Eu sou do interior de São Paulo, e como tal tenho uma relação muito particular com as padarias, afinal elas eram o mundo alimentício mais próximo da nossa casa. Lembro de chegar na casa da minha avó e ela dizer: “Pega a caderneta (!) e vai na padaria pra vovó”. Lá íamos eu e minha irmã felizes, já que voltávamos sempre com um docinho além das coisas para o café.
De uns anos pra cá percebi que as padarias no Brasil começaram a transformar-se em verdadeiros “mini-mercados”: você compra pão, requeijão, molho de tomate e desodorante! As padarias se adaptaram ao imediatismo, a falta de tempo dos seus clientes, e oferecem o máximo de produtos possíveis, agradando consumidor e empresário.
Aqui em Lima já ouvi dizer que era comum até pouco tempo, entregadores de leite e pão (esses últimos ainda resistem até os dias atuais), e penso eu que, por isso, as padarias daqui também tiveram que transformar seus objetos de desejo para atrair as pessoas até elas. E assim, na sua maioria, as redes de padarias aqui da cidade funcionam como verdadeiros cafés – restaurantes.
As pessoas frequentam intensamente as “padarias”, mas não para comprar pão ou frios. Nas “padarias” limenhas você pode tomar café da manhã com ovos mexidos e salada de fruta, almoçar uma salada ou de repente um macarrão ou até um lomo saltado, comer uma empanada, uma quiche ou um bolo à tarde com amigas, tomar uma sopa e talvez até comer uma pizza à noite. Tudo num mesmo lugar e a qualquer hora do dia. É fantástico! Além de comer, você pode encomendar tudo o que eles produzem e também comprar pra levar. E o melhor de tudo: o preço. Uma refeição numa destas “padarias” custa, em média, S/. 30,00 por pessoa (R$ 23,50) – você come bem, em um lugar limpo e confortável, a qualquer hora do dia, e paga um preço bem justo! Uma ótima opção pra quem está viajando.
As três grandes redes de “padarias” neste estilo são Pastelaría San Antonio, Don Mamino e La Baguette. Todas possuem sedes em diferentes bairros da cidade, e funcionam os sete dias da semana, normalmente das 7:00h às 22:00h, servindo o cardápio completo durante todo o dia – dá pra comer salada de manhã, ovos mexidos à noite, enfim, você escolhe qualquer coisa do cardápio a qualquer hora.
Existe outra rede que funciona no mesmo esquema, a Delicass, também dispersa pela cidade de Lima em nove localidades diferentes, porém ela se define mesmo só como “café”, eles não vendem “itens de padaria”, como pães e frios. Por último tem a minha favorita, a Dolce Capriccio, mas ela é uma única loja que fica em Miraflores – nessa sim você encontra pães, bolos, salgados, pratos, crepes, chocolates, biscoitos… Pra comer lá mesmo ou levar pra casa, todos os dias das 8:00h às 23:00h, um espetáculo!
Daí você me pergunta: e o pão!??! O pão acaba sendo coadjuvante nessa história toda. Das três principais “padarias”, o pão que mais gosto é o da Don Mamino – eles vendem seus produtos também em algumas redes de supermercado daqui, o que os torna ainda mais acessíveis -, os pães do La Baguette e da San Antonio não são ruins, mas eu prefiro engordar com coisas mais saborosas.
Não acho que alguém que venha visitar a cidade queira sair pra comprar pão… Mas só pra constar, se estiver procurando um pão gostoso, ou quiser curtir um friozinho tomando um simples café e comendo um pão saborosíssimo, vá no Delifrance Café, no La Boulangerie ou no predileto e simples El Pan de la Chola. Afinal depois de muito caminhar por Lima, uma bebida e um pão quentinhos são ótimos revigorantes!
10 Comments
Vanina T. Muller
13/09/2014 at 13:56Olá! O marido e eu iremos ao Peru em Outubro… sempre que tenho um tempinho venho no seu blog sonhar um pouquinho com nossa pequena aventura! Já anotei várias dicas. Parabéns pela delicadeza e alegria dos posts, sem dúvida a beleza está nos olhos de quem vê!!! 🙂
Manu Tessinari
15/09/2014 at 17:00Oi Vanina,
Que bom que o blog que ajuda a sonhar ainda mais com o Peru. Espero que ocorra tudo bem! Na volta, conta como foi, ok?
abraços,
Manu Tessinari
Thayga CLAUSSEN Cardoso bernardes
16/08/2014 at 16:59Nunca fui de ficar pesquisando e olhando blogs na net. Sempre deixei essa parte para o meu marido que sempre é quem programa nossas viagens e passeios.
Mas agora estou indo viajar com o meu filho e ele tem só 2 anos, e fiquei preocupada resolvendo assim dar uma pesquisada.
Adorei o blog!! Achei as dicas ótimas as informações bem colocadas e sem muita firula!! Parabéns !
Agora vou colocar em prática as dicas que peguei daqui!
Valeu!!
Manu Tessinari
20/08/2014 at 17:04Que delicia ler um comentário como seu. Obrigada pela confiança!
Divirta-se muito por aqui e precisando é só falar!
beijos,
Manu
Jordana
03/08/2014 at 17:10O blog é ótimo! Todas as dias são muito úteis. Estou indo essa semana, já estou encantada com a cidade!
Bia Kuntz
05/08/2014 at 15:10Obrigada, Jordana!
Boa viagem pra você! Aproveite bastante!
Um abraço, Bia.
Chá de Bebê da Julia | Cup of Things
30/10/2013 at 19:57[…] que são sanduiches feitos com três andares pão de forma. As padarias que a Bia citou no post da semana passada costumam aceitar encomendas destes salgados e de tortas de quiche e pastel. Eu contrato tudo na El […]
maria ceclia
22/10/2013 at 15:34adorei seu texto e suas dicas….to louca pra conhecer pessoalmente!
beijos
MCecilia
Bia Kuntz
28/10/2013 at 17:16Obrigada, Maria Cecilia!
Beijos
Manu Tessinari
03/11/2013 at 15:43Que bom!!! Fica acompanhando que sempre tem coisa nova!
beijos,
Manu