Mancora é o principal vilarejo da região norte. Super conhecida por aqui, ela é porta de entrada para várias praias lindas ao norte (até mais bonitas que ela, como Los Organos e Punta Sal) e é pra lá que os limenhos fogem, quando já não aguentam o frio do inverno. Eu conheci no inverno e, talvez por isto, minhas recordações são as melhores possíveis. No verão, suas praias lotam e a diversão é garantida com muita festa a noite.
Sua vila é bem simples, com pequeno comércio, alguns restaurantes e muito hotéis. O público é, em sua maioria, jovens e surfistas, mas nada impede que famílias curtam o local. Fui com família completa e nos divertimos muito.
A praia da cidade não é bonita, mas a turma jovem e os muitos estrangeiros dão um clima bem legal ao lugar. O mar forte e com ondas garante a alegria dos surfistas, mas um pequeno recife faz pequenas piscinas para a diversão dos pequenos. Bom, isto enquanto eles aguentarem a agua gelada característica do litoral peruano… Olivia era pequena e se divertiu muito, até a boca ficar roxa (quem é a mãe irresponsável desta menina?? )
A tardinha nossa programação era passear pela feira de artesanato da cidade, ver o por do sol, tomar sorvete na rua principal. Tudo simples, tudo deliciosamente simples.
Apesar de toda a simplicidade da vila, encontramos bons restaurantes por lá. Claro que não estou falando de alta gastronomia, mas comida bem feita, saborosa e diversificada. Comemos pizza, massas, pescados, sanduiches e tem até restaurante japonês. 😉
O hotel que ficamos tem que ter um post a parte. O Eco-lodge é uma pousada de um arquiteto-surfista francês que largou tudo e escolheu morar em Mâncora e construir de forma sustentável. São 8 quartos espaçosos, piscina, área de massagem, uma cozinha americana e uma mesa única. Além de linda, o clima do lugar é muito bacana. Você tem sua privacidade, mas é convidado a interagir com dono, funcionários (normalmente jovens franceses intercambistas) e outros hóspedes e jogar conversa fora tomando um bom vinho francês.
Para quem não vive sem turistar (como eu), procurei saber com os moto-taxis o que tinha de turístico que era o “must go” do lugar. “El faro” me responderam. Então, tá. Entramos na moto e fomos até o alto do morro. Para chegar na ponta, a ultima subida é a pé. Quando cheguei lá em cima, entendi tudo.
É muito difícil pensar em vir para o Peru para curtir uma praia tendo o Brasil 8mil quilômetros de praias lindas, mas estando por aqui ou tendo um marido surfista (como eu!), pode vir e trazer a tropa toda, porque você vai se divertir sem dúvida!
Como chegar
Mâncora não tem aeroporto. Os voos mais frequentes são para Piura e de Piura até Mancora com traslado do próprio hotel (todos costumam oferecer) ou pode alugar um carro.
Aeroporto de Talara
Aeroporto mais próximo de Mâncora, localizado a 80km da cidade. A Lan oferece um voo diário de Lima. A frequência deste voo é um pouco irregular dependendo da época do ano.
Aeroporto de Tumbes
Localizado a 130km de Mâncora, a Lan costuma ter dois voos diárias a partir de Lima, na alta estação. É o melhor voo para quem vai a Punta Sal, por isto os lugares costumam ser bem concorridos. Procure comprar com antecedência.
Aeroporto de Piura
Principal cidade do norte do Peru, Piura é, devido a alta frequência de voos, o lugar mais procurado para quem vai às praias de Mâncora, mesmo sendo o aeroporto mais distante. Chegam a ter 8 voos diários para a cidade, operados pela Lan, Peruvian Airlines e Avianca.
Para quem quiser economizar ou tiver mais tempo, as principais companhias de ônibus de Lima, como Oltursa, Cruz del Sur e Tepsa, vão até Mâncora ou região e a viagem dura de 16 a 18 horas. Os ônibus são confortáveis e seguros.
Transporte
Se você pretende ficar somente no esquema hotel-praia-restaurante-hotel, não tem necessidade de alugar um carro. A vila é pequena e você consegue fazer tudo a pé. Para maiores distancias ou se estiver cansado, o que não falta são as moto-taxis a menos de R$2.
Se você vier para surfar e quiser ficar livre para buscar as melhores ondas, o carro é fundamental.
San Jose Rent a Car
Onde ficar
Eco-lodge
La Posada – Albergue Internacional da Juventude
Outras opções de hotéis em Mancora.
4 Comments
Carla Tolosa
23/01/2015 at 22:02aiai… mais um lugar pra listinha…. 😉
beijos Manu!
Manu Tessinari
26/01/2015 at 23:22E vai ter coisa pra esta lista… Quando vc aparece?
beijos,
Manu
Alceu L. Macuco
18/12/2014 at 07:29Parabéns, Manu.
Vc escreve muito bem! Parece até que a gente está no lugar também!
Ótimo Natal e Ano Novo p vc e toda sua família.
Manu Tessinari
06/01/2015 at 14:30Oi Alceu,
Muito obrigada pelos elogios! Fico muito honrada…
Um 2015 cheio de alegrias e viagens pra vc e sua família!
Manu