hotel. É possível hospedar-se ali, literalmente, no meio do vinhedo, degustar as bebidas produzidas por eles e fazer um tour entre as vinhas onde vemos um pouco mais sobre a produção local. O hotel conta também com uma programação infantil como cursos de culinária para os pequenos e uma gincana que passa pelas parreiras.
A 2h30 de carro está Nasca, famosa pelos seus geóglifos que só podem ser vistos completamente do alto de um avião. É possível percorrer as 2h30 de carro até lá e depois tomar um avião para fazer o passeio ou, menos cansativo porém um pouco mais caro, tomar o avião direto de Ica. Necessariamente, você terá de recorrer a uma agência de viagem se quiser conhecer as Linhas de Nasca, em Ica temos boas indicações das agências Huacachina e Huacachina Tours. Ambas prestam serviços em Ica, Nasca, Paracas e também em Lima (transfers e grupos privados que levam turistas da capital até as atrações na região de Ica).
Paracas também está próximo e abriga a Reserva Nacional de Paracas, berço de imensa variedade de fauna e flora, onde é possível encontrar animais como leões marinhos, pinguins de humbolt, golfinhos, pelicanos e flamingos. O mais indicado para quem quiser conhecer toda essa região é escolher uma entre as três cidades – Ica, Nasca ou Paracas – para servir de base e, a partir daí, definir o roteiro dos passeios que você quer fazer.
Dentre as três, a melhor estrutura para hospedagem é, sem dúvidas, de Paracas, com hotéis e resorts de luxo que oferecem atendimento (a.k.a.: wi-fi que fuciona, ar condicionado, TV a cabo e serviço hoteleiro) impecável. Contamos um pouco sobre Paracas nesse post, a Manu foi com a família e eu fui sozinha com o marido, ambas as experiências foram positivas no Hotel Paracas Luxury Collection. Outros dois excelentes hotéis são o Double Tree Resort by Hilton e o La Hacienda.
Opções não faltam para quem quiser conhecer Ica e região. Que tal colocar mais esse destino no seu roteiro pro Peru?!
**Esse post foi feito em colaboração com a nossa querida e aventureira amiga Chris, do insta @limalimon_peru, ela é designer, também mora aqui em Lima e tem um olhar lindo para as coisas que o Peru oferece – sigam já!! Todas as fotos e relatos de Huacachina são dela! Obrigada, Chris!! 😉
No Comments